Aquecer geladeira

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Jan 28, 2016
Messages
22
Reaction score
1
Alguém tem alguma sugestão de alternativa para a lâmpada incandescente dentro da geladeira pra aquecer?


Sent from my iPhone using Tapatalk
 
Alguém tem alguma sugestão de alternativa para a lâmpada incandescente dentro da geladeira pra aquecer?


Sent from my iPhone using Tapatalk

Eu tenho usado lâmpadas econômicas de 15W, funcionam bem e eu consigo manter a cerveja na casa dos 24ºC mesmo durante o inverno aqui em Curitiba.

Se houver algum impeditivo para lâmpadas, sugiro uma resistência de 50 à 100W. A JCS resistências (procura no mercado livre) deve fazer sob encomenda.

PS: Meu freezer é novo (vedação perfeita) e o controlador de temperatura é de 2 estágios (liga e desliga a lampada/freezer separadamente).
 
Eu tenho usado lâmpadas econômicas de 15W, funcionam bem e eu consigo manter a cerveja na casa dos 24ºC mesmo durante o inverno aqui em Curitiba.

Se houver algum impeditivo para lâmpadas, sugiro uma resistência de 50 à 100W. A JCS resistências (procura no mercado livre) deve fazer sob encomenda.

PS: Meu freezer é novo (vedação perfeita) e o controlador de temperatura é de 2 estágios (liga e desliga a lampada/freezer separadamente).



Valeeeu!!
 
Eu tenho mantido a temperatura da minha geladeira colocando um pote com agua fervente, uns 300ml, no interior da geladeira. Troco a agua umas 3 vezes ao dia.
Tem mantido a temperatura em 20ºC.
 
Como faço para saber quantos estágios possui o meu controlador? É o MT512E2HP da FullGauge
 
Eu tenho mantido a temperatura da minha geladeira colocando um pote com agua fervente, uns 300ml, no interior da geladeira. Troco a agua umas 3 vezes ao dia.
Tem mantido a temperatura em 20ºC.

Não seria mais fácil configurar o controlador para modo aquecimento ou mesmo ligar uma lâmpada no modo Normalmente Aberto?

Não sei como fazer pois não tenho controlador simples, mas procurando aqui no fórum você acha esse esquema de ligação para TIC-17 de saída única.
 
Como faço para saber quantos estágios possui o meu controlador? É o MT512E2HP da FullGauge

Geralmente os manuais da Full Gauge dizem quantos estágios tem o controlador.

O manual do teu modelo descreve apenas um estágio, que pode ser configurado como aquecimento ou refrigeração.
 
Não seria mais fácil configurar o controlador para modo aquecimento ou mesmo ligar uma lâmpada no modo Normalmente Aberto?

Não sei como fazer pois não tenho controlador simples, mas procurando aqui no fórum você acha esse esquema de ligação para TIC-17 de saída única.

Ate seria mais fácil ligar uma lâmpada e modificar o modo. Mas fiquei receoso em fazer isso pq tenho lido que a cerveja precisa ficar em local escuro. .. mas confesso que nao tive tempo de ir em busca do aprofundamento desta questão da fotosensibilidade. Por isso coloquei a agua e funcionou bem... carbonatou legal em 12 dias...
 
Geralmente os manuais da Full Gauge dizem quantos estágios tem o controlador.

O manual do teu modelo descreve apenas um estágio, que pode ser configurado como aquecimento ou refrigeração.

Isso mesmo. Tenho um mt512.. ou é frio ou quente. É um estágio somente
 
Ate seria mais fácil ligar uma lâmpada e modificar o modo. Mas fiquei receoso em fazer isso pq tenho lido que a cerveja precisa ficar em local escuro. .. mas confesso que nao tive tempo de ir em busca do aprofundamento desta questão da fotosensibilidade. Por isso coloquei a agua e funcionou bem... carbonatou legal em 12 dias...
O problema existe, mas baldes e bombonas foscas resolvem.

O mesmo para garrafas escuras. Basta evitar garrafa de heiniken que tá tudo certo. Eu tenho feito isso há bastante tempo sem danos na cerveja pronta. :p


Abraços,
 
Bah que troço esquisito! Mas quem sabe né. A parir do dia 16 vai ficar barbada comprar essas coisas na nova WE na Protásio!
 
Vou tentar a técnica da água quente! Aqui em POA não passa de 18ºC....

