1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Atenuação muito baixa da IPA

Discussão em 'Fermentação' iniciado por AlexCorsato, 7/12/15.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 9/12/15 #21

AlexCorsato

AlexCorsato

AlexCorsato

Well-Known Member

Afiliado:
    10/2/14
    Curtidas Recebidas:
    20
    Eu faço a aeração por queda, passa por uma peneira fina e vai caindo no balde.
    Sempre funcionou, mas eu sempre tive minhas dúvidas quanto a eficiência desse método.

2. 9/12/15 #22

mlutti

mlutti

mlutti

Well-Known Member

Afiliado:
    11/5/15
    Curtidas Recebidas:
    13
    De acordo com o "conhecimento geral" qdo vc usa levedura seca a necessidade de aeracao diminui. Como eu só uso levedura líquida não posso dizer na prática.

3. 9/12/15 #23

karkassa

karkassa

karkassa

Well-Known Member

Afiliado:
    11/3/15
    Curtidas Recebidas:
    71
    Eu confio nas calculadoras de pitching rate, como forma de diminuir as chances de problemas na fermentação. Não que seguir o fabricante não funcione, mas acho os estudos válidos e prefiro fazer um esforço extra para ter o melhor resultado possível e evitar riscos.

Eu aumentaria a dose nas próximas.. Também configuraria a histerese para 0,2Cº.
    A aeração com fermento seco para cervejas pequenas e médias não é necessária, já existem reservas de esteróis.

4. 9/12/15 #24

AlexCorsato

AlexCorsato

AlexCorsato

Well-Known Member

Afiliado:
    10/2/14
    Curtidas Recebidas:
    20
    Já configurei o termostato...

5. 9/12/15 #25

Raisoshi

Raisoshi

Raisoshi

Well-Known Member

Afiliado:
    9/1/15
    Curtidas Recebidas:
    219
    Essa quantidade toda de fermento dói no bolso se você for comprar vários saquinhos... Realmente é bastante tentador seguir o fabricante por causa disso.

A solução que encontrei foi reutilizar levedura e fazer starters caso tenha que guardar a lama por um período mais prolongado na geladeira. Ai fica bem mais fácil monetariamente, você só gasta muito na primeira e divide o custo por várias levas depois.

Se usar fermento líquido com starter as vezes sai mais barato que o seco até, e você tem acesso às melhores opções(pelo menos quando pesquiso a maioria prefere cepas específicas liquidas) mesmo que o preço por célula saia bem maior.

6. 9/12/15 #26

AlexCorsato

AlexCorsato

AlexCorsato

Well-Known Member

Afiliado:
    10/2/14
    Curtidas Recebidas:
    20
    essa questão de reutilização de fermento, starter e etc... é inexplorado por mim.. estou longe disso se tornar uma opção para minhas cervejas..

7. 9/12/15 #27

mlutti

mlutti

mlutti

Well-Known Member

Afiliado:
    11/5/15
    Curtidas Recebidas:
    13
    Alex. Qdo vc perceber que eh mais fácil reutilizar fermento do que fazer cerveja talvez vc mude de idéia

AlexCorsato curtiu isso.
  8. 9/12/15 #28

AlexCorsato

AlexCorsato

AlexCorsato

Well-Known Member

Afiliado:
    10/2/14
    Curtidas Recebidas:
    20
    ainda tenho alguns pequenos ajustes antes de começar algo novo, mas isso está nos planos futuros. hehehe

9. 9/12/15 #29

stormridersp

stormridersp

stormridersp

Well-Known Member

Afiliado:
    31/7/15
    Curtidas Recebidas:
    32
    De acordo com o livro Yeast, n ha mencao nenhuma sobre esse "conhecimento geral" que levedura seca precisa de menos aeracao. Na verdade o q se diz eh que quanto "maior" a cerveja, mais se faz necessario o uso de oxigenio puro e injetado, sendo 1.080 o maximo por meios convencionais sem comprometer a fermetacao de alguma forma, inclusive o livro faz algumas experiencias comparativas que mostram o qual ineficiente eh a aeracao convencional, seja por splashing seja por agitacao.

10. 9/12/15 #30

Raisoshi

Raisoshi

Raisoshi

Well-Known Member

Afiliado:
    9/1/15
    Curtidas Recebidas:
    219
    É bem simples, se você tiver uns potes de vidros já pode começar.

É tão simples quanto, ao final da fermentação, guardar a lama em um pote sanitizado, e como com a cerveja, tudo que tocar na lama precisa estar sanitizado.

Se não quiser mexer com starters nem lavagem, é só reutilizar a lama em no máximo duas semanas(na geladeira, uns 4C seria ideal). Eu deixo compactar bem e essa lama densa assumo 1.5 bilhões por grama pra ales é 2.5 bilhões pra lagers(baseado em http://braukaiser.com/blog/blog/2012/08/24/yeast-pitching-by-weight/).

Isso dentro das duas primeiras duas semanas, depois disso recomendaria um starter ou comprar novo. Se a cerveja anterior for muito alcoólica ou muito lupulada pode ser interessante um starter ou nova levedura também. Se a leva anterior contaminou ou fermentou mal, naturalmente não se deve utilizar novamente a lama.

11. 9/12/15 #31

mlutti

mlutti

mlutti

Well-Known Member

Afiliado:
    11/5/15
    Curtidas Recebidas:
    13
    So acho que antes de postar algo vc pelo menos tem que entender do que está falando e relacionar ao que foi colocado. Citar o livro " Yeast" pra mim não eh o suficiente e se vc se basear somente nele sem outros conhecimentos de malte e lúpulo água etc não conseguirá fazer uma cerveja ótima . Apenas uma cerveja boa.

