Automatização do equipamento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Costa_Cervejeiro

Well-Known Member
Joined
Feb 3, 2021
Messages
68
Reaction score
22
Location
Minas Gerais
Pessoal estou pensando em automatizar meu equipamento.
Hoje tenho 1 panela para mostura com fundo falso e 1 para fervura, meu espaço em casa é bem tranquilo.
É um equipamento para até 45 litros.
Vale a pena montar uma single vessel com isso ou é melhor manter as 2 panelas assim e apenas passar para elétrico?
pensei também em um controlador para as duas panelas, alguma recomendação?
 
Last edited:
Elétrico alem de mais seguro, é mais eficiente.
A automatização de um sistema elétrico é mais tranquila também.

Eu mantinha as duas panelas, talvez até transformar a panela de fervura para uma HLT de um sistema HERMS, nesse esquema vc vai ter que adicionar uma serpentina na panela pra poder circular o mosto de forma que a água dessa panela (HLT) que vai aquecer a serpentina e o mosto, daí na hora da fervura vc transfere essa água quente pra algum recipiente pra poder usar pra lavar os grãos e nessa hora a panela de HLT vira panela de fervura. A serpentina depois pode ser usada como chiller, só passar água fria por ela que vc vai resfriar o mosto.
 
Eu também queria passar meu sistema para energia elétrica pq meu maior medo quando faço cerveja é do botijão de gás explodir na minha cara pq uso um cagafogo kkkk fora que o gás tá no precinho né?
mas eu não sei nem por onde começar..
 
Eu também queria passar meu sistema para energia elétrica pq meu maior medo quando faço cerveja é do botijão de gás explodir na minha cara pq uso um cagafogo kkkk fora que o gás tá no precinho né?
mas eu não sei nem por onde começar..
primeiro passo e ver qual a resistência ideal para a sua panela, geralmente utiliza-se a medida de 1000W por 10L, eu tenho uma panela de 27L comprei uma resistência de 3000W, tem que verificar também se a parte elétrica da sua casa suporta essa resistência. Em casa é 110V e para essa resistência eu tive que puxar uma tomada de 220V/20A para usar com segurança.
 
Pessoal estou pensando em automatizar meu equipamento.
Hoje tenho 1 panela para mostura com fundo falso e 1 para fervura, meu espaço em casa é bem tranquilo.
É um equipamento para até 45 litros.
Vale a pena montar uma single vessel com isso ou é melhor manter as 2 panelas assim e apenas passar para elétrico?
pensei também em um controlador para as duas panelas, alguma recomendação?

Bom dia, tinha um sistema à gás, com uma panela, que, depois de passar para elétrico, nunca mais volto pro gás.
É um caminho sem volta a automação. E a cada dia você fica tentado a melhorar seu sistema, implementar novidades, etc.

Meu sistema atual são com 3 panelas (feitas de barris de 50 litros) cada uma com uma resistência de 4KW.

Controlo as 3 resistências, duas bombas inox, a geladeira para fermentação, tudo pelo software CraftbeerPi, que é você pode controlar, uma, duas, três panelas, válvulas, o que quiser.
 
o cara do biab no ap também usa esse equipamento, parece ser muito bom e bem justo pra quem faz 20 litros
fora que não precisa furar panela nem nada mas acho que queima o saco de voil né? tem que ter o cesto de inox
 
KKKKKK desviamos total da ideia do post, vou dar minhas considerações...

Eu acho que antes de mais nada é legal você considerar suas necessidades.
Eu acho massa a ideia de fazer tudo em uma panela só.. menos coisa pra limpar e menos trabalho.. mas depende do que você precisa/quer

igual o amigo falou acima, trocar pra eletrico é caminho sem volta..
eu to entre dar o próximo passo ou desistir de vez da cerveja caseira.. mas se eu for continuar, passar pra eletrico com controlador de brassagem é o plano
 
Para quem quer migrar para o elétrico de uma maneira mais simples, mantendo as panelas atuais, eu gosto muito da resistência já com controlador da Beermax: Controlador Portátil Automático 50L
Eles tem para várias capacidades.