Se for fazer isso... tente ir trocando água até a temperatura que vc deseja... depois disso eu estava trocando a agua a cada 8 horas aproximadamente (nos períodos que eu chegava ou saia para o trabalho) que mantém a temperatura...

abraço
 
Eu uso dessas..... comprei na china, funciona perfeitamente.

Abcs.
 

Attachments

  • 857456274_750.jpg
    857456274_750.jpg
    157.1 KB · Views: 268
Vou tentar a técnica da água quente! Aqui em POA não passa de 18ºC....

Troca a borracha de vedação da sua geladeira.

O aquecimento na geladeira do gráfico em anexo foi feito com uma lâmpada econômica de 15W, umas duas semanas atrás.

Qualquer geladeira bem vedada consegue chegar em 25ºC só usando uma lampada econômica.
Sei que o inverno ai é bem frio, mas aqui também não é nenhuma praia ensolarada não. :)

PS: A temperatura medida é uma cerveja saindo da primária e indo pra maturação.

Abraço!
 

Attachments

  • saci01-test.jpg
    saci01-test.jpg
    131.2 KB · Views: 212
  • saci01-test2.jpg
    saci01-test2.jpg
    129.9 KB · Views: 197
Pessoal, eu também to com esse problema. Moro em Curitiba e por esses dias a temperatura aqui está na casa do 10-15 graus.
Tentei ligar uma lâmpada incandescente de 25w dentro da geladeira, com papel alumínio forrando a parte de vidro dela e em poucos minutos o cheiro de queimado se tornou muito forte. Acabei por desistir da ideia.
Agora, como não consigo subir a temperatura da geladeira acima de 18.5 graus, estou pensando em outra solução.
Será que um daqueles aquecedores de aquário não daria conta? Alguém já tentou algo parecido? Eles têm a vantagem de vir com termostato (meu tic 17 só controla um parametro, entao isso seria uma grande vantagem).
Estou receoso, por conta da experiência com a lâmpada, de testar uma lâmpada econômica ou uma resistência simples. Não to me sentindo muito seguro em sair de casa e deixar alguma coisa dessas lugada dentro da geladeira. :confused:
 
Pessoal, eu também to com esse problema. Moro em Curitiba e por esses dias a temperatura aqui está na casa do 10-15 graus.
Tentei ligar uma lâmpada incandescente de 25w dentro da geladeira, com papel alumínio forrando a parte de vidro dela e em poucos minutos o cheiro de queimado se tornou muito forte. Acabei por desistir da ideia.
Agora, como não consigo subir a temperatura da geladeira acima de 18.5 graus, estou pensando em outra solução.
Será que um daqueles aquecedores de aquário não daria conta? Alguém já tentou algo parecido? Eles têm a vantagem de vir com termostato (meu tic 17 só controla um parametro, entao isso seria uma grande vantagem).
Estou receoso, por conta da experiência com a lâmpada, de testar uma lâmpada econômica ou uma resistência simples. Não to me sentindo muito seguro em sair de casa e deixar alguma coisa dessas lugada dentro da geladeira. :confused:

JCS resistencias, pede uma resistencia aletada de 50 watts, não tem erro. Prende ela geladeira e liga no controlador.
 
Pessoal, eu também to com esse problema. Moro em Curitiba e por esses dias a temperatura aqui está na casa do 10-15 graus.
Tentei ligar uma lâmpada incandescente de 25w dentro da geladeira, com papel alumínio forrando a parte de vidro dela e em poucos minutos o cheiro de queimado se tornou muito forte. Acabei por desistir da ideia.
Agora, como não consigo subir a temperatura da geladeira acima de 18.5 graus, estou pensando em outra solução.
Será que um daqueles aquecedores de aquário não daria conta? Alguém já tentou algo parecido? Eles têm a vantagem de vir com termostato (meu tic 17 só controla um parametro, entao isso seria uma grande vantagem).
Estou receoso, por conta da experiência com a lâmpada, de testar uma lâmpada econômica ou uma resistência simples. Não to me sentindo muito seguro em sair de casa e deixar alguma coisa dessas lugada dentro da geladeira. :confused:

Fala Rodrigo;
Eu fiz com lâmpada incandescente de 40W, ao invés de isolar ela, fiz um lance embaixo do fermentador com papelão para não pegar luz direto nele, meu espaço era tranquilo, da lâmpada até o fundo do balde dava uns 30 cm. Ficou bom. Meu controlador tem duas saídas de controle...

Tenta ver esse que tem na WE: http://loja.weconsultoria.com.br/resistencia-de-controlador-220v-20w-hertz-p50101/

abç
 
Pode deixar a lâmpada incandescente! Ou ponha lâmpada fria. A maioria acredito faz assim e sempre funcionou! Desencana!


