BH-MG Levedura líquida: dificuldade em encontrar

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

sepesaraiva

Well-Known Member
Joined
Aug 2, 2017
Messages
334
Reaction score
81
Fala cervejeiros de BH!

Há algum tempo já estou tentando comprar leveduras líquidas aqui em BH, mas a única brew shop que tinha para vender é o Lamas e sempre que eu vou lá é o famoso "tem, mas acabou". Até pela internet em lojas de outros estados está difícil encontrar, e quando encontra o frete é meio absurdo.
Alguem daqui conhece alguma outra loja de insumos que tenha? (já olhei na Olec, Lamas e Império do Malte)
Se houver outra alternativa viável tb ta valendo.

Obrigado.
 
Fala cervejeiros de BH!

Há algum tempo já estou tentando comprar leveduras líquidas aqui em BH, mas a única brew shop que tinha para vender é o Lamas e sempre que eu vou lá é o famoso "tem, mas acabou". Até pela internet em lojas de outros estados está difícil encontrar, e quando encontra o frete é meio absurdo.
Alguem daqui conhece alguma outra loja de insumos que tenha? (já olhei na Olec, Lamas e Império do Malte)
Se houver outra alternativa viável tb ta valendo.

Obrigado.

Boa noite!

Cara, recentemente, digo um mês ou um pouco mais, comprei no Lamas levedura líquida da Levteck (Kveik e Brettanomyces). Pelo que conversei com o gerente de lá, estavam fazendo um pedido na época (com isso eu pedi para incluírem o Brett). Caso queira alguma levedura específica da Levteck, pode tentar ver com eles se trazem no próximo pedido.

Acredito que por causa da pandemia devem estar repondo o estoque com menor frequência e itens que tem validade curta de estoque, como as leveduras líquidas, provavelmente estão sendo pedidos em menor quantidade.

Att.,

Luis
 
Tarde. Também estou em busca de leveduras líquidas, mas realmente é difícil achar. Costumo brassar 1 vez por mês, então ligo pra Lamas antes pra saber se tem alguma para q eu possa definir qual estilo q irei fazer. Mas nunca tive sorte. Um dia eu consigo.

A Levteck vende pelo site, mas um Sedex pra BH fica em R$ 53,00, mais R$ 28,00 (preço da maioria), vai pra R$ 81,00 uma levedura.
Mesma coisa pra YeastLab. O preço das Leveduras varia entre R$ 13 e R$ 15 no site deles, mas Sedex R$ 55 pra BH. Não aceitam pedidos menos que R$ 80.
Validade: 4 meses após a data de fabricação (50% de células viáveis).
Fica complicado.
 
Last edited:
Tarde. Também estou em busca de leveduras líquidas, mas realmente é difícil achar. Costumo brassar 1 vez por mês, então ligo pra Lamas antes pra saber se tem alguma para q eu possa definir qual estilo q irei fazer. Mas nunca tive sorte. Um dia eu consigo.

A Levteck vende pelo site, mas um Sedex pra BH fica em R$ 53,00, mais R$ 28,00 (preço da maioria), vai pra R$ 81,00 uma levedura.
Mesma coisa pra YeastLab. O preço das Leveduras varia entre R$ 13 e R$ 15 no site deles, mas Sedex R$ 55 pra BH. Não aceitam pedidos menos que R$ 80.
Validade: 4 meses após a data de fabricação (50% de células viáveis).
Fica complicado.

Pois então, eu consegui incluir um pedido no pedido da Lamas a Levteck, assim saiu mais barato para mim. Pedi exclusivamente o Brettanomyces Claussenii que no site custa R$35, paguei ao Lamas R$49. Continuo achando caro, mas é a forma mais vantajosa que encontrei para ter acesso a este tipo de levedura.
 
Tenho o Lamas BH no meu WhatsApp e colocaram uma foto de várias leveduras da LevTeck no status. Aproveitem enquanto tem.
Realmente, tinha chegado la!!
Consegui comprar a Levteck Weizen que eu estava querendo! 32 reais, até q nao está caro.. no site da levteck é 28.
Valeu
 
Eu peguei uma Abbey. Ainda tenho que decidir o que farei com ela. Depois posta sobre o que achou da weizen. Nas minhas de trigo só uso o M-20. Nunca me decepcionou. Sou fã da Mangrove, mas gostaria de experimentar fazer uma Weiss com levedura líquida. Abraço.
 
