Baixa atenuação (52%) com US-05

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

bororeh

Well-Known Member
Joined
Oct 19, 2015
Messages
49
Reaction score
10
Boas!!

Fiz uma APA e a fermentação parou em 1,022 (OG 1,045). Nem com 2 dias à temperatura de 24 °C a densidade baixou.

Maltes: pale ale 91%, cara gold 9%
Mostura: Rampa única de 69 °C (2h)
Fermento: US-05 (2 pacotes para 24 litros de mosto)


O que pode ter acontecido?

Ps: na hora de sifonar o mosto fervido para o fermentador tive um acidente e coletei excesso de trub, não sei se isso influenciaria a fermentação.
 

Attachments

  • Screenshot_2018-12-24-15-20-59-944_com.microsoft.office.excel.jpg
    Screenshot_2018-12-24-15-20-59-944_com.microsoft.office.excel.jpg
    57.7 KB · Views: 41
Boas!!

Fiz uma APA e a fermentação parou em 1,022 (OG 1,045). Nem com 2 dias à temperatura de 24 °C a densidade baixou.

Maltes: pale ale 91%, cara gold 9%
Mostura: Rampa única de 69 °C (2h)
Fermento: US-05 (2 pacotes para 24 litros de mosto)


O que pode ter acontecido?

Ps: na hora de sifonar o mosto fervido para o fermentador tive um acidente e coletei excesso de trub, não sei se isso influenciaria a fermentação.

Cara, passei por isso recentemente. Depois de pesquisar e pensar só consigo culpar a temperatura da rampa. Trabalhei com 67° com OG 1,049 e FG 1,022 (7 dias 19°). A FG esperada era 1,016. Comprei um termômetro de laboratório para checar os de brassagem e vi que esses estavam 2 graus abaixo da temperatura real. Então o que entendi é que com a temperatura mais alta temos mais açucares não fermentáveis e portanto teremos mais corpo e FG mais alta com ABV menor. Tomara que alguém tenha mais luz sobre isso.
 
Muito estranho... Sua taxa de inoculação está ok aparentemente! Hidratou o fermento de forma correta ?(na realidade mesmo jogando direto o fermento seco no fermentador a quantidade de levedura seria suficiente). Eu verificaria a integridade do termômetro. Às vezes ele não está calibrado e os seus 69 graus na realidade poderia estar na casa dos 73-75 graus, faixa ideal para alfa amilase (abundância de dextrina, açúcares não fermentáveis) ou vc inativou as enzimas cedo demais, no caso de estar a 75 graus. Em relação a temperatura, vc começou a fermentação a 24 graus? Eu começaria a 18-20, esperaria atenuar até 5 pontos antes da FG prevista e subiria a temperatura para 23 graus, gradativamente.... O trub em excesso pode ter causado isso tb... Eu faria uma mosturacao menos longa... Apesar de não ser malte pilsen (devido a taninos) não vejo a necessidade de 2h de mosturacao . Eu tb não usaria 9% de caragold, usaria um pouco menos, mas isso é detalhe..
 
Boas!!

Fiz uma APA e a fermentação parou em 1,022 (OG 1,045). Nem com 2 dias à temperatura de 24 °C a densidade baixou.

Maltes: pale ale 91%, cara gold 9%
Mostura: Rampa única de 69 °C (2h)
Fermento: US-05 (2 pacotes para 24 litros de mosto)


O que pode ter acontecido?

