1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Banco de Glicol com Ar Condicionado de Janela

Discussão em 'DIY - Projetos "faça você mesmo"' iniciado por vhac01, 2/10/18.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 1/2/20 #61

vhac01

vhac01

vhac01

Active Member

Afiliado:
    3/1/17
    Curtidas Recebidas:
    20
  2. 1/2/20 #62

vhac01

vhac01

vhac01

Active Member

Afiliado:
    3/1/17
    Curtidas Recebidas:
    20

6 a 7m é o ideal! É importante lembrar, que para fermentadores maiores, onde vc tem a possibilidade de retirar apenas parte da cerveja, é importante que a serpentina vá até pelo menos o cone, para que você consiga manter refrigerado, mesmo retirando grande parte da cerveja!

Estou tendo este problema agora, pois estou com fermentadores da Indupropil e o kit de resfriamento deles fica no meio do caminho! Tirei 20 litros de cerveja do fermentador de 50L e os 25 que restaram, eu não consigo resfriar!

3. 2/2/20 #63

Leonardo Gali

Leonardo Gali

Leonardo Gali

Member

Afiliado:
    21/12/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    Obrigado pela resposta!

A minha ideia é montar esse projeto para usar com 3 bombonas de 120 litros (100 litros fermentando) e pensei em algo em torno de 10 metros de serpentina 3/8.

Outro ponto é justamente até onde a serpentina vai chegar dentro do fermentador. Pensei em enrolar a serpentina de forma que os gomos fiquem espaçados e eu consiga chegar o mais perto possível do fundo, acho que dessa maneira também terei uma melhor troca térmica por ocupar uma área maior dentro do fermentador.

Uma outra duvida que me surgiu, será que uma caixa térmica igual a sua de 34 litros seria adequada para esse projeto ou seria melhor eu pensar em uma com maior capacidade?

Parabéns pelo projeto o por cada detalhe postado!

4. 3/2/20 #64

vhac01

vhac01

vhac01

Active Member

Afiliado:
    3/1/17
    Curtidas Recebidas:
    20

Ideal que a serpentina fique o máximo próximo do fundo, obviamente dando ali uns 5-10 cm do fundo para não ter problemas com resuspensão da lama.

Quanto a caixa, este é um limitante para o sistema. Como hoje eu ainda estou utilizando somente 1 fermentador por vez, a caixa dá conta do recado, no entanto, o ideal seria pelo menos uns 70-100L, pois evitaria de ligar constantemente o compressor do ar e teria uma estabilidade térmica melhor. Eu seto o termostato 6 graus abaixo da temperatura que eu quero e fica assim, ligando apenas algumas vezes por dia.

Outro ponto é a caixa, estou bolando um projeto para ter pelo menos uns 4cm de poliuretano. Estas caixas térmicas, tem limitações quanto ao tempo que passa exposta ao frio no interior. Dependendo da temperatura, você consegue notar que a caixa começa a suar, o que indica que está perdendo muito frio para o ambiente.

Dúvidas, estou a disposição

5. 3/2/20 #65

Leonardo Gali

Leonardo Gali

Leonardo Gali

Member

Afiliado:
    21/12/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    Pensando aqui nas suas considerações, me veio a cabeça uma nova ideia para esse projeto.
    Tenho uma geladeira que está parada e pensei em colocar dentro dela uma caixa de isopor de uns 50 litros, compraria somente um evaporador ou poderia também enrolar uma serpentina para ficar dentro dessa caixa. Faria os furos para passar as mangueiras na lateral da geladeira e assim eu conseguiria um melhor isolamento térmico já que a água estaria dentro da caixa que está dentro da geladeira.

O único ponto que me preocupa é se o motor da geladeira seria tão eficiente quanto o de ar condicionado. Apesar que já ouvi dizer que o gás usado na geladeira atinge temperaturas bem mais baixas que do ar condicionado.
    Você acha que dessa maneira funcionaria?

Fiz um desenho super tosco para tentar ilustrar. rs rs

IMG_6673.JPG
    Será que deu pra entender a ideia?

6. 3/2/20 #66

gkopke

gkopke

gkopke

Member

Afiliado:
    11/6/19
    Curtidas Recebidas:
    7
    Eu já vi um projeto similar, mas a pessoa colocou um "tupperware"no freezer da geladeira. Se você colocar um isopor dentro da geladeira ele tende a :"não gelar", certo?!