Já usou sua levedura sepesaraiva? Hoje fui fazer o starter com o Levteck Abbey. Que fermento estranho. Até hoje só tinha usado o da Bio4, que é muito tranquilo. Tubinho com 60ml, perfeito. Esse da Levteck é quase um saco de leite. Antes de começar já vi que jogar tudo aquilo no meu erlenmeyer de 1L ia dar ruim. Ia encher até a boca ou até derramar. Enfim, tive que jogar um pouco fora antes de adicionar a levedura. Ok, aí fui sacudir o saquinho e a lama estava praticamente sólida. Após sacudir até demais ainda ficou um tijolo de fermento preso dentro do saquinho. Com um pouco de dificuldade conseguir jogar o pedaço pra dentro do erlenmeyer. Joguei um pouco de liquido no saquinho, dei uma sacudida e foi quase tudo. Coloquei no agitador magnético e tá lá. Vamos ver o que vai dar amanhã.
 
A Weizen Ale da Levteck é a melhor levedura para weiss que já utilizei. Sou um grande fã do estilo e já testei várias outras leveduras secas e líquidas. Essa foi a que mais me agradou. Comprei no Lamas BH
 
A Weizen Ale da Levteck é a melhor levedura para weiss que já utilizei. Sou um grande fã do estilo e já testei várias outras leveduras secas e líquidas. Essa foi a que mais me agradou. Comprei no Lamas BH
Se na próxima brassagem eu encontrar a weiss da Levteck vou fazer a de trigo que faço sempre com ela.
Apesar da dificuldade com o starter, inoculei a abbey ontem às 20:00 no mosto e nesse momento o airlock está em festa. Parece q vai dar tudo certo.
 
Já usou sua levedura sepesaraiva? Hoje fui fazer o starter com o Levteck Abbey. Que fermento estranho. Até hoje só tinha usado o da Bio4, que é muito tranquilo. Tubinho com 60ml, perfeito. Esse da Levteck é quase um saco de leite. Antes de começar já vi que jogar tudo aquilo no meu erlenmeyer de 1L ia dar ruim. Ia encher até a boca ou até derramar. Enfim, tive que jogar um pouco fora antes de adicionar a levedura. Ok, aí fui sacudir o saquinho e a lama estava praticamente sólida. Após sacudir até demais ainda ficou um tijolo de fermento preso dentro do saquinho. Com um pouco de dificuldade conseguir jogar o pedaço pra dentro do erlenmeyer. Joguei um pouco de liquido no saquinho, dei uma sacudida e foi quase tudo. Coloquei no agitador magnético e tá lá. Vamos ver o que vai dar amanhã.
Cara, eu usei mas ainda não está pronta pra eu dar minhas impressões finais. A cerveja está no cold crash e eu devo envasar em uns dois dias.
Quanto à fermentação, dessa vez eu não fiz um starter porque segundo o fabricante, la dentro tem células suficientes pra fermentar 20L de cerveja a 1.050, então fiquei com medo de fazer um overpitch tb e acabar não gerando a quantidade de ésteres desejada pro estilo. Como não fiz starter, a fermentação demorou um pouco pra começar e atenuou em uns 7 ou 8 dias. Atenuou bastante, até mais do que o previsto, foi pra 1.008. O aroma de banana estava estourando durante a fermentação, e agora no cold crash parece que deu uma equilibrada... Eu não tive o mesmo problema que vc com o fermento, no meu caso só dei uma balançada no saquinho e a levedura solubilizou bem no líquido.
Quando ficar pronta coloco minhas considerações finais aqui, mas por enquanto to otimista
 
