Atenuação baixa

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

caeliojunior

Well-Known Member
Joined
Aug 11, 2017
Messages
165
Reaction score
17
Boa tarde, galera!

Tenho uma duvida e gostaria que alguem me ajudasse:
Fiz algumas levas de American Pale Ale, usando fermento US-05 e hidratando conforme o fabricante: 25°. As atenuações sempre variavam entre 1010 e 1011.
Nessa ultima, atenuou a 1007.
A unica coisa que fiz de diferente dessa leva com relação as outras, foi a hidratação ser feita na faixa de 30 e 35 graus. (conforme um colega me sugeriu fazer aqui no forum).
A viabilidade pode ter aumentado tanto assim?

Obs: não foi mudado nada com relação a insumos e nem qtde de agua.

Se puderem ajudar, agradeço!

Valeu!!! :rockin:
 
Bom dia
Primeiro: vc usou para medir um refratômetro ou densímetro?
Se usou refratômetro, veja se está calibrado. E a presença de álcool altera a medida da FG.
Outra coisa. Essa atenuação me parece normal. Depois posta aqui como ficou tua ceva pronta.
 
Bom dia
Primeiro: vc usou para medir um refratômetro ou densímetro?
Se usou refratômetro, veja se está calibrado. E a presença de álcool altera a medida da FG.
Outra coisa. Essa atenuação me parece normal. Depois posta aqui como ficou tua ceva pronta.

Usei densimetro para medir. Acabei de experimentar e, ao meu ver, não tem off flavors...
 
Maiores probabilidades: mosturação em temperatura que favoreça mais beta amilase em relação às outras ou temperatura de fermentação, não só de inoculação, diferente (talvez um pouco mais alta).
Controlas a temperatura de fermentação?
 
Maiores probabilidades: mosturação em temperatura que favoreça mais beta amilase em relação às outras ou temperatura de fermentação, não só de inoculação, diferente (talvez um pouco mais alta).
Controlas a temperatura de fermentação?

Fala aí, Leonardo!

Então, não acredito que seja na mosturação, pois minha maquina controla a temperatura automaticamente e mesmo assim, fico de olho.
Sim, a temperatura é controlada.
 
Se todos os parâmetros não mudaram só se pode pensar mesmo na viabilidade do fermento.
Essa temperatura de inoculação um pouco mais alta com certeza ajudou, inclusive alguns fabricantes (Lallemand e Mangroove) orientam mesmo inocular a maioria dos fermentos por volta de 30c.
E de qualquer forma a diferença na atenuação não foi nada de absurdo.
 
Se todos os parâmetros não mudaram só se pode pensar mesmo na viabilidade do fermento.
Essa temperatura de inoculação um pouco mais alta com certeza ajudou, inclusive alguns fabricantes (Lallemand e Mangroove) orientam mesmo inocular a maioria dos fermentos por volta de 30c.
E de qualquer forma a diferença na atenuação não foi nada de absurdo.

Sim! até prefiro uma cerveja mais seca! É que cogitei a possibilidade de estar contaminada... Mas... até agora, o aroma está bom!
 
Boa tarde, galera!

Tenho uma duvida e gostaria que alguem me ajudasse:
Fiz algumas levas de American Pale Ale, usando fermento US-05 e hidratando conforme o fabricante: 25°. As atenuações sempre variavam entre 1010 e 1011.
Nessa ultima, atenuou a 1007.
A unica coisa que fiz de diferente dessa leva com relação as outras, foi a hidratação ser feita na faixa de 30 e 35 graus. (conforme um colega me sugeriu fazer aqui no forum).
A viabilidade pode ter aumentado tanto assim?

Obs: não foi mudado nada com relação a insumos e nem qtde de agua.

Se puderem ajudar, agradeço!

Valeu!!! :rockin:

Dependendo da(s) temperaturas(s) usada(s) na fermentação, me parece uma atenuação normal pro US05.
 
há uma diferença de viabilidade na hidratação a 25 e 35ºC.
[ame="https://www.youtube.com/watch?v=1R4RTSmotmM"]https://www.youtube.com/watch?v=1R4RTSmotmM[/ame]
Veja pelos 6min

Talvez agora tenhas conseguido um pitch rate melhor.
 
há uma diferença de viabilidade na hidratação a 25 e 35ºC.
https://www.youtube.com/watch?v=1R4RTSmotmM
Veja pelos 6min

Talvez agora tenhas conseguido um pitch rate melhor.

Sim, sim!
Acho que foi isso que aconteceu... foi justamente esse video que me "inspirou".
A APA ficou com meio fora do estilo, mas isso serve muito para uma saison, por exemplo.

Valeu
 
Back
Top