Atenuação rápida demais?

Discussão em 'Iniciantes' iniciado por tulioneves, 13/9/18.

1. 13/9/18 #1

tulioneves

tulioneves

tulioneves

Member

Afiliado:
    2/6/18
    Curtidas Recebidas:
    2
    Olá cervejeiros e entusiastas,

Estou na minha terceira "fabricação" e resolvi fazer uma Weiss. Bem, a OG ficou em 1043 e eu usei um pacote todinho de WB 06 para 11 litros de cerveja. Acontece que inoculei às 01:00 do dia 11/09/2018 e hoje às 7:00 já estava em 1006!!! Achei que atenuou rápido demais.

Será que tem a ver com a quantidade de fermento que usei?

Será que pode ser a temperatura (está entre 20 e 22ºC)?

Medo de principiante?

Estou com uma viagem marcada para sexta e fico até segunda, minha ideia seria envasar semana que vem, mas se tiver atenuado tudo, vou baixar a temperatura para evitar autólise.

O que sugerem fazer?

Cordialmente,

Túlio

2. 13/9/18 #2

zitro

zitro

zitro

Active Member

Afiliado:
    18/5/16
    Curtidas Recebidas:
    9
    Fala Tulio. Blz.
    Cara tu tem controle de temperatura ? Como termostato, geladeira, etc ? Ou fez a fermentação em temperatura ambiente?
    Se fez em temperatura ambiente, e tu disse que estava entre 20 e 22 graus, a fermentação em si estava alguns graus acima disso. (fermentação gera calor).
    E como a og foi relativamente baixa, esses 2 dias em temperatura alta, poderiam ser suficientes sim para fermentar tudo.
    Tua quantidade de fermento esta ok, e eu deixaria mais uns dias em temperatura de fermentação e na semana que vem baixaria a temperatura pra clarificar.

3. 13/9/18 #3

jeanpaullopes

jeanpaullopes

jeanpaullopes

Well-Known Member

Afiliado:
    17/5/16
    Curtidas Recebidas:
    469
    Se tu não errou nas medições, foi bem rápido.

Mas vamos lá:
    O WB-06 é bem violento, tu colocou um pitch rate ideal,ou seja já tinha uma contagem total de células para começar o trabalho, ou seja a fase de multiplicação inicial foi bem curta. Se fora estava 22ºC na fermentação estava bem mais do que isto, pelo menos uns 3ºC. A pior hipótese é ter produzido álcool superior.

Agora medo de autólise? esquece. Em escala caseira isto é praticamente impossível de ocorrer. Tenho tido cervejas com guardas em temperatura ambiente por 6 meses, 1 ano, 1 ano e meio e nenhuma sequer deu algum traço de off-flavor ou sabor decorrente de autólise.

Já deixei baldes por 40 dias em fermentação se trocar sem problema algum.

Como tu teve uma fermentação violenta, deixar em temperatura de fermentação por 7~14 dias vai ser até benéfico pois dá tempo para as leveduras consumirem todos os seus subprodutos da fermentação primária.

Jean Paul Lopes
    Instagram @babyier.rocks

4. 13/9/18 #4

tomazela

tomazela

tomazela

Well-Known Member

Afiliado:
    12/1/16
    Curtidas Recebidas:
    448
    Normal,

O WB-06 é o bicho, ainda mais entre 20C e 22C

Experimente mosturar em temperatura mais alta com ele, tipo 70C e planejar a receita para uma OG de uns 1052.

Se ainda assim, continuarem muito secas, aí o ideal é usar um pouco mais de malte caramelo

5. 13/9/18 #5

Tiburon500

Tiburon500

Tiburon500

New Member

Afiliado:
    18/7/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    Fala Tulio beleza?
    Cara , não se preocupe com a velocidade que fermentou/atenuou.
    Pela temperatura elevada realmente pode gerar alguns off fkavors ,mas como o Jean Paul falou acima é soh deixar mais uns 7 a 10 dias em temperatura de fermentação , que as proprias leveduras vão consumir os resíduos indesejaveis da cerveja.
    Eu mesmo deixo em temperatura ambiente após o término da fermentação por uns 7 dias ,não importando se é inverno ou verão (que aqui em SP pode ir de 10º a 30º). Ja brassei mais de 20 weiissbier aqui e nunca tive problemas.
    Aliás só um toque: Eu particularmente não gosto muito do aroma de cravo e banana, que a alta fermentacao pode deixar na cerveja,por isso uso o fermento wb 06,que não costuma deixar esses aromas, sabires na cerveja. Já usei de outras empresas( bio 4 e etc) que ao abrir o balde de fermentaçao caem 4 gorilas do seu lado. Ae é do gosto de cada um.
    Abçs e boas brassagens.

