BeerSmith - insiste em estimar Mash Efficiency acima da realidade

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rodrigo Gruppelli

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
251
Reaction score
54
Location
Pelotas, RS, Brazil
Buenas moçada.

Gostaria de saber onde é que eu tô patinando no uso do BeerSmith.

Quando faço uma receita, boto lá no BH Efficiency 70% (aba Design), e monto a receita como eu quero.

Só que ele estima a minha Mash Efficiency em quase 85%... e sei que a minha eficiência é em torno de 70%.. tanto é que, pelos screenshots, dá pra ver... Measured mash efficienty deu 71,6%. Em função disso, obtive uma Pré-boil Gravity bem inferior do que eu tava planejando na receita...

Queria saber pq isso acontece, onde é que eu tô errando...

Segue em anexo os screenshots.
 

Attachments

  • Captura de Tela 2018-06-01 às 09.00.39.png
    Captura de Tela 2018-06-01 às 09.00.39.png
    272.8 KB · Views: 105
  • Captura de Tela 2018-06-01 às 09.01.05.png
    Captura de Tela 2018-06-01 às 09.01.05.png
    219.6 KB · Views: 98
  • Captura de Tela 2018-06-01 às 09.01.11.png
    Captura de Tela 2018-06-01 às 09.01.11.png
    226.9 KB · Views: 79
Vc marcou os campos em branco da densidade que vc teve na brassagem, no primeiro print da pra ver que vc marcou 1.053, o que ficou acima do previsto pelo beersmith, entao sua eficiência foi maior que 70, o beer smith esta correto. Vc deve montar a receita e deixar os campos em branco, ao final da brassagem vc coloca esses valores que obteve na brassagem, ai ele vai calcular sua eficiência.
 
Vc marcou os campos em branco da densidade que vc teve na brassagem, no primeiro print da pra ver que vc marcou 1.053, o que ficou acima do previsto pelo beersmith, entao sua eficiência foi maior que 70, o beer smith esta correto. Vc deve montar a receita e deixar os campos em branco, ao final da brassagem vc coloca esses valores que obteve na brassagem, ai ele vai calcular sua eficiência.

Não, eu obtive 1.053 pq fervi mais tempo e com fervura mais vigorosa pra levantar essa OG. Meu volume final no fermentador baixou pra 16 Litros.
 
Olá camarada,

Então, o BeerSmith trabalha com dois conceitos de eficiência diferentes, eu acho que você apenas está confundido os dois, ou talvez achando que o que BeerSmith chama de eficiência é uma coisa só.

Um é o 'Brew House Efficiency" (eficiência da cervejaria), e ele considera a eficiência global do seu processo, incluindo as perdas no trub, no recipiente fermentador, etc. Essa eficiência está mais relacionada ao seu equipamento do que à sua técnica de brassagem, pois depende do quanto de cerveja sobra nos fundos da panela, dos fermentadores, do quando vc perde na hora do envase, etc.

O outro é o "Mash Efficiency", e está relacionado basicamente ao seu processo de brassagem. Ele indica a quantidade de açúcares que você consegui extrair dos seus grãos após a brassagem e a lavagem (a lavagem também objetiva a extração de açúcares dos grãos).Os dois conceitos estão relacionados, mas são diferentes.

Na primeira imagem (aba design) você informa qual a eficiência da sua cervejaria e o software "estima" qual deve ser a eficiência da sua brassagem para que essa eficiência da cervejaria seja atingida (é isso que quer dizer o Est de "Est Mash Eff"), considerando a eficiência da cervejaria, a quantidade de grãos e o volume de líquidos que você informou.

Na terceira imagem, você informa ao software o que você de fato mediu, especialmente a densidade pré-fervura, e então ele é capaz de calcular a eficiência da brassagem "medida", ou aferida (isso que quer dizer o "Meas" ou "Measured" dos campos respectivos). Repare ainda que na terceira imagem o software coloca o valor estimado e o medido "lado a lado" pra você poder fazer uma comparação.

