1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Banco de Glicol com Ar Condicionado de Janela

Discussão em 'DIY - Projetos "faça você mesmo"' iniciado por vhac01, 2/10/18.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 10/2/19 #41

giovanidalamaria

giovanidalamaria

giovanidalamaria

New Member

Afiliado:
    18/11/16
    Curtidas Recebidas:
    0
    Olá!

O gasto com energia não é muito grande? Pergunto isso pois tinha em mente fazer com uma unidade de freezer.
    Mas gostei desse projeto, além de estar bem fácil de montar com essas explicações rsrs

Abs!

2. 11/2/19 #42

longo

longo

longo

Member

Afiliado:
    2/3/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    Oi giaovani, eu inicialmente fiz um banco com um freezer, tinha uma bombona de 40 litros dentro, porém a troca térmica é horrivel, é necessario deixar o freezer a -10 pra ter agua a 0 e o mesmo fica ligado muito tempo, acabei mudando para esse modelo com ar condicionado. o gasto é muito inferior. pois ele liga e fica 10 minutos ligado e a agua vai de 25 a 0.

3. 11/2/19 #43

giovanidalamaria

giovanidalamaria

giovanidalamaria

New Member

Afiliado:
    18/11/16
    Curtidas Recebidas:
    0
    Show! Na verdade tinha pensado em usar o motor do freezer para fazer o mesmo esquema com a caixa térmica. Mas, se assim gasta menos energia, posso reaproveitar o ac velho aqui de casa ao invés de ter que comprar uma unidade nova do motor do freezer rsrs

Obrigado!

4. 11/2/19 #44

Guilherme B.

Guilherme B.

Guilherme B.

Member

Afiliado:
    2/2/19
    Curtidas Recebidas:
    3
    Se ao invés de usar o um ar condicionado, eu usar apenas o compressor e o evaporador e o condensador de um freezer, dá para fazer?

5. 12/2/19 às 13:00 #45

longo

longo

longo

Member

Afiliado:
    2/3/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    em resumo o conjunto do freezer e do ar condicionado é a mesma coisa, use o que vc tiver de mais barato. Uma unidade condensadora nova eu não achei por menos de 500 reais, já os AC tem de 200 reais na OLX. Segue a estrutura que montei pra colocar os fermentadores.

Arquivos Anexados:

6. 12/2/19 às 14:28 #46

Guilherme B.

Guilherme B.

Guilherme B.

Member

Afiliado:
    2/2/19
    Curtidas Recebidas:
    3
    Esse isolamento dos fermentadores é do que?

7. 13/2/19 às 03:07 #47

longo

longo

longo

Member

Afiliado:
    2/3/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    Neoprene, comprei o tecido e minha mãe costurou, porém ainda não ficou bom, vou colocar uma manta térmica por dentro pra melhorar a eficiência.

8. 13/2/19 às 13:24 #48

Diogo Gonçalves

Diogo Gonçalves

Diogo Gonçalves

Member

Afiliado:
    21/8/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    Bom dia Longo e demais companheiros.

A minha idéia era utilizar um freezer de tamanho pequeno (210 litros) e colocar água diretamente nele (não colocando bombona em seu interior), sende este freezer ligado a um termostato a uma temperatura de -2ºC por exemplo, ou até mesmo a -10ºC ou -15ºC (água + glicol). Daria para fazer um furo com uma serra copo e fazer a saída de um cano ligado direto a uma bomba d'água para distribuição aos fermentadores. Estes fermentadores estaria conectados com válvulas solenóides e ligados a um termostato (para cada fermentador). Na medida que houvesse perda de temperatura, o termostato enviaria a informação para a válvula solenóide que seria aberta para a circulação da água gelada, de acordo com a necessidade de cada fermentador. Desse forma (com o freezer), conseguiríamos ter um banco de água com maior capacidade para atender um volume maior de fermentadores e teríamos uma instalação mais simples. Quanto a questão do gasto de energia, acredito não haver tanta diferença se for um freezer padrão "classe A" por exemplo e considerando também que a temperatura da água em seu interior ficaria constante na maior parte do tempo. Apesar de ficar ligado o tempo todo, não forçaria tanto o motor. A princípio, isso tudo é só teoria mesmo. Estou estudando ainda em fazer desta forma. A vocês mais experientes, o que acham? O freezer seria uma melhor opção em comparação ao AC? Quanto a troca de calor, acham que atenderia melhor? Grande abraço a todos.