Guilherme C.
 
Resistência de 300W pra geladeira? What a hell people?

Não é competição pra ver quem sobe a temperatura mais rápido, hehe.

Rampa tem que ser, antes de tudo, suave. Usa se lâmpadas porque elas são resistências suaves, baratas, facilmente encontradas no mercado.

Rampa suave é fermento feliz.

Meus 2 centavos.



Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
Resistência de 300W pra geladeira? What a hell people?

Não é competição pra ver quem sobe a temperatura mais rápido, hehe.

Rampa tem que ser, antes de tudo, suave. Usa se lâmpadas porque elas são resistências suaves, baratas, facilmente encontradas no mercado.

Rampa suave é fermento feliz.

Meus 2 centavos.



Enviado do meu iPad usando Tapatalk



Cara, tem um dimmer pra isso. Ajusta a potência que vc quiser. Tem gente que usa secador de cabelo.
 
Tem gente que usa secador de cabelo.

EXATO!!!!!

O que eu quero dizer é que quem não conhece nada de metabolismo celular acha que é só aquecer, atingir um determinado setpoint e acabou.

Subir a tempertura do mosto 0.5ºC não é só ajustar o TIC.
É fazer com que a subida seja devagar, suave, ao longo de horas, não minutos.

O fermento agradece e valoriza esse procedimento.

Abraço!!
 
O lance é por a resistência antes de deixar a temperatura cair muito... Assim o controle fica suave.

Eu estimo no máximo uns 40W no caso de uso na geladeira.

Agora uma pergunta. Como será que é feito quando se usa fermentador cônico com auto-refrigeração? Será que inverte o sistema é aquece o fermentado igual ar condicionado?

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
 
Troca a borracha de vedação da sua geladeira.

O aquecimento na geladeira do gráfico em anexo foi feito com uma lâmpada econômica de 15W, umas duas semanas atrás.

Qualquer geladeira bem vedada consegue chegar em 25ºC só usando uma lampada econômica.
Sei que o inverno ai é bem frio, mas aqui também não é nenhuma praia ensolarada não. :)

PS: A temperatura medida é uma cerveja saindo da primária e indo pra maturação.

Abraço!



Jalexandre, muito interessante teu grafico.
Como fizeste a coleta de dados?

Como informaçao, faço minhas cervejas em Gramado, fiz duas até agora (2a em maturaçao nas garrafas). Temperatura ambiente nao passa de 18oC. Uso uma geladeira 230 lt consul. Instalei uma lampada incandescente de 60W pendurada no gradil de baixo, e o balde (branco fosco, por isso sem problemas de fotosensibilidade) sentado no gradil. Tic17 regulado em 20.5 oC com histerese de 0.3 oC, e a estabilidade é excelente. Leva uns 20 minutos para chegar de 20.2 a 20.8.
Obs: sensor grudado a meia altura do balde, recoberto com material isolante.
 
Troca a borracha de vedação da sua geladeira.

O aquecimento na geladeira do gráfico em anexo foi feito com uma lâmpada econômica de 15W, umas duas semanas atrás.

Qualquer geladeira bem vedada consegue chegar em 25ºC só usando uma lampada econômica.
Sei que o inverno ai é bem frio, mas aqui também não é nenhuma praia ensolarada não. :)

PS: A temperatura medida é uma cerveja saindo da primária e indo pra maturação.

Abraço!


Jalexandre, muito interessante teu grafico.
Como fizeste a coleta de dados?

Como informaçao, faço minhas cervejas em Gramado, fiz duas até agora (2a em maturaçao nas garrafas). Temperatura ambiente nao passa de 18oC. Uso uma geladeira 230 lt consul. Instalei uma lampada incandescente de 60W pendurada no gradil de baixo, e o balde (branco fosco, por isso sem problemas de fotosensibilidade) sentado no gradil. Tic17 regulado em 20.5 oC com histerese de 0.3 oC, e a estabilidade é excelente. Leva uns 20 minutos para chegar de 20.2 a 20.8.
Obs: sensor grudado a meia altura do balde, recoberto com material isolante.
 
Jalexandre, muito interessante teu grafico.
Como fizeste a coleta de dados?

