Banco de Glicol com Ar Condicionado de Janela

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

vhac01

Active Member
Joined
Oct 27, 2016
Messages
33
Reaction score
30
Boa noite a todos.

Gostaria de compartilhar um sistema que eu estou montando para eliminar o uso de geladeiras aqui em casa. Trata-se de um banco de glicol para resfriar os fermentadores através de uma serpentina.

Tive a ideia pesquisando neste fórum, achei bem legal o sistema e resolvi montar o meu.

Com o ar condicionado de 7500BTUs (950W) temos por volta de 1HP de potencia deste sistema, no site da SS BREWTECH eles vendem um sistema baseado no mesmo conceito com motor de 1/3HP, em que dizem que o sistema consegue manter 3 tanques ao mesmo tempo (não entendi muito bem de quantos litros, mas penso que sejam de 100L) https://www.ssbrewtech.com/products/glycol

Eu acredito que com a potencia da condensadora dê pra aguentar uns 4 fermentadores de 60L tranquilos, só os testes vão dizer.

Materiais:
Ar condicionado janela 7500BTUS Consul MultiAir (usado OLX): R$ 270,00;
Caixa térmica 34L MOR: R$ 80,00;
Tubo poliuretano para isolamento: R$ 4,00;
Espiral para organização de fios elétricos: R$ 11,00
TIC 17 RGTI Full Gauge: R$ 100,00 (este eu já tinha);

Total gasto até o momento: R$ 465,00

1 Passo: Desmontar o ar condicionado e deixar somente as partes necessárias:
mL2LwJ0.jpg

DN2Zolx.jpg

hYIoKPt.jpg

Sou leigo de tudo nesse assunto, peguei alguns vídeos do Youtube de como desmontar e fui seguindo as instruções

2 Passo: Fazer um teste sem a ventilação do evaporador:
vn2XS8E.jpg

Satisfatório, eu achei que não chegasse a congelar, pois o AC trabalha em uma temperatura muito mais alta que uma geladeira, mas deu certo. O Gás é o R22.

3 Passo: Dobrar o evaporador para colocar na caixa térmica:
Parte mais dramática, mas com jeito dá certo. É importante não forçar muito os tubos, pois eles podem romper e ai tudo vai por água abaixo.
3YaCkJz.jpg

Ai eu fiz um teste para saber se o evaporador iria caber dentro da caixa, coube como uma luva. Ele ficou na vertical:
KP2W2OS.jpg


4 Passo: Teste com água:
NxOWMOr.jpg

Teste final: 28C para 0.03C em cerca de 30min, esta foi a menor temperatura que eu atingi com água, depois vi que o evaporador congelou e não estava mais havendo troca, com glicol com certeza irá atingir temperaturas negativas.

Detalhe 1: a caixa manteve bem a temperatura, fiz este teste por volta de 16h do domingo e segunda quando eu cheguei do trabalho a água ainda estava bem fria.

Detalhe 2: é necessário uma agitação constante do líquido para trocar calor de maneira eficiente, eu me deparei com várias partes do tempo que o termostato não baixava a temperatura e ao agitar a água instantaneamente ele baixava, isso me levou a perceber que é necessário uma bombinha de aquário dentro para movimentar a água.

5 Passo: Colocar no local onde irá ficar.
Acondicionei a parte de motor acima de um palete de plástico (tipo um estrado) para evitar o contato com água, pois eu lavo bastante o local.

É importante aterrar todas as partes metálicas do sistema - RISCO DE CHOQUE ELÉTRICO, neste caso eu liguei os fios de aterramento do próprio aparelho na caixa do termostato e no compressor, a base do ar é de plástico, então não e necessário aterrar.

Eu fiz um corte la aba da caixa para encaixar melhor a tubulação, este buraco que ficou eu irei preencher com poliuretano.

rxE58s7.jpg


6 Passo: Cobrir a tubulação com o poliuretano para evitar formação de gelo na tubulação e preservar o frio. Juntar todos os cabos elétricos para evitar dano.

Usei a espuma com algumas braçadeiras para a tubulação e uma espiral de plástico (Comprei na Leroy Merlin) que usam para evitar bagunças em fios.

sPVFTtQ.jpg

bYNeFsb.jpg


Próximos passos:
Instalar as mangueiras e serpentinas nos fermentadores - Em breve eu postarei as atualizações;

Fico muito feliz em compartilhar um projeto neste fórum, pois foi em um dos posts de DIY que me veio a ideia.

