• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Belgian Blond Ale - Qual Fermento ?

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

jeanpaullopes

Well-Known Member
Afiliado
17/5/16
Nunca fiz esse tipo de experimento, mas o que acham de eu dividir um lote de 20 litros em 2 baldes e fermentar cada lote com um fermento (S-33 e T-58) ??
será super válido para tu conhecer os dois fermentos e seus resultados.

E depois não se esqueça de dar um retorno aqui.

anbes

Well-Known Member
Afiliado
9/10/15
Estou no 6o dia de fermentação com o M41 de uma strong belgian Ale. Desde o 4o atenuação maior que o esperado! Um monstro de fermento, tanto que a receita oroginal dessa "clone da delíriun" pedia adiciaondo S-04 é mais açúcar nesse momento! Desisti! Experimentei gosto e aroma achei sensacional.
Já isso o "abbey" da fermentis para um Trippel e não gostei! Muito sulfetos! Provavelmente por erro de temperatura e depois pesquisando, não era a melhor opção para Trippel. Mas virei fã da Mangrove, apesar da pouca experiência.

jeanpaullopes

Well-Known Member
Afiliado
17/5/16
Estou no 6o dia de fermentação com o M41 de uma strong belgian Ale. Desde o 4o atenuação maior que o esperado! Um monstro de fermento, tanto que a receita oroginal dessa "clone da delíriun" pedia adiciaondo S-04 é mais açúcar nesse momento! Desisti! Experimentei gosto e aroma achei sensacional.
Já isso o "abbey" da fermentis para um Trippel e não gostei! Muito sulfetos! Provavelmente por erro de temperatura e depois pesquisando, não era a melhor opção para Trippel. Mas virei fã da Mangrove, apesar da pouca experiência.
Usei recentemente o M29 em uma Saison com Hibisco. Outro monstro. Ótima atenuação e ótimos aromas.

dcunhamaciel

Well-Known Member
Afiliado
30/7/15
Só mais um detalhe, meu fermentador é de 30 litros, teria algum problema em fermentar somente 10 litros com ele ??

NeoRamza

Well-Known Member
Afiliado
9/3/16
Só mais um detalhe, meu fermentador é de 30 litros, teria algum problema em fermentar somente 10 litros com ele ??
Acredito que não, mas seu airlock vai demorar mais a borbulhar. A fermentação vai ocorrer no mesmo ritmo, mas o airlock demora a liberar bolhas, então não se preocupe quando isso acontecer.

jeanpaullopes

Well-Known Member
Afiliado
17/5/16
Qual temperatura que vc usou?
Como a geladeira estava toda ocupada, ficou na temperatura ambiente.
Por volta de 23 a 29°c dentro do fermentador.

Foi de 1.065 para 1.006 em uma semana.

O resultado foi muito interessante.
Usei Nugget e Cascade +/- 30 IBU e 400g de açúcar na fervura, além de 150g de hibisco em 15min.

Ficou com sabor de espumante.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

NeoRamza

Well-Known Member
Afiliado
9/3/16
Como a geladeira estava toda ocupada, ficou na temperatura ambiente.
Por volta de 23 a 29°c dentro do fermentador.

Foi de 1.065 para 1.006 em uma semana.

O resultado foi muito interessante.
Usei Nugget e Cascade +/- 30 IBU e 400g de açúcar na fervura, além de 150g de hibisco em 15min.

Ficou com sabor de espumante.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
Que cor bonita esse hibisco deu ein?:mug:

jeanpaullopes

Well-Known Member
Afiliado
17/5/16
Que cor bonita esse hibisco deu ein?:mug:
Sem falar no sabor.

Ficou bem ácido, cítrico e com uma leve adstringência. Experimentarei outro a adição na maturação para ver o resultado (dizem que acentua o vermelho).

As 400g de açucar ajudou em muito em deixar seca. Se tu der para um desavisado, pode ser que não saiba que é cerveja.

Alexandre Barcarolo

New Member
Afiliado
22/6/20
Eu sou muito fã do T-58, é o fermento que mais uso. Faço minhas blondes com ele, belgas ou não.
Para obter as características da Belgian Blonde Ale esperadas (como o frutado) Jamil/Palmer dizem que é importante ter um bom controle de temperatura de fermentação e os melhores resultados são obtidos começando à temperatura de 18 graus e ir deixando subir lentamente no curso da fermentação. E, segundo eles, um malte pilsen de boa qualidade é importante e pode fazer diferença. Minha última blonde, que não é belga, ficou muito boa com o T-58, eu comecei com os 18 graus e fui subindo a cada dia, depois de uns 11 dias a temperatura de fermentação estava em 23 graus quando eu tirei. Tô tomando ela agora.
Olá, tenho uma dúvida. Vou fazer minha primeira belgian blond Ale, 100 litros, separados em dois tonéis de 50 litros.
Vou usar o fermento T58, qual a quantidade de fermento você utiliza?
Na receita que peguei falou em 9 pacotes pra 100 litros, achei meio exagerado

Jose Coratto

Active Member
Afiliado
3/11/18
Olá, tenho uma dúvida. Vou fazer minha primeira belgian blond Ale, 100 litros, separados em dois tonéis de 50 litros.
Vou usar o fermento T58, qual a quantidade de fermento você utiliza?
Na receita que peguei falou em 9 pacotes pra 100 litros, achei meio exagerado
Boa noite Alexandre Barcarolo. Para economizar no fermento, pode se fazer Starter um dia antes, propagando assim o fermento.
Creio que 9 pacotinhos seja realmente exagerado. Vamos aguardar, alguém com mais experiencias em Belgian para te responder com mais exatidão.