Aveia/Flocos de cevada e Alcool

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Jul 8, 2021
Messages
14
Reaction score
3
Location
N
Bom dia, não sei se existe já algum tópico a respeito mas gostaria de saber se a Aveia em flocos ou cevada em flocos tem poder diastatico? Ou seja quando monto uma receita devo considerar potencial para virar álcool ou somente serve para corpo e espuma. Obrigado
 
Bom dia, não sei se existe já algum tópico a respeito mas gostaria de saber se a Aveia em flocos ou cevada em flocos tem poder diastatico? Ou seja quando monto uma receita devo considerar potencial para virar álcool ou somente serve para corpo e espuma. Obrigado

Esses grãos não têm poder diastático, isso pq não contém as enzimas que são geradas no processo de malteação, pelo qual não passaram.
Nem por isso não se tornarão álcool, pois são também fonte de amido que pode ser convertido em açúcar no processo da mostura. O detalhe é que as enzimas que farão essa conversão serão as presentes nos grãos malteados que também estarão na panela. Só vai demorar um pouco mais pra mosturar já que são menos enzimas pra converter mais amido.
Espero que tenha esclarescido.

Boas brejas!!
 
Certo, obrigado! Na verdade copiei uma receita para 10L de uma Stout:
1.3 kg Pilsen
0,5 kg de flocos de cevada
.0,3 kg de cevada torrada

Mostura 65c - 60min
Fervura 60 min

A OG prevista desta receita para uma eficiência de Biab (65%) era de 1041 mas ficou em 1034, no final das contas tive que corrigir com DME e foi a primeira vez de um viés tão alto na OG. No brewfather quando coloco aveia ou flocos de cevada na receita, a OG sobe como se fosse um fermentável normal. Não deveria ser assim correto?
 
No brewfather quando coloco aveia ou flocos de cevada na receita, a OG sobe como se fosse um fermentável normal. Não deveria ser assim correto?
Sim, deveria ser assim.

Conforme o e.cassaro citou...
e.cassaro said:
são também fonte de amido que pode ser convertido em açúcar no processo da mostura.
São fermentáveis, possuem amido, geram pontos de OG.
O fato de não terem poder diastático significa que não possuem as enzimas necessárias para converter o próprio amido em açúcar.
Mas as enzimas do Pilsen são suficientes para fazer a conversão.
 
Ótimo ficou claro. Em relação a OG ter ficado tão abaixo do esperado poderia ter relação com uma mostura de 60 min? Se fosse maior tipo 90 min daria mais tempo para as enzimas do pilsen atuarem sobre o amido? Talvez usando cereais não maltados, para ter maior eficiência eu deva me preocupar em aumentar o tempo de mistura?
 
Ótimo ficou claro. Em relação a OG ter ficado tão abaixo do esperado poderia ter relação com uma mostura de 60 min? Se fosse maior tipo 90 min daria mais tempo para as enzimas do pilsen atuarem sobre o amido? Talvez usando cereais não maltados, para ter maior eficiência eu deva me preocupar em aumentar o tempo de mistura?

Talvez sim Luciano. Já cheguei a fazer uma mostura de 2:30hrs... Era um grist embaçado de converter.

O pitaco que eu dou é o seguinte: desapega desse lance de 60min. Na prática varia muito isso. Muitas vezes é menos tempo inclusive. Depende de vários fatores, dentre os quais pra mim os principais são:
a) poder diastático;
b) temperatura;
c) PH do mosto;
d) Relação água / grãos.

No seu caso, o poder diastático não estava assim uma maravilha mas também não estava ruim. A temperatura a 65C não ajudou. Esse range foca mais nas enzimas beta e elas são mesmo mais lentas. O PH do mosto vc chegou a medir? Também é muito impactante. Se não estiver no range entre +-5.2~5.5 as enzimas não atuam direito, e a mostura fica arrastada. Provavelmente deram os 60 minutos e não estava ainda tudo convertido. Ficaram alguns amidos sem virar açúcar. Aí sim esses acabarão como "corpo" na cerveja.

Pra uma boa mostura não tem muito segredo. É cuidar do PH, mexer de vez em quando (ou recircular), e acompanhar a conversão medindo a densidade, de modo que dê pra perceber quando já não está mais aumentando a densidade (ou seja, parou de converter, acabou a mostura).

Espero ter ajudado.

Boas brejas!!
 
Top, obrigado pelos esclarecimentos. Na verdade nunca tive problema de baixa eficiência, aconteceu nesse caso mesmo e por coincidência tinha flocos de cevada.
 
Back
Top