APA - Vária Dúvidas Fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

VitorHugo

Active Member
Joined
Jan 24, 2016
Messages
43
Reaction score
3
Salve galera!!!

Obs: Antes de abrir este post eu procurei muito nos tópicos e achei muita coisa que até acabei ficando um pouco confuso.

Dia 20/02 fiz minha primeira leva de breja, uma APA. A expectativa era de 20 litros, porém alguns erros na brassagem e na lavagem consegui levar apenas 12 litros para o fermentador.

Logo abaixo está o link do post que eu fiz no fórum de Iniciantes, com detalhes da receita e todo o processo.

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=407517

Agora vou colocar em tópicos as minhas dúvidas sobre fermentação para ficar mais organizado e gostaria de contar com a participação de vocês.

A OG (Densidade Inicial) estimada era de 1.052, porém a aferida foi de 1.067. Bem acima do ideal, provavelmente pelo meu erro ao ter levado menos volume para a fervura. Eu esperava uma cerveja bem alcoolica visto o alto OG e levando em conta que o fermento tinha muito serviço pela frente, mas não foi bem isso que aconteceu e eu explico o que houve.

Iniciei erroneamente a fermentação a 22º e depois vi que o melhor era iniciar próximo de 18º até finalizar a primária, e depois subir para próximo de 25º para a secundária. Resolvi não mudar e deixei fermentando nos 22º durante 9 dias, conforme segue:

- Com 4 dias o airlock parou, então no quinto dia fiz a primeira medição com o densímetro e encontrei 1.034.
- No sexto dia medi novamente e encontrei os mesmos 1.034. Assustei, pois o estimado era de 1.015. Então resolvi mexer o balde fermentador em círculos (decidi não retirar a tampa e mexer com a pá devidamente sanitizada com medo de contaminação) para misturar o fermento novamente e ver se atenuava um pouco mais.
- Deixei mais 3 dias e no nono dia medi novamente a densidade, que se manteve a 1.034.

Como não atenuou mais resolvi partir para o cold crash, sem fazer a secundária a 25º pois acredito eu que os 9 dias a 22/23º foram o suficiente. Minhas dúvidas são:

1 - Estou fazendo o cold crash a 0º na minha geladeira com TIC17 e acho que to forçando a bixinha d+. Ela liga o motor a cada 20, 25 minutos. Vi em posts vários gostos quanto ao tempo do cold crash, desde 3-5 dias até 20-25 dias. Qual o tempo mínimo/satisfatório pra eu encerrar essa fase e pular para o engarrafamento?

2 - Arrependi de não abrir o balde e mexer a cerva com a pá devidamente sanitizada, pois além de fazer uma mistura mais bem feita eu faria também uma aeração afim de uma maior atenuação. Como iniciei o cold crash nem preciso pensar em voltar a temperatura para os 25º, correto? Ou posso fazer isso? Creio que não. Rss

3 - Como foram 12 litros iniciais para o fermentador, menos 750ml (3 testes de densidade) e menos 1,6 litros do volume morto do balde estimo que vá para o envase 9,65 litros. O BeerSmith me indica 100,25g de Table Sugar. Não é muito açúcar para fazer o primming?

4 - E por último, minha dúvida e medo é quanto as explosões. Como não houve atenuação conforme o esperado penso que pode ter restado muito açúcar não fermentável. Como não é fermentável eu não preciso ter medo de explosões certo? Mesmo com a SG alta?

Desculpem mais uma vez o tamanho do texto. Grande abraço a todos. :mug:
 
Vamos lá.

1. Sua OG foi muito acima do esperado, logo a FG também não pode ser aquela prevista inicialmente.
2. Está no cold. Sugiro manter no mínimo 1 semana. Podendo, deixa mais. Tente maturar um pouco mais e vai provando para tentar perceber a evolução da breja.
3. Para o primming eu iria de 4 gramas por litro. APA poderia usar um pouco mais (6). Mas pelo seu relato seria conservador e assumiria uma carbonatação mais baixa.
4. Feito o primming, manda as garrafas para geladeira e mantenha a 18 graus por umas duas semanas. Avaliou a carbonatação e o sabor, gela e mantenha assim até o consumo.

Agora o mais importante: procure analisar onde vc errou, repasse o processo e as opções que vc poderia ter adotado. Procure ser objetivo e buscar resposta p o q vc ainda não conhece.

Abs aí.
 
Vamos lá.