Ps: na hora de sifonar o mosto fervido para o fermentador tive um acidente e coletei excesso de trub, não sei se isso influenciaria a fermentação.
Experimentou simular no b.smith com mostura a uma temperatura de 72..73 e ver se a fg nao fica perto dessa adquirida? Outra coisa... fermentação estancada com esse seu pitch é muito estranho mesmo... estavam bem armazenados esses us05? Quantos dias de fermentação já? passa o perfil de inoculação/fermentação que esta fazendo
 
Se vc mediu com refratometro nao saberas o fg correto
Somente com o densimetro 1000-1050 saberas com certeza o FG
depois vc esquenta a cabeca com as rampas e temperaturas
 
Se vc mediu com refratometro nao saberas o fg correto
Somente com o densimetro 1000-1050 saberas com certeza o FG
depois vc esquenta a cabeca com as rampas e temperaturas
Verdade... tem esse detalhe de como esta medindo... vou esperar as próximas contribuições. muito interessante isso
 
Cara, passei por isso recentemente. Depois de pesquisar e pensar só consigo culpar a temperatura da rampa. Trabalhei com 67° com OG 1,049 e FG 1,022 (7 dias 19°). A FG esperada era 1,016. Comprei um termômetro de laboratório para checar os de brassagem e vi que esses estavam 2 graus abaixo da temperatura real. Então o que entendi é que com a temperatura mais alta temos mais açucares não fermentáveis e portanto teremos mais corpo e FG mais alta com ABV menor. Tomara que alguém tenha mais luz sobre isso.

Como ficou essa tua cerveja? Nao deu problema depois de envasar?
 
Experimentou simular no b.smith com mostura a uma temperatura de 72..73 e ver se a fg nao fica perto dessa adquirida? Outra coisa... fermentação estancada com esse seu pitch é muito estranho mesmo... estavam bem armazenados esses us05? Quantos dias de fermentação já? passa o perfil de inoculação/fermentação que esta fazendo

No momento estou em viagem e sem BeerSmith, entao nao posso responder.

Sempre armazenei meus fermentos na geladeira e nunca tive problema. Realmente é bem estranho, a FG está altissima e esse fermento costuma ser muito fominha (minhas FG sempre ficam alguns pontos abaixo da esperada).

O perfil de fermentação está em anexo.
 
Muito estranho... Sua taxa de inoculação está ok aparentemente! Hidratou o fermento de forma correta ?(na realidade mesmo jogando direto o fermento seco no fermentador a quantidade de levedura seria suficiente). Eu verificaria a integridade do termômetro. Às vezes ele não está calibrado e os seus 69 graus na realidade poderia estar na casa dos 73-75 graus, faixa ideal para alfa amilase (abundância de dextrina, açúcares não fermentáveis) ou vc inativou as enzimas cedo demais, no caso de estar a 75 graus. Em relação a temperatura, vc começou a fermentação a 24 graus? Eu começaria a 18-20, esperaria atenuar até 5 pontos antes da FG prevista e subiria a temperatura para 23 graus, gradativamente.... O trub em excesso pode ter causado isso tb... Eu faria uma mosturacao menos longa... Apesar de não ser malte pilsen (devido a taninos) não vejo a necessidade de 2h de mosturacao . Eu tb não usaria 9% de caragold, usaria um pouco menos, mas isso é detalhe..

O fermento foi hidratado a 35 °C, como sempre faço.

A fermentação começou a 16 graus. Gradativamente fui aumentando, como dá pra ver no anexo. No final, 2 dias a 24 graus pra acabar com qualquer residual.

Tu mencionou mosturacao longa e presenca de trub. Como que isso pode influenciar? Uso sempre rampa unica e 2h pra nao esquentar a cabeca com teste do iodo.

Acho que o X da questão realmente é o termometro. Eu uso um daqueles de laticínio vendidos em todas as lojas de insumos, do mais comum. Termometros bons sao muito caros, né?

E sobre os maltes, a receita foi um bota-fora porque precisarei parar de fazer cerveja e era o que tinha.
 
Se vc mediu com refratometro nao saberas o fg correto
Somente com o densimetro 1000-1050 saberas com certeza o FG
depois vc esquenta a cabeca com as rampas e temperaturas

Só uso refratômetro pela praticidade. Depois faço a conversão pra descontar a interferencia do alcool. Nunca tive problemas.
 
Cara, isso também estava acontecendo comigo nas últimas levas...

E a minha falha foi na rampa de temperatura, bem acima do recomendado...

Prestei mais atenção nisso e bingo, na última leva a FG bateu certinho...
 
