Belgian Blond - Leffe

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Celso Peres

Well-Known Member
Joined
Feb 22, 2020
Messages
131
Reaction score
62
Location
Belo Horizonte/MG
Saudações galera! Eu sempre fui muito fã das cervejas belgas e por isso estou lendo o Brew Like a Monk. No livro consta a receita, ou pelo menos a base, da Leffe Blond, que é uma das cervejas que mais gosto no estilo. Então resolvi montar uma receita no Beersmith com as informações do livro e ver no que vai dar:

OG: 1.064
ABV: 6.6%
Atenuação: 81%
IBU: 25
Maltes: Pilsen, pale malt
Adjuntos: Maize
Lúpulos: Hallertau, Saaz
Fermento: House Yeast
Fermentação primária: inoculação a 18ºC, subindo pra 25ºC , 4 a 5 dias
Secundária: -1ºC por duas semanas
Sem refermentação na garrafa

Gostaria de saber dos mais experientes como fariam essa receita no beersmith, usando uma levedura líquida, e esclarecer algumas dúvidas.
Inicialmente eu pensei no YLB3003. Alguém já usou?
Tipo, consta milho como adjunto. Acredito que seja usado em flocos na mosturação. Ou não?
E essa fermentação secundária de 2 semanas? Será que tem algum objetivo além de clarificação?

Obrigado.
 
Saudações galera! Eu sempre fui muito fã das cervejas belgas e por isso estou lendo o Brew Like a Monk. No livro consta a receita, ou pelo menos a base, da Leffe Blond, que é uma das cervejas que mais gosto no estilo. Então resolvi montar uma receita no Beersmith com as informações do livro e ver no que vai dar:

OG: 1.064
ABV: 6.6%
Atenuação: 81%
IBU: 25
Maltes: Pilsen, pale malt
Adjuntos: Maize
Lúpulos: Hallertau, Saaz
Fermento: House Yeast
Fermentação primária: inoculação a 18ºC, subindo pra 25ºC , 4 a 5 dias
Secundária: -1ºC por duas semanas
Sem refermentação na garrafa

Gostaria de saber dos mais experientes como fariam essa receita no beersmith, usando uma levedura líquida, e esclarecer algumas dúvidas.
Inicialmente eu pensei no YLB3003. Alguém já usou?
Tipo, consta milho como adjunto. Acredito que seja usado em flocos na mosturação. Ou não?
E essa fermentação secundária de 2 semanas? Será que tem algum objetivo além de clarificação?

Obrigado.

Fala Celso!
O milho vai na mostura sim, padrão. A levedura em questão eu nunca utilizei.
Agora, quanto à maturação, vou falar pautado na minha experiência: se a fermentação foi saudável e vc não vai fazer nenhuma adição tardia (DH por exemplo), não tem necessidade de 2 semanas. 5 dias a -1ºC e dois dias de gelatina são o suficiente.
 
Boa noite Breno! Obrigado pelo retorno.
Essa semana estava pensando nesse negócio de pegar receitas de cervejas consagradas e executar achando que vamos chegar a algo parecido. A verdade é que é muito provável que saia algo bem diferente, se não tivermos o mesmo fermento ou o perfil da água. Deve ser mais fácil fazer algo parecido baseado no conhecimento que vc adquire em relação ao ingredientes a cada brassagem. Acredito que vai ficando mais fácil fazer aquele ajuste fino pra chegar no que vc procura. Como ainda sou iniciante, o negócio é continuar estudando e adquirindo experiência.
 
Boa noite Breno! Obrigado pelo retorno.
Essa semana estava pensando nesse negócio de pegar receitas de cervejas consagradas e executar achando que vamos chegar a algo parecido. A verdade é que é muito provável que saia algo bem diferente, se não tivermos o mesmo fermento ou o perfil da água. Deve ser mais fácil fazer algo parecido baseado no conhecimento que vc adquire em relação ao ingredientes a cada brassagem. Acredito que vai ficando mais fácil fazer aquele ajuste fino pra chegar no que vc procura. Como ainda sou iniciante, o negócio é continuar estudando e adquirindo experiência.

Falou tudo irmão!
Pode ser a brassagem mais idêntica do mundo, envolve muito mais que isso!
 
Falou tudo irmão!
Pode ser a brassagem mais idêntica do mundo, envolve muito mais que isso!

