• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Belgian Blond Ale - Qual Fermento ?

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

dcunhamaciel

Well-Known Member
Afiliado
30/7/15
Olá pessoal.

Estou planejamento uma Belgian Blond Ale, inclusive já estou com a receita pronta, só falta saber qual fermento utilizar.

Quero uma cerveja um pouco frutada, algo parecido com a Leffe..

Qual (ais) fermento(s) vocês indicam ??

Obrigado!

cgfischer

Well-Known Member
Afiliado
22/6/15

dcunhamaciel

Well-Known Member
Afiliado
30/7/15
@cgfischer será que o T-58 vai gerar os ésteres necessários para o estilo ??

Eu uso ele na minha Wit e não sinto muito a presença dele, mas a Wit tem a questão do uso do coentro e da casca de laranja..

cgfischer

Well-Known Member
Afiliado
22/6/15
@cgfischer será que o T-58 vai gerar os ésteres necessários para o estilo ??

Eu uso ele na minha Wit e não sinto muito a presença dele, mas a Wit tem a questão do uso do coentro e da casca de laranja..
Eu não conheço os concorrentes do T-58, mas em uma Belgian Blonde ele aparece bastante, pq, como vc falou, na Wit tem adjuntos que mascaram esses ésteres ;)

rabello

Well-Known Member
Afiliado
12/10/14
recomendo fortemente um.fermento líquido para este estilo.

Enviado de meu LG-D625 usando Tapatalk

renatoat

Well-Known Member
Afiliado
23/7/13
Fiz uma com o M27 e agora uma Belgian Golden Strong Ale com o M41, que pelo que vi, é quase o M27 com outro nome, da Mangrove Jack's.

Com o M27 eu subestimei a violência dele e atenuou demais, mas ficou bem interessante. Ouvi muitos elogios ao M41, a Strong está fermentando ainda.

Fiz a mesma pesquisa recentemente e o que concluí é que preciso testar uma receita dessas com fermento líquido, porque vi um consenso muito grande de que nenhum fermento seco trará os ésteres e fenólicos característicos do estilo.

Se puder, vá de líquido, senão, as indicações que vi para belgas foram T-58, S-33 e M41.

dcunhamaciel

Well-Known Member
Afiliado
30/7/15
@cgfischer pode ser que sem os adjuntos o T-58 apareça mais, já fez alguma Blond com ele para me dizer melhor ??

@rabello nunca utilizei fermento líquido, acredito que para isso seja necessário equipamento para propagação e levedura e para oxigenação do mosto, correto ??

@renatoat eu tinha visto o M41 no site do lamas, mas lá diz que o mesmo é ideal para Belgian Strong Golden and Belgian Strong Dark Ales... pode ser que funcione com uma Blond.

cleber

Well-Known Member
Afiliado
24/7/14
Eu sou muito fã do T-58, é o fermento que mais uso. Faço minhas blondes com ele, belgas ou não.
Para obter as características da Belgian Blonde Ale esperadas (como o frutado) Jamil/Palmer dizem que é importante ter um bom controle de temperatura de fermentação e os melhores resultados são obtidos começando à temperatura de 18 graus e ir deixando subir lentamente no curso da fermentação. E, segundo eles, um malte pilsen de boa qualidade é importante e pode fazer diferença. Minha última blonde, que não é belga, ficou muito boa com o T-58, eu comecei com os 18 graus e fui subindo a cada dia, depois de uns 11 dias a temperatura de fermentação estava em 23 graus quando eu tirei. Tô tomando ela agora.

FabioRicardo

Well-Known Member
Afiliado
6/8/14
Fiz uma Belgian Blond recentemente usando o T-58. Inoculei à 19 graus e no segundo dia já subi pra 20. Depois do terceiro ou quarto dia, vai subindo até uns 24 graus até terminar de atenuar. Matura entre 10 e 15 graus e um abraço.

cgfischer

Well-Known Member
Afiliado
22/6/15
@cgfischer pode ser que sem os adjuntos o T-58 apareça mais, já fez alguma Blond com ele para me dizer melhor ??

@rabello nunca utilizei fermento líquido, acredito que para isso seja necessário equipamento para propagação e levedura e para oxigenação do mosto, correto ??

@renatoat eu tinha visto o M41 no site do lamas, mas lá diz que o mesmo é ideal para Belgian Strong Golden and Belgian Strong Dark Ales... pode ser que funcione com uma Blond.
Já fiz Belgian Blonde e Belgian Golden Strong.
Na minha opinião, apareceu bastante.

dcunhamaciel

Well-Known Member
Afiliado
30/7/15
@renatoat depois se puder posta os resultados com o M41 por favor.

