• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Belgian Blond - Leffe

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Celso Peres

Active Member
Afiliado
22/2/20
Saudações galera! Eu sempre fui muito fã das cervejas belgas e por isso estou lendo o Brew Like a Monk. No livro consta a receita, ou pelo menos a base, da Leffe Blond, que é uma das cervejas que mais gosto no estilo. Então resolvi montar uma receita no Beersmith com as informações do livro e ver no que vai dar:

OG: 1.064
ABV: 6.6%
Atenuação: 81%
IBU: 25
Maltes: Pilsen, pale malt
Adjuntos: Maize
Lúpulos: Hallertau, Saaz
Fermento: House Yeast
Fermentação primária: inoculação a 18ºC, subindo pra 25ºC , 4 a 5 dias
Secundária: -1ºC por duas semanas
Sem refermentação na garrafa

Gostaria de saber dos mais experientes como fariam essa receita no beersmith, usando uma levedura líquida, e esclarecer algumas dúvidas.
Inicialmente eu pensei no YLB3003. Alguém já usou?
Tipo, consta milho como adjunto. Acredito que seja usado em flocos na mosturação. Ou não?
E essa fermentação secundária de 2 semanas? Será que tem algum objetivo além de clarificação?

Obrigado.

Breno Bonioli

Well-Known Member
Afiliado
13/8/18
Saudações galera! Eu sempre fui muito fã das cervejas belgas e por isso estou lendo o Brew Like a Monk. No livro consta a receita, ou pelo menos a base, da Leffe Blond, que é uma das cervejas que mais gosto no estilo. Então resolvi montar uma receita no Beersmith com as informações do livro e ver no que vai dar:

Gostaria de saber dos mais experientes como fariam essa receita no beersmith, usando uma levedura líquida, e esclarecer algumas dúvidas.
Tipo, consta milho como adjunto. Acredito que seja usado em flocos na mosturação. Ou não?
E essa fermentação secundária de 2 semanas? Será que tem algum objetivo além de clarificação?

Obrigado.
Fala Celso!
O milho vai na mostura sim, padrão. A levedura em questão eu nunca utilizei.
Agora, quanto à maturação, vou falar pautado na minha experiência: se a fermentação foi saudável e vc não vai fazer nenhuma adição tardia (DH por exemplo), não tem necessidade de 2 semanas. 5 dias a -1ºC e dois dias de gelatina são o suficiente.

Celso Peres

Active Member
Afiliado
22/2/20
Boa noite Breno! Obrigado pelo retorno.
Essa semana estava pensando nesse negócio de pegar receitas de cervejas consagradas e executar achando que vamos chegar a algo parecido. A verdade é que é muito provável que saia algo bem diferente, se não tivermos o mesmo fermento ou o perfil da água. Deve ser mais fácil fazer algo parecido baseado no conhecimento que vc adquire em relação ao ingredientes a cada brassagem. Acredito que vai ficando mais fácil fazer aquele ajuste fino pra chegar no que vc procura. Como ainda sou iniciante, o negócio é continuar estudando e adquirindo experiência.

Breno Bonioli

Well-Known Member
Afiliado
13/8/18
Boa noite Breno! Obrigado pelo retorno.
Essa semana estava pensando nesse negócio de pegar receitas de cervejas consagradas e executar achando que vamos chegar a algo parecido. A verdade é que é muito provável que saia algo bem diferente, se não tivermos o mesmo fermento ou o perfil da água. Deve ser mais fácil fazer algo parecido baseado no conhecimento que vc adquire em relação ao ingredientes a cada brassagem. Acredito que vai ficando mais fácil fazer aquele ajuste fino pra chegar no que vc procura. Como ainda sou iniciante, o negócio é continuar estudando e adquirindo experiência.
Falou tudo irmão!
Pode ser a brassagem mais idêntica do mundo, envolve muito mais que isso!

Cleber de Lima

Well-Known Member
Afiliado
7/7/19
Falou tudo irmão!
Pode ser a brassagem mais idêntica do mundo, envolve muito mais que isso!
Eu gosto muito das belgian Blond, Leffe, LaTrape e fiz uma que ficou muito boa, essa semana fiz um side by side com a Leffe e com a Patrão e e posso dizer que ficou muito próxima da Leffe e apesar das diferenças não ficou muito atras da LaTrape ... eu usei levedura seca, M41 e M47 da mangrove Jack e achei que deu o toque exato de fenol característico da Leffe lembrando cravo e um leve frutado mas não tão frutado como a LaTrape ... fiquei Hiper feliz com o resultado.