Eu gosto muito das belgian Blond, Leffe, LaTrape e fiz uma que ficou muito boa, essa semana fiz um side by side com a Leffe e com a Patrão e e posso dizer que ficou muito próxima da Leffe e apesar das diferenças não ficou muito atras da LaTrape ... eu usei levedura seca, M41 e M47 da mangrove Jack e achei que deu o toque exato de fenol característico da Leffe lembrando cravo e um leve frutado mas não tão frutado como a LaTrape ... fiquei Hiper feliz com o resultado.

A minha é a da garrafa sem rótulo e a última sem garrafa
 

Attachments

  • 20200705_123042.jpg
    20200705_123042.jpg
    18.6 KB · Views: 151
  • 20200627_130001.jpg
    20200627_130001.jpg
    37.3 KB · Views: 146
  • 20200620_121653.jpg
    20200620_121653.jpg
    31.1 KB · Views: 129
Eu gosto muito das belgian Blond, Leffe, LaTrape e fiz uma que ficou muito boa, essa semana fiz um side by side com a Leffe e com a Patrão e e posso dizer que ficou muito próxima da Leffe e apesar das diferenças não ficou muito atras da LaTrape ... eu usei levedura seca, M41 e M47 da mangrove Jack e achei que deu o toque exato de fenol característico da Leffe lembrando cravo e um leve frutado mas não tão frutado como a LaTrape ... fiquei Hiper feliz com o resultado.

A minha é a da garrafa sem rótulo e a última sem garrafa

Tá linda mesmo! Ainda não fiz belgian blond, depois me passa umas dicas!
 
Eu gosto muito das belgian Blond, Leffe, LaTrape e fiz uma que ficou muito boa, essa semana fiz um side by side com a Leffe e com a Patrão e e posso dizer que ficou muito próxima da Leffe e apesar das diferenças não ficou muito atras da LaTrape ... eu usei levedura seca, M41 e M47 da mangrove Jack e achei que deu o toque exato de fenol característico da Leffe lembrando cravo e um leve frutado mas não tão frutado como a LaTrape ... fiquei Hiper feliz com o resultado.

A minha é a da garrafa sem rótulo e a última sem garrafa
Manda sua receita ai se poder , adoro esse estilo!
 
Eu gosto muito das belgian Blond, Leffe, LaTrape e fiz uma que ficou muito boa, essa semana fiz um side by side com a Leffe e com a Patrão e e posso dizer que ficou muito próxima da Leffe e apesar das diferenças não ficou muito atras da LaTrape ... eu usei levedura seca, M41 e M47 da mangrove Jack e achei que deu o toque exato de fenol característico da Leffe lembrando cravo e um leve frutado mas não tão frutado como a LaTrape ... fiquei Hiper feliz com o resultado.

A minha é a da garrafa sem rótulo e a última sem garrafa
Caraca, ficaram lindonas mesmo. A boca enche d'água. Bom saber que teve bons resultados com o fermentos da MJ. Brassei uma ESB com o M36 e gostei muito do resultado e nesse próximo sábado vou arriscar uma weiss com o M20. Estou trabalhando em uma receita de Belgian Blond e estava querendo usar uma levedura líquida, coisa que nunca fiz antes e como citei no post que abre esse tópico, pensei no YLB3003, pois essa levedura é proveniente de um monastério na Bélgica. Só que por aqui é difícil achar levedura líquida e acabo tendo que optar por uma seca. Vou deixar o M41 e M47 aqui na reserva.

Uma pergunta. Você ajustou a água pra fazer essas cervejas?
 
Caraca, ficaram lindonas mesmo. A boca enche d'água. Bom saber que teve bons resultados com o fermentos da MJ. Brassei uma ESB com o M36 e gostei muito do resultado e nesse próximo sábado vou arriscar uma weiss com o M20. Estou trabalhando em uma receita de Belgian Blond e estava querendo usar uma levedura líquida, coisa que nunca fiz antes e como citei no post que abre esse tópico, pensei no YLB3003, pois essa levedura é proveniente de um monastério na Bélgica. Só que por aqui é difícil achar levedura líquida e acabo tendo que optar por uma seca. Vou deixar o M41 e M47 aqui na reserva.

Uma pergunta. Você ajustou a água pra fazer essas cervejas?

Eu já usei o M21 numa wit ficou show !

Eu vou postar a receita, corrigi a agua e fiz um açúcar invertido pra imitar o candi sugar ...
 