Cara, eu usei mas ainda não está pronta pra eu dar minhas impressões finais. A cerveja está no cold crash e eu devo envasar em uns dois dias.
Quanto à fermentação, dessa vez eu não fiz um starter porque segundo o fabricante, la dentro tem células suficientes pra fermentar 20L de cerveja a 1.050, então fiquei com medo de fazer um overpitch tb e acabar não gerando a quantidade de ésteres desejada pro estilo. Como não fiz starter, a fermentação demorou um pouco pra começar e atenuou em uns 7 ou 8 dias. Atenuou bastante, até mais do que o previsto, foi pra 1.008. O aroma de banana estava estourando durante a fermentação, e agora no cold crash parece que deu uma equilibrada... Eu não tive o mesmo problema que vc com o fermento, no meu caso só dei uma balançada no saquinho e a levedura solubilizou bem no líquido.
Quando ficar pronta coloco minhas considerações finais aqui, mas por enquanto to otimista
Fiz uma Weiss com o fermento Levteck e a minha FG também chegou a 1008. Estava esperando algo em torno de 1014 porque que brassei na casa do 69 graus.
 
Cara, eu usei mas ainda não está pronta pra eu dar minhas impressões finais. A cerveja está no cold crash e eu devo envasar em uns dois dias.
Quanto à fermentação, dessa vez eu não fiz um starter porque segundo o fabricante, la dentro tem células suficientes pra fermentar 20L de cerveja a 1.050, então fiquei com medo de fazer um overpitch tb e acabar não gerando a quantidade de ésteres desejada pro estilo. Como não fiz starter, a fermentação demorou um pouco pra começar e atenuou em uns 7 ou 8 dias. Atenuou bastante, até mais do que o previsto, foi pra 1.008. O aroma de banana estava estourando durante a fermentação, e agora no cold crash parece que deu uma equilibrada... Eu não tive o mesmo problema que vc com o fermento, no meu caso só dei uma balançada no saquinho e a levedura solubilizou bem no líquido.
Quando ficar pronta coloco minhas considerações finais aqui, mas por enquanto to otimista
Essa linhagem da Levtech realmente parece atenuar um pouco mais. Importante realizar a mostura priorizando alfa amilase (~70C). A FG também depende da OG. Mostos de OG baixo terão FG proporcionalmente menores.
Outra coisa, O sachê tem células viáveis suficientes para fermentar 20L a 1.050 se vc utilizar muito próximo da data de fabricação. A viabilidade de levedura líquida cai muito rápido com o passar dos dias e aí pode não ter células suficientes mais. Sugiro sempre utilizar alguma calculadora online pra conferir se precisa ou não fazer starter.
Eu sempre uso essa: Yeast Pitch Rate and Starter Calculator - Brewer's Friend
 
Cara, eu usei mas ainda não está pronta pra eu dar minhas impressões finais. A cerveja está no cold crash e eu devo envasar em uns dois dias.
Quanto à fermentação, dessa vez eu não fiz um starter porque segundo o fabricante, la dentro tem células suficientes pra fermentar 20L de cerveja a 1.050, então fiquei com medo de fazer um overpitch tb e acabar não gerando a quantidade de ésteres desejada pro estilo. Como não fiz starter, a fermentação demorou um pouco pra começar e atenuou em uns 7 ou 8 dias. Atenuou bastante, até mais do que o previsto, foi pra 1.008. O aroma de banana estava estourando durante a fermentação, e agora no cold crash parece que deu uma equilibrada... Eu não tive o mesmo problema que vc com o fermento, no meu caso só dei uma balançada no saquinho e a levedura solubilizou bem no líquido.
Quando ficar pronta coloco minhas considerações finais aqui, mas por enquanto to otimista
Mais um ponto que esqueci: os ésteres responsáveis pelo aroma de banana são dependentes da temperatura de fermentação. Se você quer um aroma perceptível, porém delicado (como eu prefiro), não fermente acima de 18C. Se deseja uma bomba de banana, pode ir sem medo pra casa dos 20-21C.
Abraço!
 
Mais um ponto que esqueci: os ésteres responsáveis pelo aroma de banana são dependentes da temperatura de fermentação. Se você quer um aroma perceptível, porém delicado (como eu prefiro), não fermente acima de 18C. Se deseja uma bomba de banana, pode ir sem medo pra casa dos 20-21C.
Abraço!
Ah sim... Eu fermentei a 18ºC que é o limite inferior indicado pelo fabricante, pq também não queria uma vitamina de banana hehehe....
 