Isso aí e uma bombinha de circulação (que hoje está em promoção no dia dos solteiro, na China), o cervejeiro ta feito!

Edit: agora que vi que o pessoal já estava indicando o produto kkkkkk fica minha opinião positiva sobre ele.
 
Para quem quer migrar para o elétrico de uma maneira mais simples, mantendo as panelas atuais, eu gosto muito da resistência já com controlador da Beermax: Controlador Portátil Automático 50L
Eles tem para várias capacidades.

Isso aí e uma bombinha de circulação (que hoje está em promoção no dia dos solteiro, na China), o cervejeiro ta feito!

Edit: agora que vi que o pessoal já estava indicando o produto kkkkkk fica minha opinião positiva sobre ele.
Cara tô bem convencido desse sistema viu rsrs.
O único problema que estou vendo é que segundo o fabricante o volume mínimo para brassagem seria de 40 litros e no meu caso eu sempre faço uma de 45 e uma de 30 litros.
Eles disseram nunca ter relatos mas que pode ser que a de 30 litros tenha algum problema como caramelizar por exemplo. Será que tem isso mesmo? A resistência é de 4200w
 
se vc for pegar uma unica resistencia para usar nas duas panelas vc tem q lembrar que a resistencia vai ficar abaixo do fundo falso, entao vc tem que furar o fundo falso (o q é facil), mas qdo for tirar a resistencia vai precisar tirar todo fundo falso+graos quentes, o que é bem chato.
 
Vou dar minha opinião, considerando o minha experiência, já que tive sistema TRIBLOCO, BIAB, BIBLOCO.

Atualmente meu sistema é BIBLOCO, sendo 1 panela de fervura e uma de mostura com fundo falso. O ponto é que no meu sistema, o aquecimento ocorre todo na panela de fervura, que por bomba efetua a recirculação do mosto na panela de mostura, como a mostura é por fundo falso o grão não retorna na panela de fervura e não tem risco de caramelização.

A vantagem desse método é que você só precisa de um controlador e uma resistência, facilmente adaptável ao seu equipamento atual.

Obs: É o mesmo principio de funcionamento das panelas da EZBREW
 
Vou dar minha opinião, considerando o minha experiência, já que tive sistema TRIBLOCO, BIAB, BIBLOCO.

Atualmente meu sistema é BIBLOCO, sendo 1 panela de fervura e uma de mostura com fundo falso. O ponto é que no meu sistema, o aquecimento ocorre todo na panela de fervura, que por bomba efetua a recirculação do mosto na panela de mostura, como a mostura é por fundo falso o grão não retorna na panela de fervura e não tem risco de caramelização.

A vantagem desse método é que você só precisa de um controlador e uma resistência, facilmente adaptável ao seu equipamento atual.

Obs: É o mesmo principio de funcionamento das panelas da EZBREW
Legal, não havia pensado nisso. Só tomar cuidado pra não ter queda do mosto da panela de mostura na panela de aquecimento pra evitar oxidação e manter os grãos sempre cobertos
 
Estou de olho nesse sistema ja algum tempo. To pensando em breve pegar ele e um cesto de inox. Parece ser muito bom.
Por tudo que vi é ótimo Claudio. Uma observação que vi é que possa ser interessante a instalação de um Dimmer pra controlar melhor a potencia já que ele trabalha na potencia maxima.
 
Cara tô bem convencido desse sistema viu rsrs.
O único problema que estou vendo é que segundo o fabricante o volume mínimo para brassagem seria de 40 litros e no meu caso eu sempre faço uma de 45 e uma de 30 litros.
Eles disseram nunca ter relatos mas que pode ser que a de 30 litros tenha algum problema como caramelizar por exemplo. Será que tem isso mesmo? A resistência é de 4200w

Cara, vc ta me dando uma informação que eu não sabia: que esse controlador não teria regulagem de potência. Isso realmente é um fator que considero importante, especialmente para controlar o quão vigorosa vc quer sua fervura (o que vai variar bastante de acordo com a altitude da sua cidade).