Cara, isso também estava acontecendo comigo nas últimas levas...

E a minha falha foi na rampa de temperatura, bem acima do recomendado...

Prestei mais atenção nisso e bingo, na última leva a FG bateu certinho...

Tu trocou o termômetro ou só a maneira de medir a temperatura?
 
Tu trocou o termômetro ou só a maneira de medir a temperatura?
Foi a maneira de medir. Passei a movimentar bem o termômetro pra tentar medir de uma maneira mais homogênea.

Outra coisa tb que eu estava fazendo era manter a panela tampada por muito tempo... acredito que quando tampada a temperatura estava subindo ao invés de só manter a temperatura...
 
Acredito que não tinha muito açúcar para fermentar. Pode realmente ter errado na rampa de mostura.

Aqui vai uma dica que funciona na maioria das vezes: ferve metade da água da mostura e quando tiver fervendo, desliga o fogo, joga a outra metade da água a temperatura ambiente e mexe bem a água... Se a temperatura ambiente for uns 20 a 30 graus, essa mistura vai ter entre 60 e 70 graus.
 
Valeu pelas atenção e dicas. Devo engarrafar essa ceva no dia 30. Está bonita e cheirosa. Quando destampar a primeira delas posto aqui. Até!
 
Como ficou essa tua cerveja? Nao deu problema depois de envasar?
Ficou apenas com baixo ABV. O sabor e o aroma ficaram bons. Como ficou encorpada e com baixo álcool a tal da drinkability foi lá embaixo. Agora estou esperto com esses termômetros de araque que nos vendem por aqui. Para compensar o desvio dos termômetros vou trabalhar com 63º e ver como vai ficar a próxima leva.
 
Boas!!

Fiz uma APA e a fermentação parou em 1,022 (OG 1,045). Nem com 2 dias à temperatura de 24 °C a densidade baixou.

Maltes: pale ale 91%, cara gold 9%
Mostura: Rampa única de 69 °C (2h)
Fermento: US-05 (2 pacotes para 24 litros de mosto)


O que pode ter acontecido?

Ps: na hora de sifonar o mosto fervido para o fermentador tive um acidente e coletei excesso de trub, não sei se isso influenciaria a fermentação.

Bororeh,

Blz?!

Cara, sua fermentação aparentemente travou!

Se você envasar essa cerveja nessa densidade, virarão bombas por super carbonatação - depois de envasada essa densidade poderá baixar e corbonatar em excesso.

Na humilde opinião, para resolver, antes de mais nada precisará de muita, mas muita paciência, e terá que fazer alguns passos de diferentes tentativas.

Tive duas fermentações travadas: uma Stout e atualmente aguardando uma Rauchbier carbonatar.

A Stout atenuou até uns 1,020 e estabilizou. Achei que seria isso devido a mosturação, só que foi fermentação travada. Sem saber disso, encadeia e explodiram várias. Fiz o teste que li em algum lugar aqui: mensurei a densidade novamente e pau! Atenuou de 1,020 para 1,010 na garrafa!

Com a Rauchbier foi assim:

> Travou a exatos 1,023, mesmo elevando a temperatura para 28°C!
> Voltei a temperatura para 20°C, lancei mais 1 M20, 30g de açúcar invertido (priming), agitei o fermentador, fui subindo a temperatura até 26°C e baixou para apenas 1,022 e continuou travado.
> Voltei para 20°C, lancei mais um Levteck, agitei o fermentador e nada.
> Lancei mais 50g de açúcar invertido, movimentei com cuidado o fermentador, aguardei e iniciou uma tímida fermentação - a cada 5seg um espasmo hehehe. E assim seguiu fermentando lentamente e, ao passo que os espasmos demoravam mais, fui subindo a temperatura gradativamente, até chegar nos 28°C.
> Com mais de um mês no fermentador, consegui destravar dos 1,023 e ir até 1,006!

Não possui nada de off-flavors! Mas como já esperava, a carbonatação está lenta.