Comparando o que vc colocou no seu software, com os que eu tenho usualmente praticado aqui, acho que os seus valores estão um pouco superestimados.

Espero ter ajudado!
 
O outro é o "Mash Efficiency", e está relacionado basicamente ao seu processo de brassagem. Ele indica a quantidade de açúcares que você consegui extrair dos seus grãos após a brassagem e a lavagem (a lavagem também objetiva a extração de açúcares dos grãos).Os dois conceitos estão relacionados, mas são diferentes.

Na primeira imagem (aba design) você informa qual a eficiência da sua cervejaria e o software "estima" qual deve ser a eficiência da sua brassagem para que essa eficiência da cervejaria seja atingida (é isso que quer dizer o Est de "Est Mash Eff"), considerando a eficiência da cervejaria, a quantidade de grãos e o volume de líquidos que você informou.

Exato, só que é pelo Est. Mash Efficiency que o programa calcula quanto que vai dar de OG, de acordo com a quantidade de grãos que eu botar.
Se ele estimar em 85%, vai dizer, por exemplo, que pra atingir uma OG de 1.050 vou precisar colocar 4kg de grãos (chute), quando na realidade eu precisaria de 5kg. Aí me ferra.

Eu preciso que ele estime a minha Mash Efficiency em 70% e não em 85%.

Pra isso, reduzo então o BH Efficiency? É isso?

abraço
 
Exato, só que é pelo Est. Mash Efficiency que o programa calcula quanto que vai dar de OG, de acordo com a quantidade de grãos que eu botar.
Se ele estimar em 85%, vai dizer, por exemplo, que pra atingir uma OG de 1.050 vou precisar colocar 4kg de grãos (chute), quando na realidade eu precisaria de 5kg. Aí me ferra.

Eu preciso que ele estime a minha Mash Efficiency em 70% e não em 85%.

Pra isso, reduzo então o BH Efficiency? É isso?

abraço

Camarada, a medida da eficiência é um indicativo do seu processo, e não é utilizada para estimar a OG. A estimativa da OG vem das quantidades e das características dos insumos que você está utilizando. Se você consultar cada um dos fermentiscíveis da sua receita (grãos, açúcares, adjuntos, etc) na opção "Edit details" vai ver que eles possuem dois campos, um chamado "Potential" e o outro chamado "Yield".

Modificando um o software automaticamente muda o outro e vice-versa. Você vai ver que se você editar esses detalhes para os fermentiscíveis (especialmente os que entram em maior quantidade na receita), a estimativa da OG também vai mudar. Em tese esse "rendimento" de cada grão é algo que depende de diversos fatores, inclusive da safra em questão, então se vc quiser uma estimativa mais precisa pode tetar buscar as especificações técnicas de cada grão.

A eficiência, tanto da mostura (mash), quanto da cervejaria (brew house) depende única e exclusivamente do seu processo. A OG estimada depende única e exclusivamente do potencial de cada grão. São coisas diferentes.
 
Camarada, a medida da eficiência é um indicativo do seu processo, e não é utilizada para estimar a OG. A estimativa da OG vem das quantidades e das características dos insumos que você está utilizando. Se você consultar cada um dos fermentiscíveis da sua receita (grãos, açúcares, adjuntos, etc) na opção "Edit details" vai ver que eles possuem dois campos, um chamado "Potential" e o outro chamado "Yield".

Discordo, amigo. A BH Efficiency afeta sim a estimativa de OG da receita. Pode testar aí ... Se eu colocar a mesma receita (p. ex. 5kg de pilsen) e mexer no BH Efficiency, vai alterar a estimativa de OG da receita.
 
Cara, dá uma olhada nesse artigo escrito pelo autor do software. Aborda exatamente a sua dúvida.
http://beersmith.com/blog/2008/10/26/brewhouse-efficiency-for-all-grain-beer-brewing/


O próprio site diz que o Brewhouse Efficiency é o potencial de extração de açúcar dos grãos, só que levando em conta ainda as perdas em outras partes do processo.

