Belgian Blond Ale - Qual Fermento ?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

dcunhamaciel

Well-Known Member
Joined
Jul 30, 2015
Messages
324
Reaction score
48
Olá pessoal.

Estou planejamento uma Belgian Blond Ale, inclusive já estou com a receita pronta, só falta saber qual fermento utilizar.

Quero uma cerveja um pouco frutada, algo parecido com a Leffe..

Qual (ais) fermento(s) vocês indicam ??

Obrigado!
 
@cgfischer será que o T-58 vai gerar os ésteres necessários para o estilo ??

Eu uso ele na minha Wit e não sinto muito a presença dele, mas a Wit tem a questão do uso do coentro e da casca de laranja..
 
@cgfischer será que o T-58 vai gerar os ésteres necessários para o estilo ??

Eu uso ele na minha Wit e não sinto muito a presença dele, mas a Wit tem a questão do uso do coentro e da casca de laranja..

Eu não conheço os concorrentes do T-58, mas em uma Belgian Blonde ele aparece bastante, pq, como vc falou, na Wit tem adjuntos que mascaram esses ésteres ;)
 
recomendo fortemente um.fermento líquido para este estilo.

Enviado de meu LG-D625 usando Tapatalk
 
Fiz uma com o M27 e agora uma Belgian Golden Strong Ale com o M41, que pelo que vi, é quase o M27 com outro nome, da Mangrove Jack's.

Com o M27 eu subestimei a violência dele e atenuou demais, mas ficou bem interessante. Ouvi muitos elogios ao M41, a Strong está fermentando ainda.

Fiz a mesma pesquisa recentemente e o que concluí é que preciso testar uma receita dessas com fermento líquido, porque vi um consenso muito grande de que nenhum fermento seco trará os ésteres e fenólicos característicos do estilo.

Se puder, vá de líquido, senão, as indicações que vi para belgas foram T-58, S-33 e M41.
 
@cgfischer pode ser que sem os adjuntos o T-58 apareça mais, já fez alguma Blond com ele para me dizer melhor ??

@rabello nunca utilizei fermento líquido, acredito que para isso seja necessário equipamento para propagação e levedura e para oxigenação do mosto, correto ??

@renatoat eu tinha visto o M41 no site do lamas, mas lá diz que o mesmo é ideal para Belgian Strong Golden and Belgian Strong Dark Ales... pode ser que funcione com uma Blond.
 
Eu sou muito fã do T-58, é o fermento que mais uso. Faço minhas blondes com ele, belgas ou não.
Para obter as características da Belgian Blonde Ale esperadas (como o frutado) Jamil/Palmer dizem que é importante ter um bom controle de temperatura de fermentação e os melhores resultados são obtidos começando à temperatura de 18 graus e ir deixando subir lentamente no curso da fermentação. E, segundo eles, um malte pilsen de boa qualidade é importante e pode fazer diferença. Minha última blonde, que não é belga, ficou muito boa com o T-58, eu comecei com os 18 graus e fui subindo a cada dia, depois de uns 11 dias a temperatura de fermentação estava em 23 graus quando eu tirei. Tô tomando ela agora.
 
Fiz uma Belgian Blond recentemente usando o T-58. Inoculei à 19 graus e no segundo dia já subi pra 20. Depois do terceiro ou quarto dia, vai subindo até uns 24 graus até terminar de atenuar. Matura entre 10 e 15 graus e um abraço.
 
@cgfischer pode ser que sem os adjuntos o T-58 apareça mais, já fez alguma Blond com ele para me dizer melhor ??

@rabello nunca utilizei fermento líquido, acredito que para isso seja necessário equipamento para propagação e levedura e para oxigenação do mosto, correto ??

@renatoat eu tinha visto o M41 no site do lamas, mas lá diz que o mesmo é ideal para Belgian Strong Golden and Belgian Strong Dark Ales... pode ser que funcione com uma Blond.

Já fiz Belgian Blonde e Belgian Golden Strong.
Na minha opinião, apareceu bastante.
 
@renatoat depois se puder posta os resultados com o M41 por favor.

@cgfischer, @cleber e @FabioRicardo, acho que vou testar com o T-58 para ver como que fica..
 
@cgfischer pode ser que sem os adjuntos o T-58 apareça mais, já fez alguma Blond com ele para me dizer melhor ??

@rabello nunca utilizei fermento líquido, acredito que para isso seja necessário equipamento para propagação e levedura e para oxigenação do mosto, correto ??