Saudações galera! Eu sempre fui muito fã das cervejas belgas e por isso estou lendo o Brew Like a Monk. No livro consta a receita, ou pelo menos a base, da Leffe Blond, que é uma das cervejas que mais gosto no estilo. Então resolvi montar uma receita no Beersmith com as informações do livro e ver no que vai dar:

OG: 1.064
ABV: 6.6%
Atenuação: 81%
IBU: 25
Maltes: Pilsen, pale malt
Adjuntos: Maize
Lúpulos: Hallertau, Saaz
Fermento: House Yeast
Fermentação primária: inoculação a 18ºC, subindo pra 25ºC , 4 a 5 dias
Secundária: -1ºC por duas semanas
Sem refermentação na garrafa

Gostaria de saber dos mais experientes como fariam essa receita no beersmith, usando uma levedura líquida, e esclarecer algumas dúvidas.
Inicialmente eu pensei no YLB3003. Alguém já usou?
Tipo, consta milho como adjunto. Acredito que seja usado em flocos na mosturação. Ou não?
E essa fermentação secundária de 2 semanas? Será que tem algum objetivo além de clarificação?

Obrigado.

Usou quanto de cada Malte? Adição dos lupulos em quanto tempo?
 
Posta sim !!!!! Elas deram agua na boca!!

a Receita dessa breja ai é a seguinte (meus lotes são de 10 Litros)

OG - 1.056
FG - 1.007
IBU - 21
ABV - 6.5

Agua - Calcio 80 | Magnesio 30 | Sulfatos 50 | Cloretos 80

2.7 Kg Malte Pilsen
0.5 Kg Malte Munich
0.3 Kg Malter Aromatic
0.25 Kg Acucar invertido (100 MLs de agua, 250g acucar, depois de um tempo de fervura, adicionar suco de um limao) - Adicionar direto na Fervura ainda quente (cuidado que espirra um pouco)

Fervura de 60 Minutos

8g de Celeia (primeiro mosto)
6 paus de cravo da India (10 mins)
1/2 whirfloc (10 mins)
25g de Saaz (0 MInutos)
10g de Celeia (0 minutos)

1 pc de MJ M47
1/2 pc de MJ M41
3g de Fermocel junto com a levedura

Fermentação a 16C por 10 dias, aumentado gradualmente para 20C para secundaria e ficou ali uns 20 dias, so coloquei no cold crash, quando fiquei feliz com o sabor ... com o tempo foi ficando muito melhor ...
 
Nussa, o negócio é violento. Pau de cravo da índia e 2 tipos diferentes de fermento. Jesus. Isso pra fazer 10 litros. Cara, vc é um alquimista.
 
Nussa, o negócio é violento. Pau de cravo da índia e 2 tipos diferentes de fermento. Jesus. Isso pra fazer 10 litros. Cara, vc é um alquimista.

Pois é cara, moro em apartamento e o que faço aqui é sempre experimental, mas qdo a cerveja dá certo acaba brassando com um amigo que tem equipamentos maiores (70 litros) mas com isso acabei aprendendo bastante sobre os processos, estou brassando a pouco mais de um ano, essa com certeza foi a melhor cerveja que já fiz em termos de resultado, meu filho achou a minha melhor que a Leffe no teste cego, mas aí é gosto pessoal, mas ficou muito boa mesmo ... o cravo da india, não sei se é necessário a M41 já dá um bom toque fenolico, mas foi como eu fiz .... eu tbm trocaria o lupulo pra fazer full Saaz com um pouquinho mais de IBUs, ficaria inda melhor ... mas é isso aí ...
 
a Receita dessa breja ai é a seguinte (meus lotes são de 10 Litros)

OG - 1.056
FG - 1.007
IBU - 21
ABV - 6.5

Agua - Calcio 80 | Magnesio 30 | Sulfatos 50 | Cloretos 80

2.7 Kg Malte Pilsen
0.5 Kg Malte Munich
0.3 Kg Malter Aromatic
0.25 Kg Acucar invertido (100 MLs de agua, 250g acucar, depois de um tempo de fervura, adicionar suco de um limao) - Adicionar direto na Fervura ainda quente (cuidado que espirra um pouco)

Fervura de 60 Minutos

8g de Celeia (primeiro mosto)
6 paus de cravo da India (10 mins)
1/2 whirfloc (10 mins)
25g de Saaz (0 MInutos)
10g de Celeia (0 minutos)

1 pc de MJ M47
1/2 pc de MJ M41
3g de Fermocel junto com a levedura

Fermentação a 16C por 10 dias, aumentado gradualmente para 20C para secundaria e ficou ali uns 20 dias, so coloquei no cold crash, quando fiquei feliz com o sabor ... com o tempo foi ficando muito melhor ...
Top manoooooo , vou fazee essa breja , parece incrivel!
 