Abraço a todos :):)
 
Esta e vai ficar top com certeza, estou namorando um sistema assim, quero talvez fazer um reservatorio maior pra ajudar tbm na hora de resfriar o mosto, parabéns, aguardando as novidades!
 
Ficou bem funcional, parabéns! Eu estou montando um banco de glicol também, mas vou colocar o balde com glicol dentro de mini freezer, dá menos trabalho, hehe...
 
será que vale a pena? eu digo pela adaptação nos fermentadores para usar...?
A adaptação dos fermentadores é:
  • Fazer 2 furos e passar a serpentina;
  • Vedação da tampa (penso em usar aquelas borrachas de airlock - Custo);
  • Serpentina (custo);
  • Termostato (custo);
 
Opaaaa, esse eu quero ver cada passo. Estou acompanhando aqui, pois quero fazer algo parecido.
 
Fez ou pretende fazer alguma adaptação na elétrica do AC para "bypassar" o termostato do mesmo e fazer com que consiga chegar a temperaturas mais baixas no evaporador?
 
Fez ou pretende fazer alguma adaptação na elétrica do AC para "bypassar" o termostato do mesmo e fazer com que consiga chegar a temperaturas mais baixas no evaporador?

Pensei em ligar direto, mas quando eu abri o termostato, achei bem complexo. Vou pedir ajuda a um amigo eletricista.

No entanto, acredito que chegue em temperaturas negativas quando eu adicionar água e álcool.

Abraço
 
Parabéns pela iniciativa, tá no capricho. Aguardando ansiosamente as proximas etapas, minhas maiores duvidas são em relação a serpentina e controle de temperatura nos fermentadores!
 
Pessoal, boa tarde.

Segue avanços do projeto aqui hehe.

7 Passo: Fazer as serpentinas e instalar nas tampas dos fermentados.
Eu fiz 2 serpentinas de Alumínio, que eu utilizarei nos testes. Se ficar adequado em contato com a cerveja eu deixarei, mas já comprei cobre para fazer outro teste, pois inox ainda não está nas minhas possibilidades.

A serpentina eu moldei com um pote da tupperware da minha mulher (tomara que ela não esteja no fórum) ;).

5TDRI1Vl.jpg

A fixação foi feita fazendo um furo no diâmetro do tubo (3/8") e colocando uma borrachinha daquelas de air lock, que comprei numa brewshop aqui. Pra evitar que o tubo se movesse eu cortei pequenos pedaços de mangueira de silicone e coloquei no tubo na parte de dentro e de fora. Achei que ficou bem seguro e fácil de remover, se eu precisar. Vamos ver no teste de vedação.

8 Passo: Isolar as paredes do fermentador.
Neste caso, usei uma manta de isolamento que é vendido como Etaflon (por dentro é isopor e por fora uma camada de material refletivo). Eu comprei a 13 reais cada metro, usei menos de 1 metro pra esta bombona. Fui cortando os pedaços e colando com fita. O resultado final ficou assim:

fq1XpBUl.jpg

Ainda falta isolar a tampa, mas ficou bem legal. O etaflon que eu usei é 6mm, acredito que no ML deva vender. Eu sei fita para fixar, pois se eu quiser tirar é fácil.

9 Passo: Enchimento da caixa com a solução água+álcool
Aqui vem o pulo do gato. Usei uma solução alcoólica de álcool de cereais (porque é pra uso em bebidas) e água filtrada. Cheguei por volta de 14% de álcool (140mL de álcool em cada L de solução);

612V9d3l.jpg


Aqui cabe uma consideração: Pelo que eu vi do álcool, é necessário uma grande quantidade para evitar que a água congele e ele vai evaporando com o tempo, portanto, vc deve adicionar mais álcool com o tempo. Para este sistema que eu uso o evaporador dentro da caixa direto tem uma limitação importante.

Como a serpentina é muito juntinha por conta das aletas a passagem da água é dificultada e cria microespaços onde a temperatura é muito baixa e congela a solução. Uma vez congelada, a troca térmica naquele local é nula, por isto é necessário mais álcool na solução.

Para evitar isto, é necessário uma circulação muito forte para que a água passe por estas aletas e troque calor com elas.