6. 13/9/18 #6

tulioneves

tulioneves

tulioneves

Member

Afiliado:
    2/6/18
    Curtidas Recebidas:
    2
    Uso termostato e configurei nessa temperatura para tentar fazer um pouco de acetado de isolamila. Beleza! Vou seguir teu conselho.

Obrigado pela tranquilização hahahahah... A temperatura eu meço com o termostato colado no balde e com um isolante em volta para tentar ser o mais preciso dentro do possível sem gastar muito.

Vou seguir teu conselho e deixar nessa temperatura mesmo por mais uns 7 dias. Abraço!

Não sabia da potência dele não Tá louco! Na próxima vou fazer isso mesmo. Mosturei a 60C ea OG foi só 1043.

Poxa deixei nessa temperatura justamente para fazer um arominha de banana (acetato de isolamila) e inclusive fiz uma rampa de 44ºC no início da mosturação para tentar um aroma de cravo (4-vinil-guiacol) e agora me vem essa notícia que a levedura não costuma deixar esses cheiros?!?!?!?!?!?! Tanto trabalho pra nada. AHAHAH

!

Galera vocês são demais! Dá até prazer de fazer breja sabendo que tem essa comuna gente fina, sempre tirando as dúvidas. Abraços e em breve posto mais resultados.

7. 13/9/18 #7

Tiburon500

Tiburon500

Tiburon500

New Member

Afiliado:
    18/7/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    Não que o wb não deixe o aroma de banana. Ele é apenas mais sutil que outros fermentos. E outra , nessa temperatura de brassagem que vc fez (44º) vc vai conseguir sim os aromas que vc tá procurando. Eu simplesmente pulo essa rampa de quarenta e poucos graus justamente porque não quero esses aromas. Braço direto em 66º e depois mais 10 a 15 minutos em 72º (para dar mais corpo na cerveja - açucares que não serão metabolizados pela levedura dando mais corpo).
    Abç

8. 13/9/18 #8

Tiburon500

Tiburon500

Tiburon500

New Member

Afiliado:
    18/7/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    image.jpeg Essa é a minha weiss
    Capricha ae que vale a pena. É soh alegria!,,

9. 13/9/18 #9

tulioneves

tulioneves

tulioneves

Member

Afiliado:
    2/6/18
    Curtidas Recebidas:
    2
    Ficou lindona!!!! Posto fotos quando terminar o processo todo (previsto para 05/10 pelos meus cálculos).

10. 14/9/18 #10

mjay

mjay

mjay

Well-Known Member

Afiliado:
    4/1/17
    Curtidas Recebidas:
    10
    Você mosturou a 60°c?? Cara, acho que vai ficar bemmm seca, tenta subir essa temperatura nas próximas como foi dito nos outros comentários.

11. 14/9/18 #11

rodrigo145

rodrigo145

rodrigo145

Active Member

Afiliado:
    6/3/17
    Curtidas Recebidas:
    2
    -----------
    Sobre o trecho:
    "Tenho tido cervejas com guardas em temperatura ambiente por 6 meses, 1 ano, 1 ano e meio e nenhuma sequer deu algum traço de off-flavor ou sabor decorrente de autólise."

Nesse caso você trocou de balde depois da fermentação... porque depois de 6 meses, 1 ano... ?

12. 14/9/18 #12

jeanpaullopes

jeanpaullopes

jeanpaullopes

Well-Known Member

Afiliado:
    17/5/16
    Curtidas Recebidas:
    469
    o maior tempo em um balde que tive foi de 1 mês inteiro. Depois sempre faço o cold-crash, envaso com primming e guardo as garrafas em temperatura ambiente.

Nunca fiz troca de balde, exceto da fermentação para o balde de envase, somente no dia do envase. Antigamente nem isto fazia, colocava o primming nas garrafas com seringas e envasava direto do fermentador.

Este tem de 6 meses, 1 ano é depois de ter engarrafado. Sem esquecer que todas as minhas garrafas tem fermento vivo dentro.

Compartilhe esta Página