Avaliação English Barley Wine

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

kadupenido

Active Member
Joined
Mar 5, 2016
Messages
40
Reaction score
2
Fala pessoal boa noite, vou me arriscar em uma primeira barleywine. A intenção é fazer duas brassagens com o mesmo mosto devido a quantidade de grãos ser maior que a capacidade do equipamento.
E esquecer ela guardada em garrafas de champanhe 700ml, no minimo 8 meses de guarda.

Equipamento :
20 litros
Eficiência 65%

Receita:
Fervura 60 min
OG: 1.103
FG: 1.022
IBU: 53,2 - BU/GU : 0,518
COR: 27,3 EBC
ABV: 10,8%

Maltes:
9,5kg Maris Otter 95%
0.3kg Caraaroma 3%
0.2kg Melanoidina 2%

Lupulos:
30g Target 60 min 28 ibu
30g Challenger 30 min 14,7 ibu
50g East Kent Goldings 15 min 10,5 ibu

Levedura:
Fermentis S-33

Mosturação:
90 min 67ºC
10 min 76ºC

Fermentação / Maturação:
18ºC até atenuação total
Subir 1ºC por dia até 23ºC
Baixar gradualmente durante 2 dias até 0ºC
Manter 0ºC por 10 dias

Envase:
Priming 6g/l

Envelhecimento:
Entre 20-25 ºC por no minimo 8 meses

Irei fazer um starter até atingir o pitch rate calculado pelo brewersfriend (488 bilhões de celulas).

Esta um bom perfil de receita? maltes, lúpulos e levedura...

Quem já fez o envase usando garrafas de champanhe, devo usar rolhas de cortiça ou sintética?
É possível colocar na 'mão' sem o arrolhador especifico ?
Devo guardar as garrafas em pé ou inclinadas igual vinho? para manter o contato do liquido com a rolha
 
Last edited:
Acho que nao vai consegui chegar a 1021 com 2kg de carahell. E ficaria bem doce.

Usaria quase tudo Maris Otter, um pouco de malte oscuro para ajustar a cor, e ferver até chegar. Usaria fermento inglês, WY1318, WLP007, algo assim. Ou Nottingham. (Não moro no Brasil, então não sei quais produtos são faceis de achar)
 
Acho que nao vai consegui chegar a 1021 com 2kg de carahell. E ficaria bem doce.

Usaria quase tudo Maris Otter, um pouco de malte oscuro para ajustar a cor, e ferver até chegar. Usaria fermento inglês, WY1318, WLP007, algo assim. Ou Nottingham. (Não moro no Brasil, então não sei quais produtos são faceis de achar)

Obrigado pela resposta bjartenataas.

Fiz a mudança para
95% de maris otter
3% de caraaroma pra pegar um pouco o sabor de nozes/ameixa alem de cor, nessa quantidade sera perceptível ?
2% de Melanoidina pra pegar uma cor mais avermelhada

Iria usar o WLP007 porem difícil encontrar ele por aqui.
O WY1318 até tem mas ele é bem neutro certo? e gostaria de um perfil com mais ésteres frutados para o envelhecimento como o t-58.

Estou certo nessas considerações?
 
1318 London ale é bem tipico, igual WLP013, tem o perfil que mencionou. T-58 da um sabor belga, condimentos, pimenta de reino etc.
 
Se quiser entra no grupo Barleywine is Life no facebook. É 90% palhaçada, mas de vez em quando tem algo interessante.
 
Não use o T-58 meu amigo, esse é um fermento belga e portante fornece características de cervejas belgas à sua cerveja. Vá com um fermento inglês mesmo, sem sombra de dúvidas. Entre os secos o nottingham é uma excelente pedida, e entre os líquidos eu iria de white labs WLP013 ou WLP007 ou uma opção nacional fácil de encontrar o Teckbrew 07 - English Ale.
 
Não use o T-58 meu amigo, esse é um fermento belga e portante fornece características de cervejas belgas à sua cerveja. Vá com um fermento inglês mesmo, sem sombra de dúvidas. Entre os secos o nottingham é uma excelente pedida, e entre os líquidos eu iria de white labs WLP013 ou WLP007 ou uma opção nacional fácil de encontrar o Teckbrew 07 - English Ale.
Obrigado JuniorBolzani vou ver dentre essas opções quais tem disponível por aqui.
 
Fiz uma RIS e Quadrupel em 2016 engarrafei umas 60 garrafas de vinho dividido em 2 lotes cada estilo. Quanto a rolha usei aquela sintética com aquela coroa encima, a rolha é boa pois abri uma garrafa esses dias e está como nova, o bom dessa rolha que não precisa de arrolhador, vc pode arrolhar com um martelo :D
Quanto ao IBU pra esse estilo é isso mesmo. Fica esperto quanto ao fermento fazer uma boa propagação pra dar uma boa fermentação, mesmo assim não vai conseguir secar.