10 Passo: Instalação das mangueiras e teste
Vamos aos testes:
I4AAx70l.jpg
iOAudrbl.jpg

Estou usando minha bomba de recirculação para mandar a solução alcoólica para dentro da serpentina e uma bombinha 180L/h para recircular dentro da caixa. As mangueiras são de silicone e coloquei essa isolação térmica provisória, que será necessária depois.

Resultados:
  1. Conseguir levar a água + álcool (30L) de 33ºC para -3ºC em 1hora. Precisou de bastante agitação manual para chegar na temperatura negativa;
  2. Conseguir atingir até agora 4,0ºC no fermentador cheio com 50L de água, contando que a solução da caixa está a -2ºC temos uma diferença de 6ºC. O que isto quer dizer? Que se eu quero uma temperatura de 0ºC no Cold crash, eu preciso levar a minha solução a pelo menos -6ºC. Esta diferença varia de 4 a 6ºC;
  3. Há uma diferença de 1ºC dentro do fermentador (parte de cima com a parte de baixo), este valor eu mensurei após fazer uma agitação manual na água dentro do fermentador, pode ser que seja diferente de acordo com o tipo e tamanho do fermentador. Acredito que esta diferençam não seja tão importante, visto que a formação de CO2 na fermentação faz uma movimentação vertical dentro da coluna d'água que faz com que esta estratificação desapareça.
  4. Só com a bombinha de recirculação dentro não foi suficiente, pelo motivo que eu citei lá em cima. Quando a sistema está trabalhando, a superfície do evaporador fica numa temperatura muito mais baixa do que a solução, e se esta não se move, logo ela congela entre as aletas e ai impede do restante da água circular e a temperatura não desce além deste ponto, que pra mim foi -3ºC. Vou comprar uma daquelas wave maker que faz circulação em aquário marinho;
  5. O Etaflon segura bem a temperatura! Recomendo a compra!;
  6. Colocar o sistema em um nível mais alto que os fermentados melhora a eficiência de circulação. Estou tendo dificuldades, pois há uma perda de carga muito grande na serpentina e por conta da coluna de elevação.
Lições aprendidas:
  • COMPRE EQUIPAMENTOS SUPERDIMENSIONADOS! Eu comprei as bombas achando que no limite era certo, me dei mal, vou ter que comprar uma nova bomba (pelo menos 3000L/h) e uma wave maker para circulação interna da caixa;
  • Se possível use glicol+água. Apesar de ser mais caro, o glicol não evapora, não é tóxico e tem uma capacidade anticongelante melhor. Além disto, eu temo que o álcool agrida a estrutura da serpentina da caixa, o glicol é inerte. No futuro, quero migrar pra glicol;
  • CIRCULAÇÃO FORTE DENTRO DA CAIXA É ESSENCIAL. Pelo motivo que eu explanei mais acima. Esta circulação é só quando o compressor estiver ligado. Se deixar a circulação direto, o sistema perde eficiência;
  • A solução dentro da caixa tem que ser de 4 a 6ºC menor que o valor que você deseja dentro do fermentador, devido as trocas térmicas.

Valores gastos até o momento:
  1. Ar condicionado janela 7500BTUS Consul MultiAir (usado OLX): R$ 270,00;
  2. Caixa térmica 34L MOR: R$ 80,00;
  3. Tubo poliuretano para isolamento: R$ 4,00;
  4. Espiral para organização de fios elétricos: R$ 11,00
  5. 2 TICs 17 RGTI Full Gauge: R$ 200,00 (um eu já tinha. Você precisa de um exclusivo para caixa e um por fermentador);
  6. Etaflon 6mm - R$ 42,00 3 metros (dá pra bastante coisa);
  7. 5L Alcool de cereais - R$ 62,00 (desnecessário, dá pra usar de posto. Recomendo glicol);
  8. Bombinha de aquário - 42,00 (COMPRE LOGO UMA SUPERDIMENSIONADA, comprei errado);
  9. Mangueiras de silicone (já tinha);
  10. Serpentina de alumínio: R$ 55,00;
  11. Borrachinhas de Air lock para a instalação da serpentina (4): R$ 20,00;

Total até agora: R$ 744,00.

