Atenuação muito baixa da IPA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

AlexCorsato

Well-Known Member
Joined
Feb 10, 2014
Messages
105
Reaction score
20
Variáveis..

Maltes: 13,5kg de Pale Ale marris otter, 0,45kg de Cristal 60 e 0,2kg de red X
Brassagem: 1h a 67C e mash out
tamanho do lote: 48 litros no fermentador
OG : 1.054
Fermento: 3 saches de M07 (Burton Union - mangrove jacks) propriamente hidratado
Temperatura: 18,3 C super bem controlada
FG esperada: 1.013
Data: 29/11/15


Vamos aos fatos..

Eu viajei e não pude conferir a fermentação todo dia, mas antes de viajar, na segunda-feira, já estava com atividade no airlock.
6 dias depois, sábado (05/12/15), fui conferir a densidade e já não tinha mais atividade no airlock. FG medida e corrigida de 1.026.
Já achei estranho, porque estava muito longe do esperado.
Regulei o TIC 17 e deixei aumentar a temperatura com o tempo, sobe por volta de 1 grau por dia.
No domingo voltei lá a temperatura tinha subido 1 grau mesmo e a FG não mudou... já fiquei meio bravo.. aparentemente a fermentação acabou mesmo.
Hoje vou voltar lá pra ver, acho que a temperatura vai ter subido mais 1 grau, talvez um pouco mais.

Seguinte, não acho que fiz uma rampa que gere tão pouco de fermentáveis para ter essa atenuação baixa, nem acho que coloquei pouco fermento ou inoculei em temperatura muito alta que possa ter dar um choque na levedura, então estou na dúvida do que possa ter acontecido e o que eu posso fazer para ajustar.

Será que colocar mais um sache agora teria algum efeito?
 
Com a temperatura de 67°C ocorre a geração de mais açúcares não fermentáveis. Chegou a provar a amostra?
Nunca usei o M07, mas parece ter menos levedo que o necessário, o ideal seria utilizar um pouco mais de 1g por litro para uma OG de 1.054. Dá uma lida neste tópico que vai ajudar muito com relação a utilização de levedos. http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405424
 
Usando como referencia a sua data de brasagem 29/11 . A sua cerevja so esta fermentando por 8 dias. Pode ser que ela ainda nao temha fermebtado completamente. A fermentação secundária eh geralmente mais lenta.

Tenta mexer o balde com cuidado para suspender a levedura do fundo, muitas vezes funciona e vc consegue alguns pontos adicionais de gravidade
 
Realmente pode ter sido pouco fermento.
O ideal seria uns 5 pacotes.
 
Foi pouco fermento. Você pode usar outro fermento mais atenuante só pra finalizar ela.
 
não acho que tenha sido a quantidade de fermento, acho que coloquei até mais fermento do que precisava...
Acabei de conferir as recomendações do fabricante.

Acho mais provável que tenha gerado açucares não fermentáveis devido a temperatura da brassagem, mas também não era pra ter ficado tão alta a FG.

Eu subi a temperatura e mexi com a bombona, veremos o que aconteceu, daqui a pouco vou lá ver se teve alguma mudança.
 
não acho que tenha sido a quantidade de fermento, acho que coloquei até mais fermento do que precisava...
Acabei de conferir as recomendações do fabricante.

Acho mais provável que tenha gerado açucares não fermentáveis devido a temperatura da brassagem, mas também não era pra ter ficado tão alta a FG.

Eu subi a temperatura e mexi com a bombona, veremos o que aconteceu, daqui a pouco vou lá ver se teve alguma mudança.

No topico que postaram ali fala também sobre essa questão do recomendado pelo fabricante.

Você não acompanhou a fermentação... Será que não teve nenhum dia que a temperatura baixou demais? Isso pode fazer parar cedo.
 
não acho que tenha sido a quantidade de fermento, acho que coloquei até mais fermento do que precisava...
Acabei de conferir as recomendações do fabricante.

Acho mais provável que tenha gerado açucares não fermentáveis devido a temperatura da brassagem, mas também não era pra ter ficado tão alta a FG.

Eu subi a temperatura e mexi com a bombona, veremos o que aconteceu, daqui a pouco vou lá ver se teve alguma mudança.