@cgfischer, @cleber e @FabioRicardo, acho que vou testar com o T-58 para ver como que fica..

rabello

Well-Known Member
Afiliado
12/10/14

@dcunhamaciel,
normalmente estas leveduras pedem um "starter" prévio.... mas há fabricantes que garantem que vc pode usar o conteúdo da embalagem direto no fermentador. Consulte as lojas online e os.fabricantes brasileiros sobre as orientações de uso...

renatoat

Well-Known Member
Afiliado
23/7/13
Os fabricantes e as lojas afirmam que pode-se usar uma embalagem direto no fermentador, mas usando qualquer calculadora como a do Brewer's Friend, fico com o pé atrás de fazer isso. Lá, falam que um tubo tem 100 bilhões de células e que a viabilidade sofre uma queda de 21% a cada mês da data de fabricação.

O que *eu* vou tentar é fazer um agitador magnético caseiro e fazer uma oxigenação simples que conseguir, compensando a má oxigenação com uma folga na propagação. Vi isso como dica em outro tópico aqui no fórum como não sendo o ideal, mas que funciona.

EDIT: Segue comentário: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?p=5088311#post5088311

rabello

Well-Known Member
Afiliado
12/10/14
Os fabricantes e as lojas afirmam que pode-se usar uma embalagem direto no fermentador, mas usando qualquer calculadora como a do Brewer's Friend, fico com o pé atrás de fazer isso. Lá, falam que um tubo tem 100 bilhões de células e que a viabilidade sofre uma queda de 21% a cada mês da data de fabricação.

O que *eu* vou tentar é fazer um agitador magnético caseiro e fazer uma oxigenação simples que conseguir, compensando a má oxigenação com uma folga na propagação. Vi isso como dica em outro tópico aqui no fórum como não sendo o ideal, mas que funciona.

EDIT: Segue comentário: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?p=5088311#post5088311
isso ai! monta seu.agitador e seja feliz.
hehehe. é um.investimento que vale muito a pena.

dcunhamaciel

Well-Known Member
Afiliado
30/7/15
Valeu pessoal, obrigado.

Um outro fermento que pensei em utilizar é o S-33.

Tem um tópico bem grande sobre ele, alguns gostam, outros odeiam.

Vou pensar certinho qual utilizar e depois posto o resultado quando a cerveja estiver pronta..

jeanpaullopes

Well-Known Member
Afiliado
17/5/16
Pessoalmente gosto muito do S33. Pau pra muita obra. Fiz uma Weiss com 8l e 5g com um calor infernal do verão gaúcho e sem controle de temperatura (não tinha ainda). Atenuou bem, esterificou na medida. Também fiz uma witbier no limite inverso, em pleno inverno, com temperatura externa próxima de 10~12oC e ele fez milagres.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

dcunhamaciel

Well-Known Member
Afiliado
30/7/15
Pessoalmente gosto muito do S33. Pau pra muita obra. Fiz uma Weiss com 8l e 5g com um calor infernal do verão gaúcho e sem controle de temperatura (não tinha ainda). Atenuou bem, esterificou na medida. Também fiz uma witbier no limite inverso, em pleno inverno, com temperatura externa próxima de 10~12oC e ele fez milagres.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
Valeu pela opinião @jeanpaullopes, estou tendendo mais para o S-33 por ser um fermento que nunca utilizei..

NeoRamza

Well-Known Member
Afiliado
9/3/16
O único que usei até hoje foi o T-58 e gostei bastante. Não hora da fermentação o freezer fica com um cheirão de banana que você acha que fez uma weiss sem querer e sem trigo :D Mas depois de clarificar o aroma muda e fica uma ótimo. Ainda dá pra sentir uma aroma de banana em segundo plano mas em primeiro lugar aparece um aroma parecido com tutti-fruti.

jeanpaullopes

Well-Known Member
Afiliado
17/5/16
O único que usei até hoje foi o T-58 e gostei bastante. Não hora da fermentação o freezer fica com um cheirão de banana que você acha que fez uma weiss sem querer e sem trigo :D Mas depois de clarificar o aroma muda e fica uma ótimo. Ainda dá pra sentir uma aroma de banana em segundo plano mas em primeiro lugar aparece um aroma parecido com tutti-fruti.
Exato. Eu nunca usei, mas um amigo a pouco fez uma amber com o T58 e nas primeiras semanas era banana e mais banana, melhorando com o passar do tempo.

Nisto o S33 é mais tranquilo.

dcunhamaciel

Well-Known Member
Afiliado
30/7/15
Nunca fiz esse tipo de experimento, mas o que acham de eu dividir um lote de 20 litros em 2 baldes e fermentar cada lote com um fermento (S-33 e T-58) ??

2