Armazenamento cerveja

Discussão em 'Iniciantes' iniciado por pontini, 16/4/18.

1. 16/4/18 #1

pontini

pontini

pontini

Well-Known Member

Afiliado:
    21/8/17
    Curtidas Recebidas:
    3
    Bom dia pessoal,

Minha cerveja ficou 15 dias no priming. Agora, é hora da melhor parte. Beber ela. Porém, estou em dúvida, como armazenar elas. O pessoal fala muito em deixar local escuros. Porém, não vou ter lugar para isto. são 12 garrafas. Posso armazenar elas direto na geladeira ? È único lugar que tenho espaço.

2. 16/4/18 #2

Paiakan

Paiakan

Paiakan

Well-Known Member

Afiliado:
    8/5/17
    Curtidas Recebidas:
    109
    Pontini, deve-se deixar em local escuro e fora da geladeira durante o período de refermentação/carbonatação. Depois que atingir a carbonatação necessária as garrafas devem ser armazenadas na geladeira para interromper a carbonatação.

Caso contrário a levedura continuará consumindo o açúcar do priming, carbonatando e correndo o risco de estourar as garrafas.

3. 16/4/18 #3

Tiago

Tiago

Tiago

Moderator Moderador

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    1,267
    Pode. Melhor caso pra enorme maioria das cervejas é armazenar tudo a frio, embora também seja possível armazenar em temperatura ambiente com o efeito de envelhecimento e oxidação mais acelerados.

Abraço

4. 16/4/18 #4

pontini

pontini

pontini

Well-Known Member

Afiliado:
    21/8/17
    Curtidas Recebidas:
    3
    Bacana. Assim, elas sempre vão estar prontas para beber. kkk

Brigadão. Vou por todas elas na geladeira.

5. 16/4/18 #5

Tiago

Tiago

Tiago

Moderator Moderador

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    1,267
    Se vc dosar de forma correta a quantidade de açúcar, isso não irá acontecer.

Por isso é importante fermentar a cerveja corretamente (pra não deixar açucares fermentáveis residuais), cuidar com a sanitização e medir o volume de cerveja a ser envasado e a quantidade de priming.

Caso vc coloque aleatoriamente açúcar, fica preso à necessidade de resfriar a cerveja em seguida, se vc for transportar ou dar uma garrafa pra um amigo, corre risco dar uma garrafa bomba.

Abraço

6. 16/4/18 #6

tomazela

tomazela

tomazela

Well-Known Member

Afiliado:
    12/1/16
    Curtidas Recebidas:
    435
    Amigo. Nunca interrompemos carbonatação dessa forma. A não ser que tenhamos errado no Priming.

Eu guardo garrafas fora da geladeira por vezes ficam até 3 ou 4 meses. Sem problema algum. Aliás já ocorreu, mas foi por erro na homogenização do priming com a cerveja.
    [ ]´s

7. 16/4/18 #7

pontini

pontini

pontini

Well-Known Member

Afiliado:
    21/8/17
    Curtidas Recebidas:
    3
    A questão aqui, é falta de espaço. Não vou ter como armazenar as cervejas em lugar escuro. Até a carbonatação beleza. Mais agora que carbonatou (Ficou 15 dias em lugar escuro), só tenho duas escolhas: Deixar dentro da geladeira, ou deixar fora da geladeira, em contato com a luz (seria em uma pratilheira aqui em casa).

8. 16/4/18 #8

glaucio_apm

glaucio_apm

glaucio_apm

Well-Known Member

Afiliado:
    24/10/16
    Curtidas Recebidas:
    23
    E se vc deixar as garrafas cobertas por uma caixa de papelão?
    Dessa maneira não terá incidência de luz direta nas garrafas!

9. 16/4/18 #9

jeanpaullopes

jeanpaullopes

jeanpaullopes

Well-Known Member

Afiliado:
    17/5/16
    Curtidas Recebidas:
    421
    Quase tudo já foi dito:
    - caixa de papelão resolve o problema;
    - Uma garrafa só vai explodir por uma fermentação não completa ou um excesso de açúcar no priming (>10g/l)
    - Cervejas fora da geladeira envelhecem mais rápido, o que para algumas pode ser um problema para outras são obrigatórias. Tenho uma Strong Porter que ficou 1 ano dentro de caixas de papelão em temperatura ambiente e só atingiu seu "esplendor" depois de 9 meses de garrafa.
    - Deixe sempre as garrafas de pé, quanto na guarda quando no gelar e terás elas clarinhas e límpidas.

