Aveia x carapils

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Trops

Well-Known Member
Joined
Nov 26, 2019
Messages
258
Reaction score
170
Location
Teófilo Otoni / Ipatinga - Minas gerais
Vou repetir um receita de uma RIS que fiz, só q a primeira apesar de boa formação de espuma a retenção foi ruim. Usei 5% de aveia.

Agora tô na dúvida se aumento a quantidade de aveia para 10% ou se uso carapils até uns 15%.

Alguém sabe qual dos dois é mais efetivo na retenção? qual tem mais proteína?

E a questão de ácidos graxos? Como vou usar nibs de cacau preciso escolher entre aveia/carapils levando isso em consideração tbm.
 
Sou fã de usar 10% de malte de trigo em várias receitas, tanto pra espuma quanto pra corpo...também uso carapils, mas pra acrescentar corpo/dulçor residual praticamente sem contribuição de sabor, pra espuma sei que o pobre coitado já foi refutado kkkk

No mais, cuidado com a quantidade de aveia. Em pequenas quantidades ela contribui pra espuma, mas se exagerar atrapalha, por conta de ser um grão com bastante gordura.
 
Sou fã de usar 10% de malte de trigo em várias receitas, tanto pra espuma quanto pra corpo...também uso carapils, mas pra acrescentar corpo/dulçor residual praticamente sem contribuição de sabor, pra espuma sei que o pobre coitado já foi refutado kkkk

No mais, cuidado com a quantidade de aveia. Em pequenas quantidades ela contribui pra espuma, mas se exagerar atrapalha, por conta de ser um grão com bastante gordura.
Amigo, estou no início das produções e ainda pegando mais receitas prontas e tal.
Uma dúvida em relação ao uso do trigo para esse ganho, posso adotar em todas as receitas? Um exemplo, uma receita que já tem um malte que ajuda na espuma (carapils, melano por exemplo) posso usar a % do trigo junto?
 
Amigo, estou no início das produções e ainda pegando mais receitas prontas e tal.
Uma dúvida em relação ao uso do trigo para esse ganho, posso adotar em todas as receitas? Um exemplo, uma receita que já tem um malte que ajuda na espuma (carapils, melano por exemplo) posso usar a % do trigo junto?
Fala amigo! Legal que, apesar de estar no início e pegando receita pronta, já se interesse nos aspectos de elaboração de receita. Além de ser viciante é certamente o melhor jeito de aprender sobre insumos e chegar nas receitas ideais pro seu gosto.

Quanto ao trigo, depende de vários fatores: estilo, objetivo, restante do grist de maltes etc. Pessoalmente uso bastante nas lupuladas (IPA, APA, session IPA etc) pois gosto delas clarinhas e o trigo é ótimo pra dar corpo e espuma sem alterar a cor da cerveja ou dar sabor de caramelo. Agora, se estiver fazendo uma receita com uma carga maior de maltes especiais, pode não fazer tanto sentido pois já terão outros maltes fazendo a mesma função.

Isso fora os estilos que demandam uma carga maior de malte de trigo/trigo não malteado, como hefeweizen, witbier, american wheat etc

Sobre usar trigo com carapils e melano, minha APA que tá fermentando nesse momento levou os 3 kkkk mas cada um com um intuito diferente.
 
Back
Top