Fervura de 60 Minutos

8g de Celeia (primeiro mosto)
6 paus de cravo da India (10 mins)
1/2 whirfloc (10 mins)
25g de Saaz (0 MInutos)
10g de Celeia (0 minutos)
Cara, uma dúvida. Esses tempos aí dos lúpulos, apesar de estar 0 minutos, seria pra adicionar no início da fervura, certo?
 
Celso, quando o tempo está 0 minutos, significa que você joga logo após desligar o fogo durante a fervura, por exemplo, 60 minutos de fervura, após esse tempo, desliga o fogo e joga os lupulos.

abs.
 
Celso, quando o tempo está 0 minutos, significa que você joga logo após desligar o fogo durante a fervura, por exemplo, 60 minutos de fervura, após esse tempo, desliga o fogo e joga os lupulos.

abs.
Sim, é a forma correta de interpretação, mas eu perguntei pq não consegui entender como ele conseguiu 21 de IBU acrescentando quase que a totalidade de lúpulos no final da fervura. Ainda não joguei no Beersmith pra adaptar ao meu equipamento, mas acho muito improvável eu conseguir esse IBU dessa forma.
 
Sim, é a forma correta de interpretação, mas eu perguntei pq não consegui entender como ele conseguiu 21 de IBU acrescentando quase que a totalidade de lúpulos no final da fervura. Ainda não joguei no Beersmith pra adaptar ao meu equipamento, mas acho muito improvável eu conseguir esse IBU dessa forma.

Cara eu esqueci de mencionar um detalhe importante, e sua pergunta é valida eu faço no chill, então meu 0 Minutos vai cabar ficando acima de 80C por algum tempo, então precisa ajustar o lupulo de acordo com o seu setup usual, no meu setup no beer smith, tá com Whirlpool de 360 minutos.
 
a Receita dessa breja ai é a seguinte (meus lotes são de 10 Litros)

OG - 1.056
FG - 1.007
IBU - 21
ABV - 6.5

Agua - Calcio 80 | Magnesio 30 | Sulfatos 50 | Cloretos 80

2.7 Kg Malte Pilsen
0.5 Kg Malte Munich
0.3 Kg Malter Aromatic
0.25 Kg Acucar invertido (100 MLs de agua, 250g acucar, depois de um tempo de fervura, adicionar suco de um limao) - Adicionar direto na Fervura ainda quente (cuidado que espirra um pouco)

Fervura de 60 Minutos

8g de Celeia (primeiro mosto)
6 paus de cravo da India (10 mins)
1/2 whirfloc (10 mins)
25g de Saaz (0 MInutos)
10g de Celeia (0 minutos)

1 pc de MJ M47
1/2 pc de MJ M41
3g de Fermocel junto com a levedura

Fermentação a 16C por 10 dias, aumentado gradualmente para 20C para secundaria e ficou ali uns 20 dias, so coloquei no cold crash, quando fiquei feliz com o sabor ... com o tempo foi ficando muito melhor ...


Bom dia, quais as rampas de mostura?
 
Cara eu esqueci de mencionar um detalhe importante, e sua pergunta é valida eu faço no chill, então meu 0 Minutos vai cabar ficando acima de 80C por algum tempo, então precisa ajustar o lupulo de acordo com o seu setup usual, no meu setup no beer smith, tá com Whirlpool de 360 minutos.
Ahhh, esclarecido. Vou jogar no Beersmith e ajustar pro meu equipamento. Acho que vou manter os cravos da índia pq pretendo usar somente o M47. E os lúpulos vai depender do que eu achar pra comprar. Não costumo ver sempre desse Celeia por aqui. Se for o caso posso usar somente o Saaz ou outro Styrian. Só vai demorar um pouquinho pra sair pq tenho uma Weiss fermentando nesse momento. Valeu Cleber! 🍻
 
A brassagem da sua receita será amanhã! Ansioso. Sua cerveja ficou bem límpida. Usou gelatina ou foi só cold crash tradicional mesmo?

