• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Beerkeg Pet para homebrew

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

wagnerlibardi

Well-Known Member
Afiliado
17/7/14
Boa tarde pessoal,

Gostaria de saber se alguém do forum já utilizou os beerkeg de plastico pet, e se é possivel reutiliza-lo (lavar, sanitizar e reutilizar).

Obrigado.

xykomarcal

Well-Known Member
Afiliado
4/11/15
Que eu saiba é one way.

Sem reutilização.

Porém as vezes aparece uns mágicos do DIY por aí e já viu, né.

wagnerlibardi

Well-Known Member
Afiliado
17/7/14
Que eu saiba é one way.

Sem reutilização.

Porém as vezes aparece uns mágicos do DIY por aí e já viu, né.
É exatamente isso que quero saber. Se tem algum mágico diy aqui no fórum kkkk

Enviado de meu SM-G903M usando Tapatalk

vitorpipolo

Well-Known Member
Afiliado
13/10/15
Rapaz, tem um esquema de tirar uma esfera da válvula extratora permitindo q saída de líquido vire entrada e saída, aí vc conecta em outro barril e enche por diferencial de pressão, tipo o esquema encher garrafa por contra-pressão

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

wagnerlibardi

Well-Known Member
Afiliado
17/7/14
Rapaz, tem um esquema de tirar uma esfera da válvula extratora permitindo q saída de líquido vire entrada e saída, aí vc conecta em outro barril e enche por diferencial de pressão, tipo o esquema encher garrafa por contra-pressão

Você chegou a fazer?
Mas e a limpeza e sanitização. Tem acesso para fazer isso?

vitorpipolo

Well-Known Member
Afiliado
13/10/15
Rpz, eu vi em um workshop de envase da Acerva , não cheguei a ver como é o esquema de modificar a válvula . Quanto a sanitização, da para fAzer passando o sanitizante de um barril para ele e chacoalhando, depois esvaziando como se retira-se o chop normalmente. Dessa forma vc gasta um pouco de gás porém não precisa se preocupar em tentar quebrar o lacre e depois trava ele de alguma forma magaiver. Acho q no YouTube tem uma galera mostrando algumas formas de quebra uma parte do lacre e tirar o sifão.

rafaelpiovesan

Well-Known Member
Afiliado
17/6/13
@wagnerlibardi,

eu já reutilizei um da Dolium que peguei em um festival, achei bem fácil de abrir e limpar. Na figura abaixo mostra a braçadeira plástica que prende a válvula com sifão no barril, ela é composta de duas partes que se encaixam com "clips", no caso da figura o sujeito cortou a braçadeira, mas se você forçar com uma faca de ponta no lugar onde as duas partes se encaixam ela abre sem quebrar. Depois que enchi com a cerveja coloquei a válvula e fechei novamente com a braçadeira, os "clips" funcionaram bem, mas para garantir coloquei uma braçadeira de metal grande em torno da braçadeira de plastico.

Abraço

Attachments

luiz_fernandoh

Well-Known Member
Afiliado
6/4/16
Eu consegui alguns da beerkeg. Fiz alguns testes e não identifiquei bloqueio para encher. Cheguei a enxaguar ela. Mas gostaria de saber se teria algum outro problema. A beer keg é bem explícita em não reutilizar, mas não dá motivo.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

wagnerlibardi

Well-Known Member
Afiliado
17/7/14
A trava do beerkeg é praticamente uma copia ao da Dolium.
Eu faço um furo em cima da trava que eu consigo acesso para destravar as garras. Vou providenciar umas fotos e postar.
Já abri 3 tipos de barril, mas o melhor que achei foi o da Dolium, que é bem parecido com o da beerkeg. Mas o da dolium é mais top ainda pela alça que tem.
Se optar por forçar a trava e quebrar, pode-se reutilizar usando uma abraçadeira (inox ou tipo hellerman) para segurar a trava da válvula.

paulaosilva

Member
Afiliado
7/4/17
fica um conselho: não reutilize!!!
eles explodem!!! são feitos para uma unica utilização!

