Barril com marcação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jfmoretti

Well-Known Member
Joined
Oct 3, 2016
Messages
95
Reaction score
42
Após algum tempo consegui um barril. Será usado principalmente para engarrafar cervejas por contra pressão. É fabricado na Bélgica pela Comet e era usado pela schincariol. No fundo do barril aparece uma marca circular, que só é possível fazê-la com algum equipamento (ver foto). Não sei o que é. Alguns dizem que ele foi marcado para descarte. Outros chegam a dizer que ali seria tipo uma válvula de segurança, se tiver que dar pau vai ser ali. A aparência e conservação dele são excelentes. Ainda tem cerveja sob pressão (preciso limpá-lo). Última utilização em 2014 . Estou intrigado com essa marcação e ao mesmo tempo receoso em usá-lo. alguém já viu isso ?
 

Attachments

  • F1-B.jpg
    F1-B.jpg
    502.5 KB · Views: 144
  • F2-B.jpg
    F2-B.jpg
    535.9 KB · Views: 128
@jfmoretti, vou dar meu nada mais do que palpite: Não creio que seja uma marcação para descarte.

Sob condições normais qualquer empresa que fizesse um teste e identificasse que um keg desses estivesse com problema ela iria inutilizá-lo - com perfuração - para evitar reuso. Até porque está a marca da Schincariol gravada ali e qualquer problema que viesse a ocorrer poderia prejudicar a marca.

É puro palpite mas me parece improvável.

Sem dúvida esta marca é proposital e na falta de algo melhor faz sentido que seja uma "válvula" de segurança: Melhor estourar por baixo do que por cima.
 
Esqueci de um detalhe, acho que está perceptível na foto: Essa marcação circular tem profundidade variável. Quando caminha para a lateral do barril chega próximo de 1 mm. Em direção ao centro do barril é bem menos profunda, como se percebe na foto. Bem esquisito........
 
Tenho um barril igual. Só uso como panela, mas comprei de um distribuidor de bebidas que usou por bastante tempo. Comprei ele ainda pressurizado.
Nao tenho ideia do motivo dessa marcacao, mas nao preocuparia.
Tive 4 barris e essa marca me parece ser a de melhor qualidade.
Abraço!
 

Attachments

  • IMG_5167.JPG
    IMG_5167.JPG
    328.4 KB · Views: 58
Tenho um barril igual. Só uso como panela, mas comprei de um distribuidor de bebidas que usou por bastante tempo. Comprei ele ainda pressurizado.
Nao tenho ideia do motivo dessa marcacao, mas nao preocuparia.
Tive 4 barris e essa marca me parece ser a de melhor qualidade.
Abraço!

Será que todos os barris desse fabricante tem essa marcação ? Se for parte do projeto do barril então só pode ser como fator de segurança. Aliás, ele é muito bem feito e parece até que a chapa de aço é pouca coisa mais espessa. Pelo menos foi minha impressão.......
 
Tenho um barril igual. Só uso como panela, mas comprei de um distribuidor de bebidas que usou por bastante tempo. Comprei ele ainda pressurizado.
Nao tenho ideia do motivo dessa marcacao, mas nao preocuparia.
Tive 4 barris e essa marca me parece ser a de melhor qualidade.
Abraço!
Como já deveria ter feito antes, entrei no "site" do fabricante: http://thielmann.com/product/euro-keg/

Nas descrições técnicas do produto (fim da página) ele comenta sobre um dispositivo de segurança chamado "BURST DISC".

Diz assim: BURST DISC: Safety guarantee in case of overpressure over 35 +/- 5 bar. Keg will open avoiding accidents.

Em outro fabricante de barris (alemão) eles utilizam Burst Disc : http://www.blefakegs.us/fileadmin/Daten/Downloads/BLEFA_Product_Information_BurstDisc_20160520.pdf

Acho, então, que o problema foi resolvido e para os inciantes como eu esse detalhe num barril não assusta mais...........
 
onde posso encontrar esses modelos de barrils ? com tal "marcação"
O barril que possuo tem o logotipo da Schincariol. Era de uma distribuidora da marca que havia em minha cidade. Fechou tem uns 5 anos e todos os barris foram para o ferro velho. Deu dó. Eram novos como o meu. Só consegui 2 (um de 30 e outro de 50). Acho que só fabricantes super qualificados e idôneos tem condição de ter segurança na utilização desse Burst Disc. Até a chapa de aço parece ser mais espessa (talves só impressão minha, preciso pesá-los). Não faço a menor idéia onde adquiri-los. Só tenho esses 2 e não precisarei de mais, porisso não procurei por mais.
 
Back
Top