Armazenamento de Malte

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

vitormagalhaes

Active Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
29
Reaction score
5
Pessoal, comprei uns kilos de malte moído, mas infelizmente não vou poder fazer a brassagem no dia que esperava, quanto tempo posso manter o malte armazenado?

Lembrando que ele esta embalado e numa caixa fechada.
 
Dizem que dá pra guardar durante uma semana no máximo, pelo menos foi o que um cara da WE me passou.

Eu comprei há cerca de um mês malte moído na Alquimia da Cerveja e, coincidentemente ou não, minha eficiência nas minhas duas primeiras brassagens com esses maltes foi bem baixa: 39% pra uma American IPA e 49% pra uma Weiss. Claro, sei que essa eficiência é culpa minha também, mas acho que o malte moído guardado há algum tempo (na primeira brassagem ele tava moído há uns 10 dias) deve ter influenciado bastante.

Até tenho 1kg de malte moído guardado aqui, tá bem fechado, em um saco plástico e em uma sacola, mas vou usar ele só um dia que não tiver o que fazer pra fazer uma brassagem com sobras.

Não lembro onde, mas li que um bom jeito de guardar malte é em garrafas pet, pois dá pra fechar bem. Quem sabe isso ajude a conservar mais o malte moído, mas o ideal é moer na hora (ou algumas horas antes) mesmo.

Abraço!
 
Talvez o problema não seja a armazenagem mas sim a péssima qualidade do malte da Alquimia da Cerveja. Comprei lá. Usei o malte no mesmo dia. E ele estava repleto de carunchos. Estragou minha cerveja.
 
Com certeza vai perder um pouco de eficiência, mas se armazenar direitinho, acho que não vai "estragar" o malte.

O certo, acredito eu, é deixar para moer no dia (ou no máximo no dia anterior). Não recomendaria comprar moído, a não ser que você vá até a loja física e a moagem ocorra na hora.

O pessoal que manja mais do assunto vai poder dizer melhor!

Abss
 
O melhor é moer na hora ou um dia antes, mas se moer, embalar bem, tirando o máximo de ar possível, colocar na geladeira vai durar uns 3 meses, vai ter a mesma eficiência do moído na hora? Lógico que não, mas da para usar.

Talvez não seja a técnica correta, mas já fiz isto e deu certo, ficou 3 meses na geladeira e não teve nenhum problema.

Baratovysk
 
eu compraria moído se eu fosse usar imediatamente após a chegada pelos correios - programado - já que meu moinho é de discos e o dos vendedores são de rolos, tecnicamente melhor. Pouca quantia, armazene em pet, apertando a garrafa antes de fechar a tampa. Maiores quantidades em um balde fechado ou bombona, com folhas de louro dentro, ou ainda em um saco de guardar roupa, fazendo vácuo com um aspirador de pó.
 
o problema do malte miodo é apenas a oxidação do amido que é exposto pela quebra do grão...
 
Eu já vi guardar coisas com louro mas nunca entendi. Ajuda evitar caruncho @Rohde ?

Percebi que o Louro espanta o caruncho, se colocar apenas por cima os carunchos vão pro fundo do depósito.
Caso encontre alguma borboleta ou caruncho, despeje o malte em uma lona, ao sol, e em poucos minutos todos fogem, saem do grão pra fora da lona. Depois disso coloque de volta na bombona com as folhas de louro espalhadas e vede o quanto puder.
 
Galera, alguém sabe dizer se uma saca de 25kg cabe em uma bombona de 50L? Não queria pegar a de 60L pq ela é um pouco maior do que o espaço que tenho para guarda-las.
 
Só se o vendedor me vendeu falando que eram bombonas de 30L mas são maiores. Chegando em casa confiro e mando uma foto.
 
Percebi que o Louro espanta o caruncho, se colocar apenas por cima os carunchos vão pro fundo do depósito.
Caso encontre alguma borboleta ou caruncho, despeje o malte em uma lona, ao sol, e em poucos minutos todos fogem, saem do grão pra fora da lona. Depois disso coloque de volta na bombona com as folhas de louro espalhadas e vede o quanto puder.
O louro ajuda a evitar apenas caruncho ou outros insetos também?
 
O louro ajuda a evitar apenas caruncho ou outros insetos também?
Armazenar o malte em embalagem à vácuo, no escuro e local fresco com folhas de louro dentro da embalagem. O louro ajuda a espantar outros insetos também, além de ser anti-mocrobiano e anti-oxidante.
 
Armazenar o malte em embalagem à vácuo, no escuro e local fresco com folhas de louro dentro da embalagem. O louro ajuda a espantar outros insetos também, além de ser anti-mocrobiano e anti-oxidante.
Obrigado pela resposta, mas creio que eles já se arranjaram, pois os posts são de 5 anos atrás...
 
Back
Top