Legal celso, espero que fique bacana, eu usei 3g de gelatina para os 10L deixei uns 2 dias a 4C (não tenho como deixar menos) e tirei da geladeira 24H antes de engarrafar pra chegar na temperatura ambiente, depois que comecei a fazer isso (antes eu envasava gelada) as cervejas ficaram mais límpidas
 
Bem, está fermentando vigorosamente a 16ºC, mas em termos de eficiência, foi a pior brassagem que já fiz. Tinha que atingir OG por volta de 1056 e atingi 1048! Sei que vai sair cerveja, mas fiquei com a pulga atrás da orelha. Dessa vez eu comprei o malte de outro lugar. Será que estava velho? Notei que ao tirar o bagaço da panela pra descartar, ele estava bem menos úmido que o normal, como se a capacidade de absorção de água fosse menor.
 
Bem, está fermentando vigorosamente a 16ºC, mas em termos de eficiência, foi a pior brassagem que já fiz. Tinha que atingir OG por volta de 1056 e atingi 1048! Sei que vai sair cerveja, mas fiquei com a pulga atrás da orelha. Dessa vez eu comprei o malte de outro lugar. Será que estava velho? Notei que ao tirar o bagaço da panela pra descartar, ele estava bem menos úmido que o normal, como se a capacidade de absorção de água fosse menor.

Que estranho, as vezes mudar os locais e as marcas muda a eficiência mar tbm pode ser a receita dimensionada pra um equipamento ap invés de outro, espero que no fim de tudo certo
 
Que estranho, as vezes mudar os locais e as marcas muda a eficiência mar tbm pode ser a receita dimensionada pra um equipamento ap invés de outro, espero que no fim de tudo certo
Redimensionamento de receita é tranquilo. Já fiz várias vezes. Se vc mantém as porcentagens de malte não tem erro. Tanto q quando redimensionei a sua, bateu exatamente a OG que informou. Tive só que aumentar os lúpulos e acrescentar no inicio da fervura pra chegar no IBU. E dobrei a quantidade de açúcar.
 
Redimensionamento de receita é tranquilo. Já fiz várias vezes. Se vc mantém as porcentagens de malte não tem erro. Tanto q quando redimensionei a sua, bateu exatamente a OG que informou. Tive só que aumentar os lúpulos e acrescentar no inicio da fervura pra chegar no IBU. E dobrei a quantidade de açúcar.

Depois posta os resultados e boas brejas !!!
 
Bem senhores, está aí o resultado da receita do nosso cervejeiro Cleber. Cara, parabéns. Ficou muito boa! Lembra muito a Leffe realmente. Era pra ter ficado ainda melhor. Na hora que estava passando o mosto pro fermentador o trub começou a boiar e foi um bocado pro balde. Coisa mais estranha. Já vi cervejeiros falando disso ao usar uma dosagem maior que a recomendada de whirfloc, mas eu nem usei nessa brassagem. Enfim, acabou gerando um amargorzinho ruim de retrogosto. Com certeza irei repeti-la, aumentando um pouco o IBU, tipo 25. Mais uma vez, parabéns.

Obs: Essas fotos foram tiradas a noite, com iluminação artificial. Na luz do dia fica bem mais bonita. Aliás, acho que toda cerveja fica mais bonita na iluminação natural.
 

Attachments

  • IMG_2708.jpeg
    IMG_2708.jpeg
    22.9 KB · Views: 34
  • IMG_2710.jpeg
    IMG_2710.jpeg
    22.2 KB · Views: 33
Bem senhores, está aí o resultado da receita do nosso cervejeiro Cleber. Cara, parabéns. Ficou muito boa! Lembra muito a Leffe realmente. Era pra ter ficado ainda melhor. Na hora que estava passando o mosto pro fermentador o trub começou a boiar e foi um bocado pro balde. Coisa mais estranha. Já vi cervejeiros falando disso ao usar uma dosagem maior que a recomendada de whirfloc, mas eu nem usei nessa brassagem. Enfim, acabou gerando um amargorzinho ruim de retrogosto. Com certeza irei repeti-la, aumentando um pouco o IBU, tipo 25. Mais uma vez, parabéns.

Obs: Essas fotos foram tiradas a noite, com iluminação artificial. Na luz do dia fica bem mais bonita. Aliás, acho que toda cerveja fica mais bonita na iluminação natural.

