Apresentação e algumas dúvidas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jcmarana

Well-Known Member
Joined
Dec 29, 2014
Messages
189
Reaction score
14
Boa noite senhores.

Meu nome é Júlio e, apesar de acompanhar o fórum há pelo menos 1 ano e enviar algumas dúvidas e sugestões (principalmente porque estava montando um equipamento), só agora resolvi me apresentar, já que, terminada a montagem das minhas tralhas, resolvi tentar fazer a minha primeira cerveja: uma Dry Stout.

Primeiro preciso falar do tipo de equipamento. Devido à uma série de fatores, resolvi fazer um clone de uma braumeister, apoiado sobre um stand feito de grades velhas que se encontravam na casa do meu pai. A bombinha é dessas vendidas no mercado livre por 120 reais. Fiz o tubo de malte com uma lixeira inox, cujo fundo, creio eu, seja de alumínio (enfim, no futuro pretendo trocá-lo), onde fiz furos de 2mm espaçados de 4mm. Para a vedação do tubo no keg, utilizei mangueira de silicone de 1/4 e a parte de cima do tubo de malte foi tampada com uma forma de pizza inox furada da mesma forma que o fundo. Coloquei uma barra roscada para poder apertar o tubo de malte no keg.

Bom... agora os problemas: fiz uma receita de uma dry stout conforme anexo, mosturação 90min, fervura idem, fermento Nottingham (3pct p/ leva de 25 litros). A idéia era ter uma OG de 1,047, foi de 1,043. Até aí tudo mais ou menos, tendo em vista que tive problemas durante a brassagem (a sonda do meu controlador fica na saída do mosto e a bomba acabou entupindo, de forma que o sensor mediu a temperatura em 61 graus, durante uns 5 minutos, demorando ainda mais uns 5min até que a bomba voltasse a trabalhar. Nessa hora, o termômetro acusou 75 graus e, com a recirculação na sua situação normal, demorou mais uns 5 minutos pra baixar para 67. Diante dessa situação, pode ter ocorrido de eu ter inativado boa parte de Beta amilases, fazendo com que sobrasse mais alfa amilases, e consequentemente mais açúcares maiores, o que dificultaria a atenuação por parte do fermento? É capaz de eu estar falando besteira, mas fiz três medições (uma quando o airlock parou de borbulhar e estava em 1,023; outra com uma semana e estava em 1,019 e outra hoje com os mesmos 1,019) e a relativa baixa atenuação me levou a crer que poderia ser isso.

Em anexo a receita. Não consegui anexar fotos do equipamento. (tentando via google drive.

https://drive.google.com/drive/folders/0B2W0TFw3AHk2Z2tHdERMQ25ReFk
 

Attachments

  • Receita1.png
    Receita1.png
    100.4 KB · Views: 21
  • Receita3.png
    Receita3.png
    83.5 KB · Views: 22
Primeiramente, seja bem vindo!
Vou dar o meu pitaco, provavelmente esse aumento de temperatura pode ter desativado algumas betas, logo terás uma cerveja com mais corpo, mas ainda terá uma boa cerveja!
Já já a rapaziada mais experiente lhe dará uma resposta mais concisa!
Abs.
 
Valeu. Acontece que se continuar nesse patamar, o ABV ficaria fora do estilo pretendido. Mas vamos ver se atenua mais um pouco. Mais uma vez obrigado.
 
Back
Top