batch Sparge com água fria. Possível?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

luciano_queiroz

Well-Known Member
Joined
Jun 22, 2015
Messages
91
Reaction score
15
Fala pessoal....

A pergunta é a seguinte:

É possível após retirar o mosto colocar água fria, esquentar até a temperatura de sparge, por exemplo 76 ou 78º e deixar lá por um tempo em vez de ter que colocar a água já nessa temperatura? Tenho dificuldade pra conseguir esquentar água em quantidade pra fazer o sparge, e não queria comprar outro caldeirão só pra isso.

Algum problema pode ocorrer?
 
Cara o unico problema disso é que vc vai ter que mexer a panela o tempo todo pra nao grudar nada. Fora o tempo que isso vai levar....
Enfim, nao sei se valeria a pena.
 
Se tu tiver balde alimentício pra fermentação, pode esquentar a água direto no balde. Pode usar um ebulidor (melhor) ou uma resistência de chuveiro (só pra água não tem problema)...

Eu faço assim. Balde alimentício com ebulidor. Quando começo o mash out, ligo o ebulidor... e como o balde tem torneira, faço fly sparge com a mangueira saindo direto do balde, como se fosse um sistema de 3 panelas...
 
Se tu tiver balde alimentício pra fermentação, pode esquentar a água direto no balde. Pode usar um ebulidor (melhor) ou uma resistência de chuveiro (só pra água não tem problema)...

Eu faço assim. Balde alimentício com ebulidor. Quando começo o mash out, ligo o ebulidor... e como o balde tem torneira, faço fly sparge com a mangueira saindo direto do balde, como se fosse um sistema de 3 panelas...

boa ideia. Tu consegue aquecer quantos litros de água com o ebulidor? vlw
 
Se tu tiver balde alimentício pra fermentação, pode esquentar a água direto no balde. Pode usar um ebulidor (melhor) ou uma resistência de chuveiro (só pra água não tem problema)...

Eu faço assim. Balde alimentício com ebulidor. Quando começo o mash out, ligo o ebulidor... e como o balde tem torneira, faço fly sparge com a mangueira saindo direto do balde, como se fosse um sistema de 3 panelas...

Boa a ideia, mas estive olhando em um manual de uso:

"Não utilizar em recipientes plásticos"

Não corre o risco de derreter em contato com o plástico?
 
Deve ser treta só se encostar mesmo, tem que tomar cuidado.

Mas já vi um vídeo de um inglês que instalou uma resistência no fundo do balde e usou como panela de fervura então... Hahaha

Eu não faria, mas acho que pra esquentar até a temperatura de lavagem deve ser de boa.
 
boa ideia. Tu consegue aquecer quantos litros de água com o ebulidor? vlw

quanto quiser, depende da potência do ebulidor. Eu uso um de 2000W e aqueço geralmente por volta de 20 litros.
Se usar o cálculo que o Guenther indica pra fervura tá mais do que bom. 100W/litro dá e sobra pra esquentar

Boa a ideia, mas estive olhando em um manual de uso:
"Não utilizar em recipientes plásticos"
Não corre o risco de derreter em contato com o plástico?

Não vai entrar em contato com o plástico, só com a água. Se teu balde é alimentício, não tem problema. Só te certifica de não encostar o ebulidor direto na parede do balde... eu deixo ele pendurado com arame no centro do balde... simples...
 
Cara minha unica preocupaçao com plastico e agua quente eh a tal da dioxina. Acho que só o silicone nao solta dioxina com o calor....
 
Back
Top