Legal cara, parabéns !
 
Depois de terminar o Brew Like a Monk eu criei uma receita de Belgian Blond com o Abbey da LevTeck. Primeirz vez que usei o fermento da marca e está aprovado.
 

Attachments

  • image0.jpeg
    image0.jpeg
    40.7 KB · Views: 31
  • image4.jpeg
    image4.jpeg
    31.5 KB · Views: 31
Bonita essa breja hein !
É boa essa Levedura ? Ficou melhor que a MJ ?

Abraço !
Olha, foi a 1ª vez que fiz essa receita, então não sei como ficaria com o MJ, mas duvido muito que consiga os mesmos ésteres. Já brassei várias Belgians Blond e arrisco dizer que essa foi a melhor. Pra começar, antes de beber, o cheiro dela já impressiona. Quando estava envasando, o perfume que ela exalava era incrível e e constante. Fiquei torcendo para que esse perfume se mantivesse depois da carbonatação, e se manteve. Ao tomar cada gole vc sente o perfume no copo, o que dá uma sensação muito agradável. E o sabor parece se prolongar na boca, algo que eu percebo em poucas cervejas. Pegue essa receita que vc compartilhou aqui e faça usando esse levedura. Acredito que vai te surpreender. Eu fiquei com vontade de fazer isso tb, e vou fazer qq dia desses.
 
... Na hora que estava passando o mosto pro fermentador o trub começou a boiar e foi um bocado pro balde. Coisa mais estranha. Já vi cervejeiros falando disso ao usar uma dosagem maior que a recomendada de whirfloc, mas eu nem usei nessa brassagem.


Também tive esse problema uma vez, e de fato havia usado o whirfloc, mas pensei que tivesse sido por uma excesso de oxigenação durante o whirpool (em temperatura baixa). Vou por atenção nisso.
 
Olha, foi a 1ª vez que fiz essa receita, então não sei como ficaria com o MJ, mas duvido muito que consiga os mesmos ésteres. Já brassei várias Belgians Blond e arrisco dizer que essa foi a melhor. Pra começar, antes de beber, o cheiro dela já impressiona. Quando estava envasando, o perfume que ela exalava era incrível e e constante. Fiquei torcendo para que esse perfume se mantivesse depois da carbonatação, e se manteve. Ao tomar cada gole vc sente o perfume no copo, o que dá uma sensação muito agradável. E o sabor parece se prolongar na boca, algo que eu percebo em poucas cervejas. Pegue essa receita que vc compartilhou aqui e faça usando esse levedura. Acredito que vai te surpreender. Eu fiquei com vontade de fazer isso tb, e vou fazer qq dia desses.
Boa tarde Celso, primeiramente parabéns pela cerveja, realmente ficou bem bonita.

Você poderia disponibilizar a receita final dela utilizando a levedura da Levteck?

Muit obrigado e um abraço!
 
Boa tarde Celso, primeiramente parabéns pela cerveja, realmente ficou bem bonita.

Você poderia disponibilizar a receita final dela utilizando a levedura da Levteck?

Muit obrigado e um abraço!
Opa, tranquilo Glauber? Vou postar a receita base pra você poder ajustar no seu equipamento.

Pilsen - 80%
Munich - 9%
Biscuit - 3,5%
Açúcar - 5%

Essas são as proporções aproximadas. Não está fechando em 100% pq geralmente uso malte acidificado pra abaixar o PH. E o açúcar pode aumentar ou diminuir pra ajustar o ABV que desejar.

Lúpulos:
Saaz (60min) - 9 IBU
Hallertau Tradition (50min) - 14 IBU

Rampa única 65ºC

Fermentação de 18-21ºC (Começo a18 e em torno do 3º, 4º dia, deixo a temperatura subir naturalmente até 21)

Como já dito, usei o Abbey, mas ainda vou testar o farmhouse saison tb da Levteck nessa receita.

Abraço.
 
Muito obrigado Celso. Agradeço a gentileza e atenção. Realmente a receita ficou bem interessante. Após brassar ela vou postar aqui o resultado.

Grande abraço.
 
Opa, tranquilo Glauber? Vou postar a receita base pra você poder ajustar no seu equipamento.

Pilsen - 80%
Munich - 9%
Biscuit - 3,5%
Açúcar - 5%

Essas são as proporções aproximadas. Não está fechando em 100% pq geralmente uso malte acidificado pra abaixar o PH. E o açúcar pode aumentar ou diminuir pra ajustar o ABV que desejar.

