[ArdBir] controlador Ssr não desliga corretamente

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Metalroger

Member
Joined
Aug 2, 2017
Messages
6
Reaction score
0
Olá pessoal,

Estou montando um controlador ArdBir para minha panela, porém estou enfrentando problemas ao enviar o comando de desligar a resistência após atingir a temperatura, o ArdBir apita avisando que atingiu a temperatura, desarma o Ssr( a luz do Ssr apaga) porém a corrente contínua passando e esquentando a resistência.

Já troquei a fonte que estava utilizando e testei com 3 Ssr diferentes, alguém já passou por isso?

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 
Olá pessoal,

Estou montando um controlador ArdBir para minha panela, porém estou enfrentando problemas ao enviar o comando de desligar a resistência após atingir a temperatura, o ArdBir apita avisando que atingiu a temperatura, desarma o Ssr( a luz do Ssr apaga) porém a corrente contínua passando e esquentando a resistência.

Já troquei a fonte que estava utilizando e testei com 3 Ssr diferentes, alguém já passou por isso?

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk



Meça a tensão de saída do borne do ardbir que vai para o ssr. Pode ser o transistor em curto que está conduzindo direto. Se a tensão estiver em 0V, seus SSRs estão com problema.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Eu perdi 2 SSR também. Teoricamente desligado e um deles fritou 2x.

Enviado de meu Nexus 6P usando Tapatalk
 
Após muita pesquisa cheguei a conclusão de que os SSR da Fotek são piratas e não aguentam a amperagem informada no rótulo. Irei comprar um da Novus e ver o que dá, em seguida posto aqui.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 
Já passei por isso também, esses fotek da China são todos pirata....
Alguem recomenda uma marca boa?
Os da Novus estão funcionando bem?
 
Pelo que pesquisei a Novus é uma das melhores marcas

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 
Hoje passei por isso ao testar minha resistência, mas não to usando arbdir, uso tudo elétrico com botões. Tbm fotek chineses...que tristeza.

Postem o resultado com esse da Novus.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Não conheço essa marca...testa e posta o feedback

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 
Pessoal, fiz o teste com o relé da Novus é realmente não tem comparação, fiz uma brassagem completa e ele funcionou perfeitamente sem travas e sem esquentar (coloquei um dissipador de processador nele).

Paguei R$ 87,00 na loja Reymaster em Curitiba.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 
Excelente informação @Metalroger , vou investir nesse aí então. Obrigado pelo feedback

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
@vmsouza faz isso cara, não vai se arrepender, é absurda a diferença os Fotek dava pra fritar um ovo em cima além dos problemas de ficar armado... Esse fez tranquilo as rampas de temperatura

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 
Blz, já comprei, só esperando chegar.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Passando pra dar um feedback... recebi o ssr da Novus e finalmente neste fds coloquei à prova.

O ssr de 40a da Novus cumpre o que promete, ligou e desligou a resistência de 5k perfeitamente, bem diferente do comportamento dos fotek chineses que não conseguiam desligar (como se os contatos estivessem colados).

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Postando para finalmente dar o feedback. Concluí meu projeto single-vessel utilizando o relé de 40A da Metaltex. Uso ele acionado por PID ou PWM (comutando por uma chave) e instalei um cooler de processador para resfriar o relé. Está funcionando perfeitamente com uma resistência de 4500w @ 220v. Recomendo o SSR.

Abs!
 
Putz pessoal, Estou com o mesmo problema que o relatado aqui por vocês, marca Fotek... rs...
Vou compra um dessa Metaltex, ou da Novus e testar.
Valew!!!
 
Putz pessoal, Estou com o mesmo problema que o relatado aqui por vocês, marca Fotek... rs...
Vou compra um dessa Metaltex, ou da Novus e testar.
Valew!!!

procure por casa dos reles, https://www.lojacasadosreles.com.br/categoria/201811/Estado-solido/

eu uso da lotti, nao tive problemas, lembre sempre de usar um bom dissipador com pasta térmica

eu tenho uma contatora em série com esses reles, no caso de falha tenho uma chave que apenas desliga a contatora nao deixando passar a corrente, a contatora é apenas um liga/desliga, ela nao controla a temperatura ok
 
Eu fabrico esse SSR, pra quem precisar.
https://www.mazzahandmade.com.br/pr...o-ssr-40a-encapsulado-com-dissipador-de-calor

Garantia de que utiliza um TRIAC de 40A, com o circuito encapsulado num dissipador bem dimensionado.
W1siZiIsIm1henphaGFuZG1hZGUvcHJvZHVjdHMvNjc0MDczL2ltYWdlcy8zOGQ1ZGVmYy0zOTc2LTQ3Y2QtOWUxMS1hNjViOGE0OGYzZjMiXSxbInAiLCJ0aHVtYiIsIjg0MHg%2BIl1d
 
Pessoal, fiz o teste com o relé da Novus é realmente não tem comparação, fiz uma brassagem completa e ele funcionou perfeitamente sem travas e sem esquentar (coloquei um dissipador de processador nele).

Paguei R$ 87,00 na loja Reymaster em Curitiba.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

O Fotek com dissipador e um cooler roda bem. Mas sem cooler não sei não.
 
Pessoal, ajudei a desenvolver uma solução com Ardbir para um cliente, desde o início fui contra os FOTEK pois tem muita pirata no mercado.
Novus até funciona legal, mas já vi bastante com defeito de fabricação.
Hoje recomendo muito Schneider Electric, ele já vem até com "thermal pad" (não precisa passar pasta térmica) e funciona 100%, nunca vi darem problemas.

Link do modelo
 
Fala pessoal, passando aqui só para dar o Feedback e ajudar futuros cervejeiros.
Meu problema a exemplo do dos amigos acima, era o SSR da Fotek mesmo...
Comprei outro da Loti e funcionou perfeitamente de primeira, recomendo a compra dessa marca, e fujam da Fotek.
Comprei essa do Link: CASA DOS RELES ELETRO ELETRÔNICA LTDA - Rele estado sólido Loti 40A 48D40
Boa tarde, tudo bem
Gostaria de saber como esta o desempenho deste SSR da LOTI, e como vce instalou?
 
Eu uso o mesmo fotec a 5 anos. Em uma outra panela tive problema por ele ficar em um ambiente muito quente (em baixo da panela)
 
Tive um problema parecido, com um FOTEK , ele não desarmava, mas consegui resolver colocando um dissipador grande e um cooler para resfriar, mesmo a corrente não chegando a 15A
 
Back
Top