Aquecimento para 500 litros

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

marcoazevedo

Active Member
Joined
Jul 3, 2015
Messages
44
Reaction score
9
Boa parte pessoal !!

Vi no YouTube um vídeo da palenox https://youtu.be/ErifmC9auGM sobre aquecimento a gas , pelo que eu entendi tem uma serpentina que passa a água aquecida provavelmente por um aquecedor de passagem !!
Bom 2 dúvidas para discutirmos ;

1. A eficiência principalmente na fervura pois teoricamente a água da serpentina deve chegar máximo a 100°c sendo que teria que ferver 500 litros .

2. Não seria melhor utilizar parede dupla e fazer com que a água fosse aquecida e talvez até virasse vapor, ou seja passando um pouco de 100°c e sendo mais eficiente ? Dessa evitaria uma caldeira !!

Bom é só uma idéia, talvez alguém ja até tenha tido !!
 
É meio disperso as explicações, pelo vídeo n dá pra ver muito bem

Mas acho que é um sistema de aquecimento (não cozimento) externo.. por que o mosto não sai da panela para ser fervido em outra estrutura... o que aquece justamente é a água (por uma serpentina externa q n mostra) e volta recirculando dentro das tinas.. e volta pra tina de água quente pra conservação da energia de calor q n foi transferida..

Aquecimento com água, se não for em alta pressão, é meio furada pra grandes quantidade de líquidos.. quem investe numa cozinha dessas, certamente ia preferir uma caldeira (minha opinião), transfere energia mais fácil, mais fácil de deslocar o vapor que água..

Se fosse usar parede dupla como comentou, seria recirculando água por dentro? acho que é importante fazer toda troca térmica diretamente pro mosto.. se não tem muita perda térmica

abraços
 
Rodrigo,

Acabei de ler nos detalhes do vídeo que a fervura é feita fora da panela, ou seja o mosto passa por um serpentina onde há a chama e depois volto para a panela !!
Então achei bem interessante pq possivelmente pode ser utilizado aqueles aquecedores de gás por passagem e certamente deve ser bem eficiente !!
Com certeza o gerador de vapor instantaneo ainda é a melhor opção porém o custo de 30k não justifica !!

Uma coisa que ainda não entendi é porque são utilizados paredes duplas se o aquecimento é feito por serpentina ?

Valeu pela resposta, o importante é ter idéias, gerar dúvidas.
 
Pode crer, um sistema de cozimento externo.. mas ai vem o negócio que é muito importante pra esses sistemas de cozimento externo: diferentes rampas de temperaturas por pressão baixa ou alta

com cozimento externo, o mosto é fervido de forma desparelha.. tem menos evaporação, mas menos liberação de DMS e processos de caramelização e isomerização acabam ocorrendo de forma diferente. Se fazem rampas de temperaturas e ciclos dentro desse sistema pra ter isso tudo e compensar.

essa parece dupla é pra dar mais resistência ao sistema.. depois de certa litragem, é bom ter por questões de segurança e isolamento, não sei tem outra grande vantagem na verdade, algum engenheiro de materiais pode falar coisas bem mais técnicas
 
Bem observado os pontos !!!
Então durante o processo de mostura tranquilo porque a serpentina interna consegue aquece e fazer as rampas sem ter que aquecer externamente! !

Já o processo de fervura concordo com vc sobre a intensidade e os possíveis problemas do DMS, no entanto eu acredito que a circulação externa do mosto está mais associada a ajuda em atingir e acelerar o processo de fervura, pois além do mosto circular externa mente também tem a serpentina interna que estará passando água a quase 100°c então imagino que seja suficiente e também consiga um resultado mais uniforme ...mas claro ê só uma suposição !!
Discussão legal ...acho que vai agregar bastante ..
 
Acabei de ver um detalhe interessante na Mec hobby 100
https://youtu.be/i8EfKCIVgYY
Eles utilizam parede dupla e ali dentro fica uma resistência com água e é possível observar também manômetro de controle, ou seja em determinado momento vira vapor semelhante a um calderaria deve ter um resultado mais eficiente e com custo menor !!

Bom se alguém tiver essa mec hobby 100 e puder comentar ?
 
Back
Top