Baixa eficiência com fundo falso

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Aug 7, 2019
Messages
19
Reaction score
1
Location
Uberaba
Bom dia pessoal!
Utilizo duas panelas, uma pra mostura com fundo falso e outra pra fervura.
Após identificar as perdas no equipamento, cheguei ao seguinte resultado no Beersmith:

upload_2019-8-7_8-9-23.png

Fiz uma receita ontem e vi que os resultados bateram bastante no que diz respeito a quantidade de água e das perdas.

A receita era a seguinte:

upload_2019-8-7_8-10-29.png


A densidade estimada era de 1071 e acabei atingindo 1061. Logo após o Mash Out eu havia feito uma medição que dava exatamente 1070 (eu repeti o teste com o densímetro várias vezes), mas medi novamente no início da fervura e depois do mosto já no fermentador e ambas as medições deram 1061. Todas as medições foram feitas a 20 graus. O malte foi moído apenas uma vez, em um moedor elétrico no Brewshop. Notei uma quantidade - não muito grande - de pequenos galhos junto do malte.

upload_2019-8-7_8-18-12.png


O processo foi o seguinte:

Mostura de 40 minutos a 62° com 20 Litros de água + 20 minutos a 72°. Depois do resultado do teste do iodo, procedi ao Mashout em 78° por 5 minutos. Recirculei bastante durante todo o processo.
Lavei com cerca de 17 litros por fly sparge com a bomba de recirculação jogando da panela com água pra de mostura através de um chuveirinho (20 litros de água foram utilizados mas cerca de 3 litros de água ficaram abaixo do nível da torneira).

Levei pra panela de fervura em torno de 28 litros de mosto e finalizei com 25 litros, levando 20 litros pro fermentador (3 a 4 litros se perderam abaixo do nível da torneira e devido ao trub).

Lembrando que no Beersmith meu equipamento foi configurado com 68% de eficiência pra eu poder ajustar, mas depois da receita acabou dando 60% kkk. Diante do processo como um todo, alguém saberia me dizer o que pode ter dado errado ou onde posso melhorar? Obrigado!
 
Fundo falso pode reduzir a eficiência de duas maneiras. Diminuir o espaço na panela de mostura (e isso reduz a passagem de água, já que compacta o malte) e, algo improvável, fazer com que o cervejeiro acabe aumentando demais o fogo e caramelize o malte pelo contato com a panela (pela lateral, na parte de baixo) quente demais. Mexa sempre se o fogo estiver ligado. E tente ter sempre alguma folga (espaço sobrando) na panela de brassagem, principalmente para OGs mais altas. Mexa bem a panela e recircule bem a água.

Ah, notei que você não usou (ou não citou ter usado) água de lavagem. Não usar também baixa o rendimento. E usar água fria idem. Diminui a viscosidade pela temperatura mais baixa e diminui a extração.
 
Fundo falso pode reduzir a eficiência de duas maneiras. Diminuir o espaço na panela de mostura (e isso reduz a passagem de água, já que compacta o malte) e, algo improvável, fazer com que o cervejeiro acabe aumentando demais o fogo e caramelize o malte pelo contato com a panela (pela lateral, na parte de baixo) quente demais. Mexa sempre se o fogo estiver ligado. E tente ter sempre alguma folga (espaço sobrando) na panela de brassagem, principalmente para OGs mais altas. Mexa bem a panela e recircule bem a água.

Ah, notei que você não usou (ou não citou ter usado) água de lavagem. Não usar também baixa o rendimento. E usar água fria idem. Diminui a viscosidade pela temperatura mais baixa e diminui a extração.

Eu utilizei entre 16 a 17 litros de água pra lavagem a 76°. Fiz a transferência dessa água pra panela de mostura usando a bomba e fazendo fly sparge.. Sobre o fogo, sempre que o fogo está ligado estou com a bomba recirculando pra evitar caramelizar!
 
Eu uso também o BS .... e sigo a dica aqui , para aumentar meu rendimento e a OG
 

Attachments

  • DICA LAVAGEM.jpg
    DICA LAVAGEM.jpg
    65 KB · Views: 113
Já que você utiliza outra panela para fervura o ideal seria fazer batch sparge ao invés de fly sparge. Ao meu ver com o batch você tem um trabalho um pouco maior para refazer a cama de grãos mas ganha em eficiência. Fly sparge é a unica opção pra quem ferve o mosto na mesma panela de mortura, aí não tem outra saída mesmo...
 
Já que você utiliza outra panela para fervura o ideal seria fazer batch sparge ao invés de fly sparge. Ao meu ver com o batch você tem um trabalho um pouco maior para refazer a cama de grãos mas ganha em eficiência. Fly sparge é a unica opção pra quem ferve o mosto na mesma panela de mortura, aí não tem outra saída mesmo...
Vou tentar fazer batch na próxima então. Antes eu tenho que retirar todo o mosto da panela pra levar a água e lavar? Nem precisa mexer na cama de grãos, né (até pra não correr risco de danificar o fundo falso)?
 
Vou tentar fazer batch na próxima então. Antes eu tenho que retirar todo o mosto da panela pra levar a água e lavar? Nem precisa mexer na cama de grãos, né (até pra não correr risco de danificar o fundo falso)?