Próximos passos:
  • Fazer os furos na caixa pra passar as mangueiras;
  • Colocar mais alcool na solução da caixa;
  • Comprar bombas mais potentes;
  • Montar uma tubulação para a água gelada e montar um painel com os controladores;
  • Teste com cerveja.
 
top, obrigado por compartilhar, to acompanhando a evolução do seu projeto.
tem um canal no youtube que acompanho que o cara usa serpentinas e uma outra solução chamada torpedo, que nada mais é que um tubo de inox de 100 mm com uma entrada e uma saída do liquido refrigerante, talvez essa solução saia mais em conta que uma serpentina de inox.
 
Pensei em ligar direto, mas quando eu abri o termostato, achei bem complexo. Vou pedir ajuda a um amigo eletricista.

No entanto, acredito que chegue em temperaturas negativas quando eu adicionar água e álcool.

Abraço

Boa!
Vai nos mantendo informado do seu progresso, parabéns!

Abraço.
 
Pessoal, chegou minha bomba 1000L/H. No teste de hoje, foi de 24 pra -6ºC em 30 minutos, consegui chegar a -7,1. A agitação tá bem forte agora, então acho que neste ponto está bom. Se eu adicionar mais álcool, com certeza consigo -10. Neste fim de semana eu posto mais fotos.

Abraço a todos.
 
Eu me preocuparia com a utilização de serpentinas de alumínio imersas na cerveja... Devido ao pH geralmente abaixo de 5 numa cerveja fermentada e tempo de contato prolongado, há chances de que uma quantidade não ideal de alumínio esteja solubilizando na bebida.

Excesso desse metal pode causar intoxicação da levedura, problemas de fermentação, off-flavour metálico, nesse caso pode não ser bom pra saúde do bebedor também. Nessa etapa o inox seria a melhor opção.

Abraço
 
Pessoal, segue mais um update do projeto. Já estamos fermentando usando o sistema.

Passo 11: Fazer uma tubulação de distribuição de água gelada
Como minha intenção é fermentar vários tanques ao mesmo tempo eu montei uma tubulação usando PVC 25mm que foi isolada com Etaflon 6mm.

Para isto precisei de:

1 Vara de tubo (6m) PVC 25mm: R$ 12,00
12 Tês com uma face roscável: R$ 2,oo cada
4 Caps soldáveis: R$ 0,50 cada
12 niples roscáveis: R$ 0,50 cada
10 presilhas de ferro: R$ 5,00 o pacote com 10
alguns tampões para deixar os bicos sem função fechados: R$ 0,50
Conexões engate rápido de mangueira: Não lembro o valor
Etaflon e fita para isolamento: Já tinha comprado

7gbevu5l.jpg


Passo 12: Ajuste dos termostatos
Já tinha um termostato em casa, no entanto, para este projeto é necessário um para o banco e um individual para cada fermentador, então comprei mais 3. Comprei no Mercado Livre e paguei R$ 100,00 já com frete. o Link é este: https://produto.mercadolivre.com.br...rgti-sensor-sb41-da-full-gauge-_JM?quantity=1

Coloquei o banco para funcionar em 4ºC com histerese de 4ºC, o que quer dizer que ele para de resfriar em 4ºC e parte o banco em 8ºC. Esta configuração irá variar de acordo com os fermentadores que estarão plugados na linha, eu sempre tenho que ter uma diferença de -6ºC entre o banco e a temperatura do fermentador com a temperatura mais baixa. Logo, se algum precisar de Cold Crash a 0ºC o banco deverá ficar a -6ºC.

Para o termostato do fermentador a precisão de histerese será de 0,3ºC.

Passo 13: Instalação do Fermentador

Adquiri 2 fermentadores da Indupropil Roto Plus recentemente juntamente com o kit de resfriamento que eles vendem, que consiste em uma tampa já com a serpentina de inox embutida e conexões de engate rápido DMFit que são muito simples e boas de usar.

RabLa84l.jpg

k71sGTjl.jpg

As mangueiras são de PoliEtileno e já vem com todas as conexões necessárias. Foi só rosquear e plugar e ja estava pronto pra uso.

Os fermentadores foram isolados com Etaflon 6mm, mas estou pensando em fazer uma camisa de neoprene 6mm, tal qual usam nos fermentadores da SS BrewTech. Pra estes formatos é ruim de manusear o etaflon e não gostei do resultado.