@renatoat eu tinha visto o M41 no site do lamas, mas lá diz que o mesmo é ideal para Belgian Strong Golden and Belgian Strong Dark Ales... pode ser que funcione com uma Blond.
@dcunhamaciel,
normalmente estas leveduras pedem um "starter" prévio.... mas há fabricantes que garantem que vc pode usar o conteúdo da embalagem direto no fermentador. Consulte as lojas online e os.fabricantes brasileiros sobre as orientações de uso...

Enviado de meu LG-D625 usando Tapatalk
 
Os fabricantes e as lojas afirmam que pode-se usar uma embalagem direto no fermentador, mas usando qualquer calculadora como a do Brewer's Friend, fico com o pé atrás de fazer isso. Lá, falam que um tubo tem 100 bilhões de células e que a viabilidade sofre uma queda de 21% a cada mês da data de fabricação.

O que *eu* vou tentar é fazer um agitador magnético caseiro e fazer uma oxigenação simples que conseguir, compensando a má oxigenação com uma folga na propagação. Vi isso como dica em outro tópico aqui no fórum como não sendo o ideal, mas que funciona.

EDIT: Segue comentário: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?p=5088311#post5088311
 
Os fabricantes e as lojas afirmam que pode-se usar uma embalagem direto no fermentador, mas usando qualquer calculadora como a do Brewer's Friend, fico com o pé atrás de fazer isso. Lá, falam que um tubo tem 100 bilhões de células e que a viabilidade sofre uma queda de 21% a cada mês da data de fabricação.

O que *eu* vou tentar é fazer um agitador magnético caseiro e fazer uma oxigenação simples que conseguir, compensando a má oxigenação com uma folga na propagação. Vi isso como dica em outro tópico aqui no fórum como não sendo o ideal, mas que funciona.

EDIT: Segue comentário: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?p=5088311#post5088311
isso ai! monta seu.agitador e seja feliz.
hehehe. é um.investimento que vale muito a pena.

Enviado de meu LG-D625 usando Tapatalk
 
Valeu pessoal, obrigado.

Um outro fermento que pensei em utilizar é o S-33.

Tem um tópico bem grande sobre ele, alguns gostam, outros odeiam.

Vou pensar certinho qual utilizar e depois posto o resultado quando a cerveja estiver pronta..
 
Pessoalmente gosto muito do S33. Pau pra muita obra. Fiz uma Weiss com 8l e 5g com um calor infernal do verão gaúcho e sem controle de temperatura (não tinha ainda). Atenuou bem, esterificou na medida. Também fiz uma witbier no limite inverso, em pleno inverno, com temperatura externa próxima de 10~12oC e ele fez milagres.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Pessoalmente gosto muito do S33. Pau pra muita obra. Fiz uma Weiss com 8l e 5g com um calor infernal do verão gaúcho e sem controle de temperatura (não tinha ainda). Atenuou bem, esterificou na medida. Também fiz uma witbier no limite inverso, em pleno inverno, com temperatura externa próxima de 10~12oC e ele fez milagres.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

Valeu pela opinião @jeanpaullopes, estou tendendo mais para o S-33 por ser um fermento que nunca utilizei..
 
O único que usei até hoje foi o T-58 e gostei bastante. Não hora da fermentação o freezer fica com um cheirão de banana que você acha que fez uma weiss sem querer e sem trigo :D Mas depois de clarificar o aroma muda e fica uma ótimo. Ainda dá pra sentir uma aroma de banana em segundo plano mas em primeiro lugar aparece um aroma parecido com tutti-fruti.
 
O único que usei até hoje foi o T-58 e gostei bastante. Não hora da fermentação o freezer fica com um cheirão de banana que você acha que fez uma weiss sem querer e sem trigo :D Mas depois de clarificar o aroma muda e fica uma ótimo. Ainda dá pra sentir uma aroma de banana em segundo plano mas em primeiro lugar aparece um aroma parecido com tutti-fruti.

Exato. Eu nunca usei, mas um amigo a pouco fez uma amber com o T58 e nas primeiras semanas era banana e mais banana, melhorando com o passar do tempo.

Nisto o S33 é mais tranquilo.
 
Nunca fiz esse tipo de experimento, mas o que acham de eu dividir um lote de 20 litros em 2 baldes e fermentar cada lote com um fermento (S-33 e T-58) ??
 
Nunca fiz esse tipo de experimento, mas o que acham de eu dividir um lote de 20 litros em 2 baldes e fermentar cada lote com um fermento (S-33 e T-58) ??

será super válido para tu conhecer os dois fermentos e seus resultados.

E depois não se esqueça de dar um retorno aqui.
 
