Bière de Garde Blonde

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Excuse my french

Active Member
Joined
Jan 2, 2019
Messages
39
Reaction score
19
Location
Serra ES
Boa tarde !!!!

Aqui a receita da minha ultima Bière de Garde feita pelo Nacional das ACERVAS. Ela está atualmente na garrafa esperando tranquilamente.


Receita 15L
Eficiência 65%

Grãos:

- 3KG Pilsen europeu
- 0,75KG Munich tipo I
- 0,15KG Aromatic
- 0,45KG Candy Sugar Golden

Lupulos:

- 60 min 25g Aramis
- 10min 50g Strisselspalter

Levedura:

- Nottingham (Lallemand)

Parâmetros:

- OG: 1,058
- FG: 1,005 (a estimação pelo BS foi de 1,015)
- EBC: 12,4
- IBU: 25

A mostura foi feita com rampa unica a 63°C.
Fermentação a 15°C durante 14 dias. O Candy Sugar foi adicionado quando a densidade chegou a 1,020.
Foi adicionado 20g de chips de carvalho francês tosta media durante 18 dias.

A ideia foi de brassar uma cerveja de guarda no estilo francês, o seja com fermento neutro. As cervejarias tradicionais costumam usar leveduras lager mas isso não é uma regra. Se pode usar cepas ales de origens alemãs a temperatura mais baixa. pensei usar a K-97 mas preferi o Nottingham por sua capacidade de alta atenuação.
 
A Bière de Garde está indo pelo concurso nacional das ACERVAS. Gostei do resultado mas prefiro a versão "ambrée", mais complexa e mais saborosa. Essa blonde ficou mais sutil, bem equilibrada entre os sabores do candy sugar e o leve amadeirado mas falta potência.
IMG_20190612_164321_972.jpg
 

Attachments

  • IMG_20190612_164321_972.jpg
    IMG_20190612_164321_972.jpg
    50 KB · Views: 1
Receita interessante! Obrigado por compartilhar!

Talvez se fizesse uma mostura a 66°C não ajudaria na sensação de potência que procurava? Daria mais corpo e uma FG mais alta (como estimado).

Vou salvar pra tentar replicar um dia.
 
Receita interessante! Obrigado por compartilhar!

Talvez se fizesse uma mostura a 66°C não ajudaria na sensação de potência que procurava? Daria mais corpo e uma FG mais alta (como estimado).

Vou salvar pra tentar replicar um dia.


Então na minha Ambrée que levou uma medalha de prata no concurso da Acerva ES, os juízes me orientaram tentar deixar ela mais seca, o que achei estranho porque na minhas pesquisas as Bières de Garde Ambrées que tinha visto tinham em torno de 1,016 de FG. Por isso essa decidi fazer uma rampa mais baixa.
Só que a FG de 1,005 foi um acidente. Teria ficado feliz da vida com uns 1,010. Até para deixar ela menos alcoólica. Nesse ponto tenho que fazer uns ajustes e até trocar de levedura, ver uma German Ale que atenua bem ou uma Lager.
 
Entendi o raciocínio.

Que eu me lembre remotamente, eu tomei uma Jenlain Ambrée há algum tempo e ela tinha um dulçor residual bem evidente.
 
Pois é, a Jenlain tem esse dulçor caramelizado e um corpo macio. Agora, nunca experimentei uma belga para poder comparar.
 
Legal @Excuse my french! Boa sorte no Nacional!!!
Eu entrei com uma festbier esse anos, vamos ver!

Achei a receita interessante, acho que o Nottingham foi uma boa escolha. Talvez ficasse mais interessante com um lager.
Só fiquei me perguntando se a escolha do Candy não faria mais sentido para versão Amber ou Brune.

Por curiosidade, quanto tempo vc deixou ela a frio?

boa sorte velho!
Casado.
 
Então, primeiro boa sorte para você também. ;)



O candy, já experimentei na minha Ambrée e adorei o resultado. Combinou perfeitamente com o Special B e o Biscuit. Essa vez, já que o grist foi bem mais simples, pensei que poderia dar um pouco de complexidade da cerveja. Com o tempo a gente consegue sentir as mudanças que traz o candy sugar, é muito legal.

Em quanto a guarda, depois da fermentação foram 6 semanas no fermentador e na garrafa foram 4 semanas depois de refermentar.
 
Back
Top