Ótimo ficou claro. Em relação a OG ter ficado tão abaixo do esperado poderia ter relação com uma mostura de 60 min? Se fosse maior tipo 90 min daria mais tempo para as enzimas do pilsen atuarem sobre o amido? Talvez usando cereais não maltados, para ter maior eficiência eu deva me preocupar em aumentar o tempo de mistura?
Talvez sim Luciano. Já cheguei a fazer uma mostura de 2:30hrs... Era um grist embaçado de converter.
O pitaco que eu dou é o seguinte: desapega desse lance de 60min. Na prática varia muito isso. Muitas vezes é menos tempo inclusive. Depende de vários fatores, dentre os quais pra mim os principais são:
a) poder diastático;
b) temperatura;
c) PH do mosto;
d) Relação água / grãos.
No seu caso, o poder diastático não estava assim uma maravilha mas também não estava ruim. A temperatura a 65C não ajudou. Esse range foca mais nas enzimas beta e elas são mesmo mais lentas. O PH do mosto vc chegou a medir? Também é muito impactante. Se não estiver no range entre +-5.2~5.5 as enzimas não atuam direito, e a mostura fica arrastada. Provavelmente deram os 60 minutos e não estava ainda tudo convertido. Ficaram alguns amidos sem virar açúcar. Aí sim esses acabarão como "corpo" na cerveja.
Pra uma boa mostura não tem muito segredo. É cuidar do PH, mexer de vez em quando (ou recircular), e acompanhar a conversão medindo a densidade, de modo que dê pra perceber quando já não está mais aumentando a densidade (ou seja, parou de converter, acabou a mostura).
Espero ter ajudado.
Boas brejas!!