Em relação a caramelizar por fazer uma leva menor, te digo com segurança que não se preocupe. Entendo que a caramelização vai depender de quanto tempo aquelas determinadas "gotas" de mosto ficarão em contato direto com a resistência, e isso vai ser igual independentemente do tamanho do seu lote. A velocidade da circulação (potência da bomba + capacidade de escoamento da cama de grãos) faz muito mais diferença.

Tenho uma Chinesinha de 52L (3000W), e meto potência máxima seja para fazer um lote de 30L, seja para um de 10L. Quem eu coloco para trabalhar mais ou menos é a bomba.

PS: muito legal a discussão desse tópico!
 
Cara, vc ta me dando uma informação que eu não sabia: que esse controlador não teria regulagem de potência. Isso realmente é um fator que considero importante, especialmente para controlar o quão vigorosa vc quer sua fervura (o que vai variar bastante de acordo com a altitude da sua cidade).

Em relação a caramelizar por fazer uma leva menor, te digo com segurança que não se preocupe. Entendo que a caramelização vai depender de quanto tempo aquelas determinadas "gotas" de mosto ficarão em contato direto com a resistência, e isso vai ser igual independentemente do tamanho do seu lote. A velocidade da circulação (potência da bomba + capacidade de escoamento da cama de grãos) faz muito mais diferença.

Tenho uma Chinesinha de 52L (3000W), e meto potência máxima seja para fazer um lote de 30L, seja para um de 10L. Quem eu coloco para trabalhar mais ou menos é a bomba.

PS: muito legal a discussão desse tópico!
Exatamente Filipe, conversando com a venda da marca eles mencionaram isso. Também não sabia.
Andei procurando alguns vídeos e encontrei um do Robinho que ele fala e ensina exatamente isso:
Instalar um Dimmer pra controlar a intensidade, achei interessante ter uma solução que teoricamente é até "fácil", porém é uma observação importante que o próprio fabricante já poderia resolver rsrs.
 
Verdade! Como leigo, me parece fácil que o controlador já tivesse um sisteminha que corte a potência pela metade, por exemplo. Mas quem sou eu pra dizer? kkkkkkk

Se existe a possibilidade do dimmer, eu colocaria sem dúvidas. Vc quer uma resistência forte para subir rapidamente as temperaturas, mas depois que chega onde você quer, o melhor é que use uma potência baixa mesmo.
 
eu faço batch sparge, com bazooka, então desconheço automação para isso.... :(
 
Exatamente Filipe, conversando com a venda da marca eles mencionaram isso. Também não sabia.
Andei procurando alguns vídeos e encontrei um do Robinho que ele fala e ensina exatamente isso:
Instalar um Dimmer pra controlar a intensidade, achei interessante ter uma solução que teoricamente é até "fácil", porém é uma observação importante que o próprio fabricante já poderia resolver rsrs.
Vou procurar esse video
 
Nas minhas pesquisas encontrei esse sistema que resolveria tudo em um só pra mim:
https://produto.mercadolivre.com.br...ortatil-at-beermax-cerveja-artesanal-50-l-_JM
Algum relato sobre ele?

Tenho um desses pra 30 litros, me atende muito bem. Comprei um cesto de inox e uso dessa forma até hoje, não tenho do que reclamar.
Não vem com um controle de potência, mas é possível instalar um dimmer sem problemas.

Como eu tinha um dimmer aqui, eu instalei pra testes e funcionou legal, mas o que eu tinha era muito grande e acabei tirando por comodidade, e estou usando sem até hoje. Fazia levas de 20 e agora 30 e está funcionando tranquilo.

Esse dimmer que eu instalei:
https://produto.mercadolivre.com.br...jOGY0OGEtZDUwMy00NjFlLWIzNTktYmJjMWNiZTYyYjc0
Vi o vídeo do robinho para me basear e instalar o dimmer:
 
Tenho um desses pra 30 litros, me atende muito bem. Comprei um cesto de inox e uso dessa forma até hoje, não tenho do que reclamar.
Não vem com um controle de potência, mas é possível instalar um dimmer sem problemas.

