Apanhando com a carbonatação forçada

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fcamello

Well-Known Member
Joined
Jul 17, 2014
Messages
65
Reaction score
8
Amigos,

Já faço carbonatação forçada há algum tempo em post-mix mas ainda não consegui atingir um padrão legal pras minhas cervas. Sempre carbonatei com calma, conectando o gás com a pressão desejada (calculada no site http://hbd.org/cgi-bin/recipator/recipator/carbonation.html) e deixando direto durante algumas semanas. O que sinto é que as cervas estão sim carbonatadas mas as bolhas são tão pequenas que só as vejo subir no copo depois de um gole. Com o copo parado parece que não tem gás nenhum no líquido. Por mais que eu faça uma carbonatação alta pra weiss (coisa de 3,5 vol de CO2), não observo aquelas bolhas maiores subindo direto no copo que vemos nas cervas comerciais.

Outra coisa que apanho é com a retirada do chope. Fiz um kegerator com um frigobar e uma torre com duas torneiras Perlick ss650 com regulador de fluxo. Tem dias que eu tiro um chope profissional, de dar inveja. Outros dias, com a mesma regulagem e temperatura, o chope já sai espumado à beça... Alguma dica?

Aproveito pra fazer outra pergunta: acho que abusei na carbonatação de uma weiss que tá saindo sempre com muita espuma. Qual a melhor maneira de reduzir a carbonatação? Chacoalhar o post e ir liberando a pressão pela válvula de alívio? Faria isso até descarbonatar totalmente para depois carbonatar de novo?

Agradeço desde já qualquer ajuda!

Um abraço,

Chico Mello
 
@fcamello segue essa tabela para calcular a carbonatação X temperatura do posmix, lembrando que quanto mais frio ele se manter melhor para absorver o gás, eu faço o seguinte pego o volume de co2 desejado de acordo com a temperatura e duas ou tres vezes por dia conecto o co2 no PM, faço isso por 4 ou 5 dias e depois deixo descançar por mais um dia.

No dia de serviço, voce vai aliviar a pressão do postmix se caso estiver saindo com muito creme, depois de alivar todo (sem chacoalhar) injeta CO2 o suficiente para forcar a saida e será feliz....


boas brejas !
 

Attachments

  • Tabela_carb.png
    Tabela_carb.png
    354.8 KB · Views: 354
Fiquei com uma dúvida:
Aliviar a pressão num post mix é relativamente simples, mas como faço isso num barril?
 
Minhas válvulas não tem o alívio de pressão...
Tenho um manômetro de duas saídas. Vou engatar uma válvula no barril, tampando a saída do líquido e tentar controlar o pressão pela segunda saída do manômetro, que estará livre, ou seja sem nenhum barril engatado. Alguém já tentou isso?
 
Minhas válvulas não tem o alívio de pressão...
Tenho um manômetro de duas saídas. Vou engatar uma válvula no barril, tampando a saída do líquido e tentar controlar o pressão pela segunda saída do manômetro, que estará livre, ou seja sem nenhum barril engatado. Alguém já tentou isso?
Na minha válvula extratora o gás só passa num sentido, pra tirar gás só pela válvula de alivio, ou seja, se sua extratora for assim vc não vai conseguir. Estranho sua extratora não ter alívio de gás, a minha eu comprei das mais baratas e tem!
 
Eu sempre carbonatei chacoalhando bem durante uns 10 mins com 1kg de co2, deixava a 2C durante2 dias e pronto, baixava a pressao pra 0,2 kg e servia de boa com a picnic e mangueirinha trancada...mas essa semana ficou pronta minha IPA e chegou minha torneira italiana e fui testar e a cerveja esta meio flat, pouco carbonatada e muita espuma, nao consigo servir um copo direito, to quase voltando pra picnic...como faco pra recarbonatar a cerveja no postmix??
 
Galera, revivendo o tópico, no caso de set and forget, vocês costumam deixar o cilindro engatado por quantos dias em média?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Back
Top