Baixa eficiência em cervejas com OG alta

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

sepesaraiva

Well-Known Member
Joined
Aug 2, 2017
Messages
334
Reaction score
81
fala pessoal!

Eu fiz (tentei fazer) uma Double IPA hoje e tive uma eficiência muito pífia (57%), e o mesmo já havia acontecido quando eu tentei fazer uma Imperial Stout ano passado...
A cerva de hoje tinha OG prevista de 1.080 e acabou ficando 1.070... 21 litros pro fermentador (conforme esperado)
O grist era 5kg de pilsen, 3kg de pale ale, 500g de carapils e 250g de carahell (moído ontem, passei 2x no moedor)..
Eu mosturei durante 100 minutos a 65ºC, teste de iodo ok, mash out 76ºC recirculação no braço mesmo, com bazooka e batch sparge (22L de água na mostura e 16L no sparge).

Normalmente eu consigo 67% de eficiencia, o que eu já acho muito baixo, mas nas high gravity ta muito tenso.. Minha Double IPA vai ficar no máxima uma One and a Half IPA hahah...

Como resolver esse problema??
 
OG alta geralmente dificulta a conversão.. Geralmente quando for fazer OG acima de 1080 deve-se abaixar a eficiencia no BS pra cerca de 60%
 
Eu fiz double mash na semana passada, com resultados bem próximos do desejado.
Mas sem passar ao double mash, o que eu falaria é para moer pouco tempo antes da brassagem, fazer recirculação contínua e usar fundo falso (ou um tipo de falso fundo falso, que cobre só uma parte da panela e permite uma boa extração dos maltes).
Isso por que existe uma parte dos maltes que a água não extrai, por que não corre água por eles, principalmente quando usamos bazooka e quanto menor, pior. Isso realmente causa uma grande perda de rendimento, e imagino ser esse o caso.
Existem estratégias para contornar essa perda de rendimento, mas elas são trabalhosas e... Ora bolas, compre logo esse falso fundo falso e seja feliz.
(o nome dele é Stainless Steel False Bottom Set w/ Elbow Mash Tun) mas procure o que achar melhor, inclusive os modelos tradicionais e/ou bazookas maiores.
914ytuPWrPL._SL1500_.jpg
 
Existem estratégias para contornar essa perda de rendimento, mas elas são trabalhosas e... Ora bolas, compre logo esse falso fundo falso e seja feliz.
(o nome dele é Stainless Steel False Bottom Set w/ Elbow Mash Tun) mas procure o que achar melhor, inclusive os modelos tradicionais e/ou bazookas maiores.

Sabe algum lugar q vende esse ai?
 
Eu fiz double mash na semana passada, com resultados bem próximos do desejado.
Mas sem passar ao double mash, o que eu falaria é para moer pouco tempo antes da brassagem, fazer recirculação contínua e usar fundo falso (ou um tipo de falso fundo falso, que cobre só uma parte da panela e permite uma boa extração dos maltes).
Isso por que existe uma parte dos maltes que a água não extrai, por que não corre água por eles, principalmente quando usamos bazooka e quanto menor, pior. Isso realmente causa uma grande perda de rendimento, e imagino ser esse o caso.
Existem estratégias para contornar essa perda de rendimento, mas elas são trabalhosas e... Ora bolas, compre logo esse falso fundo falso e seja feliz.
(o nome dele é Stainless Steel False Bottom Set w/ Elbow Mash Tun) mas procure o que achar melhor, inclusive os modelos tradicionais e/ou bazookas maiores.
914ytuPWrPL._SL1500_.jpg
Complementando a pergunta : sabe onde vende, qual o preço é o diâmetro do dito cujo?

Abraço.
 
Back
Top