Como eu tinha um dimmer aqui, eu instalei pra testes e funcionou legal, mas o que eu tinha era muito grande e acabei tirando por comodidade, e estou usando sem até hoje. Fazia levas de 20 e agora 30 e está funcionando tranquilo.

Esse dimmer que eu instalei:
https://produto.mercadolivre.com.br...jOGY0OGEtZDUwMy00NjFlLWIzNTktYmJjMWNiZTYyYjc0
Vi o vídeo do robinho para me basear e instalar o dimmer:

Cara você tem ideia de quanto gasta de energia para produção de 30 litros? Sei que varia de lugar pra lugar, mas só pra ter uma noção
 
Resolvi aumentar minha produção p 40 litros comprei tudo novo e estou "automatizando". São duas panelas. A de mostura com fundo falso e recirculação utilizo resistência de 3kw e a maior de fervura utilizo resistência de 5kw. Tive que fazer adaptação do quadro até a tomada onde os equipamentos serão ligados ( devido a corrente). Coloquei tomada industrial. Estou fazendo um quadro de comando junto com controlador de temperatura. E estou fazendo a lógica de modo que a bomba ligue junto com a resistência.

Enfim.... Estou gastando metade do valor ou menos... Claro dá trabalho né... Mas é uma satisfação o DIY.

Mas ainda não consegui fazer ciclos, rampas junto com o tempo... Então esse controladores do tipo beermax herms já têm tudo isso. Mas sinceramente acho besteira eu simplesmente vou lá ao final dos 60 min por exemplo, e aumento a temperatura para mash out.


Vou dar minha opinião, considerando o minha experiência, já que tive sistema TRIBLOCO, BIAB, BIBLOCO.

Atualmente meu sistema é BIBLOCO, sendo 1 panela de fervura e uma de mostura com fundo falso. O ponto é que no meu sistema, o aquecimento ocorre todo na panela de fervura, que por bomba efetua a recirculação do mosto na panela de mostura, como a mostura é por fundo falso o grão não retorna na panela de fervura e não tem risco de caramelização.

A vantagem desse método é que você só precisa de um controlador e uma resistência, facilmente adaptável ao seu equipamento atual.

Obs: É o mesmo principio de funcionamento das panelas da EZBREW
 
Eu faço levas de 35 finais, levo para fervura em torno de 42L, tenho uma resistência de 4,4K, coloquei um dimmer e foi só felicidade, consigo deixar a fervura intensidade que eu quero, as tampas sobem rapidinho, principalmente a fervura, consigo até controlar o transbordamento inicial só no dimmer... Aconselho muito a colocar um.. só que quanto mais vc restringe a potência, mais quente o dimmer fica.. tanto que ele tem uma chapinha de alumínio para ajudar no resfriamento... Mas curti bastante e é muito fácil a instalação...
 
Fala galera...
Também estou pensando em sair do gás, mas tenho um problema... Meu prédio é antigo e não tem 220v...
Pensei em alguns pontos que possam viabilizar a mudança e queria a opinião de vocês ou até mesmo saber se alguém está na mesma situação.

1. Levando em consideração alguns relatos sobre o parâmetro de 1.000w para cada 10litros, será que se eu pegar uma resistência de 2500w - 127v consigo uma fervura vigorosa para 30 litros de mosto?

2. Porque uma resistência de 2500w-127v? Teoricamente, uma tomada de 20a e a fiação no meu AP estariam dimensionada e suportariam o trabalho da resistência....
Alguém já usou essa configuração?

3. Alguma alternativa para essa questão de não ter 220V em casa e quer sair do gás?
 
Fala galera...
Também estou pensando em sair do gás, mas tenho um problema... Meu prédio é antigo e não tem 220v...
Pensei em alguns pontos que possam viabilizar a mudança e queria a opinião de vocês ou até mesmo saber se alguém está na mesma situação.

1. Levando em consideração alguns relatos sobre o parâmetro de 1.000w para cada 10litros, será que se eu pegar uma resistência de 2500w - 127v consigo uma fervura vigorosa para 30 litros de mosto?