Uma bomba submersa de 2500L/h é ligada pelo termostato do fermentador e circula o líquido refrigerante por dentro da serpentina. Até o momento, com a isolação parcial consegui chegar a 4ºC usando água, acredito que quando fizer a isolação adequada conseguirei chegar em 0ºC.
vvcxpVrl.jpg


Próximos passos:

Instalar as solenóides para conseguir funcionar os 5 fermentadores simultâneos com somente uma bomba de circulação. As solenóides já chegaram e já instalei algumas. Paguei USD 20,00 em 5 unidades com frete rápido, chegaram em 20 dias. Aqui o link https://pt.aliexpress.com/item/1-2-...915.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.2742b90avjMsie.

LMt8Y0Hl.jpg


Fazer um painel de controle destes fermentadores de modo que todo esse monte de fio fique num local só e que eu consiga manter o espaço organizado.

Com este projeto eu estou pensando em chegar a fermentar 5 cervejas ao mesmo tempo. Eu vi alguns comentários falando que com 700 reais eu compraria 3 geladeiras. No entanto, o sistema me dá ganho de espaço e economia de energia. Se eu tivesse 3 geladeiras eu iria ter 3 unidades condensadores funcionando direto, além de muito espaço ocupado. Aqui eu coloco somente a serpentina interna e o espaço ocupado é somente do banco e de cada fermentador, que por acaso são bem compactos.

Estou fermentando neste momento uma cream ale. Está sendo bem legal. A caixa quase não liga e o sistema mantem a temperatura do fermentador estável. Só para ter uma ideia, eu estou fermentando 30L de uma black IPA no meu frigobar e eu demoro 1 dia inteiro pra conseguir levar de 23ºC até a temperatura de cold crash. No sistema novo eu demoro coisa de horas para sair de 28ºC para 4ºC que foi a temperatura mínima que eu conseguir atingir. Depois disto o sistema mantém a temperatura controlada sem esforço.

Abraço a todos.
 
Pessoal, segue mais um update do projeto. Já estamos fermentando usando o sistema.

Passo 11: Fazer uma tubulação de distribuição de água gelada
Como minha intenção é fermentar vários tanques ao mesmo tempo eu montei uma tubulação usando PVC 25mm que foi isolada com Etaflon 6mm.

Para isto precisei de:

1 Vara de tubo (6m) PVC 25mm: R$ 12,00
12 Tês com uma face roscável: R$ 2,oo cada
4 Caps soldáveis: R$ 0,50 cada
12 niples roscáveis: R$ 0,50 cada
10 presilhas de ferro: R$ 5,00 o pacote com 10
alguns tampões para deixar os bicos sem função fechados: R$ 0,50
Conexões engate rápido de mangueira: Não lembro o valor
Etaflon e fita para isolamento: Já tinha comprado

7gbevu5l.jpg


Passo 12: Ajuste dos termostatos
Já tinha um termostato em casa, no entanto, para este projeto é necessário um para o banco e um individual para cada fermentador, então comprei mais 3. Comprei no Mercado Livre e paguei R$ 100,00 já com frete. o Link é este: https://produto.mercadolivre.com.br...rgti-sensor-sb41-da-full-gauge-_JM?quantity=1

Coloquei o banco para funcionar em 4ºC com histerese de 4ºC, o que quer dizer que ele para de resfriar em 4ºC e parte o banco em 8ºC. Esta configuração irá variar de acordo com os fermentadores que estarão plugados na linha, eu sempre tenho que ter uma diferença de -6ºC entre o banco e a temperatura do fermentador com a temperatura mais baixa. Logo, se algum precisar de Cold Crash a 0ºC o banco deverá ficar a -6ºC.

Para o termostato do fermentador a precisão de histerese será de 0,3ºC.

Passo 13: Instalação do Fermentador

Adquiri 2 fermentadores da Indupropil Roto Plus recentemente juntamente com o kit de resfriamento que eles vendem, que consiste em uma tampa já com a serpentina de inox embutida e conexões de engate rápido DMFit que são muito simples e boas de usar.

RabLa84l.jpg

k71sGTjl.jpg

As mangueiras são de PoliEtileno e já vem com todas as conexões necessárias. Foi só rosquear e plugar e ja estava pronto pra uso.

Os fermentadores foram isolados com Etaflon 6mm, mas estou pensando em fazer uma camisa de neoprene 6mm, tal qual usam nos fermentadores da SS BrewTech. Pra estes formatos é ruim de manusear o etaflon e não gostei do resultado.