"Brewhouse efficiency is defined as the percent of potential grain sugars that are converted into sugar in the wort. Typically this includes losses for a given brewing setup, and these losses are taken in aggregate rather than accumulated individually. It is therefore a measure of the overall efficiency of your brewing system.

Brewhouse efficiency is a key input when designing all grain recipes, as it determines your estimated original gravity. If you don’t have an accurate brewhouse efficiency number for your particular equipment, your original gravity estimates will be way off and you will miss your target gravity."
 
Vivendo e aprendendo.. eu cai nessa tambem..e vendo a discução.. verifiquei..que tambem errei..e estimei meu OG errado.. Com isso meu FG..ficou muito alto.. Logico..que somado as outras falhas de processo.. rsrsrs..marinheiro de 1a. viagem..!..
Obrigado pelas dicas carvalhais
 
Bom dia,

verifique como está configurado a eficiência de sua panela, é provável que não esteja configurada corretamente. A primeira vez que fiz cerveja a minha OG verificada ficou abaixo da OG do BeerSmith aí eu reconfigurei o meu equipamento e está batendo certinho. Lógico que tem toda a questão da qualidade dos grãos, moagem e o processo de brassagem que irão realmente determinar a OG.

Abraço.
 
Vivendo e aprendendo.. eu cai nessa tambem..e vendo a discução.. verifiquei..que tambem errei..e estimei meu OG errado.. Com isso meu FG..ficou muito alto.. Logico..que somado as outras falhas de processo.. rsrsrs..marinheiro de 1a. viagem..!..
Obrigado pelas dicas carvalhais
Disponha camarada, é sempre bom poder ajudar um colega cervejeiro!
 
O próprio site diz que o Brewhouse Efficiency é o potencial de extração de açúcar dos grãos, só que levando em conta ainda as perdas em outras partes do processo.

"Brewhouse efficiency is defined as the percent of potential grain sugars that are converted into sugar in the wort. Typically this includes losses for a given brewing setup, and these losses are taken in aggregate rather than accumulated individually. It is therefore a measure of the overall efficiency of your brewing system.

Brewhouse efficiency is a key input when designing all grain recipes, as it determines your estimated original gravity. If you don’t have an accurate brewhouse efficiency number for your particular equipment, your original gravity estimates will be way off and you will miss your target gravity."
Certo grupis, repassei o artigo pois depois que comentei aqui me lembrei do mesmo, e era bem em cima da sua dúvida. O artigo diz outras coisas também, mas peço desculpas se causei confusão. A intenção sempre é ajudar!
 
Grupis,
me parece que você que está fazendo uma leitura errada do que o Beersmith está te mostrando. Nas imagens ele mostra:

Est. BH Efficiency 70% - Essa é a eficiência que você indicou ao beersmith que teria. (parâmetro do seu equipamento)
Est. Mash Efficiency 84,7% - Essa é a eficiência de extração dos açucares que o Beersmith estimou que você deve ter para que, com o seu equipamento, vc atinja a BH Efficiency que você indicou acima!
Meas. Mash Efficiency 71,6% - Essa é a eficiência de extração de açucares que o Beersmith calculou que vc teve, baseado no que vc preencheu em volume e densidade Pre fervura!
Meas. BH Efficiency 62,7%
- Essa é a eficiência total da sua brassagem que o Beersmith calculou, baseado nos parâmetros que vc preencheu de volume e densidade do mosto obtido no final, no fermentador. (eficiência real)

Ou seja, ele nao está calculando que vc teria uma eficiência de 85%. Muito pelo contrário, ele esta falando que vc indicou que teria uma eficiência de 70%, quando na verdade foi 62,7%! (bem abaixo do indicado)

E ainda indicou que para atingir esses 70% de eficiência global, vc deveria ter atingido uma eficiência no mash de 84,7%, quando na verdade foi 71,6%.

Na próxima brassagem tenta diminuir a eficiência indicada do seu equipamento para 65% e veja se fica mais próximo dos parâmetros indicados na receita, e vá ajustando a cada brassagem!

Abraço!
 
Back
Top