2. Porque uma resistência de 2500w-127v? Teoricamente, uma tomada de 20a e a fiação no meu AP estariam dimensionada e suportariam o trabalho da resistência....
Alguém já usou essa configuração?

3. Alguma alternativa para essa questão de não ter 220V em casa e quer sair do gás?
Esse dimensionamento de 1k para 10L eu acho muito alto, uma de 2,5k suportaria tranquilo, no meu caso eu tenho uma de 4,4k e levo para fervura uns 42 a 45L, achei melhor colocar um dimmer, pois estava vigorosa demais a fervura e jogava mosto para fora...hj deixo no início da faixa vermelha do dimmer e tenho uma fervura show, devo usar uns 80 a 90% da potência.
 
Esse dimensionamento de 1k para 10L eu acho muito alto, uma de 2,5k suportaria tranquilo, no meu caso eu tenho uma de 4,4k e levo para fervura uns 42 a 45L, achei melhor colocar um dimmer, pois estava vigorosa demais a fervura e jogava mosto para fora...hj deixo no início da faixa vermelha do dimmer e tenho uma fervura show, devo usar uns 80 a 90% da potência.
Sim...
Já ouvi várias pessoas falando que essa proporção tem uma margem de segurança...aqui mesmo já vi relatos de resistência de 2500w.que foi necessário o uso de dimmer pois era forte demais e acabava entornando o mosto.
 
Cara você tem ideia de quanto gasta de energia para produção de 30 litros? Sei que varia de lugar pra lugar, mas só pra ter uma noção

Sem medidor e sem saber quanto vc paga no Kwh fica difícil de responder. Mas, para se ter uma ideia, podemos fazer uma aproximação:

Uma panela elétrica de 30l (faz 27l) tem em média 2500w

Durante a mostura, ela não costuma ficar ligada o tempo todo na potência máxima, digamos que ela fique ligada por 30 min na metade da potência (1250w), então ela vai consumir 0,7kwh.

Durante a fervura, ela já consome 2500w por 1 hora, ou seja 2,5Kwh

No total deu 3,2 Kwh.

Então vc precisa olha na sua conta e dividir o valor total pelo consumo total para saber o custo do Kwh e multiplicar por 3,2.

No meu caso o Kwh está em R$ 0,98... Então eu diria que é irrisório o custo de energia nessa etapa...
 
Eu tenho uma panela com resistência de 8.000 Watts, e no momento estamos produzindo 60 litros. A panela é ligada antes para a limpeza, e depois mostura e fervura. O gasto de energia é equivalente ao de gás de cozinha. Com resistência, voce tem a vantagem do silêncio, não tem o barulho da chama.
 
Pessoal, quanto a automatização, estou pensando em montar o sistema brewuno, disponível aqui no fórum, mas pesquisando, vi que o controlador da beermax está saindo bem mais em conta, para uma panela de mosturacao apenas, com uma resistência de 3000w. O que me dizem, o que é mais vantajoso? Pra possibilidade seria usar um rex c100, por exemplo.
 
Vou dar meu relato !
Montei uma double vessel (Panela superior mostura 35lts, panela inferior aquecimento e fervura 50 lts com resistência de 5000wts e recirculação continua ) a parte mecânica e elétrica foi bico de montar, mas na hora da elétronica (controlador , relés e contadores) cansei só de pensar e acabei optando por usar um termostato mecânico e um dimmer !

Até o momento nao tenho o que reclamar visto que
1° Ocupa pouco espaço já que é uma panela sobre a outra.

2° Controle bacana da temperatura.
Bacana é termo que melhor se encaixa aqui, pois estaria exagerando em afirmar que o controle é 100% preciso ,o termostato mecânico tem sim uma variação, contudo com o uso do dimmer tenho um maior controle da temperatura.

3° Não houve necessidade de uso de relés ou contadores , no termostato a ligação é direta na resistência.

