APA - Pode adicionar agua fervida ao fim da fervura para bater volume final?

Discussão em 'Receitas & ingredientes' iniciado por Roger, 11/1/17.

1. 11/1/17 #1

Roger

Roger

Roger

Active Member

Afiliado:
    11/1/17
    Curtidas Recebidas:
    5
    Ola a todos.

Meu primeiro post aqui....

Em primeiro lugar... você são F..... Sem a ajuda de tudo que lí da experiências de todos aqui... não estaria fazendo minhas cervas até hoje... então... Muito Obrigado a todos!!!

Vamos a minha dúvida....

Minha panela (No 36 tem capacidade para 32,5 litros), eu queria colocar quantidade necessária de maltes para uma leva de 40 litros... Por exemplo:

APA:
    7 Kg Malte Pilsen
    2 Kg Malte Caramalt
    30g Columbus (60 m)
    30g Northern Brewer (10 m)
    30g Saaz (5 m)
    30g Cascade (0 m)

2 pacotes fermento M44

A dúvida é:
    Posso ferver os 30 litros na panela, adicionar os lupúlos, resfriar e, quando transferir para os baldes (2 de 20 litros) ir adicionando agua mineral fervida para conseguir chegar próximo aos 40 litros ????

Lembrando que o que vai mandar é a OG.... chegar perto dos 40 litros batendo uma OG próxima a 1.050

(Sei que 9 kilos de malte nessa panela de 32,5 litros vai ficar bem apertadinho na brassagem...mas OK, já fiz uma Imperial Stout com 8,4 kg)

Agradeço aos amigos cervejeiros !!!!!

Keep Brewing !!!!!

2. 11/1/17 #2

rodfon

rodfon

rodfon

Well-Known Member

Afiliado:
    27/10/15
    Curtidas Recebidas:
    145
    Acredito que não tenha problemas. Desde que a água seja a mesma e você saiba os impactos na OG e IBU da receita...

inclusive, este procedimento é frequentemente utilizado para grandes cervejarias...

3. 11/1/17 #3

Coelho

Coelho

Coelho

Well-Known Member

Afiliado:
    31/10/16
    Curtidas Recebidas:
    33
    Cara, eu não vejo problema algum em fazer isso. É uma boa saída quando não temos um equipamento na medida necessária. O importante mesmo é cuidar a OG, como tu falou. Só tem que cuidar para colocar a mesma quantidade e água nos dois baldes de fermentação e fazer a divisão correta da cerveja nos baldes.

Minha dica para a tua receita é diminuir um pouco a leva, pois tu terá que colocar 20 litros em cada balde, que são de 20 litros também. Acho que assim tu não terá um headspace legal. Talvez tu pode cogitar a ideia de diminuir a leva para uns 36 litro, pois assim ficaria 18 litros em cada balde.

Boa brassagem. Abraço.

4. 11/1/17 #4

Roger

Roger

Roger

Active Member

Afiliado:
    11/1/17
    Curtidas Recebidas:
    5
    Perfetio... Quando disse leva de 40 litros... é o target... final daria por ai mesmo perto dos 36 litros....

Ja fiz uma vez 19 litros e ja viu a sujeira que fez...rsssss....

VALEU GALERA !!!!!

Keep Zappa !!! Keep Brewing !!!!

5. 11/1/17 #5

Roger

Roger

Roger

Active Member

Afiliado:
    11/1/17
    Curtidas Recebidas:
    5
    A intenção é otimizar a utilização da geladeira que cabem os dois baldes !!!

Ou faço essa leva de 40 (36) litros ou separa em dois tipos diferentes...

Faço essa APA, mas para 20 litros mesmo.... após resfriar o mosto para 25C, levo o balde pra geladeira, limpo equipamento e brasso uma stout, por exemplo (que ja to afim de fazer de novo)....

Aí quando resfriar o mosto da segunda leva para a temperatura correta, inoculo cada fermento em seu mosto e controle de temperatura na fermentação (18-20-22C) e maturação (10C) podem 'correr' em conjunto.

Creio q começando cedo, por volta das 8 da manhã.... de tarde finalizo as duas levas! Acho!

Ou parto para os 40 litros de uma unica receita....

Duvida cruel !! rssss

6. 11/1/17 #6

marqueze

marqueze

marqueze

Well-Known Member

Afiliado:
    15/1/15
    Curtidas Recebidas:
    80

Sei qeu é bater numa tecla velha, mas vc sabe que só vai fermentar uma corretamente né? Não tem como garantir que o US05 da APA ficará com a mesma temperatura do S04 da Stout por exemplo... Se você quer fazer uma cerveja boa e uma mediana (no caso sem controle real de temperatura) tora o pau.

Eu iria de 40 litros uma unica receita e um unico fermentador!

7. 11/1/17 #7

Roger

Roger

Roger

Active Member

Afiliado:
    11/1/17
    Curtidas Recebidas:
    5
    Tb pensei nisso.... Sua dica só reforça o que eu pensava... Vamos de 40 litros de uma única receita... Realmente mais garantido !!!