Eu fermento minhas Weiss sempre a 17ºC, independente do limite estabelecido pelo fabricante do fermento que estou usando. Foi nessa temperatura que encontrei, na minha opinião, o melhor equilíbrio entre cravo e banana. E não faço cold. Sempre 17ºC, atenuou totalmente, envase direto.
 
Melhor Weiss que já fiz foi com Mangrove 20, fermentando a 17°c do começo ao fim.
 
(...) Quando ficar pronta coloco minhas considerações finais aqui, mas por enquanto to otimista
É... Alguma coisa deu muito errado.
A cerveja secou demais (1.007) e acabou ficando com aspecto meio aguado. Mas esse não é o maior problema. Por algum motivo ela está com um cheiro muito ruim. Algo que lembra cheiro de ralo, bueiro, esgoto, sei la.. Minha namorada falou que parece quando abre uma carne embalada a vácuo que venceu.
Eu não acho que foi contaminação, pq não percebi nada de diferente, mas esse cheiro matou a cerveja, não dá pra tomar.
Alguem sabe o q pode ser isso?

Para ajudar: Eu usei um sachê da Levteck pra 20L sem fazer starter, igual o fabricante fala, mas pode ter sido pouco, pq demorou um pouco pra começar a fermentar e durou bem mais do que minhas levas normalmente;
Temperatura de fermentação foi 18ºC que é o limite inferior indicado pelo fabricante;
Depois que terminou de atenuar deixei ainda uns dias a 20ºC pra descanso de diacetil e depois uma semana a 0ºC para clarificar;
Durante a fermentação o único cheiro que eu senti foi de banana, mas na hora do envase e depois de pronta nao tem nem banana, nem cravo, só o cheiro do ralo!
 
Last edited:
Mas o gosto está bom?? Só o cheiro que está como esgoto? Tipo enxofre?

Já li que algumas cepas realmente produzem um odor forte e característico de enxofre durante e logo após a fermentação, que acaba sumindo com o tempo.
 
Mas o gosto está bom?? Só o cheiro que está como esgoto? Tipo enxofre?

Já li que algumas cepas realmente produzem um odor forte e característico de enxofre durante e logo após a fermentação, que acaba sumindo com o tempo.

O gosto ta ok, mas o conjunto está meio intragável.
O cheiro é tipo isso mesmo. Eu ja vi muita gente falando q a fermentação pode dar esse cheiro no começo mas que sai muito rapido, tipo nos proximos dias da fermentação... Eu nao notei esse cheiro durante a fermentação, só quando fui envasar, e parece que piorou na garrafa... as vezes pode ser a refermentação na garrafa, será?

Eu ainda deixei alguns dias depois de terminar a fermentação na mesma temperatura e mesmo assim deu esse cheiro... Eu acredito ser algum subproduto da fermentação mesmo, mas que como já está na garrafa acho que nao sai mais...
 
O gosto ta ok, mas o conjunto está meio intragável.
O cheiro é tipo isso mesmo. Eu ja vi muita gente falando q a fermentação pode dar esse cheiro no começo mas que sai muito rapido, tipo nos proximos dias da fermentação... Eu nao notei esse cheiro durante a fermentação, só quando fui envasar, e parece que piorou na garrafa... as vezes pode ser a refermentação na garrafa, será?

Eu ainda deixei alguns dias depois de terminar a fermentação na mesma temperatura e mesmo assim deu esse cheiro... Eu acredito ser algum subproduto da fermentação mesmo, mas que como já está na garrafa acho que nao sai mais...
Foda. Mas não joga fora ainda não. Deixa ela guardada. Daqui a um tempo vc abre pra ver se mudou alguma coisa.
 
Fui fazer minha receita de weiss que já brassei várias vezes com o MJ M20 usando a Weizen da Levteck e não gostei do resultado. No dia do envase o cheiro estava maravilhoso mas achei o gosto meio sem graça e com uma acidez que não é característica de uma weiss. Esperei a carbonatação e a impressão do dia do envase se manteve. Dá pra tomar sem problema nenhum, mas ficou muito aquém do M20.

Interessante como às vezes você não é feliz com determinada levedura que muitos cervejeiros acham incrível.
 
Back
Top