Aparente contaminação após envase

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Feb 16, 2021
Messages
5
Reaction score
0
Location
São Paulo
Pessoal, boa tarde.

Sou novo no fórum e estou com um problema chato.

Já estou na minha vigésima brassagem.

Recentemente envasei uma czech pilsen lager e notei que uma das garras que abri estava está sem off flavour, mas ainda não estava devidamente carbonatada.

Esperei mais alguns dias e abri outras duas garrafas, elas estavam devidamente carbonatadas, mas tinham um leve aroma e sabor de sabão (pelo menos eu identifico assim).

Eu costumo sentir muito esse aroma e sabor em outras cervejas caseiras.

Infelizmente esse aroma e sabor mudou muito o perfil da minha cerveja, acredito que não seja contaminação, mas que tem relação com o sanetizante que uso.

Eu não lavo as garrafas com sabão, depois que consumo a cerveja, faço três enxagues com água de torneira. Após isso utilizo álcool 70 para fazer a sanetização.

Antes de engarrafar, uso novamente álcool 70 para matar qualquer micro organismo que tenha sobrado.

Imagino que não estou dando tempo suficiente para o álcool evaporar, e que ele possa ser o responsável pelo off flavour depois do envase.

Vocês acham que o problema pode ser esse?

Quer dizer, o restinho de álcool que pode ficar na garrafa, pode ser o responsável por dar um cheiro e sabor desagradável na cerveja?

Pode ser oxidação?

Detalhe, antes transferir a cerveja para as garrafas o mesmo aroma e sabor não era sentido no balde fermentador, ele parece ter surgido com o tempo, depois do enfase e feito o priming.

Abs e obrigado.
 
Last edited:
Podemos considerar várias hipóteses com base no que você nos relatou, mas acho que algumas informações a mais iria ajudar a entender o problema.

A primeira é : a água utilizada na brassagem, ela estava livre de cloro?
Segunda: Você lava a garrafa com sabão no dia do envase?
Terceira: Quanto tempo a cerveja tem ficado no cold?
Quarta: Como você está fazendo a carbonatação? Trasfega para outro balde e faz primming ou faz o primming direto na garrafa?

Digamos que você não enxaguou bem a garrafa após a lavagem com sabão, e no dia do envase, faz aquele banho com álcool, é bem provável que o álcool faça com que o sabão que ainda resta na garrafa se desprenda e cause essa percepção. Como o álcool é um produto abrasivo, a tendência é que ele "retire" os resíduos de sabão que estão na garrafa (nas laterais), e vá tudo para baixo. A medida que você vira a garrafa pra escorrer o álcool, esses resíduos percorrerão toda a garrafa, podendo ficar por ali, e consequentemente gerar esse sabor indesejado.

Talvez seja a hora de analisar todo o processo de sanitização das garrafas, é a parte mais chata e que dá um trabalho imenso, mas é a hora que devemos ter o maior cuidado.

Podemos considerar o fato da oxidação também. Uma coisa que sempre analiso neste caso é a alteração da cor da cerveja, de uma garrafa para outra, além da percepção sensorial, normalmente a cerveja fica mais escura, este é um indicativo de oxidação.
 
Obrigado pela resposta, vou esclarecer um pouco mais.

Eu não lavo com água e sabão, ou detergente, as garrafas antes do envase.

Só uso água mineral para fazer as cervejas, embora eu não faça nenhum teste para verificar o nível de cloro dessas águas, e nem faço correção da água.

Sobre a oxidação, eu não percebo diferença na coloração das garrafas, além disso, muita gente diz que o sabor de oxidação é de "papelão molhado", rs ... não sei exatamente o que isso significa, mas não parece que minha cerveja tem esse aroma ou sabor, parece algo mais entre sabão e metálico.

Sei que é difícil explicar, num fórum, o que pode estar acontecendo, mas acho que não vou mais sanitizar as garrafas com álcool 70, ou após dar o banho na garrafa com esse sanitizante, esperar pelo menos umas 2 horas para garantir que evaporou todo o álcool.

Ou usar ácido peracético.
 
Last edited:
A questão sensorial da oxidação pode variar de pessoa pra pessoa, mas temos uma base bem sólida sobre o problema. O sabor metálico é um indicativo de oxidação sim, o de sabão já nem tanto, mas isto pode ser um sensorial que você está sentindo, e que outra pessoa não identifique. Então podemos considerar a hipótese de ser oxidação.

Eu costumo lavar minhas garrafas com detergente, e após o enxague, deixo secar naturalmente (normalmente um dia antes do envase). No dia do envase faço a sanitização com álcool 70, deixo por um tempo a garrafa de pé, e depois escorro todo o líquido, só aí faço o envase.

Alguns estilos de cerveja deixam a percepção da oxidação muito evidentes, e o estilo de cerveja que você fez é uma delas.
 
A questão sensorial da oxidação pode variar de pessoa pra pessoa, mas temos uma base bem sólida sobre o problema. O sabor metálico é um indicativo de oxidação sim, o de sabão já nem tanto, mas isto pode ser um sensorial que você está sentindo, e que outra pessoa não identifique. Então podemos considerar a hipótese de ser oxidação.

Eu costumo lavar minhas garrafas com detergente, e após o enxague, deixo secar naturalmente (normalmente um dia antes do envase). No dia do envase faço a sanitização com álcool 70, deixo por um tempo a garrafa de pé, e depois escorro todo o líquido, só aí faço o envase.

Alguns estilos de cerveja deixam a percepção da oxidação muito evidentes, e o estilo de cerveja que você fez é uma delas.

Novamente obrigado pela resposta, a cerveja ficou uns 7 dias no balde fermentador, e depois uns 14 dias em balde de maturação.