Como informaçao, faço minhas cervejas em Gramado, fiz duas até agora (2a em maturaçao nas garrafas). Temperatura ambiente nao passa de 18oC. Uso uma geladeira 230 lt consul. Instalei uma lampada incandescente de 60W pendurada no gradil de baixo, e o balde (branco fosco, por isso sem problemas de fotosensibilidade) sentado no gradil. Tic17 regulado em 20.5 oC com histerese de 0.3 oC, e a estabilidade é excelente. Leva uns 20 minutos para chegar de 20.2 a 20.8.
Obs: sensor grudado a meia altura do balde, recoberto com material isolante.

Usei um arduino e um sensor DS182b0 em um poço termométrico.

O controle foi feito por um STC-1000 com o sensor instalado em outro poço termométrico.
 
Moro em SC e aqui no inverno fica bastante frio também, então vou precisar em breve aquecer o frigobar que uso pra fermentar as cervejas.
Vi que alguns usam lampadas ligadas em controladores de 2 estágios, quente/frio, mas o controlador que tenho aqui é somente um estágio.
Será que teria problema colocar uma lâmpada econômica ligada direto e usar o frigobar pra segurar a temperatura dentro da faixa que preciso? Ou será que teria algum problema deixar a lâmpada ligada o tempo todo?
Alguem faz ou ja fez isso?

Valeu! :mug:
 
Eu ainda não precisei aquecer a geladeira, aqui em Campinas só está fazendo mais frio agora. Mas já estou preparando uma caixa de MDF que vou revestir internamente com manta térmica, e muita coisa pode servir para aquecer ligado ao controlador.... lampada, aquecedor de ambiente, aquecedor de terrário, resistencias de chuveiro adaptadas.. (duas 220V em série por exemplo) etc.. quero usar a caixa para liberar a geladeira.
 
Eu uso um tic17 na funçao aquecimento com lampada 60W, para manter em 20.5 oC. A geladeira permanece desligada durante toda a fermentaçao. A lampada liga e desliga para manter os 20.5.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Tenho anotado um post do Guenther, não lembro se foi aqui no fórum ou no face, só não tenho o link.
O que o mestre diz é isso:

"usando um controlador estilo TIC-17, o que tu podes fazer é usar das entradas NA e NF.

Nesses controladores, nós temos uma entrada C, que é a Comum. A entrada Comum é a que vai energizar as saídas NA ou NF dependendo do caso.

NA = Normalmente Aberto = "Normalmente Aberto" quer dizer que a ligação entre C e NA está normalmente aberta, ou seja, ela só é fechada (ligada, como um interruptor de luz) quando o relé do termostato é acionado.

Resumindo, se o TIC está na função resfriamento, e passou da temperatura máxima programada, e ele vai fazer a conexão entre C e NA, e como a geladeira está ligada no NA, ela vai ligar.

NF = Normalmente Fechado - Isso quer dizer que o funcionamento dessa saída é o contrário da outra, ou seja, que quando o relé está desligado (temperatura abaixo do máximo programado) o C está ligado ao NF, e quando passar da temperatura que tu queres, essa saída será desligada, e a NA será ligada.

O seja, tu tens que ligar a geladeira no NA, e a lâmpada no NF. Quando a temperatura estiver abaixo do que tu queres, NF estará ligado (lâmpada) e NA desligado (geladeira). Quando passar da temperatura e precisar de resfriamento, NF vai desligar (lâmpada) e NA vai ligar (geladeira)."
 

Attachments

  • controlador-de-temperatura-tic-17-rgti - Quente-Frio.jpg
    controlador-de-temperatura-tic-17-rgti - Quente-Frio.jpg
    86.2 KB · Views: 199
Interessante esse esquema entre NA e NF, mas aí sempre um dos dois vai estar ligado e o outro desligado. Não sei se isso seria problema de alguma forma.
E quanto aquelas placas aquecedoras pra terrário, alguem ja usou?
:mug:
 
Eu uso o TIC17 da Fullgauge...

Aqui na minha cidade as temperaturas tem estado mais abaixo do normal, em torno de uns 19C...

Como eu faço o descanso do diacetil a 25C, desliguei a geladeira, mudei o TIC para trabalhar no modo de aquecimento e liguei nele um pendente com lâmpada incandecente de 40W....sucesso!
 
Interessante esse esquema entre NA e NF, mas aí sempre um dos dois vai estar ligado e o outro desligado. Não sei se isso seria problema de alguma forma.
E quanto aquelas placas aquecedoras pra terrário, alguem ja usou?
:mug:

Com excessão da conta de energia elétrica, não há problema algum.

Os relés (acionadores de carga) foram feitos pra trabalhar assim, alternando a energia entre os elementos A e B (NA/NF).

