Beer Smith - Configuração de Equipamento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jrrocha

Well-Known Member
Joined
Mar 30, 2015
Messages
93
Reaction score
6
Olá,

Estou iniciando com minhas brassagens e agora estou aprendendo a utilizar o beer smith.

Possuo o seguinte equipamento:
- Panela nro 40 (45 litros) - brassagem
- Panela nro 40 (45 litros) - Lavagem
- Panela nro 45 (68 litros) - Fervura
- Fermentador (60 Litros)

Para minhas brassagens iniciais, estou fazendo levas de 20 litros e quero configurar este perfil no beer smith.

Segue as imagens que configurei em anexo.

Desde já agradeço pela colaboração.
 

Attachments

  • Configuracao de agua.png
    Configuracao de agua.png
    102.1 KB · Views: 1,457
  • Configuracao de equipamento.png
    Configuracao de equipamento.png
    158.5 KB · Views: 1,223
A configuração do seu equipamento está correta. Acho só que a taxa de evaporação durante a fervura está um pouco baixa (no meu equipamento ela é de 15%). Pra saber a do seu você deve fazer anotações durante as próximas brassagens e atualizar a configuração do seu equipamento com esses valores. Outra coisa que eu alteraria é a eficiência - colocaria 70%. De resto está tudo certo. Você configurpu sua panela de mosturação com o tamanho real dela (45 litros) e quando for criar a receita vai colocar 20l no batch size.

Agora uma pergunta: Pelo que vi você vai utilizar uma panela pra mosturação e outra panela pra lavagem dos grãos. Por que isso? A panela de mosturação possui bazuca ou fundo falso?
 
A configuração do seu equipamento está correta. Acho só que a taxa de evaporação durante a fervura está um pouco baixa (no meu equipamento ela é de 15%). Pra saber a do seu você deve fazer anotações durante as próximas brassagens e atualizar a configuração do seu equipamento com esses valores. Outra coisa que eu alteraria é a eficiência - colocaria 70%. De resto está tudo certo. Você configurpu sua panela de mosturação com o tamanho real dela (45 litros) e quando for criar a receita vai colocar 20l no batch size.

Agora uma pergunta: Pelo que vi você vai utilizar uma panela pra mosturação e outra panela pra lavagem dos grãos. Por que isso? A panela de mosturação possui bazuca ou fundo falso?

alemonez,

A panela de mostrarão possui fundo falso.

Obrigado pela ajuda.
 
alemonez,

A panela de mostrarão possui fundo falso.

Obrigado pela ajuda.

Se sua panela possui fundo falso você não precisa utilizar uma panela para mosturação e outra para lavagem dos grãos. Pode utilizar essa sua panela de fundo falso como MLT - Mash/Lauter Tun, ou seja, tina de mosturação/filtragem. Leia esse tópico: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405112&highlight=lauter+tun

Obs: Meça a quantidade de líquido que fica abaixo do fundo falso e adicione essa informação no campo Tun Deadspace na configuração de seu equipamento no BS.
 
@alemonez,

Se ele for fazer fly-sparge ele precisa de uma panela para lavagem: será aquela que fica em um nível mais alto (caso não tenha bomba) fornecendo água a ~76°C para a panela de mosturação.
 
@alemonez,

Se ele for fazer fly-sparge ele precisa de uma panela para lavagem: será aquela que fica em um nível mais alto (caso não tenha bomba) fornecendo água a ~76°C para a panela de mosturação.

Tens razão. Tanto pra fly quanto pra batch sparge.
Acho que entendi errado :)

(É que quando comecei a fazer cerveja eu utilizava uma panela pra mosturar e outra pra lavagem dos grãos hahaha)
 
Tens razão. Tanto pra fly quanto pra batch sparge.
Acho que entendi errado :)

(É que quando comecei a fazer cerveja eu utilizava uma panela pra mosturar e outra pra lavagem dos grãos hahaha)

alemonez,

Isso mesmo, utilizo fly sparge para a lavagem que fica a um nível acima da panela de mostura.

Obrigado a todos pela ajuda.
 
alemonez,

Isso mesmo, utilizo fly sparge para a lavagem que fica a um nível acima da panela de mostura.

Obrigado a todos pela ajuda.

Então está tudo certo! Só não esquece de ajustar o Tun deadspace no seu programa.
 
Quando tenho a configuração do equipamento salva no BS em meu computador, há como exportar para um pendrive, por exemplo?
É que quero levar para outro computador a configuração do meu equipamento. Tem como fazer isso?

Obrigado,
Michael
 
Quando tenho a configuração do equipamento salva no BS em meu computador, há como exportar para um pendrive, por exemplo?
É que quero levar para outro computador a configuração do meu equipamento. Tem como fazer isso?

Obrigado,
Michael

Sim,

Clique com o botão direito do mouse no perfil que deseja copiar e escolha "Exportar selecionado", isso irá salvá-lo como um arquivo BSMX. Copie esse arquivo para o seu outro computador, selecione "Arquivo -> Abrir arquivo ..." e você verá seu equipamento. Então você pode copiar / colar na sua seção Perfil do equipamento. Seria bom se houvesse um menu "Importar perfil", talvez haja, mas é assim que eu fiz.

Abraço.
 
Back
Top