4° Não há conflito entre o termostato e o dimmer (Já ouvi relatos que o dimmer pode conflitar com PIDs ou PWMs, mas só relatos mesmo nada conclusivo.)

Mas nem tudo sao flores né

Tempos de rampas e adições de ingredientes sao feitas usando temporizador externo ! (Aqueles em formato de ovo que a vovó usa na cozinha rsrsrsrs) Deixo que o App BF me alerte dos tempos

Subidas de rampas são manuais

Não tem alerta caso a temperatura saia muito do range


Bom deu pra ver que o se ganha de um lado se perde do outro. Eu mudaria meu esquema ? Nao ! nao mudaria , esse esquema me atende bem e eu sou meio chucro pra essas coisas de eletrônica. Rsrsrsrs
 
Last edited:
Vou dar meu relato !
Montei uma double vessel (Panela superior mostura 35lts, panela inferior aquecimento e fervura 50 lts com resistência de 5000wts e recirculação continua ) a parte mecânica e elétrica foi bico de montar, mas na hora da elétronica (controlador , relés e contadores) cansei só de pensar e acabei optando por usar um termostato mecânico e um dimmer !

Até o momento nao tenho o que reclamar visto que
1° Ocupa pouco espaço já que é uma panela sobre a outra.

2° Controle bacana da temperatura.
Bacana é termo que melhor se encaixa aqui, pois estaria exagerando em afirmar que o controle é 100% preciso ,o termostato mecânico tem sim uma variação, contudo com o uso do dimmer tenho um maior controle da temperatura.

3° Não houve necessidade de uso de relés ou contadores , no termostato a ligação é direta na resistência.

4° Não há conflito entre o termostato e o dimmer (Já ouvi relatos que o dimmer pode conflitar com PIDs ou PWMs, mas só relatos mesmo nada conclusivo.)

Mas nem tudo sao flores né

Tempos de rampas e adições de ingredientes sao feitas usando temporizador externo ! (Aqueles em formato de ovo que a vovó usa na cozinha rsrsrsrs) Deixo que o App BF me alerte dos tempos

Subidas de rampas são manuais

Não tem alerta caso a temperatura saia muito do range


Bom deu pra ver que o se ganha de um lado se perde do outro. Eu mudaria meu esquema ? Nao ! nao mudaria , esse esquema me atende bem e eu sou meio chucro pra essas coisas de eletrônica. Rsrsrsrs

Então, até entendo a vantagem do BrewUno, de ter o controle via PC, Tablet, Celular, do que está acontecendo na brassagem, mas apesar de eu ser da área de TI, ainda gosto de ter certos controles manuais, não vejo problema em ter estes controle manuais de tempo e tal.

Agora o que me deixa pensativo, que apesar de o BrewUno ser um projeto DIY, acaba saindo bem mais caro que o controlador da BeerMax, por exemplo.
Um controlador deste está saindo na faixa de 510,00, no ML, já a montagem do BrewUno passa tranquilamente de 600,00.
 
Então, até entendo a vantagem do BrewUno, de ter o controle via PC, Tablet, Celular, do que está acontecendo na brassagem, mas apesar de eu ser da área de TI, ainda gosto de ter certos controles manuais, não vejo problema em ter estes controle manuais de tempo e tal.

Agora o que me deixa pensativo, que apesar de o BrewUno ser um projeto DIY, acaba saindo bem mais caro que o controlador da BeerMax, por exemplo.
Um controlador deste está saindo na faixa de 510,00, no ML, já a montagem do BrewUno passa tranquilamente de 600,00.

Amigo, pelo que tenho visto do Brewuno, ja pesquisei o valor dos componentes, não chega neste valor.

Valores atuais:

Wemos D1 = 25,00
SSR 40a = 30,00
Sensor = 10,00
Modulo relé = 15,00
Placa expansão = 20,00
Teclado membrana = 10,00
LCD I2c = 40,00

Total = 150,00
Se acrescentar a caixa e fios não chegar 250,00

Em questão de custo acho viável ainda.

Agora se olhar praticidade Beermax esta com preço bom pelo site!
 
Back
Top