Aumentar a temperatura na fermentação primaria

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lucas F.

Member
Joined
Jun 29, 2020
Messages
16
Reaction score
1
Location
São Paulo
Boa noite pessoal, tudo certo ?
Estou na minha primeira brassagem, fazendo uma Ale , está fermentando há 4 dias , nos primeiros dias a temperatura estava 18 graus e fui subindo, ontem não estava borbulhando quase nada mais, então subi aos poucos de 22 para 24. Hoje tirei uma amostra pra ver se a densidade tinha abaixado , sendo que ontem estava 1.014 e a intenção da receita é chegar no 1.008. Hoje não mudou praticamente nada em comparação com ontem.
Coloquei dois termômetros , um no copo com água dentro do frigobar e outro colado no fermentador com fita isolante e alumínio. O do fermentador geralmente marca 3 graus acima. Porém assim que tirei a amostra hoje medi a temperatura direto na cerveja , e estava marcando 20 graus, então acho que dentro do fermentador pode estar se comportando mais como a temperatura do copo d’água que estava bem parecida.
Como é minha primeira brassagem fico na dúvida de como prosseguir sabendo dessas informações. Se alguém puder me ajudar agradeço , abraços !
 
Ta tranquilo amigo, fermento aqui em ambiente e a temperatura oscila entre 19 e 21°. É normal diminuir a atividade do airlock, mas não esquenta com ele não. Se a FG era estimada para 1008 e chegou no 1014 não está ruim... Qual foi a OG desse mosto (a medida e a esperada)...
 
Ta tranquilo amigo, fermento aqui em ambiente e a temperatura oscila entre 19 e 21°. É normal diminuir a atividade do airlock, mas não esquenta com ele não. Se a FG era estimada para 1008 e chegou no 1014 não está ruim... Qual foi a OG desse mosto (a medida e a esperada)...

Valeu pela resposta amigo! A OG esperada era 1040 e deu 1049, eu ainda nessa altura não tinha descoberto esse blog , só depois fui ver que tinha como baixar ... vc acha que pode dar algum problema na cerveja essas diferenças ? Ou corre algum risco de envasar e explodir a garrafa ? Eu não entendo muito disso ainda , fico com pé atrás.
 
Que nada... Se deu OG 9 pontos acima do esperado, espere a FG 9 pontos acima também... Ou seja, já atenuou mais do que o esperado, top! Eu costumo fazer essa relação e nunca tive problemas... Aqui eu fermento em ambiente como já te disse, e independente da velocidade deixo sempre 10 dias, e depois no mínimo 2 dias a 0° e tá pronta...
 
Dá pra isolar melhor o termômetro que fica colado no balde! Coloca uma placa de isopor em cima e aí a fita isolante! É o segundo melhor método pra medir a temperatura da fermentação! Melhor que isso só com poço termométrico!
 
Lucas, bom dia,

Apesar de parecer ter atenuado tudo, sugiro aguardar pelo menos mais 2 dias. Após, faça medição da densidade por mais dois dias. Se derem o mesmo resultado, aí sim você terá mais segurança que a fermentação parou e pode prosseguir para as próximas etapas.
 
Atenuou provavelmente tudo ja
Mas da sempre pra fazer o descando diacetil pra dar aquela arredondada
Em ale é mais dificil de pegar esse off flavor entao eu costumo deixar um tempo de descanso menor
Completa uns 7 a 8 dias pelo menos antes de jogar pro cold crash, nao faz mal pra cerveja nao e so tende a melhorar
 
Que nada... Se deu OG 9 pontos acima do esperado, espere a FG 9 pontos acima também... Ou seja, já atenuou mais do que o esperado, top! Eu costumo fazer essa relação e nunca tive problemas... Aqui eu fermento em ambiente como já te disse, e independente da velocidade deixo sempre 10 dias, e depois no mínimo 2 dias a 0° e tá pronta...

Valeeeu Edgar !!
 
Lucas, bom dia,

Apesar de parecer ter atenuado tudo, sugiro aguardar pelo menos mais 2 dias. Após, faça medição da densidade por mais dois dias. Se derem o mesmo resultado, aí sim você terá mais segurança que a fermentação parou e pode prosseguir para as próximas etapas.

Valeeu , acho que vou fazer isso mesmo pra garantir !!
 
Atenuou provavelmente tudo ja
Mas da sempre pra fazer o descando diacetil pra dar aquela arredondada
Em ale é mais dificil de pegar esse off flavor entao eu costumo deixar um tempo de descanso menor
Completa uns 7 a 8 dias pelo menos antes de jogar pro cold crash, nao faz mal pra cerveja nao e so tende a melhorar

Valeu Evandro!
Ai quando eu terminar a fermentação primária e a secundária eu jogo direto pra 0 graus ou vou descendo a temperatura aos poucos ?
 
Olha
Vc vai ouvir as duas posicoes
O que muito homebrewer faz é ir as poucos pra nao levar a autolise e etc eles vao te falar, o proprio jamal noa videos dele ele ensina ir aos poucosno max 7 graus por dia
So que na real, autolise nao tem impacto nenhum em sabor de breja quando.vc ta fermentando 10 litroa de cerveja (nem 100 litros)
Entao eu acho que o melhor é jogar o termostato pra 0, segurar 2 dias e por no keg com gelatina
Se nao tiver keg quando chegar a 10 graud ja pode jogar gelatina e engarrafar em dois dias da acao da gelatina
Se nao quiser por gelatina, espera uns 3 dias em zero graus pra ter uma clarificacao ok
 
Veja
Varias taticas dao certo
Vc precisa entender o que funciona pra vc
Eu faco de tudo pra evitar oxidacao pq gosto de breja lupulada
Entao eu programo meu dh pra deixar com a menor exposicao ao o2 e programo envase sempre pensando nisso
 
Olha
Vc vai ouvir as duas posicoes
O que muito homebrewer faz é ir as poucos pra nao levar a autolise e etc eles vao te falar, o proprio jamal noa videos dele ele ensina ir aos poucosno max 7 graus por dia
So que na real, autolise nao tem impacto nenhum em sabor de breja quando.vc ta fermentando 10 litroa de cerveja (nem 100 litros)
Entao eu acho que o melhor é jogar o termostato pra 0, segurar 2 dias e por no keg com gelatina
Se nao tiver keg quando chegar a 10 graud ja pode jogar gelatina e engarrafar em dois dias da acao da gelatina
Se nao quiser por gelatina, espera uns 3 dias em zero graus pra ter uma clarificacao ok

Valeu pelas dicas Evandro, ajudou bastante !!!! 🙌🏼
 
Back
Top