Barley Wine empacada

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

senegalego

Active Member
Joined
Jun 14, 2013
Messages
30
Reaction score
9
Olá pessoal

Estou com uma barley wine no fermentador seundário que desceu de 1092 aos 1036 e de lá não sai mais. Empacou.:mad:

Já remexi o fermentador, já joguei um novo starter com fermento e nada.

Vocês têm alguma dica? Devo dar como encerrada a fermentação e engarrafar a cerveja?


Fermentos T-58 e depois S-33


Obrigado e boas cervejas
 
Deu uma boa atenuada, mas acho que 1,036 ainda é bem alto.
Qual foi a composição do grist? Como foi a brassagem (rampas)?
 
Fizeste a correção da leitura da gravidade? (assumindo que está medindo com o refratômetro)
 
Olá Antônio.

Usei 5 kg de pale ale, 1 kg de munich e 1kg de açúcar mascavo. As temperaturas foram 30 min a 63C e outros 30 min a 70C.

O mash foi com 18 litos de água, que depois do lautering rendeu 10 litros. Fiz um batch-sparge com mais 18 litros de água a 70C e deixei 10 minutos antes de abrir a válvula e coletar mais 15 litros de mosto.

A fevura durou 4 horas e os 25 litros baixaram para 15 litros. O resfriamento foi bem rápido, 20 minutos (tava um frio da zorra) e eu inoculei um 1,5L de starter do T-58.

Neste caso, só o fermento de champanhe que daria jeito para baixar a gravidade?

Obg
 
Essa atenuação provavelmente foi influenciada pela longa fervura, quanto maior o tempo de fervura menor atenuação... isso porque a fervura muito longa provoca uma maior caramelização dos açucares fermentescíveis...
 
Teria algum problema se engarrafasse aos 1036? (me refiro a garrafas explosivas)
 
É só um palpite mas, parece que a tua conversão beta foi bastante curta e com temperatura bem baixa (o que torna a conversão mais lenta). Isto pode ter gerado um mosto com poucos fermentáveis.
Quanto ao fermento de champagne, não sei se vai resolver pois, pelo jeito, a inoculação do S-33 não teve nenhum efeito (é isto?).
4 Horas de fervura? Nossa... nunca fervi por mais de 90/100 minutos...
 
pessoal, desempacou!!!! a gravidade se manteu a mesma por 15 dias mas so agora que estou vendo atividade no borbulhador. espero que a gravidade baixe para uns 1028 para eu poder engarrafar .
 
Quando tu diz que inoculou 1,5 litros de "starter" do T-58, tu queres dizer o que exatamente?

Só hidratou, ou realmente fez starter? E usou quantos pacotes?

Uma coisa é certa.. as tuas temperaturas de mosturação prejudicaram a quantidade de açúcares fermentáveis. Os 63 ºC são muito baixos, o ideal é trabalhar numa temperatura pelo menos um pouco mais alta para que Beta e Alfa trabalhem juntas, ao mesmo tempo, e não isolá-las em temperaturas separadas.

Abraço,
 
Olá Guenther,

Acho que fiz um starter de verdade. 1,5 L de mosto com gravidade de 1036 e um pacotinho de t-58 dois dias antes da brassagem.

Da próxima vez vou aumentar um pouco a temperatura, oobrigado pelas dicas.
 
Back
Top