Uma bomba submersa de 2500L/h é ligada pelo termostato do fermentador e circula o líquido refrigerante por dentro da serpentina. Até o momento, com a isolação parcial consegui chegar a 4ºC usando água, acredito que quando fizer a isolação adequada conseguirei chegar em 0ºC.
vvcxpVrl.jpg


Próximos passos:

Instalar as solenóides para conseguir funcionar os 5 fermentadores simultâneos com somente uma bomba de circulação. As solenóides já chegaram e já instalei algumas. Paguei USD 20,00 em 5 unidades com frete rápido, chegaram em 20 dias. Aqui o link https://pt.aliexpress.com/item/1-2-...915.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.2742b90avjMsie.

LMt8Y0Hl.jpg


Fazer um painel de controle destes fermentadores de modo que todo esse monte de fio fique num local só e que eu consiga manter o espaço organizado.

Com este projeto eu estou pensando em chegar a fermentar 5 cervejas ao mesmo tempo. Eu vi alguns comentários falando que com 700 reais eu compraria 3 geladeiras. No entanto, o sistema me dá ganho de espaço e economia de energia. Se eu tivesse 3 geladeiras eu iria ter 3 unidades condensadores funcionando direto, além de muito espaço ocupado. Aqui eu coloco somente a serpentina interna e o espaço ocupado é somente do banco e de cada fermentador, que por acaso são bem compactos.

Estou fermentando neste momento uma cream ale. Está sendo bem legal. A caixa quase não liga e o sistema mantem a temperatura do fermentador estável. Só para ter uma ideia, eu estou fermentando 30L de uma black IPA no meu frigobar e eu demoro 1 dia inteiro pra conseguir levar de 23ºC até a temperatura de cold crash. No sistema novo eu demoro coisa de horas para sair de 28ºC para 4ºC que foi a temperatura mínima que eu conseguir atingir. Depois disto o sistema mantém a temperatura controlada sem esforço.

Abraço a todos.


Parabéns pela empreitada e também pelos detalhes excelentes. Sucesso aí.
 
A serpentina é interna!! O liquido refrigerante passa por dentro de uma serpentina imersa no mosto e troca calor com ele.
O que não percebi foi o exemplo:
3 fermentadores 1 a 18 outro a 21 e outro a 0. Como é o sistema para o líquido só circular no que for preciso regular a temperatura?
Abraço
 
O glicol que você cita é o mesmo produto que usam no sistema de arrefecimento de carros?
Qual a proporção glicol/água?
Ou usa glicol puro?
 
Pessoal, chegou minha bomba 1000L/H. No teste de hoje, foi de 24 pra -6ºC em 30 minutos, consegui chegar a -7,1. A agitação tá bem forte agora, então acho que neste ponto está bom. Se eu adicionar mais álcool, com certeza consigo -10. Neste fim de semana eu posto mais fotos.

Abraço a todos.
Excelente post!
Uma dúvida. Essa bomba de 1000 l/h a que você se referiu é uma wave maker ou uma bombinha submersa?
 
O que não percebi foi o exemplo:
3 fermentadores 1 a 18 outro a 21 e outro a 0. Como é o sistema para o líquido só circular no que for preciso regular a temperatura?
Abraço

Minha tubulação tem espaço para 5 fermentadores, cada saída dessa eu irei colocar uma válvula solenóide. Esta válvula solenóide é um "abre e fecha" elétrico, ou seja, quando eu mando energia pra ela, ela abre, quando a energia para de ser enviada ela fecha. Com isso, eu coloco em cada fermentador um TIC controlador de temperatura, que eu mando ligar a bomba de recirculação e abrir a solenóide correspondente aquele fermentador.

Deste jeito, eu tenho como deixar fermentadores com diferentes temperaturas, pois só vai circular liquido refrigerante quando o termostato ver que a temperatura está mais alta do que o setado.

Neste caso, o banco de frio tem que estar mais frio 6ºC do que o fermentador de menor temperatura
 
O glicol que você cita é o mesmo produto que usam no sistema de arrefecimento de carros?
Qual a proporção glicol/água?
Ou usa glicol puro?

Não sei se é o mesmo produto. O glicol é um anticongelante atóxico e inerte. Hoje eu ainda não uso o glicol, pois é bem caro (5L=R$ 100,00), mas no futuro eu irei usar.