12. 10/12/15 #32

stormridersp

stormridersp

stormridersp

Well-Known Member

Afiliado:
    31/7/15
    Curtidas Recebidas:
    32
    Alguns estudam, outros tentam na pratica, o problema é quando os que não estudam espalham mitos e mentiras sem nenhuma referência.

13. 10/12/15 #33

mlutti

mlutti

mlutti

Well-Known Member

Afiliado:
    11/5/15
    Curtidas Recebidas:
    13
    [​IMG][​IMG]

Eh!! Realmente não estudo kid.

Se precisar de algum para melhorar seu conhecimento te mando por e-mail. Tenho mais 200 edições BYO para vc melhorar suas referências.

Só não dá para eu ir aí e fazer a cerveja na pratica por vc.

Abs

14. 10/12/15 #34

mlutti

mlutti

mlutti

Well-Known Member

Afiliado:
    11/5/15
    Curtidas Recebidas:
    13

Tá aí uma referencia rapidinha sem muito esforço para procurar

15. 10/12/15 #35

Scaranello

Scaranello

Scaranello

Well-Known Member

Afiliado:
    19/9/13
    Curtidas Recebidas:
    91
    Fala @AlexCorsato

Acho q tem uma pequena confusão por ai. O M07 não é o Burton Union, é o equivalente S04 da Mangrove Jacks.

O Burton Union é uma cepa específica, inglesa, muito esterificada, e que tem uma característica de baixa atenuação. De qualquer maneira, 1.023 é demais pra uma gravidade final mesmo. Manter a levedura em suspensão vai te ajudar a terminar essa IPA.

Como tá o perfil aromático dela?

AlexCorsato curtiu isso.
  16. 10/12/15 #36

Kurt

Kurt

Kurt

Well-Known Member

Afiliado:
    10/6/13
    Curtidas Recebidas:
    191
    Caro Alex, existem regras e existem variáveis incontroláveis. Até termos o conhecimento de todas as variáveis, sempre consideramos o acaso no resultado de nossos processos. No seu exemplo de atenuação, uma variável que vc não levou em consideração é a diferença de cepas. Eu explico.

Cada cepa tem uma capacidade diferente de armazenar nutrientes, o que é definido pelo seu metabolismo e pelo tamanho de seu vacúolo. Com isso, as células de cada cepa apresentam tamanhos diferentes, o que interfere diretamente na estimativa da quantidade de células por peso.

Outra variável importante cepa-específica é a capacidade de metabolizar diferentes tipos de carboidratos. Isso interfere diretamente na atenuação de cada cepa e altera a FG do produto. Cepas com capacidade de metabolizar maltotriose costumam são mais atenuativas, assim como essas belgas que vc citou. Elas não podem ser comparadas com cepas inglesas, que em geral, não metabolizam maltotriose.

No mais, o pessoal que está na internet faz muitos testes e consegue reunir um conjunto muito grande de informações, muitas vezes contrariando os resultados do fabricante. É assim que se faz ciência, com um diálogo feito através de experimentos e divulgação. Veja que as condições em que o fabricante faz seus testes são muito diferentes das condições que temos em casa, mais próximas das condições de uso. Por isso, ambas tem seu valor.

17. 10/12/15 #37

karkassa

karkassa

karkassa

Well-Known Member

Afiliado:
    11/3/15
    Curtidas Recebidas:
    71
    Vale lembrar que os fabricantes também recomendam fermentar numa faixa de temperatura bem mais alta que costumamos usar. E teoricamente, quanto mais baixa a temperatura, mais levedura precisamos.

18. 10/12/15 #38

stormridersp

stormridersp

stormridersp

Well-Known Member

Afiliado:
    31/7/15
    Curtidas Recebidas:
    32
    Não há motivo para ser arrogante, não sou kid e não te dei o direito de me insultar assim, ainda mais quando você se esconde atrás de um pseudonimo.

Sem referencias suas palavras eram vazias, porém você provou o contrario e postou uma referencia. Válido.

Sobre seus livros, se você não apenas ofereceu compartilhar da boca pra fora, tem um que me interressaria: Water do John Palmer. Posso te oferecer em troca o livro Malt, da mesma série, que vi que você não tem.

19. 10/12/15 #39

mlutti

mlutti

mlutti

Well-Known Member

Afiliado:
    11/5/15
    Curtidas Recebidas:
    13
    Não quis ser arrogante. Apenas fiquei chateado com o seu post pq justamente coloquei conhecimento geral entre aspas e eu sei que todos têm experiências diferentes nas suas Brassagens. Até as referencias bibliográficas tem contradições em suas recomendações.
    Ficarei feliz em compartilhar qq dos livros que eu tenho. Porém normalmente eles tem uma tamanho de 30 mb e estão em formatos epub ou PDF. Por email geralmente há restrição de tamanho de anexo. Se vc tiver alguma sugestão da melhor forma de lhe enviar o livro me avise

Mauricio Lutti

20. 10/12/15 #40

AlexCorsato

AlexCorsato

AlexCorsato

Well-Known Member

Afiliado:
    10/2/14
    Curtidas Recebidas:
    20
    Sim sim.. eu também vi que tinha escrito errado o nome dele uns dias depois..

é o M07 - british ale... equivalente ao S04 da fermentis.
    fala que a atenuação é alta..

No começo eu achei um amargor ruim, mas estava cedo de mais tbm.
    Agora já mudou, tbm já comecei o dry hop.. mas o aroma dela está bom desde o começo, por enquanto é o fator que mais me agrada.

ontem eu não consegui ir lá na chácara para ver se atenuou mais, hoje vou sem falta.

Compartilhe esta Página