Ligar algo no NA depende de quem vai utilizar o sistema apenas.

Para a cerveja, se você usar fermentadores foscos (bombonas ou baldes) também não há problema algum.

Sobre a resistência, qquer coisa suave (menor que 40W) deve funcionar bem.

Eu gosto da lampada economica de 15W. Preocupação zero e se queimar, o custo de reposição é barato.
 
Fiz o que sugeriram, montei o bocal com a lâmpada de 15w, liguei no Tic17 na função de aquecimento e botei a funcionar. Não tenho nada fermentando atualmente, mas tenho umas garrafas fazendo priming que deixei dentro do frigobar com o sistema da lâmpada funcionando.
Pelo que constatei, ta funcionando certinho, acendendo a lâmpada com 21 graus e desligando com 22. Vou deixar fazendo o priming com aquecimento, pq aqui ta ficando frio de verdade, mínimas pra semana (de hoje até domingo) em torno de 5 graus.

Valeu!! :rockin:
 
Tenho anotado um post do Guenther, não lembro se foi aqui no fórum ou no face, só não tenho o link.
O que o mestre diz é isso:

"usando um controlador estilo TIC-17, o que tu podes fazer é usar das entradas NA e NF.

Nesses controladores, nós temos uma entrada C, que é a Comum. A entrada Comum é a que vai energizar as saídas NA ou NF dependendo do caso.

NA = Normalmente Aberto = "Normalmente Aberto" quer dizer que a ligação entre C e NA está normalmente aberta, ou seja, ela só é fechada (ligada, como um interruptor de luz) quando o relé do termostato é acionado.

Resumindo, se o TIC está na função resfriamento, e passou da temperatura máxima programada, e ele vai fazer a conexão entre C e NA, e como a geladeira está ligada no NA, ela vai ligar.

NF = Normalmente Fechado - Isso quer dizer que o funcionamento dessa saída é o contrário da outra, ou seja, que quando o relé está desligado (temperatura abaixo do máximo programado) o C está ligado ao NF, e quando passar da temperatura que tu queres, essa saída será desligada, e a NA será ligada.

O seja, tu tens que ligar a geladeira no NA, e a lâmpada no NF. Quando a temperatura estiver abaixo do que tu queres, NF estará ligado (lâmpada) e NA desligado (geladeira). Quando passar da temperatura e precisar de resfriamento, NF vai desligar (lâmpada) e NA vai ligar (geladeira)."

Show de bola!!!! Eu tava tendo dificuldades em manter a temperatura controlada pois a amplitude térmica de onde moro (Curitiba), tava meio alta... e hoje a temperatura despencou... a temperatura da geladeira não subia de jeito nenhum... fiz esse esquema e deu certo!!!!

Valeu!!!!
 
Tenho anotado um post do Guenther, não lembro se foi aqui no fórum ou no face, só não tenho o link.
O que o mestre diz é isso:

"usando um controlador estilo TIC-17, o que tu podes fazer é usar das entradas NA e NF.

Nesses controladores, nós temos uma entrada C, que é a Comum. A entrada Comum é a que vai energizar as saídas NA ou NF dependendo do caso.

NA = Normalmente Aberto = "Normalmente Aberto" quer dizer que a ligação entre C e NA está normalmente aberta, ou seja, ela só é fechada (ligada, como um interruptor de luz) quando o relé do termostato é acionado.

Resumindo, se o TIC está na função resfriamento, e passou da temperatura máxima programada, e ele vai fazer a conexão entre C e NA, e como a geladeira está ligada no NA, ela vai ligar.

NF = Normalmente Fechado - Isso quer dizer que o funcionamento dessa saída é o contrário da outra, ou seja, que quando o relé está desligado (temperatura abaixo do máximo programado) o C está ligado ao NF, e quando passar da temperatura que tu queres, essa saída será desligada, e a NA será ligada.

O seja, tu tens que ligar a geladeira no NA, e a lâmpada no NF. Quando a temperatura estiver abaixo do que tu queres, NF estará ligado (lâmpada) e NA desligado (geladeira). Quando passar da temperatura e precisar de resfriamento, NF vai desligar (lâmpada) e NA vai ligar (geladeira)."

Por incrível que pareça, vou ter que aquecer a geladeira, aqui no Mato Grosso do Sul, para a próxima leva. E hoje acrescentei os fios para a lâmpada seguindo esse esquema.
Funcionou perfeitamente.

Salve o fórum :mug:
 
Back
Top