E até o momento uns 8 dias carbonatando na garrafa, isso já seria o suficiente para termos uma oxidação?
 
Bom, é cedo ainda para dar um veredito, a cerveja está bem jovem, pode ser que essa sensação desapareça com o tempo.

Eu aguardaria mais alguns dias para abrir uma nova garrafa, posso garantir que será uma percepção totalmente diferente. Tem muita coisa acontecendo ainda, talvez a refermentação esteja causando esse sabor indesejado.
 
Bom, é cedo ainda para dar um veredito, a cerveja está bem jovem, pode ser que essa sensação desapareça com o tempo.

Eu aguardaria mais alguns dias para abrir uma nova garrafa, posso garantir que será uma percepção totalmente diferente. Tem muita coisa acontecendo ainda, talvez a refermentação esteja causando esse sabor indesejado.

Valeu ... seguirei a dica, e tomarei mais cuidado com a sanetização rs.
 
mas acho que não vou mais sanitizar as garrafas com álcool 70
Acredito não ser isso a causa, pois já fazem anos que passo álcool nas garrafas antes do envase e isso nunca me aconteceu. Quanto tempo deixo as garrafas "secando"? Uns 45 ou 60 minutos (pois são muuuuitas garrafas, uma vez que minhas levas são grandes); contudo já me aconteceu de faltar garrafa no meio do envase e eu ir passando álcool, tirando o excesso e envasando em seguida, mas mesmo assim não ocorreu nenhum problema...
Se souber de alguma outra possível causa escrevo aqui!
 
Faça o alcool 70 a partir de alcool de cereais, o comprado por aí tem substancias para dar gosto.
 
Pessoal, boa tarde.

Sou novo no fórum e estou com um problema chato.

Já estou na minha vigésima brassagem.

Recentemente envasei uma czech pilsen lager e notei que uma das garras que abri estava está sem off flavour, mas ainda não estava devidamente carbonatada.

Esperei mais alguns dias e abri outras duas garrafas, elas estavam devidamente carbonatadas, mas tinham um leve aroma e sabor de sabão (pelo menos eu identifico assim).

Eu costumo sentir muito esse aroma e sabor em outras cervejas caseiras.

Infelizmente esse aroma e sabor mudou muito o perfil da minha cerveja, acredito que não seja contaminação, mas que tem relação com o sanetizante que uso.

Eu não lavo as garrafas com sabão, depois que consumo a cerveja, faço três enxagues com água de torneira. Após isso utilizo álcool 70 para fazer a sanetização.

Antes de engarrafar, uso novamente álcool 70 para matar qualquer micro organismo que tenha sobrado.

Imagino que não estou dando tempo suficiente para o álcool evaporar, e que ele possa ser o responsável pelo off flavour depois do envase.

Vocês acham que o problema pode ser esse?

Quer dizer, o restinho de álcool que pode ficar na garrafa, pode ser o responsável por dar um cheiro e sabor desagradável na cerveja?

Pode ser oxidação?

Detalhe, antes transferir a cerveja para as garrafas o mesmo aroma e sabor não era sentido no balde fermentador, ele parece ter surgido com o tempo, depois do enfase e feito o priming.

Abs e obrigado.

Bom dia, @Arnaldo Pedroso!
Impossível alguém te dar certeza sem provar a breja... Mas vou palpitar tbm.. rsrsrsrs.
Não acredito que tenha relação com a sanitização, nem que seja oxidação ou contaminação. Dificilmente vc perceberia sabão por esses problemas. É muito diferente.
Pelo que vc descreve, fico achando que você está sentindo o gosto da própria refermentação... E como é uma cerveja mais neutra, te incomodou. Refermentar a cerveja altera o sabor mesmo.
 
Valeu pessoal, obrigado pelas dicas.

Continuarei investigando, farei alguns experimentos com uma nova leva que está terminando de fermentar, e aviso a vocês.

Abs.
 
Antes de tudo.... se der de degustar com os amigos que se exploda o estilo! AUHuhauha....

Agora, tome nota de tudo que puder... e outra, VERIFIQUE COM OS AMIGOS, na boca, espere um feed back negativo em relação a este defeito sem contar. Tem coisas que apenas quem faz nota! Eu perseguia um sabor que lembrava papelão em minhas belgas (depois fiquei sabendo q é esse off mesmo) mas na boca dos outros nunca peguei a negativa.
Mas consegui retirar tentando saber donde ele vinha...

No teu caso o sabão é descrito nessas colocações ai na net: Eu uso detergente neutro e abandonei o alcool 70% pelo Ácido peracético e hidrogenio que ja vem misturado. Eu enxaguo as garrafas que tomo, guardo e no dia lavo com parafusadeira e detergente neutro ype q rende mais rsss, ai carco a solução deixo agir e coloco pra escorrer.... no outro dia pego os palets e fervo um caldeirão de agua em pulo e jogo nas garrafas e volto a escorrer... no outro dia envaso.
Estou sempre em busca de uma homogeneidade mas é bem chatinho de conseguir, 1% da minha produção contamina com algo altamente benéfico rsss, tinha que isolar... ela dá hipercarbonatação e gushing ao abrir a garrafa, mas as melhores são estas uahhauah...

14. Sabão
Sabores de sabão são causados por não lavar/enxaguar muito bem o recipiente, mas eles também podem ser produzidos a partir das condições de fermentação.

Se você deixar a cerveja no fermentador primário por um período de tempo relativamente longo após a primeira fermentação terminar (“longa” depende do estilo e outros fatores de fermentação), sabores de sabão podem resultar da degradação de ácidos graxos no Trub. Sabão é, por definição, o sal de um ácido graxo, assim você está literalmente degustação sabão. [Off-flavors: listamos 17 das principais falhas das cervejas]
 
Back
Top