Quanto a capacidade, pela minha experiência você precisa de uma relação de 1 para 3 entre líquido refrigerante e cerveja no coldcrash - exemplo 10 litros de líquido refrigerante para 30 litros de cerveja, mas isso também depende da diferença de temperatura. Se você tiver com o líquido a -20C e fizer coldcrash em 5C essa relação vai mudar.

Boa sorte

7. 3/2/20 #67

Leonardo Gali

Leonardo Gali

Leonardo Gali

Member

Afiliado:
    21/12/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    Obrigado mais uma vez pela ajuda.

Apenas a parte do isopor acho que não expliquei direito.
    Eu não vou usar a geladeira para gelar o líquido. Vou usar uma evaporadora dentro da caixa de isopor (igual ao seu projeto) que estará dentro da geladeira. Pensei em fazer dessa forma para ajudar o líquido se manter gelado por mais tempo, já que terei uma caixa térmica dentro de outra.

Assim que eu começar o projeto vou postando aqui pra ver como ficou.

Obrigado!

8. 13/2/20 às 18:10 #68

longo

longo

longo

Active Member

Afiliado:
    2/3/18
    Curtidas Recebidas:
    4
    Fala galera,

segue a foto do meu banco de gelo que fiz com a ajuda de uma amigo, baseado no topico.
    120 litros, chega a -10 graus
    20191120_194049.jpg

Leonardo Gali curtiu isso.
  9. 13/2/20 às 18:14 #69

longo

longo

longo

Active Member

Afiliado:
    2/3/18
    Curtidas Recebidas:
    4
    essa era a versão 1.0, muito eficiente, mas não dava pra resfriar a breja na brassagem kkk
    20190308_085328 (1).jpg

10. 14/2/20 às 13:37 #70

Leonardo Gali

Leonardo Gali

Leonardo Gali

Member

Afiliado:
    21/12/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    Ficou demais!
    Esse tambor é de quantos litros? Você enrolou uma serpentina dentro ou usou uma evaporadora?

11. 14/2/20 às 14:09 #71

longo

longo

longo

Active Member

Afiliado:
    2/3/18
    Curtidas Recebidas:
    4
    120 litros, removi o evaporador e soldei uma serpentina velha que eu usava pra resfriar o mosto kkkk, era de cobre ai ficou certinho.....

12. 14/2/20 às 14:15 #72

Leonardo Gali

Leonardo Gali

Leonardo Gali

Member

Afiliado:
    21/12/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    Show!
    A minha dúvida é justamente se uso um evaporador ou uma serpentina. Acho que vou de serpentina também, uns 15 metros deve ser o suficiente, né? Mas vou aproveitar uma geladeira que tenho aqui ao invés do ar condicionado.

13. 16/2/20 às 14:51 #73

longo

longo

longo

Active Member

Afiliado:
    2/3/18
    Curtidas Recebidas:
    4
    o que vc tem q ver é a potencia do compressor para o tamanho da serpentina, ele que limita o tamanho.

14. 16/2/20 às 16:14 #74

souza106

souza106

souza106

Member

Afiliado:
    24/11/18
    Curtidas Recebidas:
    5
    Sou mecânico de refrigeração, eu olhando tudo que já foi postado oque eu posso falar e
    1- compresso de ar condicionado e geladeira são diferentes ,geladeira gás 134a que trabalha em temperatura abaixo de zero grau de ar condicionado acima de zero grau, logo de galadeira e mas eficiente e baixo consumo de energia .
    2- condesadora ideal usar uma pronta ja com 1 ventilador para decipar o calor , evaporadora pode usar tubo de cobre igual um cliler de imersão oque vai fazer gelar e o sistema de expansão que seria o capilar antes da evaporadora .
    3- sempre coloca um filtro para proteger o compressor .

15. 16/2/20 às 16:17 #75

souza106

souza106

souza106

Member

Afiliado:
    24/11/18
    Curtidas Recebidas:
    5
    Coloca compressor 1/4 ele e mas barato e alguém um projeto médio.

Rascunho Salvo Rascunho deletado

Compartilhe esta Página

Group Builder