Acho que vc não tem acompanhado as discussões sobre fermentação que temos feito neste fórum. Veja bem, o fabricante recomenda o suficiente para que saia cerveja ao final da fermentação. Contudo, o fabricante não está preocupado com a FG ou o perfil da cerveja, isso é você quem tem que calcular.

Por isso, eu reforço a importância em acompanhar os estudos e discussões que tem sido feitos em diversos fóruns. Use alguma calculadora online e nos diga se vc está com a quantidade adequada de fermento. Um exemplo:

http://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/

Pelos cálculos vc precisa de 48g de fermento. Se quiser insistir, tudo bem, mas vai tomar cerveja de alta FG com bastante frequência.
 
Você não acompanhou a fermentação... Será que não teve nenhum dia que a temperatura baixou demais? Isso pode fazer parar cedo.

Eu viajei a trabalho durante a semana, por isso não pude acompanhar.
Mas duvido que tenho sido problema de temperatura. freezer novo, TIC 17 novo, tudo guardado numa sala trancada.. ninguém além de mim pode ter feito alguma coisa.. a temperatura estava estável quando voltei.
 
Acho que vc não tem acompanhado as discussões sobre fermentação que temos feito neste fórum. Veja bem, o fabricante recomenda o suficiente para que saia cerveja ao final da fermentação. Contudo, o fabricante não está preocupado com a FG ou o perfil da cerveja, isso é você quem tem que calcular.

Por isso, eu reforço a importância em acompanhar os estudos e discussões que tem sido feitos em diversos fóruns. Use alguma calculadora online e nos diga se vc está com a quantidade adequada de fermento. Um exemplo:

http://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/

Pelos cálculos vc precisa de 48g de fermento. Se quiser insistir, tudo bem, mas vai tomar cerveja de alta FG com bastante frequência.

Realmente não tenho lido tanto o forum.
Mas olha a situação.. um fabricante de fermento diz que naquela cepa tem 18 bi de células por grama... um indústria regularizada e comercializando..
a internetês fala que isso é mentira e que só tem 6 bi...

Ai você faz 3x a mesma receita com 50 litros de uma golden ale belga com OG de 1.083... usa 3 saquinhos seguindo o fabricante e atenua as 3x mais do que o esperado, baixando para 1.006 em 2 levas e 1.007 na outra.

Obviamente, que pelas experiências, é um tanto difícil de acreditar que a internet está "mais certa" que a fabricante.
Entendo e concordo que não pode generalizar.. tipo: todos os saquinhos estão rigorosamente iguais... Você pode ter tido 1.. 2.. 3 experiências onde seguir as orientações do fabricante não foi legal e por isso não segue mais isso.. é aquele negócio: cachorro que já foi picado por cobra não come linguiça.


Mas nisso que tá a graça da cerveja caseira.. NÃO TEM REGRA.. e o cervejeiro caseiro vai criando seus próprios trejeitos de lidar com a coisa..

Enfim, minha IPA ficou com 1.054 de OG e 1.026 de FG... por volta de 4% ABV... paciência... comecei o DH e vamos beber.. na próxima a gente tenta melhorar...
 
Realmente não tenho lido tanto o forum.
Mas olha a situação.. um fabricante de fermento diz que naquela cepa tem 18 bi de células por grama... um indústria regularizada e comercializando..
a internetês fala que isso é mentira e que só tem 6 bi...

Ai você faz 3x a mesma receita com 50 litros de uma golden ale belga com OG de 1.083... usa 3 saquinhos seguindo o fabricante e atenua as 3x mais do que o esperado, baixando para 1.006 em 2 levas e 1.007 na outra.

Obviamente, que pelas experiências, é um tanto difícil de acreditar que a internet está "mais certa" que a fabricante.
Entendo e concordo que não pode generalizar.. tipo: todos os saquinhos estão rigorosamente iguais... Você pode ter tido 1.. 2.. 3 experiências onde seguir as orientações do fabricante não foi legal e por isso não segue mais isso.. é aquele negócio: cachorro que já foi picado por cobra não come linguiça.


Mas nisso que tá a graça da cerveja caseira.. NÃO TEM REGRA.. e o cervejeiro caseiro vai criando seus próprios trejeitos de lidar com a coisa..

