Aproveitamento de lama em fermentador cônico - qual é o melhor momento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Stirling1

Member
Joined
Aug 21, 2019
Messages
21
Reaction score
5
Location
São Paulo
Gostaria de saber qual é o melhor momento para retirar a lama do fermentador cônico no intuito de aproveitá-la para novas fermentações. Acreditava que era apps o cold crash, mas a lama fica muito dura nesse momento, praticamente cola na parede do fermentador.

Li o livro Yeast mas não ficou muito claro. Em uma parte ele fala "após a fermentação", mas não fica claro se é a fermentação primária ou secundária. Em outro ponto ele diz: após a fermentação, um dia depois de abaixar a temperatura, mas também não é claro se esse abaixar a temperatura é o cold crash.

Como vocês fazem? Alguma dica?

Seguem os trechos do livro:
The best time to collect yeast from the bottom of the tank is one to two days after initiating chilling.

Of course, if the brewer wants to reuse the yeast, it is still best to collect it eight to 12 hours after fermentation is complete.
 
Eu faço no início do cold.
Tipo deixo 3 dias a ±2C, depois faço transfega.
Se eu tiver mosto pronto jogo direto no fermentador com a lama, mas se eu for gardar, lavo a lama com agua ou restinho de mosto q ficou no fermentador, mas fica uma placa mesmo, tem q agitar bem para dissolver a lama e trub.
 
Back
Top