Aplicativo Wort, alguém já usou?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jcmarana

Well-Known Member
Joined
Dec 29, 2014
Messages
189
Reaction score
14
Boa tarde Srs.
Instalei um aplicativo chamado wort no celular (android) e, a princípio, parece ser bom. Ainda não faço cerveja, mas pretendo em breve, porém, surgiram algumas dúvidas com relação a tal aplicativo. Na etapa de mash, informei que queria fazer em apenas 1 "step", tentando fazer uma dry stout, coloquei 6,2l de "trub loss" (já que a soma dos maltes deu aproximadamente isso) e de 4,5l/kg "mash thickness". Aí ele dá um resultado logo abaixo de "total water" 44,29l, "Pre- Boil Volume" 44,29L também, que eu acredito ser a soma aproximada do "strike water" e ''sparge water" que apresentam valores de 27,96 e 16,32, respectivamente, sendo que este último valor é dividido em duas etapas de 8,16l, porém com temperaturas um pouco diferentes de sparge, uma a 77,9°C e outra a 77ºC.

Minhas perguntas são: por que o sparging é dividido em duas etapas com temperaturas diferentes? Por que essa quantidade de água para sparging? E, por último, se eu coloco no campo chamado "steps" o número 2, aparece como "step 1" o resultado de "strike water" e "step 2" o resultado de "sparge water", além de aparecer "mash out" seguido de "sparge water", com os mesmos valores de strike e de sparge como se fosse apenas step 1, porém no resultado do mash out aparece sparge water 37,79l a 77°C. Esses dados estão próximos da realidade, nesse último caso?

Dados adicionais: 'type": Infusion; "Steps": 1; "equipamente loss": 4,0l; grain temperature: 21°C; Boiloff 4,0L/hr
 
Amigo, não conheço esse aplicativo, mas sugiro que você reveja alguns dos termos e se aprofunde mais no assunto.

É considerado trub o que fica na panela após a fervura (resto de lúpulo, proteínas coaguladas, etc), também pode ser considerada aquela camada de sedimentos ao fim da fermentação. O seu "trub loss" você só vai saber conhecendo seu equipamento.

Quando você mencinou sobre o peso dos maltes utilizados, essa é a quantidade de água que ficará retida nos grãos (aproximadamente 1l/kg), que deve ser considerada, porém não é trub.
 
Amigo, não conheço esse aplicativo, mas sugiro que você reveja alguns dos termos e se aprofunde mais no assunto.

É considerado trub o que fica na panela após a fervura (resto de lúpulo, proteínas coaguladas, etc), também pode ser considerada aquela camada de sedimentos ao fim da fermentação. O seu "trub loss" você só vai saber conhecendo seu equipamento.

Quando você mencinou sobre o peso dos maltes utilizados, essa é a quantidade de água que ficará retida nos grãos (aproximadamente 1l/kg), que deve ser considerada, porém não é trub.

Sim... eu sei, mas ele muda a água de sparge de acordo com o que vc coloca no trub loss....Por isso achei que teria que colocar a quantidade de litros equivalentes à quantidade de que o malte absorve. O sparging não é feito após a mostura?
 
Sim, sparging é a lavagem dos grãos. Mesmo assim você só saberá seu trub loss conhecendo seu equipamento.
 
Sim, sparging é a lavagem dos grãos. Mesmo assim você só saberá seu trub loss conhecendo seu equipamento.
Sim, mas não seria mais correto o aplicativo não mudar a água de sparging, uma vez que o trub loss é medido após a fervura?
 
Não. Precisa pensar inversamente.

Digamos que você queira fazer 20 litros finais (engarrafados), fazendo a conta inversa (os valores aqui são apenas para explicação) se você perder:

- Trub no fermentador: 2 litros
- Trub na fervura: 2 litros
- Evaporação: 3 litros

Você já sabe que depois da mostura você perde 7 litros, então a água da lavagem deve considerar essa perda toda. Se você usou 5 kilos de grãos, provavelmente usou algo em torno de 15 litros de água para a mosturação (depende do tipo da cerveja, novamente, os numeros aqui são só explicativos), aproximadamente cada kilo de malte absorve 1 litro de água, entao você vai ter 10 litros de mosto antes da lavagem. Sabendo que você você perde 7 litros nos próximos passos, se você quiser 20 litros finais: 10 - 7 = 3 para chegar a 20 seriam mais 17 litros que você deve usar na lavagem.

Por isso que é importante você usar seu equipamento algumas vezes e entender onde e quais são as perdas.

Para um iniciante normalmente indica-se usar quantidade de grãos x 2,5 para a mosturação e a quantidade de água da mosturação x 1,5 para a lavagem. Assim sendo, se você for brassar com 5kg de grãos, usaria 12,5 litros de água para a mosturação e 18,75 litros para a lavagem.
 
Não. Precisa pensar inversamente.