Enfim, minha IPA ficou com 1.054 de OG e 1.026 de FG... por volta de 4% ABV... paciência... comecei o DH e vamos beber.. na próxima a gente tenta melhorar...

Não tem regras mas tem boas práticas. O ideal é procurar da onde vem essa informação do "internetês".

Eu não tiro as informações que repasso do umbigo. Se você tivesse se dado ao trabalho de ler o tópico que postaram entenderia.

O fabricante diz que tem por volta de 6 bilhões por grama(ao contrário do que você disse de 18 bilhões... onde ele diz isso? Poderia me passar um link? Ou seria isso "internetês" de sua parte?)

Já o que você chama de "internetês" diz que há contagens de células(isso não saiu do nada, foi utilizado prática laboratorial pra contagem) variando de 8-22 bilhões(novamente, isso está no tópico que você não leu, com as devidas fontes).

O tópico também especifica por que é muito melhor errar pra mais do que pra menos(você cita 1, 2, 3 experiências ruins... quando poderiam ser 0 se adotadas as boas práticas, pelo menos referente à problemas com a taxa de inóculo).

Do que adianta pedir ajuda se o que o pessoal posta você descarta? Aquele tópico foi escrito por um moderador que por sinal tem muita experiência e estudo, e você nem se deu ao trabalho de ir lá dar uma olhada.
 
O fabricante diz que tem por volta de 6 bilhões por grama(ao contrário do que você disse de 18 bilhões... onde ele diz isso? Poderia me passar um link? Ou seria isso "internetês" de sua parte?)

O número citado foi um exemplo... na verdade a especificação do fermento que eu usei, M07 da mangrove jacks, informa que tem 20 bi por grama.

Já o que você chama de "internetês" diz que há contagens de células(isso não saiu do nada, foi utilizado prática laboratorial pra contagem) variando de 8-22 bilhões(novamente, isso está no tópico que você não leu, com as devidas fontes).

O tópico também especifica por que é muito melhor errar pra mais do que pra menos(você cita 1, 2, 3 experiências ruins... quando poderiam ser 0 se adotadas as boas práticas, pelo menos referente à problemas com a taxa de inóculo).

Eu disse que não tenho lido tanto, isso não significa que eu não li os links que foram citados no tópico que eu abri pedindo ajuda.
Significa que eu não tenho acompanhado o forum regularmente.

Na verdade eu já li bastante esse forum, principalmente os tópicos fixos, e usei tanta informação daqui.
Mantenho uma lista de links no celular para eventuais consulta durante as minhas brassagens.. o HBT americano inclusive... Eu só não leio com a mesma regularidade que lia antigamente.

Do que adianta pedir ajuda se o que o pessoal posta você descarta? Aquele tópico foi escrito por um moderador que por sinal tem muita experiência e estudo, e você nem se deu ao trabalho de ir lá dar uma olhada.

Como você sabe o que eu descarto?? Como você sabe que eu não me dei ao trabalho de ler?? está me julgando?

Eu só questionei com experiências da qual eu passei que foram contrárias aquelas informações... e não tive a intenção de magoar ou ser grosseiro..

Raisoshi, desculpa se eu o fiz.
 
O número citado foi um exemplo... na verdade a especificação do fermento que eu usei, M07 da mangrove jacks, informa que tem 20 bi por grama.



Eu disse que não tenho lido tanto, isso não significa que eu não li os links que foram citados no tópico que eu abri pedindo ajuda.
Significa que eu não tenho acompanhado o forum regularmente.

Na verdade eu já li bastante esse forum, principalmente os tópicos fixos, e usei tanta informação daqui.
Mantenho uma lista de links no celular para eventuais consulta durante as minhas brassagens.. o HBT americano inclusive... Eu só não leio com a mesma regularidade que lia antigamente.



Como você sabe o que eu descarto?? Como você sabe que eu não me dei ao trabalho de ler?? está me julgando?

Eu só questionei com experiências da qual eu passei que foram contrárias aquelas informações... e não tive a intenção de magoar ou ser grosseiro..

Raisoshi, desculpa se eu o fiz.

Pelo seu discurso, por chamar a informação que passamos de "iternetês"(pra mim, isso é diminuir, o que não faz sentido visto que a informação é corroborada com fontes), por contradizer coisas do tópico postado, por não considerar coisas como a explicação do por que não levamos ao pé da letra a recomendação do fabricante(que na verdade esse M07 deve ser excessão, apesar que não encontrei no site delas essa informação).