Quanto a proporção, depende de qual temperatura seu banco vai chegar. Existe uma tabela na internet que fala sobre isto, mas a principio eu penso em usar 30% glicol e 70% água.

Hoje eu uso solução água+alcool na proporção de 20% de álcool pra 80 de água e consigo chegar com o banco a -7. Pra esta aplicação, não precisa mais do que isso. Tenho um amigo em cervejaria e lá eles usam 11%

Abraço
 
Não sei se é o mesmo produto. O glicol é um anticongelante atóxico e inerte. Hoje eu ainda não uso o glicol, pois é bem caro (5L=R$ 100,00), mas no futuro eu irei usar.

Quanto a proporção, depende de qual temperatura seu banco vai chegar. Existe uma tabela na internet que fala sobre isto, mas a principio eu penso em usar 30% glicol e 70% água.

Hoje eu uso solução água+alcool na proporção de 20% de álcool pra 80 de água e consigo chegar com o banco a -7. Pra esta aplicação, não precisa mais do que isso. Tenho um amigo em cervejaria e lá eles usam 11%

Abraço

Por isso questionei sobre o glicol.
O álcool evapora e sempre tem que repor.
O glicol que achei no Mercado Livre está nesse valor.
Mesmo sendo mais custoso, empregarei o glicol no início para ver como se comporta e por quanto tempo.
E percebi que a proporção influencia no quanto negativo pretendo chegar.
Muitíssimo obrigado pelas informações!
 
Então tenho dúvidas ainda sibso este projeto:
1) o que fez e como os aterramentos(manda uma foto ai)
2)como fez para 2 tic diferentes ligarem a mesma bimba de recirculação...sem dar um curto..pode mandar uma foto destas ligações)
 
Então tenho dúvidas ainda sibso este projeto:
1) o que fez e como os aterramentos(manda uma foto ai)
2)como fez para 2 tic diferentes ligarem a mesma bimba de recirculação...sem dar um curto..pode mandar uma foto destas ligações)

vou tentar te ajudar
upload_2019-1-24_11-36-42.png


usando a mesma fase pra ligar nos contatos dos reles dos dois tics não terá possibilidade de curto, a corrente não retorna na mesma Fase
 
Show Paulo, obrigado por esclarecer, sobre os aterramentos você conseguiu identificar o que é? eu nao consegui identificar quais partes e como fazer.
 
Show Paulo, obrigado por esclarecer, sobre os aterramentos você conseguiu identificar o que é? eu nao consegui identificar quais partes e como fazer.


então, os tics não vem com um borne pra ligação do terra, mas basicamente o que voce pode fazer é o seguinte

as partes metalicas da estrutura voce prende um cabo de preferencia verde que é o padrão e leva esses cabos pra dentro da caixa onde vão estar os tics, o que voce tem que fazer e juntar esses cabos com o cabo de terra da tomada da sua casa.
sua tomada de tres pinos, um é fase, o outro é neutro e o do meio é o terra, pegue esse cabo e dentro da caixa

upload_2019-1-25_17-18-5.png


peguei essa imagem da internet so pra dar o exemplo, mas basicamente um desses fios viria da sua tomada e os demais de cada parte metalixa da sua estrutura
upload_2019-1-25_17-21-10.png

https://www.fullgauge.com.br/manual-de-produto-31

manual tic17
 
Então tenho dúvidas ainda sibso este projeto:
1) o que fez e como os aterramentos(manda uma foto ai)
2)como fez para 2 tic diferentes ligarem a mesma bimba de recirculação...sem dar um curto..pode mandar uma foto destas ligações)

Sobre a ligação dos TICs o que o PauloPRO mostrou é a ligação correta, não dá curto.

Sobre os detalhes da ligação do terra, veja abaixo os detalhes.

b60QZxfm.jpg


A saída do TIC já tem o cabo de 3 vias, que é o azul para o neutro, marrom para o fase e verde com amarelo para o terra, neste caso eu fiz as conexões padrões e fiz uma ligação do terra da saída com o terra da chegada (tomada que liga o TIC);

fZLeZmrl.jpg


Ai você consegue ver a emenda do terra da entrada com o terra da saída com fita isolante (veja o fio verde).

wVQ3zdzl.jpg

Aqui você pode ver a ligação do terra com as carcaças metálicas do ar, tudo que é de metal deve estar aterrado.

Espero que tenha respondido a pergunta.

Abraço
 
Back
Top