Atenuação rápida, é normal?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

AlanPATS

Well-Known Member
Joined
Sep 15, 2020
Messages
80
Reaction score
34
Como diria o Jamal, Olá cervejeiros, cervejeiras e entusiastas da cerveja.

Não digo que seja uma dúvida, mas sim um receio.

Estou em minha segunda brassagem, uma Irish Dry Stout, e inoculei a English Ale da Levteck. Até ai ok, OG 1055, como manda a receita, e em 12 horas o airlock parecia escapamento de brasilia.
Hoje pela manhã, após 24 horas do airlock mostrar sinais intensos de fermentação (imagino que tenha iniciado antes, mas o Co² começou a ser expurgado 12 horas após inoculação) medi a densidade e ela havia atenuado para 1025.

Gostaria de entender se faz sentido atenuar tão rápido, não sendo nenhum impeditivo para o processo como um todo, ou se devo esperar algum aroma ou sabor fora do previsto na receita.

pois já estou pensando em subir a temperatura uns 3 ou 4 graus nesta noite para o descanso diacetil.

Enfim, agradeço se puderem me sanar este receio rsrs Boa segunda a todos
 
Boa tarde....
Em se tratando de OG alta, 1055, a atenuação ocorreu como esperado, embora a parte final, para chegar na FG, costuma ser mais demorada... eu esperaria mais 2 dias antes de subir para o descanso de diacetil....
Atenuação rápida é sinônimo de trabalho de brassagem bem feito. Parabéns...
Mas aguarde o tempo necessário... não tente apressar as coisas com uma belezinha de OG 1055.
Abraços
 
Boa tarde....
Em se tratando de OG alta, 1055, a atenuação ocorreu como esperado, embora a parte final, para chegar na FG, costuma ser mais demorada... eu esperaria mais 2 dias antes de subir para o descanso de diacetil....
Atenuação rápida é sinônimo de trabalho de brassagem bem feito. Parabéns...
Mas aguarde o tempo necessário... não tente apressar as coisas com uma belezinha de OG 1055.
Abraços
Muito obrigado Daniel!
Vou seguir o conselho e aguardar. De qualquer maneira, atualizo o tópico até o fim da fermentação para fins de consulta dos colegas do forum.
Até!
 
Eu já tive uma experiência assim, em 3 dias ele atenuou TD, era uma S04, depois ou e q ela era violenta mesmo... Mas as minhas fermentações não passam de 4 a 5 dias.. aí mando pro descanso diacetil, por mais 2 dias e bora pro cold ..
 
Eu já tive uma experiência assim, em 3 dias ele atenuou TD, era uma S04, depois ou e q ela era violenta mesmo... Mas as minhas fermentações não passam de 4 a 5 dias.. aí mando pro descanso diacetil, por mais 2 dias e bora pro cold ..
Interessante isso Ederaldo,
Agora deu uma desacelerada, esta indo mais lentamente. Mas ainda esta atenuando (neste exato momento fazem 72 horas da inoculação).
iniciou em 1055, estou em 1015. FG esperada 1007.
É uma stout, vi em outro tópico aqui que stouts tendem a fermentar mais lentamente..

OBS.: Uso levedura liquida e, neste momento, english ale da Levteck
 
Back
Top