Talvez tenha havido muita confusão, ainda mais se seu tempo é curto pra postar aqui, mas esses foram os motivos que me levaram a achar que você descartou o que passamos ou que não leu...

Geralmente eles dizem ser menos do que realmente tem(no caso dos secos) pra ter uma "margem de segurança" caso alguém vá verificar, e a gente costuma assumir a mais, considerando uma margem de erro. Tá tudo lá no tópico fixo. A questão é que a taxa recomendada por eles é menor que a recomendada por livros como o Yeast e as diversas calculadoras por aí. Eles nem falam em número de células nessa hora, apenas "1 pacote pra X litros".

Desculpe você se eu exagerei nas minhas palavras também, mas espero que tenha entendido a mensagem que tentei passar.
 
Usando como referencia a sua data de brasagem 29/11 . A sua cerevja so esta fermentando por 8 dias. Pode ser que ela ainda nao temha fermebtado completamente. A fermentação secundária eh geralmente mais lenta.

Tenta mexer o balde com cuidado para suspender a levedura do fundo, muitas vezes funciona e vc consegue alguns pontos adicionais de gravidade

Aparentemente funcionou mexer, ganhei mais 0,25 brix pra baixo...
E o amargo ruim deu uma melhorada..
Paciência nela..
 
O Brasil é grande e multi cultural as palavras não têm o mesmo significado em todas as regiões...
ainda mais uma palavra que teoricamente não existe...
 
Como dizia o mestre splinter. Paciência pequeno gafanhoto kkkkk
 
Variáveis..

Maltes: 13,5kg de Pale Ale marris otter, 0,45kg de Cristal 60 e 0,2kg de red X
Brassagem: 1h a 67C e mash out
tamanho do lote: 48 litros no fermentador
OG : 1.054
Fermento: 3 saches de M07 (Burton Union - mangrove jacks) propriamente hidratado
Temperatura: 18,3 C super bem controlada
FG esperada: 1.013
Data: 29/11/15


Vamos aos fatos..

Eu viajei e não pude conferir a fermentação todo dia, mas antes de viajar, na segunda-feira, já estava com atividade no airlock.
6 dias depois, sábado (05/12/15), fui conferir a densidade e já não tinha mais atividade no airlock. FG medida e corrigida de 1.026.
Já achei estranho, porque estava muito longe do esperado.
Regulei o TIC 17 e deixei aumentar a temperatura com o tempo, sobe por volta de 1 grau por dia.
No domingo voltei lá a temperatura tinha subido 1 grau mesmo e a FG não mudou... já fiquei meio bravo.. aparentemente a fermentação acabou mesmo.
Hoje vou voltar lá pra ver, acho que a temperatura vai ter subido mais 1 grau, talvez um pouco mais.

Seguinte, não acho que fiz uma rampa que gere tão pouco de fermentáveis para ter essa atenuação baixa, nem acho que coloquei pouco fermento ou inoculei em temperatura muito alta que possa ter dar um choque na levedura, então estou na dúvida do que possa ter acontecido e o que eu posso fazer para ajustar.

Será que colocar mais um sache agora teria algum efeito?


1.054
Você aerou bem o mosto depois de resfriado?
 
1.054
Você aerou bem o mosto depois de resfriado?

Eu faço a aeração por queda, passa por uma peneira fina e vai caindo no balde.
Sempre funcionou, mas eu sempre tive minhas dúvidas quanto a eficiência desse método.
 
De acordo com o "conhecimento geral" qdo vc usa levedura seca a necessidade de aeracao diminui. Como eu só uso levedura líquida não posso dizer na prática.
 
Eu confio nas calculadoras de pitching rate, como forma de diminuir as chances de problemas na fermentação. Não que seguir o fabricante não funcione, mas acho os estudos válidos e prefiro fazer um esforço extra para ter o melhor resultado possível e evitar riscos.

Eu aumentaria a dose nas próximas.. Também configuraria a histerese para 0,2Cº.
A aeração com fermento seco para cervejas pequenas e médias não é necessária, já existem reservas de esteróis.
 
