Armazenamento de CO2 a partir da fermentação.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Afonso

New Member
Joined
Aug 17, 2021
Messages
4
Reaction score
0
Location
Santa Rita do Sapucai - MG
Salve, Pessoal!

A tempos venho pensando em um projeto para armazenar o CO2 que é desperdiçado durante o processo fermentativo.
Tentei achar algum equipamento na Internet, mas não encontrei.
Talvez não seja economicamente viável para pequenas cervejarias.
Algúem sabe se existe algum equipamento para esta finalidade?

Saúde! Afonso
 
Fala Afonso!

Qual é seu objetivo?

Se for caseiro, já vi duas formas
1) captura com balão - veja o BrüLoonLock
2) sistema de duas garrafas em linha, sendo a primeira cheia de água, que é expulsa para a segunda garrafa conforme a primeira enche de CO2. O mesmo pode ser feito com kegs - NorCal Brewing Solutions CO2 Harvester
Ambos podem ser vistos no link: https://brulosophy.com/2018/05/10/7-methods-for-reducing-cold-side-oxidation-when-brewing-beer/
Ambos tem objetivos simples de purgar O2 do keg, ou usar o CO2 coletado para reinserir no fermentador no cold crash.

Mais que isso, tipo usar como se fosse um cilindro de CO2 mesmo, certamente o problema estaria na pressurização, o que demanda equipamentos grandes (que até onde sei, nem microcervejaria tem porque não compensa). Possivelmente seja por isso que nunca vimos.
 
Eu não faria isso pois alguns compostos indesejados são liberados durante a fermentação e devem sair, por exemplo aromas sulfurosos.
Outra questão também seria compostos desejados como por exemplo aromas de lúpulo que se vc usar esse CO2 em outra cerveja os compostos estarão ali e vão para a nova cerveja.
 
Fala Afonso!

Qual é seu objetivo?

Se for caseiro, já vi duas formas
1) captura com balão - veja o BrüLoonLock
2) sistema de duas garrafas em linha, sendo a primeira cheia de água, que é expulsa para a segunda garrafa conforme a primeira enche de CO2. O mesmo pode ser feito com kegs - NorCal Brewing Solutions CO2 Harvester
Ambos podem ser vistos no link: 7 Methods For Reducing Cold-Side Oxidation When Brewing Beer
Ambos tem objetivos simples de purgar O2 do keg, ou usar o CO2 coletado para reinserir no fermentador no cold crash.

Mais que isso, tipo usar como se fosse um cilindro de CO2 mesmo, certamente o problema estaria na pressurização, o que demanda equipamentos grandes (que até onde sei, nem microcervejaria tem porque não compensa). Possivelmente seja por isso que nunca vimos.
Oi , Felipe.
Meu objetivo é armazenar para uso posterior, armazenando em cilindro de CO2. Fico triste em ver tando CO2 sendo desperdiçado.
Obrigado pelas ótimas informações. Vou persquisar os links passados para as outras finalidades que você mencionou. Não havia pensado a respeito.
Saúde!
 
Eu não faria isso pois alguns compostos indesejados são liberados durante a fermentação e devem sair, por exemplo aromas sulfurosos.
Outra questão também seria compostos desejados como por exemplo aromas de lúpulo que se vc usar esse CO2 em outra cerveja os compostos estarão ali e vão para a nova cerveja.
Olá, Gu.
Obrigado pelas informações. Não havia pensado sobre essas desvantagens. Precisaria de um filtro antes de fazer o armazenamento.
Saúde!
 
Back
Top