"Infelizmente" hoje tenho 3 baldes de 20 litros... Se der certo de brassar desse jeito, adicionando agua no final do processo, irei providenciar um fermentador de 40/50 lts !!!

Agradeço !!!

marqueze curtiu isso.
  8. 12/1/17 #8

Partala

Partala

Partala

Well-Known Member

Afiliado:
    28/4/16
    Curtidas Recebidas:
    18
    Uma duvida que pode parecer besta para este processo...

Essa "Água" a ser adicionada no final do processo sera apenas fervida e posteriormente resfriada. Não seria interessante fazer uma correção de pH desta com acido phosforico foodgrade para não "mudar" o perfil da cerveja? ou não havera tanta diferença? sera que estou falando besteira... ?

9. 12/1/17 #9

RodrigoSchuch

RodrigoSchuch

RodrigoSchuch

Well-Known Member

Afiliado:
    28/9/16
    Curtidas Recebidas:
    63
    Existem diferentes técnicas pra fazer o que você tem em mente...

SE pretende dividir em dois lotes, dá pra diluir no final sem problemas.. mas leva em consideração perda de eficiencia pela alta OG e amargor por fator de utilização dos lupulos, podes diminuir a água do mash e aumentar a água de lavagem

Outra coisa que tu pode se programar e fazer dois estilos "semelhantes", a técnica tem nome de parti-gyle..

esse tópico pode te ajudar: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404737

abraço!

10. 12/1/17 #10

RodrigoSchuch

RodrigoSchuch

RodrigoSchuch

Well-Known Member

Afiliado:
    28/9/16
    Curtidas Recebidas:
    63

O ideal é usar a água mais neutra possivel, livre de contaminação, cloro, com baixa alcalinidade inclusive e com pH próximo a ~4,4 ou final da fervura, incluindo baixar o pH como falasse.

A levedura naturalmente vai deixar o pH para uma faixa boa de trabalho pra ela, só que é um estresse a mais para ela no lag-time... e geração de off-flavors.

abraços

Partala curtiu isso.
  11. 12/1/17 #11

Roger

Roger

Roger

Active Member

Afiliado:
    11/1/17
    Curtidas Recebidas:
    5
    Depois de pesquisar muito ... Seguem os passos da brassagem (Agradeço a atenção, opinião e ajuda de TODOS!)

APA Citrus - 40 litros

7 kg Pilsen / 2 kg Caramalt

30 g Columbus - 60 m
    30 g Northern Brewer - 10 m
    30 g Saaz - 5 m
    50 g Cascade - 0 m

2 pacotes Fermento M44

----------------------------------------------------
    - BRASSAGEM
    20 Litros - 90 minutos - 66C (Sem Mash Out) - não tenho costume de fazer
    10 Litros - Lavagem a 72C

Fervura - 60 minutos (Adições de lupulos descritas acima)

Após resfriamento, dividir mosto em dois baldes e adicionar 10 litros de agua pré fervida e congelada em cada balde

Se temperatura de cada balde estiver a 20C, inocular fermento, caso contrario, levar os baldes a geladeira com temperatura a 18C e inocular fermento no dia seguinte

----------------------------------------------------

- FERMENTAÇÃO
    18C (3d) + Aumentar 2C por dia até chegar a 24C e manter 24C por mais 3d

- MATURAÇÃO
    2-4C (5d) + Adicionar gelatina e manter por mais 2d

- ENVASE com priming (14 dias de refermentação garrafa)

-----------------------------------------------------

Criticas e sugestões são extremamente BEM VINDAS !!!

Abraço a todos!

12. 13/1/17 #12

matozo

matozo

matozo

Well-Known Member

Afiliado:
    24/4/16
    Curtidas Recebidas:
    86
    Já falaram quase tudo, mas só reforçando a importância de fever à água da adição. A ideia é remover o oxigênio, que pode comprometer seu produto final. Por isso ferva ela, tome cuidado com a transfega e se possível resfrie o mais rápido possível.

E o que pouca gente comenta, mas que causa impacto direto: aproveitamento dos lúpulos. Leve em consideração que você vai perder amargor e compense.

13. 13/1/17 #13

Roger

Roger

Roger

Active Member

Afiliado:
    11/1/17
    Curtidas Recebidas:
    5
    Matozo, agradeço seus comentários (sempre bem vindos)...

A idéia é ferver a agua hoje e levar direto pra geladeira após leve resfriada e ficar até amanhã, dia da brassagem.

Ja pensando na compensação do amargor, sabor e aroma dos lúpulos, pensei na quantidade citada para ter um amargor um pouco mais leve do que manda uma APA e um aroma marcante, mas que são seja ´estúpido´ com a cerva....

De novo, agradeço seu comentário... Grande abraço...

Keep Zappa... Keep brewing !

Compartilhe esta Página