Essa quantidade toda de fermento dói no bolso se você for comprar vários saquinhos... Realmente é bastante tentador seguir o fabricante por causa disso.

A solução que encontrei foi reutilizar levedura e fazer starters caso tenha que guardar a lama por um período mais prolongado na geladeira. Ai fica bem mais fácil monetariamente, você só gasta muito na primeira e divide o custo por várias levas depois.

Se usar fermento líquido com starter as vezes sai mais barato que o seco até, e você tem acesso às melhores opções(pelo menos quando pesquiso a maioria prefere cepas específicas liquidas) mesmo que o preço por célula saia bem maior.
 
Essa quantidade toda de fermento dói no bolso se você for comprar vários saquinhos... Realmente é bastante tentador seguir o fabricante por causa disso.

A solução que encontrei foi reutilizar levedura e fazer starters caso tenha que guardar a lama por um período mais prolongado na geladeira. Ai fica bem mais fácil monetariamente, você só gasta muito na primeira e divide o custo por várias levas depois.

Se usar fermento líquido com starter as vezes sai mais barato que o seco até, e você tem acesso às melhores opções(pelo menos quando pesquiso a maioria prefere cepas específicas liquidas) mesmo que o preço por célula saia bem maior.

essa questão de reutilização de fermento, starter e etc... é inexplorado por mim.. estou longe disso se tornar uma opção para minhas cervejas..
 
Alex. Qdo vc perceber que eh mais fácil reutilizar fermento do que fazer cerveja talvez vc mude de idéia
 
Alex. Qdo vc perceber que eh mais fácil reutilizar fermento do que fazer cerveja talvez vc mude de idéia

ainda tenho alguns pequenos ajustes antes de começar algo novo, mas isso está nos planos futuros. hehehe
 
De acordo com o "conhecimento geral" qdo vc usa levedura seca a necessidade de aeracao diminui. Como eu só uso levedura líquida não posso dizer na prática.

De acordo com o livro Yeast, n ha mencao nenhuma sobre esse "conhecimento geral" que levedura seca precisa de menos aeracao. Na verdade o q se diz eh que quanto "maior" a cerveja, mais se faz necessario o uso de oxigenio puro e injetado, sendo 1.080 o maximo por meios convencionais sem comprometer a fermetacao de alguma forma, inclusive o livro faz algumas experiencias comparativas que mostram o qual ineficiente eh a aeracao convencional, seja por splashing seja por agitacao.
 
ainda tenho alguns pequenos ajustes antes de começar algo novo, mas isso está nos planos futuros. hehehe

É bem simples, se você tiver uns potes de vidros já pode começar.

É tão simples quanto, ao final da fermentação, guardar a lama em um pote sanitizado, e como com a cerveja, tudo que tocar na lama precisa estar sanitizado.

Se não quiser mexer com starters nem lavagem, é só reutilizar a lama em no máximo duas semanas(na geladeira, uns 4C seria ideal). Eu deixo compactar bem e essa lama densa assumo 1.5 bilhões por grama pra ales é 2.5 bilhões pra lagers(baseado em http://braukaiser.com/blog/blog/2012/08/24/yeast-pitching-by-weight/).

Isso dentro das duas primeiras duas semanas, depois disso recomendaria um starter ou comprar novo. Se a cerveja anterior for muito alcoólica ou muito lupulada pode ser interessante um starter ou nova levedura também. Se a leva anterior contaminou ou fermentou mal, naturalmente não se deve utilizar novamente a lama.
 
De acordo com o livro Yeast, n ha mencao nenhuma sobre esse "conhecimento geral" que levedura seca precisa de menos aeracao. Na verdade o q se diz eh que quanto "maior" a cerveja, mais se faz necessario o uso de oxigenio puro e injetado, sendo 1.080 o maximo por meios convencionais sem comprometer a fermetacao de alguma forma, inclusive o livro faz algumas experiencias comparativas que mostram o qual ineficiente eh a aeracao convencional, seja por splashing seja por agitacao.
So acho que antes de postar algo vc pelo menos tem que entender do que está falando e relacionar ao que foi colocado. Citar o livro " Yeast" pra mim não eh o suficiente e se vc se basear somente nele sem outros conhecimentos de malte e lúpulo água etc não conseguirá fazer uma cerveja ótima . Apenas uma cerveja boa.
 