Uma sugestão é tentar seguir mais ou menos isso, mas de forma alguma envasar com a densidade alta assim - irá ficar doce e explosiva - e muito menos desista dela!

Só cuidado com as temperaturas! Sempre que for lançar fermento, siga os passos de praxe de temperatura tanto para reidratar, quanto para inocular. Se for baixar ou subir a temperatura, sempre respeitar os 3°C/dia para evitar estressar ainda mais a levedura.

Mas tranquilo cara, vai com calma que dá tudo certo.
 
Last edited:
Boa noite @bororeh !
Uma coisa que também pode influenciar na atenuação que ninguém acima comentou é a oxigenação do mosto pre inoculação.
Você oxigenou de forma correta?
Uma mal oxigenação do mosto pode deixar a levedura não saudável/preguiçosa e assim não deixando apta para "trabalhar"
 
Bororeh,

Blz?!

Cara, sua fermentação aparentemente travou!
(...)
Mas tranquilo cara, vai com calma que dá tudo certo.

Caro Mó,

Tudo blz! E aí?

Tu sabe me dizer o que pode ocasionar essa trava na fermentação, bioquimicamente falando? No meu curto conhecimento cervejeiro, não vejo explicação, sendo que o fermento estava "indo bem" e nada inesperado aconteceu. Nas garrafas seguem os filhotinhos do US-05 que inoculei, portanto, como que eles fermentarão além do açúcar do priming, sendo que seus ancestrais não foram capazes, mesmo depois de muito tempo e temperatura?

Torço fortemente pra que não seja o caso de ainda existirem açúcares fermentáveis nesses 1,022 de densidade (problema de rampa, no caso), que minhas garrafas não estourem.

Obrigado pela contribuição. Vou tomar um cuidado extra com as garrafas pra que não aconteça nada mesmo em caso de tu estar certo.
 
Boa noite @bororeh !
Uma coisa que também pode influenciar na atenuação que ninguém acima comentou é a oxigenação do mosto pre inoculação.
Você oxigenou de forma correta?
Uma mal oxigenação do mosto pode deixar a levedura não saudável/preguiçosa e assim não deixando apta para "trabalhar"

Bruno,

Oxigenei como sempre faço: primeiro com o próprio chiller após o resfriamento do mosto fervido e depois, na hora da inoculação (já com o mosto refrigerado), eu sirvo o mosto com vigor numa leiteira e despejo de volta no fermentador repetidas vezes.
 
Boas!!

Fiz uma APA e a fermentação parou em 1,022 (OG 1,045). Nem com 2 dias à temperatura de 24 °C a densidade baixou.

Maltes: pale ale 91%, cara gold 9%
Mostura: Rampa única de 69 °C (2h)
Fermento: US-05 (2 pacotes para 24 litros de mosto)


O que pode ter acontecido?

Ps: na hora de sifonar o mosto fervido para o fermentador tive um acidente e coletei excesso de trub, não sei se isso influenciaria a fermentação.

Opa, primeiramente, sua medição está sendo feito com densímetro ou com refratômetro e depois corrigida ? A maior parte das calculadoras não são legais na correção do refratômetro. Eu calculei aqui pelos dados que você forneceu e sua FG está em 1016 SG (erro de +/- 0,001 SG, ou seja, ela pode ser 1015 SG), usando a medição em º Plato que você forneceu, caso tenha sido tudo medido por densímetro. FG de 1015 SG é o limite máximo do estilo e sua ABV é de 4.1%, logo você está dentro ainda.

Já que sua aeração do mosto está legal, você pode verificar o termômetro que você tem usado na mostura. Já tive problemas de atenuação quando meu termômetro estragou e não percebi. Outro problema que pode ocorrer e esse é mais preocupante, é caso você não esteja trabalhando bem com sua levedura e ela esteja dando stuck no fim da fermentação, ou a fermentação ficou vagarosa demais. Isso pode estar associado a saúde da levedura, a underpitching ou mesmo a leveduras de alta floculação, mas pelo que você comentou, dois pacotes de US-05 dentro da validade e hidratada deveriam dar conta de boa dessa fermentação. Se você quiser excluir problemas de fermentação da lista, eu diria pra você refazer essa receita e fazer um bom starter, se o problema persistir então tem algo de errado na brassagem, o que eu acho mais coerente de se supor.

