Atenuação além do esperado.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Locatelli

Member
Joined
Sep 8, 2015
Messages
20
Reaction score
2
Olá pessoal, estou na minha 15ª produção e tenho um problema recorrente nas ultimas produções.
Monto minha receita certinha no Beersmith, sigo a receita certinha no dia da produção, inoculo quantidade correta de fermento (pra 30 litros: um pacote de fermento seco e starter usando a calculadora do brewersfriend) e, como esperado, tenho um lag bem curto, de menos de 12 horas.
O problema é que depois de uns 6 dias, a atividade no airlock diminui mas não para e se estende por mais 6 dias ou mais até.
Quando cessa a atividade, a FG é bem abaixo da FG estimada pelo Beersmith, a ultima produção tinha FG estimada de 1.012, está em 1.008 e continua ativo.
Alguma ideia do que pode estar ocorrendo?
 
Primeira coisa: airlock não é densímetro, ele pode borbulhar por vários dias após o fim da atenuação.

Bem, o Beersmith te dá uma base, se você fez a receita e viu que atenuou demais, na próxima vez aumente a temperatura da mostura. Cada processo é um processo e varia muito de cervejeiro pra cervejeiro, vai aprendendo o que funciona pra você.

Uma coisa a se verificar também é se seu densímetro está calibrado, só fazer ele boiar em água na temperatura de calibragem dele. O meu, por exemplo, lê 0.996 quando deveria ler 1.000, então sempre tenho que somar 0.004 às minhas medições.
 
Sim, airlock não é parâmetro, mas o fato é que está atenuando mais mesmo.
Acabei de avaliar o densímetro, está correto.
 
Sim, airlock não é parâmetro, mas o fato é que está atenuando mais mesmo.
Acabei de avaliar o densímetro, está correto.

Isso acontece em todas as levas ou só em determinadas levas?

Ales, Lagers ou tanto faz?

Como é sua mosturação, quais rampas você usa, em que temperaturas?
 
Isso acontece em todas as levas ou só em determinadas levas?

Ales, Lagers ou tanto faz?

Como é sua mosturação, quais rampas você usa, em que temperaturas?

Só fiz Ales até hoje. Faço uma rampa única de sacarificação entre 64 a 68, dependendo do estilo.
Pra citar como exemplo, fiz uma Weissbier com repouso felúrico, repouso protéico e sacarificação a 67. O BS estimou FG de 1.014 e foi a 1.010.
 
Olá pessoal, estou na minha 15ª produção e tenho um problema recorrente nas ultimas produções.
Monto minha receita certinha no Beersmith, sigo a receita certinha no dia da produção, inoculo quantidade correta de fermento (pra 30 litros: um pacote de fermento seco e starter usando a calculadora do brewersfriend) e, como esperado, tenho um lag bem curto, de menos de 12 horas.
O problema é que depois de uns 6 dias, a atividade no airlock diminui mas não para e se estende por mais 6 dias ou mais até.
Quando cessa a atividade, a FG é bem abaixo da FG estimada pelo Beersmith, a ultima produção tinha FG estimada de 1.012, está em 1.008 e continua ativo.
Alguma ideia do que pode estar ocorrendo?
Você não fala qual a OG mediu nem a estimada. Se a OG que você mediu tiver uma diferença parecida com a diferença de FG que está encontrando entre medida e estimada então acho que está tudo dentro da margem de erro.
 
Você não fala qual a OG mediu nem a estimada. Se a OG que você mediu tiver uma diferença parecida com a diferença de FG que está encontrando entre medida e estimada então acho que está tudo dentro da margem de erro.

Na última, a OG foi bem acima do esperado e mesmo assim atenuou mais que o esperado. Fiz algumas mudanças de processos e melhorei a eficiência, estou sempre com a OG igual ou superior ao esperado.
 
O estranho é continuar fermentando depois de 2 semanas estando o pitching rate correto e temperatura de fermentação correta para ale. A única alternativa que sobra é contaminação.
 
O estranho é continuar fermentando depois de 2 semanas estando o pitching rate correto e temperatura de fermentação correta para ale. A única alternativa que sobra é contaminação.

Mas não tem off flavours aparentes (não que eu detecte ao menos) e visualmente não aparenta ter nada errado também.
Está difícil achar o erro.
 
Consegui achar o erro, acho.
O perfil dos fermentos no Beersmith estava em desacordo com a ficha técnica do fabricante.
No caso citado, o WB-06 apresentava no software como se tivesse 70% de atenuação máxima, enquanto o site do fabricante cita 86%, uma pequena diferença.
 
Consegui achar o erro, acho.
O perfil dos fermentos no Beersmith estava em desacordo com a ficha técnica do fabricante.
No caso citado, o WB-06 apresentava no software como se tivesse 70% de atenuação máxima, enquanto o site do fabricante cita 86%, uma pequena diferença.

Pequena grande diferença eu diria hahaha.
 
Back
Top