Lúpulos:
Saaz (60min) - 9 IBU
Hallertau Tradition (50min) - 14 IBU

Rampa única 65ºC

Fermentação de 18-21ºC (Começo a18 e em torno do 3º, 4º dia, deixo a temperatura subir naturalmente até 21)

Como já dito, usei o Abbey, mas ainda vou testar o farmhouse saison tb da Levteck nessa receita.

Abraço.
Olá, Celso, boa noite. Valeu pela receita. Eu tenho usado bastante as leveduras da Levteck e recentemente usei a Farmhouse. Vc chegou a utilizar ela? A primeira coisa que me surpreendeu foi a atenuação. Outra coisa é que ela traz vários aromas interessantes e fiz três receitas com ela (reaproveitando). A primeira ficou incrível. Ela mudou muito o sabor a partir do 4o dia de fermentação. A segunda, eu fiz uma Strong Ale com quase 9% de ABV e nos últimos dias de fermentação eu propositalmente parei de controlar a temperatura pra ver o q rolava e ela trouxe uma picância pra cerveja. Achei um pouco estranho, mas a cerveja precisa "amadurecer" mais um pouco. Agora estou usando numa receita de witbier. Mesmo no site da levcteck informando q ela é adequada para witbier, me recomendaram a não usar se quiser manter o estilo, mas eu tô curioso, pois, principalmente na primeira receita q eu fiz, o sabor nos primeiros dias de fermentação lembravam muito uma wit. Bom, como ainda estou iniciando, tenho muita coisa pra estudar e testar, mas tá saindo várias brejas boas, rs. Abs
 
Olá, Celso, boa noite. Valeu pela receita. Eu tenho usado bastante as leveduras da Levteck e recentemente usei a Farmhouse. Vc chegou a utilizar ela? A primeira coisa que me surpreendeu foi a atenuação. Outra coisa é que ela traz vários aromas interessantes e fiz três receitas com ela (reaproveitando). A primeira ficou incrível. Ela mudou muito o sabor a partir do 4o dia de fermentação. A segunda, eu fiz uma Strong Ale com quase 9% de ABV e nos últimos dias de fermentação eu propositalmente parei de controlar a temperatura pra ver o q rolava e ela trouxe uma picância pra cerveja. Achei um pouco estranho, mas a cerveja precisa "amadurecer" mais um pouco. Agora estou usando numa receita de witbier. Mesmo no site da levcteck informando q ela é adequada para witbier, me recomendaram a não usar se quiser manter o estilo, mas eu tô curioso, pois, principalmente na primeira receita q eu fiz, o sabor nos primeiros dias de fermentação lembravam muito uma wit. Bom, como ainda estou iniciando, tenho muita coisa pra estudar e testar, mas tá saindo várias brejas boas, rs. Abs
Opa, boa noite! Então cara, eu estou exatamente com uma Wit fermentando nesse momento, mas infelizmente não encontrei a Farmhouse dessa vez e fui com o bom e velho M21. Era minha intenção fazer essa experiência com a da Levteck, mas a disponibilidade dessas leveduras líquidas é sempre um problema por aqui. Tenho que entrar em contato frequentemente com a loja e ir comprar assim que chega pra garantir. Se deixar pra comprar perto da brassagem geralmente não encontro. Mas por favor, poste suas impressões quando tiver pronta. Pensei também nesse ponto de fugir do estilo, mas se é uma levedura que melhora o uso de especiarias, pode ser bem interessante. E na descrição eles falam da picância. Estou bem curioso.

Então, até hoje eu fiz uma Blond e uma Dubbel com o Abbey. Gostei muito do resultado das duas. O Abbey já foi adicionado aos favoritos. E fiz uma Weiss com o Weizen e não gostei do resultado. Utilizei a receita que sempre é sucesso com o M20 achando que ia ficar ainda melhor, mas foi bem abaixo da minha expectativa. Pra começar a cor ficou estranha, parecendo água suja, com um grau de acidez bem incômodo, que deve ter a ver com o cheirinho meio azedo que ficou. Depois de um tempo no copo ela ficava bem mais agradável. E todo mundo que tomava falava a mesma coisa, que a outra é bem melhor. Enfim, muito dificilmente usarei ela novamente.
 
Back
Top