bancário l produtor l cervejeiro

luiz_fernandoh

Well-Known Member
Afiliado
6/4/16
Eu faço um furo em cima da trava que eu consigo acesso para destravar as garras. Vou providenciar umas fotos e postar.
Já abri 3 tipos de barril, mas o melhor que achei foi o da Dolium, que é bem parecido com o da beerkeg. Mas o da dolium é mais top ainda pela alça que tem.
Se optar por forçar a trava e quebrar, pode-se reutilizar usando uma abraçadeira (inox ou tipo hellerman) para segurar a trava da válvula.
Boa idéia essa do furo, elimina a necessidade de forçar para destravar. E quanto ao cheiro? Dois dos que peguei estavam com IPA e ficaram com cheiro de lúpulo. Lavei e estou deixando aberto para ver se sai o cheiro. Quanto a explosão cheguei a ver um vídeo de um explodindo, enquanto estava sendo descarregado de uma pickup, mas sem a caixa de papelão. Realmente o vasilhame é frágil, e com 30 litros tem que manusear com muito cuidado. Esse barril que você postou é bem protegido, tem essa vantagem.

luiz_fernandoh

Well-Known Member
Afiliado
6/4/16
Boa idéia essa do furo, elimina a necessidade de forçar para destravar. E quanto ao cheiro? Dois dos que peguei estavam com IPA e ficaram com cheiro de lúpulo. Lavei e estou deixando aberto para ver se sai o cheiro. Quanto a explosão cheguei a ver um vídeo de um explodindo, enquanto estava sendo descarregado de uma pickup, mas sem a caixa de papelão. Realmente o vasilhame é frágil, e com 30 litros tem que manusear com muito cuidado. Esse barril que você postou é bem protegido, tem essa vantagem.

wagnerlibardi

Well-Known Member
Afiliado
17/7/14
Eu ainda não recarreguei. Levei e deixei secando. Estava com ipa tbm. Não verifiquei se já saiu o cheiro. Não sei se deixar ele cheio de água ajuda a sair o cheiro. Não vi esse vídeo do keg explodindo.

wagnerlibardi

Well-Known Member
Afiliado
17/7/14
Lembrando: um barril pet não pode ter impacto. Contato com objeto pontiagudo provoca a explosão assim como uma bola de gás (bexiga de borracha). Já o de inox se bate em algo pontiagudo com muita força, ele provavelmente vai furar e vazar apenas. O pet não resiste a um furo.
Obs: Não sou nenhum perito, expert ou estudado em barris. Comentário baseado em publicações que pesquisei na web.

sauloeng

Active Member
Afiliado
15/4/16
Pra que reaproveitar?
Se o produto foi dimensionado para ser descartável não tem o porquê de utilizar de novo.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk

leorjbrz

Member
Afiliado
7/3/17
da pra usar para fermentação, fazer vaso de planta, etc... tem várias utilidades, agora extrair novamente colocando pressão nele tem que ter cuidado e saber dos riscos

luizfbartz

New Member
Afiliado
2/8/17
Alguém saberia me responder aonde consigo comprar e qual o valor?
Tentei entrar em contato com o fabricante, porem só vendem para micro-cervejarias...

Sou leigo no assunto, mas segundo o fabricante informou o mesmo deve ser enchido por contra pressão. Porem, entendo que basta tirar os dispositivos da válvula extratora (conforme imagem em anexo, o que não permite o líquido voltar para o barril e o que não permite o CO² sair) que será possível encher o mesmo...

Attachments

wagnerlibardi

Well-Known Member
Afiliado
17/7/14
Acho que eles indicam encher contra pressão pelo motivo de eles já virem pressurizados e sanitizados.

Alguém saberia me responder aonde consigo comprar e qual o valor?
Tentei entrar em contato com o fabricante, porem só vendem para micro-cervejarias...

Sou leigo no assunto, mas segundo o fabricante informou o mesmo deve ser enchido por contra pressão. Porem, entendo que basta tirar os dispositivos da válvula extratora (conforme imagem em anexo, o que não permite o líquido voltar para o barril e o que não permite o CO² sair) que será possível encher o mesmo...