BeerSmith - SG pre-fervura e OG

Discussão em 'Software' iniciado por Fdamata, 6/10/15.

1. 6/10/15 #1

Fdamata

Fdamata

Fdamata

Well-Known Member

Afiliado:
    16/12/13
    Curtidas Recebidas:
    50
    Pessoal, no sábado fiz uma leva e anotando tudo para dar aquele pente fino no Beer Smith. Acontece que estou achando uma diferença considerável entre a Densidade pre-fervura e a OG. Na leva em questão medi 1.043 medido a 20 graus C com densímetro. Apos a fervura medi tbm a 20 graus e obtive 1.046. Pelo software, ajustei a eficiência para ter a mesma densidade pre-fervura com o volume obtido e ai o BS calculou que a OG deveria ser 0.007 pontos maior e estou obtendo apenas 0.003 maior. Isso acontece com vcs?

PS: não adiciono mais agua no processo que pudesse indicar alguma diluição.

Sds,

Fabiano da Mata

chuckedw curtiu isso.
  2. 6/10/15 #2

ZRoberto

ZRoberto

ZRoberto

Well-Known Member

Afiliado:
    31/7/15
    Curtidas Recebidas:
    34
    Cada equipamento reage de uma forma, o meu sobe 10 pontos em uma hora, se não chegou onde quero fervo mais um pouco
    beersmith é só uma base pra se guiar
    Se tiver com og baixa e litragem baixa a eficiência tá baixa, se og tiver baixa e litragem alta, ferva mais que a densidade aumenta

3. 6/10/15 #3

Raisoshi

Raisoshi

Raisoshi

Well-Known Member

Afiliado:
    9/1/15
    Curtidas Recebidas:
    217
    A taxa de evaporação tá correta? Qual o volume pré e pós fervura?

Esse método não é muito prático e só poderia ser aplicado em cervejas que tem uma única adição de lúpulo lá pelo início da fervura e fervura mais longa que uns 60min.

Nesse caso seria ok prolongar e o amargor iria apenas aumentar um pouco, mas imagine que você queira uma adição de 20min, como fica? Depois que joga o lúpulo, se você prolongar não vai mais ser adição de 20min, e pra essas adições tardias a diferença não é só no amargor, mas também no sabor e aroma de lúpulo.

4. 6/10/15 #4

ZRoberto

ZRoberto

ZRoberto

Well-Known Member

Afiliado:
    31/7/15
    Curtidas Recebidas:
    34
    Concordo, mas se bateu 60min de fervura e a og ta 5 ou mais pontos a baixo, a receita já vai tá fora do esperado , aí, ou ferve mais uns 5/10 minutos e chega mais perto da og esperada, e o perfil de lúpulo da uma desregulada, ou , deixa com og mais baixa e preserva o lúpulo

Eu normalmente fervo mais uns 5 ou 10 minutos

5. 6/10/15 #5

Raisoshi

Raisoshi

Raisoshi

Well-Known Member

Afiliado:
    9/1/15
    Curtidas Recebidas:
    217
    Eu acho que preferiria deixar a OG mais baixa e acertar na próxima em cervejas com adições tardias, uma IPA por exemplo alguns pontos de gravidade são menos importantes que o aroma de lúpulo de uma adição perto do flame out.

Enfim, terá casos e casos e depois de alguns erros o normal é a gente se adaptar ao equipamento e não errar mais né? Haha

6. 6/10/15 #6

jalexandre

jalexandre

jalexandre

Well-Known Member

Afiliado:
    15/11/14
    Curtidas Recebidas:
    642
    +1

7. 7/10/15 #7

Fdamata

Fdamata

Fdamata

Well-Known Member

Afiliado:
    16/12/13
    Curtidas Recebidas:
    50
    Pessoal, estou achando que não expliquei bem. O que eu quis dizer foi:

- Se eu calibrar o BS para ter os volumes pre e pos fervura conforme indicado na receita, então não estou conseguindo bater a mesma densidade.

- Se eu por outro lado eu calibrar para ter as densidades pre e pos fervura conforme a receita, então não empato os volumes.

A taxa de evaporação está adequada, pois medi os volumes pre e pos fervura. O que me resta saber é se há algum parâmetro escondido para ajustar o diferencial de densidades pre e pos fervura.

Sds,

Fabiano da Mata

chuckedw curtiu isso.
  8. 16/11/16 #8

chuckedw

chuckedw

chuckedw

Well-Known Member

Afiliado:
    14/9/15
    Curtidas Recebidas:
    13

Bicho, estou com exatamente o mesmo problema. Algumas vezes acerto, outras vezes não. Teve uma vez que subiu apenas 1 ponto de gravidade, com mais de 5 litros de evaporação. Vai saber o que aconteceu? Será que medi certo antes? Será que precisa mexer bem antes de retirar a amostra da panela? Será que os cálculos para ajuste de gravidade em temperaturas muito altas são precisos?

Sei lá.

Quanto a algum parâmetro escondido no Beersmith, também já procurei e não encontrei. Já faz bastante tempo que essa thread foi postada. Se já tiver mais respostas, por favor, ilumine!

Valeu

9. 18/11/16 #9

Caetano

Caetano

Caetano

Well-Known Member

Afiliado:
    26/5/16
    Curtidas Recebidas:
    12
    Os cálculos são suficientemente precisos. Mas pode ter um erro na medição, pois quando você coleta a amostra da PBG a uma alta temperatura o mosto troca calor imediatamente, até com a proveta e o termômetro.

Pode parecer irrelevante. Mas já fiz um teste, um pouco antes de começar o rolling boil coletei a amostra e fiz duas medições de temperatura, uma antes da densidade e outra depois. Pode diminuir uns 10 °C nessa brincadeira, o que é suficiente para alterar o resultado.

Mas só é algo relevante se você tirar a amostrar e fizer a leitura logo em seguida.

Uma opção simples para lidar com isto é deixar a amostra resfriar e acomodar a temperatura. Ou ate mesmo fazer um pequeno banho maria para acelerar o processo e devolver logo pra panela depois de medida a PBG .

Outro quebra galho é fazer uma medição de temperatura antes, medir a densidade e medir a temperatura de novo. Dae você faz a correção pegando a média da temperatura.

Edit: meu termômetro é aqueles de plástico da incoterm. A temperatura demora estabilizar um pouco... talvez o seu modelo sendo diferente este não seja um fator relevante.

chuckedw curtiu isso.
  10. 19/11/16 #10

chuckedw

chuckedw

chuckedw

Well-Known Member

Afiliado:
    14/9/15
    Curtidas Recebidas:
    13

Ontem brassei de novo e foquei bastante nas medições. Fiz sempre 3 medições por vez, e todas deram o mesmo resultado, então acho que a técnica que usei está correta:

- Mexi bem o mosto na panela antes de coletar a amostra
    - Resfriei sempre a menos de 70ºC (passando de um copo para outro)
    - Usei a calculadora do BrewersFriend http://www.brewersfriend.com/hydrometer-temp/
    (Inclusive nesta calculadora ela nem permite medir acima de 70ºC).

A calculadora do BeerSmith Mobile 2 (que eu uso) não está correta, pois é calibrada para hidrômetros a 15ºC. Os meus são calibrados a 20ºC.

Compartilhe esta Página