Avaliação receita Belgian Blond Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

uncodead

Well-Known Member
Joined
Feb 18, 2018
Messages
54
Reaction score
25
Amigos, boa noite.

Estou seguindo para minha segunda brassagem e escolhi o estilo citado no título. Montei minha receita no Brews Friend (link) e estou postando aqui para avaliação dos amigos.


Brew Method: BIAB
Style Name: Belgian Blond Ale
Boil Time: 60 min
Pretendo colocar no fermentador 10,5L de cerveja (estou considerando perder alguma coisa para o densimetro)
Batch Size: 10.5 liters (fermentor volume)
No meu equipamento, perco 4,5L de água na evaporação da fervura, +-3L de trub. Por isso estou considerando iniciar a fervura com 18L
Boil Size: 18 liters
Boil Gravity: 1.041
Efficiency: 70% (brew house)


STATS:
Original Gravity: 1.070
Final Gravity: 1.021
ABV (standard): 6.4%
IBU (tinseth): 28.05
SRM (morey): 6.46

FERMENTABLES:
3 kg - Belgian - Pilsner (88%)
0.21 kg - Belgian - Munich (6.2%)
0.2 kg - Belgian - Biscuit (5.9%)

HOPS:
15 g - Styrian Goldings, Type: Pellet, AA: 5.5, Use: Boil for 60 min, IBU: 21.64
10 g - Saaz, Type: Leaf/Whole, AA: 3.5, Use: Boil for 30 min, IBU: 6.41

MASH GUIDELINES:
Minha ideia é fazer o mash com 2,5L de água por Kg de grão (8,5L)
Na sequencia lavar o bag até chegar o volume pre fervura de 18L
Setei essa temperatura para buscar as duas enzimas de uma vez
1) Infusion, Temp: 68 C, Time: 90 min, Amount: 8.5 L
2) Temperature, Temp: 76 C, Time: 15 min, Amount: 8.5 L, Mashout

OTHER INGREDIENTS:
0.5 each - Wirfloc, Time: 15 min, Type: Fining, Use: Boil

YEAST:
Fermentis / Safale - Safbrew - Specialty Ale Yeast T-58
Starter: No
Form: Dry
Attenuation (avg): 70%
Flocculation: High
Optimum Temp: 12.22 - 25 C
Fermentation Temp: 20 C
Pitch Rate: 0.35 (M cells / ml / deg P)

Pretendo fermentar por 7 dias ou até chegar no meu objetivo e maturar por 14 dias.
O priming vai ser de 7G/L

Ainda estou na duvida se uso gelatina para ajudar na clarificação.

Gostaria muito do olhar atento de cada amigo cervejeiro e criticas são super bem vindas. Obrigado!
 
Para mim a receita está boa. EU, consideraria o uso de outro fermento mais refinado, S33 ou M36. Abraço.
 
1021 de FG e bem elevado, a menos que queira uma cerveja bastante adocicada.
A diferença do T-58 pro S33, e que o T-58 deixa a cerveja mais picante. E nunhum dos dois têm floculação alta.

André Wenderosck
 
1021 de FG e bem elevado, a menos que queira uma cerveja bastante adocicada.
A diferença do T-58 pro S33, e que o T-58 deixa a cerveja mais picante. E nunhum dos dois têm floculação alta.

André Wenderosck

Esssa e uma dificuldade que tenho no brewsfriend, nao sei como baixar a FG.
 
Esssa e uma dificuldade que tenho no brewsfriend, nao sei como baixar a FG.

Para baixar a FG:
- Mosture a uma temperatura um pouco inferior;
- Considere subsituir uma pequena quantidade de malte por açucar (100 % fermentavel).
 
Como dito anteriormente, mostura com temperatura de 64-65c tende a ficar com fg 1010-1012
Mostura 66-68 FG 1012-1015
Mostura 68-72 FG 1015......
Isso de forma genérica, o grist de malte influencia muito isso. Quanto mais maltes caramelizados e torrados, mais açúcares não fermentaveis o mosto tera, ai a temperatura começa a influênciar menos.
Só a prática vai te ensinar isso

André Wenderosck
 
Amigos, fiz algumas mudanças na receita e consegui baixar a FG para 1018 e subir a OG para 1071. Seguem informações:

Brew Method: BIAB
Style Name: Belgian Blond Ale
Boil Time: 60 min
Batch Size: 11 liters (fermentor volume)
Boil Size: 17.5 liters
Boil Gravity: 1.044
Efficiency: 70% (brew house)


STATS:
Original Gravity: 1.071
Final Gravity: 1.018
ABV (standard): 6.86%
IBU (tinseth): 25.93
SRM (morey): 5.51

FERMENTABLES:
3 kg - Belgian - Pilsner (87%)
0.1 kg - Belgian - Munich (2.9%)
0.15 kg - Belgian - Biscuit (4.3%)
0.2 kg - Cane Sugar (5.8%)

MASH GUIDELINES:
1) Infusion, Temp: 67 C, Time: 90 min, Amount: 8.5 L
2) Temperature, Temp: 76 C, Time: 15 min, Amount: 8.5 L, Mashout
3) Sparge, Temp: 67 C, Time: 0 min, Amount: 12.25 L
 
Cara, eu considero uma belgian blond com FG de 1,018 algo bem alto e fora do estilo, para meu gosto pessoal. As melhores bblonds que tomei tem um final seco e alcoolico.

Eu aumentaria esse açúcar para 10% da receita, mantendo a OG, ou seja, o que aumentar em açúcar tem q tirar proporcionalmente dos maltes, mas isso não é algo indispensável, pode aumentar o açúcar sem mexer no grist, vai de vc.
 
Cara, eu considero uma belgian blond com FG de 1,018 algo bem alto e fora do estilo, para meu gosto pessoal. As melhores bblonds que tomei tem um final seco e alcoolico.

Eu aumentaria esse açúcar para 10% da receita, mantendo a OG, ou seja, o que aumentar em açúcar tem q tirar proporcionalmente dos maltes, mas isso não é algo indispensável, pode aumentar o açúcar sem mexer no grist, vai de vc.

Pelo que li, esta dentro do estilo. Mas de qualquer forma obrigado pela dica

https://beerrecipes.org/BJCP-2015-Style/85/25a-belgian-blond-ale.html
 
Correto amigo, está dentro do estilo segundo bjcp. Minha observação foi devido ao característico e esperado "final seco", com essa FG de 1,018 não vai ter, na verdade, vai ter uma breja muito encorpada e com baixo drinkability, o que não quer dizer que a breja ficará ruim, longe disso. Sobretudo, o mais importante é experimentar, boa sorte.:mug:
 
Pessoal, boa tarde.

Segui a receita conforme o roteiro, mas no final da fervura consegui uma OG de 1050. Não quis continuar a fervura e fui para o fermentador com mais ou menos 11L de cerveja. Fiz a adição de levedura e apos 7 dias consegui uma FG de 1009.

Porem, fiz uma prova da cerveja e a senti muito aguada. Agora ela esta maturando a 0 grau.

Existe alguma coisa que possa fazer para melhorar esse sentimento de cerveja aguada?

Abs
 
Back
Top