1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Aquecer geladeira

Discussão em 'Fermentação' iniciado por martinbordasch, 5/5/16.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 28/3/19 #81

luciofialho

luciofialho

luciofialho

Member

Afiliado:
    9/12/16
    Curtidas Recebidas:
    5

Interessante. Me diz uma coisa: evita que a geladeira fique mofada por dentro também?

2. 30/3/19 #82

Marcos Roberto

Marcos Roberto

Marcos Roberto

Member

Afiliado:
    12/2/19
    Curtidas Recebidas:
    1
    Caramba...desculpem a ignorância mas, aquecer a geladeira para quê? Para atingir qual temperatura? To boiando ( sou iniciante é claro).....desculpem a pergunta.

3. 30/3/19 #83

Paiakan

Paiakan

Paiakan

Well-Known Member

Afiliado:
    8/5/17
    Curtidas Recebidas:
    133
    O foco é na fermentação, em que você coloca o fermentador dentro da geladeira e controla a temperatura para manter constante a temperatura do mosto/cerveja enquanto fermenta. Se você mora em regiões mais frias, região Sul por exemplo, e comum a temperatura no inverno atingir valores abaixo de zero.
    E aí e necessário aquecer o ambiente interno da geladeira pra poder fermentar uma cerveja Ale a 20 graus Celsius, por exemplo.

4. 31/3/19 #84

damigol

damigol

damigol

Well-Known Member

Afiliado:
    13/9/17
    Curtidas Recebidas:
    57
    Com certeza evita, porque o aparelho mantém o ambiente seco, e sem umidade não haverá proliferação de mofo.

5. 31/3/19 #85

damigol

damigol

damigol

Well-Known Member

Afiliado:
    13/9/17
    Curtidas Recebidas:
    57
    Sua dúvida faz sentido para pessoas que moram no norte do país, aonde raramente as temperaturas baixam de 18°C.
    Mas acredite, existem lugares e períodos do ano em que as temperaturas estão muito abaixo disso, o que torna impossível produzir uma cerveja Ale, ou maturar uma Lager, então, a preocupação do Homebrew não é mais como gelar, mas sim como esquentar a geladeira/cerveja.

6. 20/1/20 #86

Leandro Gregolin

Leandro Gregolin

Leandro Gregolin

Active Member

Afiliado:
    8/8/19
    Curtidas Recebidas:
    5
    Quão lento ele é?
    Estou utilizando lâmpada cerâmica de 25w, mas está dando problema... ela aquece muito rápido e obviamente o líquido nem tanto assim, logo qdo ela desliga o ambiente da geladeira já está bem quente e ultrapassa bem o limite, ligando a geladeira bem rápido... essa tbm tem q trabalhar muito forte para baixar a temperatura logo e baixa demais tbm, e fico nesse loop infinito, eheheheh
    To querendo ver a melhor solução para trocar essa lâmpada-resistência.
    Obrigado.

7. 10/2/20 #87

Tomanik

Tomanik

Tomanik

Active Member

Afiliado:
    14/7/14
    Curtidas Recebidas:
    9
    Andei passando por uns dias em que a temperatura ambiente, à noite, caia abaixo da de fermentação e, consequentemente, quando eu olhava o visor do termostato ele marcava ás vezes até 4 graus abaixo. Como tenho mais um controlador idêntico (TIC17) pensei em usar um para aquecer e um para resfriar, de modo que nunca tivesse algo sempre ligado. Minha dúvida é a seguinte: Posso ligar um único sensor em dois controladores ou precisarei usar dois sensores ?

8. 11/2/20 #88

Marcelo Cesar Dias Borges

Member

Afiliado:
    9/5/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    Se o seu aparelho tem netrada para 2 sensores, vc pode usar. Eu tenho 2 controladores e ambos só tem lugar para conectar 1 sensor de temperatura.

9. 11/2/20 #89

filipefil

filipefil

filipefil

New Member

Afiliado:
    25/1/20
    Curtidas Recebidas:
    0
    Ola!! Alguém usa aquelas placas de aquecimento para répteis.
    Achei uma a prova d’água com 20w que diz aquecer até 40 graus.
    Estou pensando em comprar a uma pra colocar de baixo do fermentador.

10. 11/2/20 #90

ricardok14

ricardok14

ricardok14

Member

Afiliado:
    26/6/19
    Curtidas Recebidas:
    0
    Só um devaneio, e se em vez de aquecer a geladeira, usar um termostato com aquecedor daqueles de aquário e usá-lo submerso para aquecer o mosto?

11. 11/2/20 #91

Eduardo Afonso

Eduardo Afonso

Eduardo Afonso

Member

Afiliado:
    28/10/19
    Curtidas Recebidas:
    2
    acho que 20w é bem pouco, vai demorar um bocado para aumentar a temperatura.
    eu uso resistência de chocadeira 100w, montei numa placas de madeira e coloco na base da geladeira, bom eficiente e barato

Arquivos Anexados:

12. 11/2/20 #92

Tomanik

Tomanik

Tomanik

Active Member

Afiliado:
    14/7/14
    Curtidas Recebidas:
    9
    Meu aparelho é o TIC17 (na verdade tenho dois) que só aceita um sensor, no caso o que eu tenho pensado é em usar apenas um sensor e ligar em paralelo nos dois.

13. 11/2/20 #93

filipefil

filipefil

filipefil

New Member

Afiliado:
    25/1/20
    Curtidas Recebidas:
    0
    Bacana, no caso essa peças de porcelana já servem como pezinhos??
    Entao, eu tenho um frigobar de 120L, e como a placa ficaria em contato direto com a bombona, achei que seria suficiente.
    Abs,

14. 11/2/20 #94

Eduardo Afonso

Eduardo Afonso

Eduardo Afonso

Member

Afiliado:
    28/10/19
    Curtidas Recebidas:
    2
    as peças de porcelana são isoladores, não são pezinhos não.
    Elas ficam pra cima para que a resistencia não encostem em nada.
    A face lisa da madeira sem nada fica apoiada no fundo da geladeira

15. 11/2/20 #95

Rodrigo Lício Ortolan

Rodrigo Lício Ortolan

Rodrigo Lício Ortolan

Member

Afiliado:
    28/11/19
    Curtidas Recebidas:
    4
    Eu uso um secador de cabelo dentro preso dentro da geladeira. O Secador é 220V, mas ligo ele no 127V dai a potência cai para cerca de 25% do valor nominal, ou seja no meu caso cai para perto de 330W.
    Fiz uma adaptação com a possibilidade de reduzir a tensão pela metade com um diodo e uma chave (na maioria dos secadores é esse processo adotado para sair ar menos quente). Neste caso a potência caiu ainda mais... caiu para perto de uns 60W.
    O legal do secador é que além de esquentar ele tb tem o ventiladorzinho que força a circulação do ar. Minha cidade (Poços de Caldas) é bem fria... no inverno chega a próximo de zero em algumas noites do inverno. Agora no verão tem feito 18° a 20° praticamente daria para fermentar sem geladeira... rsrsrs.

Ah... na foto está mostrando o secador, mas não estava em uso no momento da foto... A cerveja estava guardada com a geladeira desligada para carbonatação.

Arquivos Anexados:

Rascunho Salvo Rascunho deletado

Compartilhe esta Página

Group Builder