Um assunto que poderia ser discutido que é bastante relevante é sobre sua temperatura de mash e qualidade do malte. Durante o mash, a inter-relação entre a disponibilidade e a termoestabilidade da enzima DP (Poder Diastático) e a temperatura de gelatinização do amido determina essencialmente a produção de açúcares fermentáveis e, portanto, a fermentabilidade potencial do mosto. O nível de enzimas DP, particularmente alfa-amilase e beta-amilase, variam de malte para malte, ou seja, a depender da qualidade do seu malte seu mosto pode ser menos fermentável. Além disso a temperatura de 69 °C é a temperatura máxima na qual a beta costuma atuar, se seu controle de temperatura não for bom e você ficar constantemente batendo acima desse valor, você terá um mosto menos fermentável. Se você pretende fazer apenas uma rampa, faça em 66/67ºC ou comece a fazer beta e alfa separadas com mashout em seguida.
 
Last edited:
Caro Mó,

Tudo blz! E aí?

Tu sabe me dizer o que pode ocasionar essa trava na fermentação, bioquimicamente falando? No meu curto conhecimento cervejeiro, não vejo explicação, sendo que o fermento estava "indo bem" e nada inesperado aconteceu. Nas garrafas seguem os filhotinhos do US-05 que inoculei, portanto, como que eles fermentarão além do açúcar do priming, sendo que seus ancestrais não foram capazes, mesmo depois de muito tempo e temperatura?

Torço fortemente pra que não seja o caso de ainda existirem açúcares fermentáveis nesses 1,022 de densidade (problema de rampa, no caso), que minhas garrafas não estourem.

Obrigado pela contribuição. Vou tomar um cuidado extra com as garrafas pra que não aconteça nada mesmo em caso de tu estar certo.

Bororeh,

Ainda não identifiquei a causa, mas depois dobrei a produção - de 25 para 50l - passei a ter problemas de fermentação.

Pelo que andei pesquisando, há diversas teses, como falta de oxigenação do mosto, pouco fermento, estresse da levedura por agitação ou temperatura... enfim, várias vertentes.

Aqui no fórum há um post sobre isso.

Tenho dois exemplos de situações:

1 - uma stout travou, não sabia, envasei com densidade alta, e na refermentação da garrafa super-carbonatou e estourou diversas garrafas.
2 - estou com uma rauchbier que travou a fermentação, consegui destravar e atenuar, foi envasada dia 15/12/18 e até agora não carbonatou nem metade. Será que irá carbonatar?

Conclusão: só esperando. E espero que dê tudo certo!

Agora, o primeiro teste que farei será de quantidade de levedura - picht rating - e mais cuidado na reidratação e inoculação. Aliás, na verdade irei passar para starter para propagar levedura.

A oxigenação farei um sistema que vi em algum lugar, talvez aqui: montar uma mangueira com uma emenda de 5cm, na qual, na mangueira mais grossa de 5cm vai um furo para entrada de oxigênio que, segundo consta, conforme o volume de mosto passa, absorve grande parte de oxigênio nesse sistema da emenda. Testar para saber!

Enfim, mais detalhes ou conclusões só após a próxima brassagem.

Boa sorte e que saia uma ótima cerveja!
 
Ficou apenas com baixo ABV. O sabor e o aroma ficaram bons. Como ficou encorpada e com baixo álcool a tal da drinkability foi lá embaixo. Agora estou esperto com esses termômetros de araque que nos vendem por aqui. Para compensar o desvio dos termômetros vou trabalhar com 63º e ver como vai ficar a próxima leva.