Primeiro tira todo o mosto pra panela de fervura e fecha a válvula. Depois adiciona toda a água de lavagem e mistura com o malte com a pá (literalmente "fode" com sua cama de grãos), mas em contrapartida todo açúcar que tinha ali com certeza irá se misturar com a água, em fly sparge eu não tenho essa certeza por causa das famosas vias preferenciais do mosto.
Aí você tem que fazer a recirculação com a bomba até formar a cama de grãos novamente. Quando o mosto estiver limpo novamente você pode passar o resto pra panela de fervura.
É um processo demorado recircular tudo novamente, mas você pode iniciar a fervura do primeiro mosto enquanto faz esse batch, então tudo será uma questão de preferencia tua em avaliar o quanto tempo vai levar a mais, e avaliar o ganho em rendimento.
Se você fizer Batch eu gostaria muito de saber o resultado em eficiência comparado ao seu fly sparge num mesmo equipamento, porque eu tenho pesquisado muito sobre isso e nunca vi um comparativo experimental.
 
Primeiro tira todo o mosto pra panela de fervura e fecha a válvula. Depois adiciona toda a água de lavagem e mistura com o malte com a pá (literalmente "fode" com sua cama de grãos), mas em contrapartida todo açúcar que tinha ali com certeza irá se misturar com a água, em fly sparge eu não tenho essa certeza por causa das famosas vias preferenciais do mosto.
Aí você tem que fazer a recirculação com a bomba até formar a cama de grãos novamente. Quando o mosto estiver limpo novamente você pode passar o resto pra panela de fervura.
É um processo demorado recircular tudo novamente, mas você pode iniciar a fervura do primeiro mosto enquanto faz esse batch, então tudo será uma questão de preferencia tua em avaliar o quanto tempo vai levar a mais, e avaliar o ganho em rendimento.
Se você fizer Batch eu gostaria muito de saber o resultado em eficiência comparado ao seu fly sparge num mesmo equipamento, porque eu tenho pesquisado muito sobre isso e nunca vi um comparativo experimental.
Eu faço exatamente assim hoje. Eu fazia fly sparge com bomba e vou te falar, tinha tirar bem devagar a agua pra atingir 70% de eficiencia. Meu fly sparge durava em torno de 1 h....
Hoje com batch sparge faço no maximo em 20 min e minha eficiencia bate de 75 a 80 %.
Sou fã de mais de batch sparge por ser rápido e ter uma bela eficiencia. Mas lembrando, batch sparge se faz com bazooka, se fizer com fundo falso ainda sim vc terá baixa eficiencia e dará mais trabalho pra refazer a cama de grãos.
 
Eu faço exatamente assim hoje. Eu fazia fly sparge com bomba e vou te falar, tinha tirar bem devagar a agua pra atingir 70% de eficiencia. Meu fly sparge durava em torno de 1 h....
Hoje com batch sparge faço no maximo em 20 min e minha eficiencia bate de 75 a 80 %.
Sou fã de mais de batch sparge por ser rápido e ter uma bela eficiencia. Mas lembrando, batch sparge se faz com bazooka, se fizer com fundo falso ainda sim vc terá baixa eficiencia e dará mais trabalho pra refazer a cama de grãos.
Muito obrigado pela informação. Eu estou querendo criar um sistema bi-bloco assim pra poder fazer Batch sparge. E eu estava pensando em apenas fundo falso com as laterais fechadas para obrigar o mosto a sair por baixo e não pelos lados. Agora você me deixou com uma pulga atrás da orelha. Seria o ideal com filtro bazooka usar um cesto de grãos inteiro telado em inox (fundo e laterais)?
 
Primeiro tira todo o mosto pra panela de fervura e fecha a válvula. Depois adiciona toda a água de lavagem e mistura com o malte com a pá (literalmente "fode" com sua cama de grãos), mas em contrapartida todo açúcar que tinha ali com certeza irá se misturar com a água, em fly sparge eu não tenho essa certeza por causa das famosas vias preferenciais do mosto.
Aí você tem que fazer a recirculação com a bomba até formar a cama de grãos novamente. Quando o mosto estiver limpo novamente você pode passar o resto pra panela de fervura.
É um processo demorado recircular tudo novamente, mas você pode iniciar a fervura do primeiro mosto enquanto faz esse batch, então tudo será uma questão de preferencia tua em avaliar o quanto tempo vai levar a mais, e avaliar o ganho em rendimento.
Se você fizer Batch eu gostaria muito de saber o resultado em eficiência comparado ao seu fly sparge num mesmo equipamento, porque eu tenho pesquisado muito sobre isso e nunca vi um comparativo experimental.
Vou fazer esse teste em breve aí posto aqui. Além disso vou fazer o que o outro camarada sugeriu pra extrair um pouco mais de água que ficou preso nos grãos e abaixo do nível da minha torneira.
 
Cara, fundo falso é ótimo pra eficiência, mas tem que recircular sempre que o fogo estiver ligado. Outra coisa que ajuda muito também é a quantidade de água de brassagem: quanto mais água, mais eficiência.

A dica que eu te dou é: recircular sempre que ligar o fogo e recircular continuamente durante o mash out. Enquanto isso você coloca a água de lavagem na mesma temperatura (o que ajuda e muito na eficiência também) e não tem erro.
 
Muito obrigado pelas dicas pessoal. Acho que vou ter que optar pelo batch sparge já que utilizo somente duas panelas. Nessa relato que coloquei no post o método utilizado foi o fly sparge mas acredito que fiz rápido demais. Como a panela com a água de lavagem fica no nível mais baixo no meu brewstand (já que é a mesma panela que vai pra fervura) pra passar a água pra panela de mostura eu uso a bomba com um chuveirinho, daí fica difícil regular a intensidade de entrada com a de saída, além do fato que a bomba provavelmente não aguenta muito tempo ligada. Vou tentar o batch e também aumentar a água na panela de mostura que dessa vez foi na proporção de 2.6 (Vou tentar de 3 a 3.5, será que rola?). Depois eu posto o resultado!
 
Back
Top