Baixa Eficiência - Moedor de Malte Júnior

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

cschwartz

Member
Joined
Aug 19, 2017
Messages
18
Reaction score
7
Bom dia, senhores.
Ultimamente vinha obtendo eficiências muito baixas nas minhas brassagens. Lendo alguns tópicos sobre o que poderia ser, me deparo com o processo de moagem. Pois bem, fiz duas brassagens exatamente com a mesma receita e parâmetros de controle, mas na primeira eu moí o malte em casa e na segunda solicitei à loja que moesse pra mim. Obtive uma grande surpresa: na brassagem feita com os maltes moídos em casa, minha OG foi de 1044 e na brassagem com maltes comprados moídos a OG foi 1058 (ambas mensuradas na mesma temperatura).
Enfim, encontrei o problema, mas não estou conseguindo solucioná-lo. Visto que esse modelo de moinho, Moinho de 2 rolos Junior da Cerveja da Casa, não tem regulagem.
Alguém que tenha esse mesmo moinho teve o mesmo problema? Se teve, conseguiu encontrar um jeito de regular o equipamento?
Desde já, obrigado!
 
Bom dia,

Passar o malte moído várias vezes pelo moedor não ajudaria? Sei que não muda a distância entre os rolos, claro, mas a posição do grão ao encontrar os rolos faz diferença quanto ao grão ser quebrado ou não.

No meu (regulável) deixo a distância equivalente a espessura de um CD, atinjo 72% de eficiência sem problemas de entupimento na recirculação. Como referência, quão "folgado" passa um pedaço de CD nos seus rolos?

No começo com moedor de rolos e fundo falso + bomba eu tinha problemas de entupimento por compactação da cama se grãos. Ajudava deixar o gap entre rolos maior e moer várias vezes (até um limite, claro).

Abs
 
Realmente este moinho vem fixo em 1.3mm.
Neste caso não tem muito o que fazer, é passar duas vezes ou mais como nosso amigo @Persevalli disse, e torcer pra dar certo.
Mas acredito que na maioria dos casos vai funcionar, talvez pra trigo maltado seja um pouco mais difícil.
 
Bom dia,

Passar o malte moído várias vezes pelo moedor não ajudaria? Sei que não muda a distância entre os rolos, claro, mas a posição do grão ao encontrar os rolos faz diferença quanto ao grão ser quebrado ou não.

No meu (regulável) deixo a distância equivalente a espessura de um CD, atinjo 72% de eficiência sem problemas de entupimento na recirculação. Como referência, quão "folgado" passa um pedaço de CD nos seus rolos?

No começo com moedor de rolos e fundo falso + bomba eu tinha problemas de entupimento por compactação da cama se grãos. Ajudava deixar o gap entre rolos maior e moer várias vezes (até um limite, claro).

Abs

Obrigado pelas dicas! Cara, eu queria fugir de moer mais de uma vez o mesmo malte. Minha ideia era cortar o mal pela raiz. Decepção total com o equipamento, que é bem caro por sinal.
Olhei meu moinho agora e realmente o espaço entre os seus rolos é maior que a espessura de um CD.
O jeito agora é passar a comprar o malte já moído.
 
Obrigado pelas dicas! Cara, eu queria fugir de moer mais de uma vez o mesmo malte. Minha ideia era cortar o mal pela raiz. Decepção total com o equipamento, que é bem caro por sinal.
Olhei meu moinho agora e realmente o espaço entre os seus rolos é maior que a espessura de um CD.
O jeito agora é passar a comprar o malte já moído.
Cara se vc comprou pela internet e tem menos de uma semana usa o direito de arrependimento.

Enviado de meu Z2131 usando Tapatalk
 
Moer o malte mais de uma vez não pode agravar o problema, por dispersar uma parte da "farinha" que fica depois da primeira moagem, na hora de jogar pela segunda vez no moedor?

Também tive eficiencia muito baixa nas minhas ultimas duas levas e suspeito que seja a moagem (faço ela na loja que eu compro os maltes). Pensei em moer 2x o malte mas fiquei com medo de perder parte dele voando pelo ar eheheh....
 
Cara se vc comprou pela internet e tem menos de uma semana usa o direito de arrependimento.

Enviado de meu Z2131 usando Tapatalk

Cara, eu comprei ele incluso no meu kit para fazer cerveja, daí ficaria meio ruim pra devolver, e também já não teria como eu devolver porque já faz mais de 2 meses que comprei.
Mas pelo menos fica a dica pro pessoal não comprar esse modelo de moinho.
 
Cara, eu comprei ele incluso no meu kit para fazer cerveja, daí ficaria meio ruim pra devolver, e também já não teria como eu devolver porque já faz mais de 2 meses que comprei.
Mas pelo menos fica a dica pro pessoal não comprar esse modelo de moinho.

Eu tenho um moedor exatamente igual a esse e nunca tive problemas de eficiência nas brassagens por conta de moagem dos grãos.

O que eu faço é passar o malte duas vezes para garantir, minha eficiência gira entre 70% e 75%, dependendo da receita.
 
Por que não experimenta ligar lá e falar com eles sobre isso?

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Back
Top