O mesmo aconteceu aqui. A cerveja está boa mas só dá pra tomar uns 2 copos pq a drinkability está baixíssima. Foda, isso dos termômetros, né!?
 
Bororeh,

Blz?!
Cara, sua fermentação aparentemente travou!
Se você envasar essa cerveja nessa densidade, virarão bombas por super carbonatação - depois de envasada essa densidade poderá baixar e corbonatar em excesso.
Na humilde opinião, para resolver, antes de mais nada precisará de muita, mas muita paciência, e terá que fazer alguns passos de diferentes tentativas.
Tive duas fermentações travadas: uma Stout e atualmente aguardando uma Rauchbier carbonatar.
A Stout atenuou até uns 1,020 e estabilizou. Achei que seria isso devido a mosturação, só que foi fermentação travada. Sem saber disso, encadeia e explodiram várias. Fiz o teste que li em algum lugar aqui: mensurei a densidade novamente e pau! Atenuou de 1,020 para 1,010 na garrafa!
(...)
Só cuidado com as temperaturas! Sempre que for lançar fermento, siga os passos de praxe de temperatura tanto para reidratar, quanto para inocular. Se for baixar ou subir a temperatura, sempre respeitar os 3°C/dia para evitar estressar ainda mais a levedura.
Mas tranquilo cara, vai com calma que dá tudo certo.

Bz, Mó!
Obrigado pela contribuição! Isso que tu disse é verdade e é um grande perigo. Só que acredito que a minha fermentação não tenha travado e sim que tenha sido um problema de temperatura elevada em demasia na mostura. Digo isso porque nem nesse calorão que tem feito as garrafas explodiram (e já tem mais de mês que estão engarrafadas e fora da geladeira).
 
Bororeh,
Boa sorte e que saia uma ótima cerveja!

Tive, sim, a "sorte" de não ter obtido bombas engarrafadas! A cerveja em si não ficou ótima. Está com a drinkability muito baixa. Mas também não está ruim! Os dois primeiros copos "vão" muito bem!
 
Caro Mó,

Tudo blz! E aí?

Tu sabe me dizer o que pode ocasionar essa trava na fermentação, bioquimicamente falando? No meu curto conhecimento cervejeiro, não vejo explicação, sendo que o fermento estava "indo bem" e nada inesperado aconteceu. Nas garrafas seguem os filhotinhos do US-05 que inoculei, portanto, como que eles fermentarão além do açúcar do priming, sendo que seus ancestrais não foram capazes, mesmo depois de muito tempo e temperatura?

Torço fortemente pra que não seja o caso de ainda existirem açúcares fermentáveis nesses 1,022 de densidade (problema de rampa, no caso), que minhas garrafas não estourem.

Obrigado pela contribuição. Vou tomar um cuidado extra com as garrafas pra que não aconteça nada mesmo em caso de tu estar certo.

Olá bororeh!

Cara, perdão o longo tempo, mas foram dias corridos. Só neste sábado consegui fazer minha primeira brassagem do ano.

Consegui salvar minha Rauchbier que havia travado. Após uma eternidade para carbonatar na garrafa, ficaram aceitáveis, mas um pouco oxidadas das duas agitações que fiz no fermentador e um pouco ácida, acho que devido ao volume muito grande malte acidificado que utilizei pela primeira vez. Enfim, de 48 litros restam 8 garrafas de 600ml hehehe.

Quanto a fermentação acho que também foi resolvido: pouco fermento!

Estava calculando baseado na embalagem e quando utilizei uma calculadora de pitch rate, o resultado foi quase o dobro do indicado pelo fabricante!

Estou a IPA que fiz no sábado a milhão na fermentação! Tudo indica que esta tudo certo.

Fizeram um bruta terror quanto a oxigenação, considerei até utilizar gotas de azeite - que até esqueci - e ainda por cima foi na base do splash com menos intensidade que os anteriores.

Está no segundo dia de fermentação intensa!

Não saberei responder sua dúvida técnica, mas fica a dica de utilizar uma calculadora de pitch rate também.

Saúde!
 
Back
Top