• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Beer Cola. Bebida fermentada usando fermento cervejeiro e Coca Cola

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Alexandre

Well-Known Member
Afiliado
9/1/14
Essa é uma receita que eu já faço há uns 7 anos.
Surgiu quando eu tinha restos de Coca Cola e tinha acabado de tirar uma cerveja do fermentador. Para não jogar o fermento fora eu joguei a Coca Cola dentro e o resultado surpreendeu.
É necessário que se use a lama de uma fermentação por causa da quantidade necessária para fermentar a Coca Cola. Tentei usar um saquinho de fermento novo e não funcionou.

EDGAR LOUZANO VERDILE

Well-Known Member
Afiliado
29/12/19
Kkk boa experiência... Mas e o sabor? Não lembra nada? Não parece com nada? Você disse que não parece com cerveja, que não parece com cola...

Alexandre

Well-Known Member
Afiliado
9/1/14
Edgar, lembra cerveja pq tudo que é fermentado com fermento cervejeiro fica com gosto parecido mas não tem doce nenhum então o gosto é mais parecido com um prosecco.
Eu gosto muito.
Com cada tipo de fermento o gosto muda um pouco.
Interessante é a cor que não lembra em nada a Coca cola.
Depois de fermentado eu faço primer e carbonato a garrafa como cerveja. Com gás fica muito legal.

Alexandre

Well-Known Member
Afiliado
9/1/14
Alexandre, faz fez com outros tipos de refrigerante ou suco de caixinha ?
Fiz com soda limonada mas não ficou bom.
Um detalhe importante é que o refrigerante não pode ter adoçante artificial. Tentei fazer com Coca Cola menos açúcar que tem 30% de adoçante e como o fermento não consome adoçante o gosto ficou horrível.
Então para usar suco, precisamos ter certeza que não tenha adoçante e as vezes eles não dizem isso.
Eu fiz uma cerveja com que coloquei 3 litros de poupa de manga para fermentar, junto com 25 litros de cerveja. Ficou interessante porque o gosto ficou frutado mas não se pode dizer que era manga, porque o fermento come todo o açúcar. Ficou boa.