A minha é a da garrafa sem rótulo e a última sem garrafa

Attachments

Breno Bonioli

Well-Known Member
Afiliado
13/8/18
Eu gosto muito das belgian Blond, Leffe, LaTrape e fiz uma que ficou muito boa, essa semana fiz um side by side com a Leffe e com a Patrão e e posso dizer que ficou muito próxima da Leffe e apesar das diferenças não ficou muito atras da LaTrape ... eu usei levedura seca, M41 e M47 da mangrove Jack e achei que deu o toque exato de fenol característico da Leffe lembrando cravo e um leve frutado mas não tão frutado como a LaTrape ... fiquei Hiper feliz com o resultado.

Tá linda mesmo! Ainda não fiz belgian blond, depois me passa umas dicas!

Leo Moraes

Member
Afiliado
29/5/20

Manda sua receita ai se poder , adoro esse estilo!

Celso Peres

Active Member
Afiliado
22/2/20

Caraca, ficaram lindonas mesmo. A boca enche d'água. Bom saber que teve bons resultados com o fermentos da MJ. Brassei uma ESB com o M36 e gostei muito do resultado e nesse próximo sábado vou arriscar uma weiss com o M20. Estou trabalhando em uma receita de Belgian Blond e estava querendo usar uma levedura líquida, coisa que nunca fiz antes e como citei no post que abre esse tópico, pensei no YLB3003, pois essa levedura é proveniente de um monastério na Bélgica. Só que por aqui é difícil achar levedura líquida e acabo tendo que optar por uma seca. Vou deixar o M41 e M47 aqui na reserva.

Uma pergunta. Você ajustou a água pra fazer essas cervejas?

Cleber de Lima

Well-Known Member
Afiliado
7/7/19
Caraca, ficaram lindonas mesmo. A boca enche d'água. Bom saber que teve bons resultados com o fermentos da MJ. Brassei uma ESB com o M36 e gostei muito do resultado e nesse próximo sábado vou arriscar uma weiss com o M20. Estou trabalhando em uma receita de Belgian Blond e estava querendo usar uma levedura líquida, coisa que nunca fiz antes e como citei no post que abre esse tópico, pensei no YLB3003, pois essa levedura é proveniente de um monastério na Bélgica. Só que por aqui é difícil achar levedura líquida e acabo tendo que optar por uma seca. Vou deixar o M41 e M47 aqui na reserva.

Uma pergunta. Você ajustou a água pra fazer essas cervejas?
Eu já usei o M21 numa wit ficou show !

Eu vou postar a receita, corrigi a agua e fiz um açúcar invertido pra imitar o candi sugar ...

Uirá Haun

New Member
Afiliado
28/6/20

Obrigado.
Usou quanto de cada Malte? Adição dos lupulos em quanto tempo?

Cleber de Lima

Well-Known Member
Afiliado
7/7/19
Posta sim !!!!! Elas deram agua na boca!!
a Receita dessa breja ai é a seguinte (meus lotes são de 10 Litros)

OG - 1.056
FG - 1.007
IBU - 21
ABV - 6.5

Agua - Calcio 80 | Magnesio 30 | Sulfatos 50 | Cloretos 80

2.7 Kg Malte Pilsen
0.5 Kg Malte Munich
0.3 Kg Malter Aromatic
0.25 Kg Acucar invertido (100 MLs de agua, 250g acucar, depois de um tempo de fervura, adicionar suco de um limao) - Adicionar direto na Fervura ainda quente (cuidado que espirra um pouco)

Fervura de 60 Minutos

8g de Celeia (primeiro mosto)
6 paus de cravo da India (10 mins)
1/2 whirfloc (10 mins)
25g de Saaz (0 MInutos)
10g de Celeia (0 minutos)

1 pc de MJ M47
1/2 pc de MJ M41
3g de Fermocel junto com a levedura

Fermentação a 16C por 10 dias, aumentado gradualmente para 20C para secundaria e ficou ali uns 20 dias, so coloquei no cold crash, quando fiquei feliz com o sabor ... com o tempo foi ficando muito melhor ...