9. 13/2/19 às 13:38 #49

Diogo Gonçalves

Diogo Gonçalves

Diogo Gonçalves

Member

Afiliado:
    21/8/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    VHAC01, bom dia.

Poderia informar qual bomba você usa? Pois fiquei com uma dúvida. O ideal é que a bomba d'água somente ligue quando necessário, ou seja, quando a válvula solenóide abrir e fechar. Então a bomba d'água teria que ligar e desligar neste instante. Por acaso essa bomba que você usa é uma bomba d'água pressurizadora ou é algum outro tipo que você fez alguma adaptação? Poderia informar também qual a válvula solenóide? Achamos vários tipos a venda e ouvi dizer que tem umas que não aguentam ficar muito tempo ligadas e queimam. Grande abraço.

10. 13/2/19 às 16:34 #50

longo

longo

longo

Member

Afiliado:
    2/3/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    Diogo é o seguinte, eu já fiz esse teste que vc está propondo, porém eu não tinha como encher o freezer pois o meu tem aquele degrau e ia vazar tudo (eu acho), já com um freezer menor sem o degrau creio que funcionaria bem se não houver vazamento, no meu teste com água até o degrau o freezer ficava muito tempo ligado pra gelar a água que estava só no fundo, mas é válido o seu teste.
    Outro ponto é no cuidado pra furar o freezer, pois nas paredes dele passam os canos com gás e se furar um já era.
    Resumindo, só vai funcionar bem se vc conseguir colocar aguá até mais da metade, tipo 3/4 do espaço total para maximizar a eficiência.

Abraços

11. 13/2/19 às 17:18 #51

Huller

Huller

Huller

Member

Afiliado:
    16/12/18
    Curtidas Recebidas:
    2
    Muito Top! Parabéns, já tinha ouvido falar muito sobre este sistema, mas agora caiu a ficha!!! muito bom! vou copiar! Obrigado.

12. 13/2/19 às 20:27 #52

Diogo Gonçalves

Diogo Gonçalves

Diogo Gonçalves

Member

Afiliado:
    21/8/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    Entendi amigo. O furo realmente terei que tomar muito cuidado. Estava vendo uma forma de desmontar/retirar a parede interna do freezer para verificação da tubulação e então fazer a furação precisa, mas já estou estudando em fazer o furo por baixo (na base) para a passagem da tubulação. A vedação dá pra fazer com alguns materiais disponíveis no mercado. O retorno da água seria por cima. Mas preciso bolar direitinho isso...rsrsrs.

13. 14/2/19 às 02:22 #53

longo

longo

longo

Member

Afiliado:
    2/3/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    Outra dica importantíssima, coloque uma bomba de aquário internamente que fica ligada junto com o freezer , isso faz com que a água fique circulando internamente e acelera a troca de calor com a parede do freezer.
    Uma dica caso vc não queria desmontar a parede pra ver a tubulação deixe o freezer ligado na temperatura de congelamento e vc vai ver formar gelo onde passa a tubulação, aí dá pra vc marcar e não furar no escuro.

14. 14/2/19 às 03:00 #54

Diogo Gonçalves

Diogo Gonçalves

Diogo Gonçalves

Member

Afiliado:
    21/8/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    Uma ótima idéia amigo. Vi seu comentário anteriormente neste tópico sobre a colocação de uma bomba de aquário internamente para a recirculação da água para gelar mais rapidamente e uniforme. Esse lance de colocar no máximo para o congelamento e mostragem da localização da serpentina também é uma ótima idéia. Havia visto uma dica desta mas para a verificação da quantidade de cerveja em um barril de Chopp. Obrigado pela dica.

Compartilhe esta Página