So acho que antes de postar algo vc pelo menos tem que entender do que está falando e relacionar ao que foi colocado. Citar o livro " Yeast" pra mim não eh o suficiente e se vc se basear somente nele sem outros conhecimentos de malte e lúpulo água etc não conseguirá fazer uma cerveja ótima . Apenas uma cerveja boa.

Alguns estudam, outros tentam na pratica, o problema é quando os que não estudam espalham mitos e mentiras sem nenhuma referência.
 
Alguns estudam, outros tentam na pratica, o problema é quando os que não estudam espalham mitos e mentiras sem nenhuma referência.

d502e3903d1ed276719ed89fecbd2ddc.jpg

136964ff1a993fb6e8557ecde067a696.jpg
66efe0be4178af4d1eb09a0e332f4606.jpg


Eh!! Realmente não estudo kid.

Se precisar de algum para melhorar seu conhecimento te mando por e-mail. Tenho mais 200 edições BYO para vc melhorar suas referências.

Só não dá para eu ir aí e fazer a cerveja na pratica por vc.

Abs
 
De acordo com o livro Yeast, n ha mencao nenhuma sobre esse "conhecimento geral" que levedura seca precisa de menos aeracao. Na verdade o q se diz eh que quanto "maior" a cerveja, mais se faz necessario o uso de oxigenio puro e injetado, sendo 1.080 o maximo por meios convencionais sem comprometer a fermetacao de alguma forma, inclusive o livro faz algumas experiencias comparativas que mostram o qual ineficiente eh a aeracao convencional, seja por splashing seja por agitacao.




So acho que antes de postar algo vc pelo menos tem que entender do que está falando e relacionar ao que foi colocado. Citar o livro " Yeast" pra mim não eh o suficiente e se vc se basear somente nele sem outros conhecimentos de malte e lúpulo água etc não conseguirá fazer uma cerveja ótima . Apenas uma cerveja boa.

Alguns estudam, outros tentam na pratica, o problema é quando os que não estudam espalham mitos e mentiras sem nenhuma referência.





Tá aí uma referencia rapidinha sem muito esforço para procurar


970b4e623dd65f641c41a9741bda4644.jpg
 
Fala @AlexCorsato

Acho q tem uma pequena confusão por ai. O M07 não é o Burton Union, é o equivalente S04 da Mangrove Jacks.

O Burton Union é uma cepa específica, inglesa, muito esterificada, e que tem uma característica de baixa atenuação. De qualquer maneira, 1.023 é demais pra uma gravidade final mesmo. Manter a levedura em suspensão vai te ajudar a terminar essa IPA.

Como tá o perfil aromático dela?
 
Realmente não tenho lido tanto o forum.
Mas olha a situação.. um fabricante de fermento diz que naquela cepa tem 18 bi de células por grama... um indústria regularizada e comercializando..
a internetês fala que isso é mentira e que só tem 6 bi...

Ai você faz 3x a mesma receita com 50 litros de uma golden ale belga com OG de 1.083... usa 3 saquinhos seguindo o fabricante e atenua as 3x mais do que o esperado, baixando para 1.006 em 2 levas e 1.007 na outra.

Obviamente, que pelas experiências, é um tanto difícil de acreditar que a internet está "mais certa" que a fabricante.
Entendo e concordo que não pode generalizar.. tipo: todos os saquinhos estão rigorosamente iguais... Você pode ter tido 1.. 2.. 3 experiências onde seguir as orientações do fabricante não foi legal e por isso não segue mais isso.. é aquele negócio: cachorro que já foi picado por cobra não come linguiça.


Mas nisso que tá a graça da cerveja caseira.. NÃO TEM REGRA.. e o cervejeiro caseiro vai criando seus próprios trejeitos de lidar com a coisa..

Enfim, minha IPA ficou com 1.054 de OG e 1.026 de FG... por volta de 4% ABV... paciência... comecei o DH e vamos beber.. na próxima a gente tenta melhorar...

Caro Alex, existem regras e existem variáveis incontroláveis. Até termos o conhecimento de todas as variáveis, sempre consideramos o acaso no resultado de nossos processos. No seu exemplo de atenuação, uma variável que vc não levou em consideração é a diferença de cepas. Eu explico.

