BIAB- aproveitamento da levedura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

JCRochabrew

Supporting Member
HBT Supporter
Joined
May 11, 2019
Messages
57
Reaction score
6
Olá a todos

Comecei a fazer BIAB; vou fazer a 2ª cerveja.
A minha panela não tem torneira.
Uso o bag para o malte, mas coloco os pellets de lupulo directamente, sem hop bag.

Pergunta- como posso reaproveitar as leveduras? preciso lavar ou não?
 
Bom dia ... as leveduras só vão no balde fermentador .... não fica no saco do BIAB... certo ?
Sobre lavagem, tradicionalmente o BIAB foi concebido sem fazer uso de lavagem, muitos lavam para aumentar a eficiência....
 
Obrigado.
Sim as leveduras vão no balde fermentador, mas tem s restos dos pellets do lupulo, por isso a minha duvida.

Quanto à lavagem, refiro-me à lavagem das leveduras
 
Tudo bem?

Este é o fermento recolhido de 1 balde fermentador de 22 Litros - US 05.

Como saber agora qual a quantidade deste fermento que devo usar na produção seguinte?
 

Attachments

  • 20200120_085031[1].jpg
    20200120_085031[1].jpg
    23.1 KB · Views: 13
Tudo bem?

Este é o fermento recolhido de 1 balde fermentador de 22 Litros - US 05.

Como saber agora qual a quantidade deste fermento que devo usar na produção seguinte?

Oi JCRocha, tudo certo? Então, para saber corretamente quanto você vai usar seria necessário fazer contagem de células viáveis no microscópio, pois o crescimento do número de leveduras depende de inúmeros fatores físicos, químicos e biológicos. Porém você pode fazer uma estimativa razoável, que é de 1,2 bilhões de células por mL. Obs.: estou considerando que por volta de 25% do seu volume total é levedura, caso você queira levar para a geladeira, esperar toda a levedura decantar, separar o licor e etc, aí você terá em torno de 4 a 4,5 bilhões de células por ml. Se você precisa de um pitching mais preciso, eu não recomendo fazer dessa forma, se você estiver fazendo cervejas com OGs por volta de 1040 até 1050SG, então essa aproximação já te ajuda
 
Last edited:
Obrigado.
Pode ajudar -me então a fazer as contas:
tenho uma receita de Blonde Ale que pretendo fazer com uma OG de 1.050. Quantos ml posso/devo usar então?

para 40 litros?
 
Obrigado.
Pode ajudar -me então a fazer as contas:
tenho uma receita de Blonde Ale que pretendo fazer com uma OG de 1.050. Quantos ml posso/devo usar então?

para 40 litros?

Como é uma estimativa e eu não sei como está a saúde da sua levedura, eu usaria algo entre 600 e 700 mL de lama. Se você garantir uma ótima saúde da levedura, 400 ml já seriam o suficiente.
 
Back
Top