Bão?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Kashnawa

New Member
Joined
Jul 1, 2020
Messages
3
Reaction score
5
Location
Sete Lagoas
Opa... E ae? Bão? Me chamo Fernando, sou de Sete Lagoas, MG. Sonho em fazer minha cerveja desde 2013 quando começou aqui na região os festivais de cerveja artesanal. Mas na época o método que era mais difundido era das 3 panelas. Achei caro o investimento inicial... E de uns tempos pra cá, caí em uns canais do YouTube e vi o método biab. Então não pensei 2 vezes... Comecei a montar o setup. Em cada site que comprava um equipamento, comprava também um insumo... Agora estão chegando aos poucos e o correio está demorando a entregar o chiller e o desnsimetro... Aproveitando o tópico, se alguém puder me ajudar, seria bem vinda.. Estou com insumos diversos e não sei que cerveja fazer. Não pretendo ficar preso a estilo, quero estudar os ingredientes e aos poucos chegar a uma cerveja que agrade a mim e a família. Alguém com experiência pode me ajudar com receitas de 20 litros?
Se puder olha só... Tenho 9kg de pilsen, 5kg de pale e 3kg de pale com trigo (meio a meio, o cara fez o favor de enviar junto e misturado). Leveduras t58, us05, s33. Lúpulos citra, cascade, east kent Gold, hércules, summit e perle (todos 50g). Como misturar isso aí e tirar umas 3 levas? Aquele abraço.
 
Tudo bão!

cara como é a primeira vez que vai fazer cerveja, eu recomendo que pegue uma receita pronta e siga ela e fique atento no processo, aprenda cada detalhe do processo, analise pontos de melhoria e com o tempo, após o dominio do processo de fabricação (pode parecer simples, mas no dia que vai fazer é uma bagunça da p*** e as vezes pode ser que não execute as etapas da melhor forma possível), ai sim comece a pensar em montar suas próprias receitas, você já terá um conhecimento de como cada ingrediente atua, como a fermentação ocorre (o mais importante na minha opinião, pois só com uma fermentação bem feita você terá uma cerveja bem feita) e ir avançando aos poucos... no final sempre vai sair cerveja.

Eu acredito que deva ter vindo algumas receitas prontas com o os insumos que comprou, então aproveite esses passo a passo e foque no processo de fabricação!

Abraço e boas brejas
 
E aí Fernando, eu comecei fazendo receitas single malt, single hop. Pra conhecer os ingredientes, se você quiser fazer isso acho válido.
Se você vai começar no fogão da cozinha sugiro começar pelo malte pale. A prime primeira receita que fiz tive problema de DMS e acho que foi por causa disso.
Tirei duas receitas do cerveja fácil que com alguns ajustes você poderia fazer com esses ingredientes.
 

Attachments

  • Screenshot_20200704-103045.png
    Screenshot_20200704-103045.png
    100.2 KB · Views: 37
  • Screenshot_20200704-103015.png
    Screenshot_20200704-103015.png
    96.6 KB · Views: 36
4 meses depois... Obrigado a quem respondeu. Com certeza ajudou. Mas o que afinal eu fiz? Fiz o seguinte... Comprei mais 3 kg de pilsen, misturei tudo, tirei 4 receitas **** bjpc, um com cada lúpulo e cada levedura... Saiu cerveja boa, melhor que muitas e muitas que já comprei! Ficaram todas diferentes e uma melhor que a outra. Vlw vlw!
 
4 meses depois... Obrigado a quem respondeu. Com certeza ajudou. Mas o que afinal eu fiz? Fiz o seguinte... Comprei mais 3 kg de pilsen, misturei tudo, tirei 4 receitas **** bjpc, um com cada lúpulo e cada levedura... Saiu cerveja boa, melhor que muitas e muitas que já comprei! Ficaram todas diferentes e uma melhor que a outra. Vlw vlw!

Da hora mano! Pra mim esse é o espírito. Nunca me apeguei a receita pronta. Cada um com seu cada qual, mas pra mim me dá a sensação de que não sou eu quem está fazendo a breja...
 
Fala pessoal. Bão????
Bem... eu comecei com receitas prontas, tipo estas que te passaram... agora faço as minhas, mas uso bastante referências, do BJCP, do Livro do John Palmer, do próprio programa que uso para aferir as proporções, etc...
Fazer cerveja é fácil... entender o que está fazendo é mais complicado... Meu próximo passo é começar replicar minhas próprias receitas, aquelas que mais gostei....
Mas o importante é ter gostado do resultado... boas brejas!!!
 
Estou no primeiro Dry Hopping. Fiz dois "mostos" iguais, com mesmo maltes (pilsen, viena, carared e uma mizerinha de malte tostado) e mesmo lupulos (não me lembro o nome) só que uma, fermentei com s04 e a outra com us05. Em uma delas, não sei qual, fiz DH com cascade e outra com saaz (50g cada) e..... MEUS DEUS. realmente muda completamente o diacho da cerveja para muuuuito melhor. E uma coisa interessante, não vi nenhuma (quase nenhuma) diferenca entre elas, mesmo usando fermentos e lupulos diferentes.... enfim...
E depois de umas 12 mosturas ou mais, descobri que eu estava fazendo uma coisa errada... eu não sei de onde tirei a ideia de colocar saches de 5g em garrafas de 600 no prime.... então esses dias também estorei a primeira garrafa, agora estudei e vou fazer do jeito certo, na seringa mesmo. Só passando pra falar mesmo, que quem ainda não fez DH, tem que fazer! to chegando perto da cerveja que quero beber pro resto da vida... pouco amarga, muito aromática, corpo médio e cor de cobre! Abraços.
 
Back
Top