Celso Peres

Active Member
Afiliado
22/2/20
Nussa, o negócio é violento. Pau de cravo da índia e 2 tipos diferentes de fermento. Jesus. Isso pra fazer 10 litros. Cara, vc é um alquimista.

Cleber de Lima

Well-Known Member
Afiliado
7/7/19
Nussa, o negócio é violento. Pau de cravo da índia e 2 tipos diferentes de fermento. Jesus. Isso pra fazer 10 litros. Cara, vc é um alquimista.
Pois é cara, moro em apartamento e o que faço aqui é sempre experimental, mas qdo a cerveja dá certo acaba brassando com um amigo que tem equipamentos maiores (70 litros) mas com isso acabei aprendendo bastante sobre os processos, estou brassando a pouco mais de um ano, essa com certeza foi a melhor cerveja que já fiz em termos de resultado, meu filho achou a minha melhor que a Leffe no teste cego, mas aí é gosto pessoal, mas ficou muito boa mesmo ... o cravo da india, não sei se é necessário a M41 já dá um bom toque fenolico, mas foi como eu fiz .... eu tbm trocaria o lupulo pra fazer full Saaz com um pouquinho mais de IBUs, ficaria inda melhor ... mas é isso aí ...

Leo Moraes

Member
Afiliado
29/5/20
a Receita dessa breja ai é a seguinte (meus lotes são de 10 Litros)

OG - 1.056
FG - 1.007
IBU - 21
ABV - 6.5

Agua - Calcio 80 | Magnesio 30 | Sulfatos 50 | Cloretos 80

2.7 Kg Malte Pilsen
0.5 Kg Malte Munich
0.3 Kg Malter Aromatic
0.25 Kg Acucar invertido (100 MLs de agua, 250g acucar, depois de um tempo de fervura, adicionar suco de um limao) - Adicionar direto na Fervura ainda quente (cuidado que espirra um pouco)

Fervura de 60 Minutos

8g de Celeia (primeiro mosto)
6 paus de cravo da India (10 mins)
1/2 whirfloc (10 mins)
25g de Saaz (0 MInutos)
10g de Celeia (0 minutos)

1 pc de MJ M47
1/2 pc de MJ M41
3g de Fermocel junto com a levedura

Fermentação a 16C por 10 dias, aumentado gradualmente para 20C para secundaria e ficou ali uns 20 dias, so coloquei no cold crash, quando fiquei feliz com o sabor ... com o tempo foi ficando muito melhor ...
Top manoooooo , vou fazee essa breja , parece incrivel!

GBP

Well-Known Member
Afiliado
10/7/18
Celso, quando o tempo está 0 minutos, significa que você joga logo após desligar o fogo durante a fervura, por exemplo, 60 minutos de fervura, após esse tempo, desliga o fogo e joga os lupulos.

abs.

Celso Peres

Active Member
Afiliado
22/2/20
Celso, quando o tempo está 0 minutos, significa que você joga logo após desligar o fogo durante a fervura, por exemplo, 60 minutos de fervura, após esse tempo, desliga o fogo e joga os lupulos.

abs.
Sim, é a forma correta de interpretação, mas eu perguntei pq não consegui entender como ele conseguiu 21 de IBU acrescentando quase que a totalidade de lúpulos no final da fervura. Ainda não joguei no Beersmith pra adaptar ao meu equipamento, mas acho muito improvável eu conseguir esse IBU dessa forma.

Cleber de Lima

Well-Known Member
Afiliado
7/7/19
Sim, é a forma correta de interpretação, mas eu perguntei pq não consegui entender como ele conseguiu 21 de IBU acrescentando quase que a totalidade de lúpulos no final da fervura. Ainda não joguei no Beersmith pra adaptar ao meu equipamento, mas acho muito improvável eu conseguir esse IBU dessa forma.
Cara eu esqueci de mencionar um detalhe importante, e sua pergunta é valida eu faço no chill, então meu 0 Minutos vai cabar ficando acima de 80C por algum tempo, então precisa ajustar o lupulo de acordo com o seu setup usual, no meu setup no beer smith, tá com Whirlpool de 360 minutos.