10. 16/4/18 #10

pontini

pontini

pontini

Well-Known Member

Afiliado:
    21/8/17
    Curtidas Recebidas:
    3
    Esta é uma cream ale. Foi minha primeira brassagem. Não sei dizer se envelhecimento é algo bom ou ruim. O priming foi feito no grito. Mais deu certo. A carbonatação ficou show de bola e até agora, não estorou nenhuma garrafa.

11. 16/4/18 #11

jeanpaullopes

jeanpaullopes

jeanpaullopes

Well-Known Member

Afiliado:
    17/5/16
    Curtidas Recebidas:
    421
    Cream Ales são para se tomar jovens, mas com 12 garrafas isto não será problema. Até 2 meses na caixa de papelão não vai arruinar tua cerveja.

Cuidado mesmo com o "priming no grito", principalmente com lotes tão pequenos. Um descuido na fermentação e uma dose maior pode causar pequenos desastres, principalmente para quem tem pouco espaço e o divide com a esposa (cerveja escorrendo pelo chão não é legal, principalmente quando tu só descobre uns 2 dias depois - só tive 2 casos em 2 anos mas foram durante minhas férias, ou seja, 2 semanas de cerveja no chão da área de serviço).

12. 16/4/18 #12

pontini

pontini

pontini

Well-Known Member

Afiliado:
    21/8/17
    Curtidas Recebidas:
    3
    Entendi. Então, pelo que vocês falaram, posso colocar todas elas na geladeira, sem problema algum, correto?

13. 16/4/18 #13

jeanpaullopes

jeanpaullopes

jeanpaullopes

Well-Known Member

Afiliado:
    17/5/16
    Curtidas Recebidas:
    421
    Se já está com a carbonatação correta, sim. Se for casado e a geladeira compartilhada, não é uma boa política.:fro:

14. 16/4/18 #14

pontini

pontini

pontini

Well-Known Member

Afiliado:
    21/8/17
    Curtidas Recebidas:
    3

kkk, sim , sou casado. Mais a patroa liberou a geladeira. Só pediu que não deixasse a montueira de garrafa fora de casa.

jeanpaullopes curtiu isso.
  15. 16/4/18 #15

dalai

dalai

dalai

Well-Known Member

Afiliado:
    24/5/17
    Curtidas Recebidas:
    67
    Como já foi dito, o ideal é que você deixe a cerveja fora da geladeira para acompanhar a evolução da mesma ao longo do tempo, apenas cuidando para que tenha uma fermentação completa e o primming correto.

Ontem achei uma garrafa de uma witbier feita envasada há 6 meses, estava totalmente diferente de quando ficou "pronta" (20 dias de refermentacao).

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

16. 17/4/18 #16

jeanpaullopes

jeanpaullopes

jeanpaullopes

Well-Known Member

Afiliado:
    17/5/16
    Curtidas Recebidas:
    421
    Minha experiência com uma weiss foi que em 2 meses ela ficou realmente boa, em 6 razoável e em 1 ano ficou intragável.

Já com uma Irish Dry Stout os 6 meses deixaram ela no esplendor. Com uma Robust Porter só ficou redonda mesmo depois de 9 meses (com 1 ano está incrível, pena ter só mais 4 garrafas somente).

17. 17/4/18 #17

xykomarcal

xykomarcal

xykomarcal

Well-Known Member

Afiliado:
    4/11/15
    Curtidas Recebidas:
    44
    Pontini,

De uma forma geral, cervejas leves sofrem mais com o envelhecimento de longo prazo (maturação), enquanto cervejas mais "pesadas" se beneficiam.

Eu deixo minhas levas na temperatura ambiente, mesmo as mais leves, pois a maturação também ajuda a "limpar" a cerveja de compostos indesejáveis (off flavors), e nessa temperatura isso acontece mais rápido.

Quanto à carbonatação, basta dosar adequadamente o priming.

Depois, raramente um cerva minha durou o suficiente pra estragar (oxidar) na prateleira. Quando vi....já foi. Principalmente as mais leves.

Cheers

18. 17/4/18 #18

dalai

dalai

dalai

Well-Known Member

Afiliado:
    24/5/17
    Curtidas Recebidas:
    67
    Estou com um lote de Weiss envasado há 4 meses e que está um pouco neutro, perdeu a força no aroma e sabor proporcionado pela levedura, embora esteja extremamente limpa (off flavors).

A witbier me surpreendeu, o cítrico apareceu em evidência trazendo notas de limão siciliano tanto no aroma quanto no sabor. Antes, os condimentos vinham em primeiro plano com cítrico no fundo. Eu diria que está "melhor" para iniciantes que antes, pena que acabou.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

Compartilhe esta Página