Estou no 6o dia de fermentação com o M41 de uma strong belgian Ale. Desde o 4o atenuação maior que o esperado! Um monstro de fermento, tanto que a receita oroginal dessa "clone da delíriun" pedia adiciaondo S-04 é mais açúcar nesse momento! Desisti! Experimentei gosto e aroma achei sensacional.
Já isso o "abbey" da fermentis para um Trippel e não gostei! Muito sulfetos! Provavelmente por erro de temperatura e depois pesquisando, não era a melhor opção para Trippel. Mas virei fã da Mangrove, apesar da pouca experiência.
 
Estou no 6o dia de fermentação com o M41 de uma strong belgian Ale. Desde o 4o atenuação maior que o esperado! Um monstro de fermento, tanto que a receita oroginal dessa "clone da delíriun" pedia adiciaondo S-04 é mais açúcar nesse momento! Desisti! Experimentei gosto e aroma achei sensacional.
Já isso o "abbey" da fermentis para um Trippel e não gostei! Muito sulfetos! Provavelmente por erro de temperatura e depois pesquisando, não era a melhor opção para Trippel. Mas virei fã da Mangrove, apesar da pouca experiência.

Usei recentemente o M29 em uma Saison com Hibisco. Outro monstro. Ótima atenuação e ótimos aromas.
 
Só mais um detalhe, meu fermentador é de 30 litros, teria algum problema em fermentar somente 10 litros com ele ??
 
Só mais um detalhe, meu fermentador é de 30 litros, teria algum problema em fermentar somente 10 litros com ele ??

Acredito que não, mas seu airlock vai demorar mais a borbulhar. A fermentação vai ocorrer no mesmo ritmo, mas o airlock demora a liberar bolhas, então não se preocupe quando isso acontecer.
 
Qual temperatura que vc usou?
Como a geladeira estava toda ocupada, ficou na temperatura ambiente.
Por volta de 23 a 29°c dentro do fermentador.

Foi de 1.065 para 1.006 em uma semana.

O resultado foi muito interessante.
Usei Nugget e Cascade +/- 30 IBU e 400g de açúcar na fervura, além de 150g de hibisco em 15min.

Ficou com sabor de espumante.

4f163527e56436f394ab7f6adc41c33b.jpg
1d1bac54dcb60c1b8281a417f5d3b440.jpg


Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Como a geladeira estava toda ocupada, ficou na temperatura ambiente.
Por volta de 23 a 29°c dentro do fermentador.

Foi de 1.065 para 1.006 em uma semana.

O resultado foi muito interessante.
Usei Nugget e Cascade +/- 30 IBU e 400g de açúcar na fervura, além de 150g de hibisco em 15min.

Ficou com sabor de espumante.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

Que cor bonita esse hibisco deu ein?:mug:
 
Que cor bonita esse hibisco deu ein?:mug:

Sem falar no sabor.

Ficou bem ácido, cítrico e com uma leve adstringência. Experimentarei outro a adição na maturação para ver o resultado (dizem que acentua o vermelho).

As 400g de açucar ajudou em muito em deixar seca. Se tu der para um desavisado, pode ser que não saiba que é cerveja.
 
Eu sou muito fã do T-58, é o fermento que mais uso. Faço minhas blondes com ele, belgas ou não.
Para obter as características da Belgian Blonde Ale esperadas (como o frutado) Jamil/Palmer dizem que é importante ter um bom controle de temperatura de fermentação e os melhores resultados são obtidos começando à temperatura de 18 graus e ir deixando subir lentamente no curso da fermentação. E, segundo eles, um malte pilsen de boa qualidade é importante e pode fazer diferença. Minha última blonde, que não é belga, ficou muito boa com o T-58, eu comecei com os 18 graus e fui subindo a cada dia, depois de uns 11 dias a temperatura de fermentação estava em 23 graus quando eu tirei. Tô tomando ela agora.

Olá, tenho uma dúvida. Vou fazer minha primeira belgian blond Ale, 100 litros, separados em dois tonéis de 50 litros.
Vou usar o fermento T58, qual a quantidade de fermento você utiliza?
Na receita que peguei falou em 9 pacotes pra 100 litros, achei meio exagerado
 
Olá, tenho uma dúvida. Vou fazer minha primeira belgian blond Ale, 100 litros, separados em dois tonéis de 50 litros.
Vou usar o fermento T58, qual a quantidade de fermento você utiliza?
Na receita que peguei falou em 9 pacotes pra 100 litros, achei meio exagerado

Boa noite Alexandre Barcarolo. Para economizar no fermento, pode se fazer Starter um dia antes, propagando assim o fermento.
Creio que 9 pacotinhos seja realmente exagerado. Vamos aguardar, alguém com mais experiencias em Belgian para te responder com mais exatidão.
 
Back
Top