1. Sua OG foi muito acima do esperado, logo a FG também não pode ser aquela prevista inicialmente.
2. Está no cold. Sugiro manter no mínimo 1 semana. Podendo, deixa mais. Tente maturar um pouco mais e vai provando para tentar perceber a evolução da breja.
3. Para o primming eu iria de 4 gramas por litro. APA poderia usar um pouco mais (6). Mas pelo seu relato seria conservador e assumiria uma carbonatação mais baixa.
4. Feito o primming, manda as garrafas para geladeira e mantenha a 18 graus por umas duas semanas. Avaliou a carbonatação e o sabor, gela e mantenha assim até o consumo.

Agora o mais importante: procure analisar onde vc errou, repasse o processo e as opções que vc poderia ter adotado. Procure ser objetivo e buscar resposta p o q vc ainda não conhece.

Abs aí.

@claudiomsmg,

Valeu pelas dicas. Eu ia deixar no cold apenas 3 dias, mas vou completar 7 dias conforme me indicou. Já a refermentação eu vou ter de fazer em temperatura ambiente, num local fresco e escuro (+-20º) pq preciso liberar a geladeira para a próxima leva.

Quanto ao primming, vou de 5g/l. Vamos ver no que dá.

Valeuu!!!
 
Vitor Hugo,

Você comentou que a 0ºC está forçando a geladeira porque ela está ligando a cada 20-25 minutos. Onde está o sensor de temperatura do TIC? Ele está em um poço temométrico ou colado no balde isolado com isopor?
Normalmente a essa temperatura a geladeira precisa ficar muito mais tempo ligada para poder manter a temperatura do líquido.
 
Sua FG está muito alta, a cerveja deve estar doce ou melada de dextrinas.

- Qual a temperatura da mostura (tem certeza de sua aferição)?
- Qual fermento utilizado? Hidratado?
- Qual a taxa de inoculação?
- Onde está o sensor do TIC? Tem certeza de sua aferição?

Sem esses dados não dá pra avaliar.
 
Vitor Hugo,

Você comentou que a 0ºC está forçando a geladeira porque ela está ligando a cada 20-25 minutos. Onde está o sensor de temperatura do TIC? Ele está em um poço temométrico ou colado no balde isolado com isopor?
Normalmente a essa temperatura a geladeira precisa ficar muito mais tempo ligada para poder manter a temperatura do líquido.

diegofurlan,

Tenho o sensor do TIC dentro do poço termométrico, porém ele pode não estar aferindo corretamente pois dentro do balde de 22 litros só tem uns 11 litros neste momento. Mas tenho um sensor colado na parede do balde e isolado com uma camada grossa de isopor e a temperatura deste termômetro marca aproximadamente 1º acima do TIC que está no poço.

O tempo de descanso dela é de 20-25 minutos a cada ligada e creio que o tempo dela ligada deve ser um pouco maior (estimo 25-30 minutos).
 
Sua FG está muito alta, a cerveja deve estar doce ou melada de dextrinas.

- Qual a temperatura da mostura (tem certeza de sua aferição)?
- Qual fermento utilizado? Hidratado?
- Qual a taxa de inoculação?
- Onde está o sensor do TIC? Tem certeza de sua aferição?

Sem esses dados não dá pra avaliar.

Kurt,

Realmente ela está doce em todas as 3 amostras que tirei. Mas na primeira amostra senti um gosto forte de álcool que já não percebi tanto na terceira amostra. Vamos as respostas às suas perguntas.

- A temperatura do mosto esta 0,00º no TIC que está dentro de um poço termométrico, porém ele não deve estar pegando todo o mosto pois só tem uns 11 litros dentro do balde de 22 litros. Mas tenho outro termômetro fixado na parede do balde, na altura do mosto que marca quase sempre 1º a mais que o TIC.

- Fermento M44. Hidratado após ferver 150 ml de água. Hidratei quando a água estava um pouco acima de 25º. Se não me engano estava com 27º. Esperei por 15 minutos após hidratado e agitei, e aguardei mais 15 minutos para colocar no mosto.

- Sinceramente não calculei a taxa de inoculação. Eu sei que 1 pacote é indicado para até 23 litros com densidade até 1.060, mas o meu OG foi de 1.067. No próprio pacote eu encontro a quantidade de células viáveis para fazer o cálculo da taxa de inoculação?

Valeu por enquanto!!!
Abraço.
 
Quantos litros de mosto levou pra fervura ???

No seu caso a taxa de inoculação não ficou tão fora do adequado devido ao volume final baixo. Mas o ideal é de 1g por litro para OG de até 1050. Tem um tópico fixo explicando, depois dá uma lida..
 