Cada cepa tem uma capacidade diferente de armazenar nutrientes, o que é definido pelo seu metabolismo e pelo tamanho de seu vacúolo. Com isso, as células de cada cepa apresentam tamanhos diferentes, o que interfere diretamente na estimativa da quantidade de células por peso.

Outra variável importante cepa-específica é a capacidade de metabolizar diferentes tipos de carboidratos. Isso interfere diretamente na atenuação de cada cepa e altera a FG do produto. Cepas com capacidade de metabolizar maltotriose costumam são mais atenuativas, assim como essas belgas que vc citou. Elas não podem ser comparadas com cepas inglesas, que em geral, não metabolizam maltotriose.

No mais, o pessoal que está na internet faz muitos testes e consegue reunir um conjunto muito grande de informações, muitas vezes contrariando os resultados do fabricante. É assim que se faz ciência, com um diálogo feito através de experimentos e divulgação. Veja que as condições em que o fabricante faz seus testes são muito diferentes das condições que temos em casa, mais próximas das condições de uso. Por isso, ambas tem seu valor.
 
Vale lembrar que os fabricantes também recomendam fermentar numa faixa de temperatura bem mais alta que costumamos usar. E teoricamente, quanto mais baixa a temperatura, mais levedura precisamos.
 
d502e3903d1ed276719ed89fecbd2ddc.jpg

136964ff1a993fb6e8557ecde067a696.jpg
66efe0be4178af4d1eb09a0e332f4606.jpg


Eh!! Realmente não estudo kid.

Se precisar de algum para melhorar seu conhecimento te mando por e-mail. Tenho mais 200 edições BYO para vc melhorar suas referências.

Só não dá para eu ir aí e fazer a cerveja na pratica por vc.

Abs

Não há motivo para ser arrogante, não sou kid e não te dei o direito de me insultar assim, ainda mais quando você se esconde atrás de um pseudonimo.

Sem referencias suas palavras eram vazias, porém você provou o contrario e postou uma referencia. Válido.

Sobre seus livros, se você não apenas ofereceu compartilhar da boca pra fora, tem um que me interressaria: Water do John Palmer. Posso te oferecer em troca o livro Malt, da mesma série, que vi que você não tem.
 
Não há motivo para ser arrogante, não sou kid e não te dei o direito de me insultar assim, ainda mais quando você se esconde atrás de um pseudonimo.

Sem referencias suas palavras eram vazias, porém você provou o contrario e postou uma referencia. Válido.

Sobre seus livros, se você não apenas ofereceu compartilhar da boca pra fora, tem um que me interressaria: Water do John Palmer. Posso te oferecer em troca o livro Malt, da mesma série, que vi que você não tem.
Não quis ser arrogante. Apenas fiquei chateado com o seu post pq justamente coloquei conhecimento geral entre aspas e eu sei que todos têm experiências diferentes nas suas Brassagens. Até as referencias bibliográficas tem contradições em suas recomendações.
Ficarei feliz em compartilhar qq dos livros que eu tenho. Porém normalmente eles tem uma tamanho de 30 mb e estão em formatos epub ou PDF. Por email geralmente há restrição de tamanho de anexo. Se vc tiver alguma sugestão da melhor forma de lhe enviar o livro me avise

Mauricio Lutti
 
Fala @AlexCorsato

Acho q tem uma pequena confusão por ai. O M07 não é o Burton Union, é o equivalente S04 da Mangrove Jacks.

O Burton Union é uma cepa específica, inglesa, muito esterificada, e que tem uma característica de baixa atenuação. De qualquer maneira, 1.023 é demais pra uma gravidade final mesmo. Manter a levedura em suspensão vai te ajudar a terminar essa IPA.

Como tá o perfil aromático dela?

Sim sim.. eu também vi que tinha escrito errado o nome dele uns dias depois..

é o M07 - british ale... equivalente ao S04 da fermentis.
fala que a atenuação é alta..

No começo eu achei um amargor ruim, mas estava cedo de mais tbm.
Agora já mudou, tbm já comecei o dry hop.. mas o aroma dela está bom desde o começo, por enquanto é o fator que mais me agrada.

ontem eu não consegui ir lá na chácara para ver se atenuou mais, hoje vou sem falta.
 
Back
Top