Digamos que você queira fazer 20 litros finais (engarrafados), fazendo a conta inversa (os valores aqui são apenas para explicação) se você perder:

- Trub no fermentador: 2 litros
- Trub na fervura: 2 litros
- Evaporação: 3 litros

Você já sabe que depois da mostura você perde 7 litros, então a água da lavagem deve considerar essa perda toda. Se você usou 5 kilos de grãos, provavelmente usou algo em torno de 15 litros de água para a mosturação (depende do tipo da cerveja, novamente, os numeros aqui são só explicativos), aproximadamente cada kilo de malte absorve 1 litro de água, entao você vai ter 10 litros de mosto antes da lavagem. Sabendo que você você perde 7 litros nos próximos passos, se você quiser 20 litros finais: 10 - 7 = 3 para chegar a 20 seriam mais 17 litros que você deve usar na lavagem.

Por isso que é importante você usar seu equipamento algumas vezes e entender onde e quais são as perdas.

Para um iniciante normalmente indica-se usar quantidade de grãos x 2,5 para a mosturação e a quantidade de água da mosturação x 1,5 para a lavagem. Assim sendo, se você for brassar com 5kg de grãos, usaria 12,5 litros de água para a mosturação e 18,75 litros para a lavagem.

Muito obrigado pelas explicações. Acho que o aplicativo está calculando dessa forma mesmo. Estou montando um clone dessas panelas automatizadas com keg de 50l, mas no meu stand (feito com grades antigas) vou ver se consigo colocar um outro keg para armazenar/esquentar a água para lavagem e, num futuro (espero que não muito distante) um local para um fermentador auto refrigerado feito também a partir de um keg.
Na panela de mosturação fiz uma simulação com grãos velhos de trigo moído, utilizando 4l/kg, já que meu tubo de malte (uma lixeira inox) é um pouco grande, mas foi mais pra ver se a bomba e os controladores davam conta do recado.
Fora isso, medi apenas a perda de mosto {que fica abaixo da captação (algo em torno de 5 litros)}, as diferenças de temperatura entre sensores (ambos NTC, mas um com ponta inox e outro com aquelas emborrachadas) e a diferença de temperatura entre o fundo da panela (onde se encontra o poço termométrico) e o alto da panela (algo em torno de 1 e 1,5°C). Acabei não medindo a perda de trub nessa etapa, apesar de ter achada que ficou pouco pó do suposto "malte"... como não tinha idéia de como simular a adição de lúpulo durante a fervura, essa etapa tb não tive como medir. Pensei em utilizar folhas de amora ou boldo (para simular adição de lúpulo em flor) para ver como ia ficar, mas não tive tempo.

Bom... de qualquer forma, mais uma vez, valeu pelas explicações.
 
Olá!
Desenterrando o tópico aqui...

Sou novo no fórum e no mundo da cerveja caseira.

@jcmarana, tu ainda usa o Wort? Estou com dúvida sobre qual valor colocar no parâmetro Grain Absortion. Saberia me dizer?

Colocando 1 (que seria 1L/Kg) ele dá um valor absurdo de água de sparging. Creio que ele usa outra unidade.

Quando coloco 0,5 ele dá valores mais próximos dos cálculos padrões.

Se de repente alguém puder ajudar, fico grato.

Att.,
Fábio Rossi
Itu-SP
 
Depende do seu processo, se for BIAB o BS usa 0,586L/kg, se for normal, com lavagem, 0,960L/kg.

abs

Victor
 
Pois é... esse é um dos erros do aplicativo que eu acabei por não conseguir alterar. O que eu faço é colocar zero mesmo nesse parâmetro, pois assim, eu acho que ele assume o valor aproximado de 1l de água/kg de malte. No entanto, já tive algumas receitas que ele não "calculou" dessa forma, porém os resultados de Pre Boil Gravity, Final Kettle Volume e O.G. foram muito próximos, considerando zero no Grain Absortion.
Olá!
Desenterrando o tópico aqui...

Sou novo no fórum e no mundo da cerveja caseira.

@jcmarana, tu ainda usa o Wort? Estou com dúvida sobre qual valor colocar no parâmetro Grain Absortion. Saberia me dizer?

Colocando 1 (que seria 1L/Kg) ele dá um valor absurdo de água de sparging. Creio que ele usa outra unidade.

Quando coloco 0,5 ele dá valores mais próximos dos cálculos padrões.

Se de repente alguém puder ajudar, fico grato.

Att.,
Fábio Rossi
Itu-SP
 
Pois é... esse é um dos erros do aplicativo que eu acabei por não conseguir alterar. O que eu faço é colocar zero mesmo nesse parâmetro, pois assim, eu acho que ele assume o valor aproximado de 1l de água/kg de malte. No entanto, já tive algumas receitas que ele não "calculou" dessa forma, porém os resultados de Pre Boil Gravity, Final Kettle Volume e O.G. foram muito próximos, considerando zero no Grain Absortion.
Ah, legal. Vou tentar fazer dessa forma então. Vamos ver no que dá.

Obrigado!

Att.,
Fábio Rossi
Itu-SP
 
Back
Top