Kurt,

Realmente ela está doce em todas as 3 amostras que tirei. Mas na primeira amostra senti um gosto forte de álcool que já não percebi tanto na terceira amostra. Vamos as respostas às suas perguntas.

- A temperatura do mosto esta 0,00º no TIC que está dentro de um poço termométrico, porém ele não deve estar pegando todo o mosto pois só tem uns 11 litros dentro do balde de 22 litros. Mas tenho outro termômetro fixado na parede do balde, na altura do mosto que marca quase sempre 1º a mais que o TIC.

- Fermento M44. Hidratado após ferver 150 ml de água. Hidratei quando a água estava um pouco acima de 25º. Se não me engano estava com 27º. Esperei por 15 minutos após hidratado e agitei, e aguardei mais 15 minutos para colocar no mosto.

- Sinceramente não calculei a taxa de inoculação. Eu sei que 1 pacote é indicado para até 23 litros com densidade até 1.060, mas o meu OG foi de 1.067. No próprio pacote eu encontro a quantidade de células viáveis para fazer o cálculo da taxa de inoculação?

Valeu por enquanto!!!
Abraço.

Olha, foi pouco fermento. Essa é a causa de FG alta em 90% dos casos. A taxa de inoculação sugerida pelo fabricante nunca é o ideal, apenas o mínimo necessário.

No seu caso, seriam necessárias 147bi células mas foram inoculadas 100bi células. É uma diferença considerável.

Use a calculadora daqui: http://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/

Aliás, tem tópico fixo sobre taxa de inoculação.
 
Quantos litros de mosto levou pra fervura ???

No seu caso a taxa de inoculação não ficou tão fora do adequado devido ao volume final baixo. Mas o ideal é de 1g por litro para OG de até 1050. Tem um tópico fixo explicando, depois dá uma lida..

dcunhamaciel,

Errei no volume da lavagem e levei bem menos mosto para a fermentação. Para os 20 litros da receita eu teria que levar entre 22 e 24 litros para a fervura, mas vacilei. Por isso também a OG ficou tão alta.
 
Olha, foi pouco fermento. Essa é a causa de FG alta em 90% dos casos. A taxa de inoculação sugerida pelo fabricante nunca é o ideal, apenas o mínimo necessário.

No seu caso, seriam necessárias 147bi células mas foram inoculadas 100bi células. É uma diferença considerável.

Use a calculadora daqui: http://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/

Aliás, tem tópico fixo sobre taxa de inoculação.

Kurt, valeu pelos comentários.

Infelizmente errei por bobeira, não sabia se podia corrigir a OG Pré-Fervura para o que o BeerSmith indicava como estimado. E na correria e empolgação também percebi o baixo volume que iria para a fermentação e não tomei ação nenhuma.

Agora resta esperar, já que a fermentação é o passo mais importante da breja. Fazer o que né. Torcer pra sair uma breja bebível. Mas aprendi muito com essa primeira leva.

Vou procurar nos posts fixos sobre inoculação.

Abraço.
Vlw.
 
Eu não faço cálculo de volume de água para a lavagem, vou fazendo até atingir o volume necessário para a fervura...

22 litros para fervura na minha opinião é muito pouco para atingir 20 litros no fermentador, pois vai ter perda com trub e evaporação..

Essas perdas variam de equipamento para equipamento, mas eu chutaria pelo menos uns 26 litros para fervura (eu costumo levar 28)..
 
Eu não faço cálculo de volume de água para a lavagem, vou fazendo até atingir o volume necessário para a fervura...

22 litros para fervura na minha opinião é muito pouco para atingir 20 litros no fermentador, pois vai ter perda com trub e evaporação..

Essas perdas variam de equipamento para equipamento, mas eu chutaria pelo menos uns 26 litros para fervura (eu costumo levar 28)..

dcunhamaciel,

Exatamente. O que vou fazer nas próximas vezes é chegar no volume estimado para levar para fervura e acompanhar a densidade.
 
dcunhamaciel,

Exatamente. O que vou fazer nas próximas vezes é chegar no volume estimado para levar para fervura e acompanhar a densidade.


Só tome cuidado para que a OG não fique muita baixa..

Uma maneira de controlar isso é ir medindo a densidade durante a lavagem, ou então quando o mosto retirado atingir uns 1015..
 
Só tome cuidado para que a OG não fique muita baixa..

Uma maneira de controlar isso é ir medindo a densidade durante a lavagem, ou então quando o mosto retirado atingir uns 1015..

dcunhamaciel,

Exatamente isso. Vou acompanhando volume e densidade juntos.

Valeuu. Abração.
 
Back
Top