Fala pessoal boa noite, vou me arriscar em uma primeira barleywine. A intenção é fazer duas brassagens com o mesmo mosto devido a quantidade de grãos ser maior que a capacidade do equipamento.
E esquecer ela guardada em garrafas de champanhe 700ml, no minimo 8 meses de guarda.

Equipamento :
20 litros
Eficiência 65%

Receita:
Fervura 60 min
OG: 1.103
FG: 1.022
IBU: 53,2 - BU/GU : 0,518
COR: 27,3 EBC
ABV: 10,8%

Maltes:
9,5kg Maris Otter 95%
0.3kg Caraaroma 3%
0.2kg Melanoidina 2%

Lupulos:
30g Target 60 min 28 ibu
30g Challenger 30 min 14,7 ibu
50g East Kent Goldings 15 min 10,5 ibu

Levedura:
Fermentis S-33

Mosturação:
90 min 67ºC
10 min 76ºC

Fermentação / Maturação:
18ºC até atenuação total
Subir 1ºC por dia até 23ºC
Baixar gradualmente durante 2 dias até 0ºC
Manter 0ºC por 10 dias

Envase:
Priming 6g/l

Envelhecimento:
Entre 20-25 ºC por no minimo 8 meses

Irei fazer um starter até atingir o pitch rate calculado pelo brewersfriend (488 bilhões de celulas).

Esta um bom perfil de receita? maltes, lúpulos e levedura...

Quem já fez o envase usando garrafas de champanhe, devo usar rolhas de cortiça ou sintética?
É possível colocar na 'mão' sem o arrolhador especifico ?
Devo guardar as garrafas em pé ou inclinadas igual vinho? para manter o contato do liquido com a rolha
 
Outra coisa, não sei quanto ao seu equipamento, na época eu usava baazoca, cara é muito peso de malte encima o bicho amassou e entupiu e virou um tendeu, foi foda.
Cada mosturação levou umas 12hs pois não coube todo o malte com a quantidade de água programada, tive que dividir em etapas kkkkkkk a fervura eu deixei fervendo por 120 minutos.
A fermentação também fica esperto, meu balde era de 20 litros e eu projetei pra fazer 20 litros, mas a fermentação foi tão intensa que "explodiu" a tampa do balde kkkk sorte que eu estava
em casa na hora e fui correndo fazer a limpeza e colocar a tampa novamente.
 
Outra coisa, não sei quanto ao seu equipamento, na época eu usava baazoca, cara é muito peso de malte encima o bicho amassou e entupiu e virou um tendeu, foi foda.
Cada mosturação levou umas 12hs pois não coube todo o malte com a quantidade de água programada, tive que dividir em etapas kkkkkkk a fervura eu deixei fervendo por 120 minutos.
A fermentação também fica esperto, meu balde era de 20 litros e eu projetei pra fazer 20 litros, mas a fermentação foi tão intensa que "explodiu" a tampa do balde kkkk sorte que eu estava
em casa na hora e fui correndo fazer a limpeza e colocar a tampa novamente.

Valeu pelas dicas.

Uso fundo falso e a panela de mostura é de 45 litros então 10 kg de malte a uma relação de 2,5 vai dar um headspace legal. Acredito que o fundo falso aguente o peso.
Vou fazer 2 brassagens de 10kg pq tudo não vai caber.

To projetando 40 litros são 2 baldes de 30 então vai da um headspace bom tbm.

Quanto a levedura é que ainda persiste a dúvida em qual usar, entre as que o pessoal citou vou tentar achar a que tem a maior atenuação pra baixar bem a fg.

Calculei o pitch rate no brewsfriend com o pro brewer 1.0 High gravity e deu 977 bilhões, já vou preparar um starter bruto


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Eu tbm to me programando pra fazer uma barleywine.....vou usar o s-04 como fermento, vi no HBT americano que muita gente aconselha a ele por ser mais tolerante a alcool e secar bem a cerveja.
 
Eu já fiz uma Barleywine com S-04. O fermento morreu na carbonatação, pelo teor alcoolico.

Mas acho uma boa usar o US-05. Fora isso foque na alta densidade e eu usaria outra receita. Mas é opinião particular, de quem fez uma e gostou muito no resultado.
 
Se é correto ou não fazer isso eu não saberei dizer, mas eu fermentei 4 dias com US-05 e depois joguei um fermento belga que eu tinha na época BE-256 o resultado foi fantástico.
 
Back
Top